Relacionamento com o cliente: 10 dicas para se destacar!
Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site e aprimorar a oferta de anúncios para você. Visite nossa Política de Cookies para saber mais. Ao clicar em "aceitar" você concorda com o uso que fazemos dos cookies.
Olá, como posso te ajudar?

Relacionamento com o cliente: 10 dicas para se destacar!

XGEN
20 de setembro de 2021
Relacionamento com o cliente - dicas

Ter um bom relacionamento com o cliente é um passo que irá revolucionar sua empresa, afinal, ele é fundamental para que o consumidor se sinta acolhido e tenha boas experiências em qualquer que seja sua interação com a marca. 

O relacionamento com o público envolve diversas ações e estratégias e, muito mais do que ter canais, é preciso olhar para todos os passos desse processo.  

Como está sua estratégia nesse tão importante setor do negócio? Fique por dentro da necessidade de relacionamento com o cliente, acompanhe nossas dicas e promova mudanças em seu cenário! 

Por que investir no relacionamento com o cliente? 

Sabemos que uma empresa, independentemente do setor, só tem sucesso obtendo clientes e vendendo seus serviços e produtos, certo? Sendo assim, o cliente é parte importantíssima do negócio e precisa de atenção e estratégias direcionadas a ele. 

Porém, mais do que vender produtos e serviços é preciso repassar experiências únicas e satisfatórias, afinal, são elas que vão te diferenciar no meio de tanta concorrência  

Não há dúvidas que preço e qualidade é importante, mas os clientes querem muito mais do que isso e são as interações e experiências que fazem com que eles desejem seguir ou não com uma marca. 

Segundo estudo do Instituto Ovum, em parceria com a empresa norte-americana LogMeIn, cerca de 82% dos consumidores deixam de comprar com determinada marca por conta de uma única experiência negativa. 

Olhando para outro lado, quando existem experiências positivas e bom relacionamento com o cliente, o consumidor tende a ser aproximar da marca, se fidelizando e podendo se tornar um divulgador. 

Essa são apenas algumas das vantagens do bom relacionamento com o cliente e já deu para perceber a importância dessa estratégia, não é mesmo? Sabendo disso, reunimos 10 dicas para melhorar o relacionamento da sua empresa com os clientes. Acompanhe! 

10 dicas para ter um bom relacionamento com o cliente 

Mais do que tratar uma pessoa bem, o relacionamento de sua empresa com seu público deve conhecer e entender seu cliente e garantir que ele fique satisfeito em cada momento de sua jornada. 

Seguindo nessa linha, saber quem é o seu cliente, como o produto o ajudou e ter empatia com sua problemática são passos essenciais, mas você pode se perguntar: como faço para saber para onde ir e implementar isso na minha empresa? 

Veja as 10 dicas que separamos para que você possa garantir uma experiência única para seu cliente! 

1. Saiba quem é o seu cliente 

A primeira coisa que você deve fazer para montar sua estratégia de relacionamento é pensar “quem é a pessoa por trás do título de cliente?”, ou seja, é preciso conhecer as pessoas com que sua empresa fala. 

Para isso, você deve conhecer sua persona para saber exatamente quem compra seu produto e quem interage com sua marca. Esso é um passo primordial para a estratégia, pois assim, você poderá melhor direcionar seu atendimento, seja desde um primeiro contato até o momento após a compra.

2. Esteja onde o cliente está 

Ao descobrir quem é a persona da sua empresa, seu atendimento pode ser direcionado da melhor forma e sua marca consegue ter melhores dados para estar onde o cliente está. 

Muitos são os canais digitais existentes e não necessariamente você precisa estar em todos eles. O grande foco aqui é de fato estar onde seu cliente está. 

Se maior parte do seu público está, por exemplo, no Facebook, você até pode manter um Instagram, Twitter e outras redes da empresa, mas sabendo que o público que irá comprar e usufruir de seus produtos estão em maioria no Facebook e lá é seu carro chefe, faz sentido? 

3. Tenha empatia pelo problema do seu cliente

Mostrar empatia em um momento que seu cliente precisa de ajuda é excepcional na decisão de compra, pois o sentimento de acolhimento e de disposição em ajudá-lo fará com que ele se sinta bem em recorrer a sua empresa. 

Coloque-se no lugar do cliente e pense: se eu estivesse com esse problema, como eu gostaria que uma empresa me tratasse? 

4. Personalize o atendimento ao cliente

Personalizar é mais do que chamar o cliente pelo nome, mas sim entender suas reais necessidades e oferecer para ele o que ele precisa no momento adequado.  

Sabendo que toda a jornada do cliente deve ser valorizada, é importante focar em como o cliente verá o seu atendimento, e quanto mais próximo dele você parecer, mais valorizado ele se sentirá. 

Algo que poderá te ajudar a proporcionar esse sentimento no consumidor é oferecer canais de atendimento que façam sentido para suas pessoas, para que o mesmo possa ter meios e maneiras para chegar até a empresa. 

Outra forma de gerar esse sentimento de exclusividade é ter um atendimento humanizado, em que, ao contatar a empresa, ele deverá sentir que há um humano por trás da conversa, mesmo que ela esteja acontecendo via e-mail, redes sociais e até mesmo pelo chatbot.  

5. Seja honesto 

Sabendo quem é seu cliente e como personalizar seu atendimento, você precisará conquistar a confiança desse cliente. Um passo importante para isso é ouvi-lo e ser honesto, mesmo estando em circunstâncias em que ser honesto faça com que ele não compre seu produto. 

É muito melhor ser honesto sobre suas possibilidades e limitações do que enganar o seu cliente para que a compra seja efetuada e, no final, gerar grandes frustrações com sua marca. 

6. Seja ágil e não deixe o cliente esperando 

Todo contato feito por um cliente é importante em sua jornada de compra e é preciso que todos eles tenham atenção dentro do seu fluxo de atendimento. 

Tenha estratégias para que seu atendimento seja ágil e eficiente e, tecnologias como a de um chatbot podem auxiliar seus atendentes a diminuir o tempo de espera, afinal, o bot se encarregaria do primeiro contato, em que ele descobriria quem é o cliente e o motivo do contato. 

Perguntas que costumam ser frequentes em sua empresa podem ser automatizados, fazendo dos atendentes humanos uma via para casos específicos e mais complicados. 

7. Mantenha contato após a compra

Criar uma relação de fidelidade com seu cliente vai além da compra e o pós-venda é crucial para o bom relacionamento com o seu consumidor. 

Não basta pensar apenas na troca financeira, mas se manter presente após essa troca é o que faz com que sua empresa seja lembrada e o relacionamento seja fortalecido. 

A jornada do cliente deve ser acompanhada desde o primeiro contato até a certeza de que seu produto ou serviço ajudou um consumidor. Ao demonstrar interesse em ir além, e não somente em vender, o consumidor irá se sentir amparado e ver que sua empresa se difere das outras.  

8. Tenha um histórico do seu cliente

É importante compreender que é extremamente normal seu cliente contatar sua empresa mais de uma vez, por isso, é preciso que seus atendentes conheçam o histórico de chamadas e conversas com ele. 

Imagine que a cada vez que seu cliente entra em contato com a marca ele precisa explicar tudo o que já foi falado até ali? Isso torna o processo cansativo e frustrante e ter o histórico do seu contato elimina ou minimiza esses problemas. 

Buscando uma solução para isso, é preciso ser omnichannel, pois com a estratégia sua empresa unifica seus canais de atendimento e relaciona as diferentes maneiras que um cliente específico já entrou em contato, facilitando para que a empresa tenha todo um contexto para a jornada. 

9. Faça pesquisas de satisfação

A melhor pessoa para falar como se sentiu no contato com a empresa e dar dicas sobre seu relacionamento é o próprio cliente, portanto, é preciso fazer perguntas para ele. 

Com uma pesquisa de satisfação você poderá construir dados que ajudarão seus setores a entender como seus clientes se sentem ao comprar seu produto ou receber um atendimento 

Com esse retorno, você também conseguirá mapear os altos e baixos e ver em que setores ou produtos há necessidade de uma maior atenção e melhoria.  

10. Treine sua equipe

Os colaboradores são espécies de porta-vozes da marca com o cliente e é preciso que eles representem o que sua empresa realmente quer passar para o público, por isso, é preciso capacitar essas pessoas. 

Para isso, a educação corporativa é um ponto que irá alavancar sua empresa em relacionamento e atendimento. Com ela, você irá poder desenvolver e ampliar as competências dos seus funcionários de acordo com a necessidade e objetivo, promovendo então, uma formação contínua para que eles estejam sempre a par de como melhor atender os consumidores. 

Mais do que treinamentos e desenvolvimento, é importante investir em base de conhecimento, ou seja, dar informações e suporte para que o atendente saiba para onde ir em suas interações com o público. 

Dentro de centrais de atendimento ou qualquer que seja o time, muitos são os conceitos, regras, processos, uso de ferramentas e guias. Para que o colaborador não se perca no meio de tanta demanda, a base de conhecimento faz com que os profissionais encontrem soluções rápidas e práticas para seu contexto. 

O relacionamento com o cliente é a união de diversos aspectos, seja produto, atendimento, suporte, vendas e outras questões e, olhar para elas é crucial para que sua marca faça diferença em meio a tantas ofertas de mercado e seja escolhida pelo público. 

Investir no seu cliente só te leva benefícios e é crucial olhar para suas ações e estratégias. Como você tem planejado seu relacionamento com o cliente e o que falta para que a experiência seja colocada em primeiro lugar? Aproveite que você sabe mais sobre o tema e saiba mais sobre experiência do seu cliente e por que você deve olhar para ela! 

 

Relacionamento com o cliente

Compartilhe:

Deixe seu comentário

Queremos saber sua opnião sobre nossos conteúdos!

Rua Barão do Triunfo, 427
9º andar - Brooklin Paulista
04602-001 - São Paulo - SP

+55 (11) 3297-4420
Empresa
A XGEN Blog
Apple Messages for Business

Posicione a sua câmera e leia o QR Code para iniciar uma conversa via Apple Messages for Business.

Política de Privacidade

 

A WEB BUSINESS TECHNOLOGY LTDA. (“XGEN”) trata os seus registros eletrônicos e dados pessoais na utilização do website (“Site”), servindo a presente Política de Privacidade (“Política”) para regular, de forma simples e acessível, nossas atividades de tratamento de dados pessoais.

Nossa Política reafirma nosso compromisso com a segurança, a privacidade e a transparência no tratamento de suas informações e dados pessoais, descrevendo como os coletamos e tratamos quando você acessa nosso Site.

A XGEN não registra suas informações pessoais, a não ser que você as forneça voluntariamente por meio de cadastramento no Site, na aba de Contato, por exemplo.

Para melhor ilustrar a forma como realizamos o tratamento de dados pessoais, abaixo está um breve quadro-resumo de nossa Política:

 

Quadro-Resumo

 

Agente de TratamentoWEB BUSINESS TECHNOLOGY LTDA. (“XGEN”), empresa com sede na Rua Barão do Triunfo, nº 427 Conj. 901 a 906, no Bairro Brooklin Paulista, CEP 04.602-001, na Cidade de São Paulo, Estado de São Paulo, inscrita no CNPJ/ME 03.062.507/0001- 68
Papel no TratamentoPredominantemente Controlador
Natureza dos Dados Pessoais tratadosDados pessoais fornecidos pelo Usuário ou coletados pelo site
Finalidade como ControladorUtilização dos dados para atendimento aos clientes e usuários, envio de notícias e avisos, para possibilitar o contato dos usuários e envio de formulários, navegação e uso de funções básicas do website, recebimento de candidaturas à vagas de trabalho, além de cumprir obrigações legais e em seus interesses legítimos, nos termos da LGPD.
CompartilhamentoControladores, Operadores e Fornecedores de serviços essenciais para nossas atividades e pode haver para autoridades/órgãos governamentais competentes, em decorrência de obrigações legais ou regulatórias.
Medidas Empregadas para a Proteção de Dados PessoaisMedidas de segurança físicas, técnicas e administrativas adequadas.
Seus DireitosConfirmação da existência de tratamento e compartilhamento, acesso, correção, portabilidade, eliminação e etc., de acordo com o artigo 18 da LGPD

 

Esta Política poderá ser atualizada a qualquer tempo, pela XGEN , mediante aviso no site e/ou por e-mail, caso o Usuário tenha optado por receber nossas comunicações

 

Que Dados Coletamos

A XGEN  poderá coletar as informações inseridas ativamente pelo Usuário no momento de cadastro e, ainda informações coletadas automaticamente, quando da utilização do website e páginas relacionadas, como por exemplo, características do dispositivo de acesso, IP com data e hora, entre outras.

Desta forma, há o tratamento de dados pessoais i) fornecidos pelo próprio Usuário e ii) os coletados automaticamente.

  1. Informações fornecidas pelo Usuário: a XGEN coleta todas as informações inseridas ativamente pelo Usuário no Site, tais como nome completo, e-mail, número de telefone/celular, quando do preenchimento de formulários pelo Usuário. A XGEN  fará uso dessas informações para promover a divulgação de material institucional, newsletters, convites para palestras e eventos, entre outros, caso o Usuário dê seu consentimento para essa comunicação.
  2. Dados coletados automaticamente: a XGEN também coleta uma série de informações de modo automático, tais como: características do dispositivo de acesso, do navegador, IP (com data e hora), origem do IP, informações sobre cliques, páginas acessadas, as páginas seguintes acessadas após a saída do Site, ou qualquer termo de procura digitado no Site ou em referência a este, dentre outros. Para tal, a XGEN  fará o uso de algumas tecnologias como cookies, pixeltags, beacons e local shared objects, que são utilizadas para otimizar a experiência de navegação do Usuário no iste, de acordo com seus hábitos e preferências.

É possível desabilitar, por meio das configurações de seu navegador de internet, a coleta automática de informações por meio de algumas tecnologias, como cookies e caches, bem como em nosso próprio Site, especificamente quanto a cookies. No entanto, o Usuário deve estar ciente de que, se desabilitadas estas tecnologias, alguns recursos oferecidos pelo site, que dependem do tratamento dos referidos dados, poderão não funcionar corretamente. Para mais informações sobre como proceder em relação à gestão dos cookies nos navegadores:

https://support.microsoft.com/pt-br/help/17442/windows-internetexplorer-delete-manage-cookies

https://support.mozilla.org/pt-BR/kb/ative-e-desative-os-cookies-queos-sites-usam

https://support.google.com/accounts/answer/61416?co=GENIE.Platform%3DDesktop&hl=pt-BR

https://support.apple.com/pt-br/guide/safari/sfri11471/mac

 

As informações coletadas poderão ser compartilhadas pela XGEN  com: i) demais empresas parceiras, quando forem necessárias para a adequada prestação dos serviços objeto de sua atividade; ii) para a proteção dos interesses da XGEN  e qualquer tipo de conflito; iii) mediante decisão judicial ou requisição de autoridade competente.

Ainda, esclarecemos que suas informações poderão ser compartilhadas com parceiros, para fins específicos contratados apenas, tais como provedores de infraestrutura tecnológica e operacional necessária para as nossas atividades, como provedores de armazenamento de informações em nuvem.

O Usuário poderá fazer solicitações relativas a seus dados pessoais tratados pela XGEN encaminhando um e-mail para privacidade@xgen.com.br com o assunto “Meus Dados Pessoais”. Tentamos responder às solicitações legítimas dentro de um prazo de 15 (quinze) dias corridos. Eventualmente, um prazo maior poderá ser necessário caso a(s) solicitação(ões) sejam complexas e/ou numerosas. Neste caso, iremos informá-lo e mantê-lo atualizado acerca do andamento de sua(s) solicitação(ões).

 

Uso das Informações e Dados Pessoais

A XGEN usa suas informações e dados pessoais para adequar o Site às suas preferências, para prover os serviços solicitados pelo Usuário e lhe enviar informações sobre produtos e serviços. Ao se cadastrar no Site da XGEN , você pode optar por receber determinadas informações por e-mail.

Base Legal: todos os tratamentos de dados pessoais realizados pela XGEN são fundamentados em uma das bases legais previstas pelo artigo 7º da Lei Federal nº 13.709/2018, a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (“LGPD”), em especial seus incisos I, V e IX.

 

Com Quem Compartilharemos os Dados

O Usuário do Site sempre poderá optar por não divulgar seus dados pessoais para a XGEN, mas alguns desses dados podem ser necessários para obter alguns dos Conteúdos e Serviços que oferecemos (p. ex. envio de formulário de contato). Independente disso, o Usuário do website sempre possuirá direitos relativos a privacidade e a proteção dos seus dados pessoais.

Eventualmente, a XGEN poderá solicitar informações específicas do Usuário para auxiliar na confirmação de sua identidade e garantir seu direito de acessar seus dados pessoais (ou de exercer seus outros direitos). Esta é uma medida de segurança para garantir que os dados pessoais do Usuário não sejam divulgados a qualquer pessoa que não tenha direito de recebê-los. Podemos também contatar o Usuário.

De toda sorte, a XGEN, para se resguardar e proteger seus direitos, poderá acessar, ler, preservar e fornecer quaisquer dados e informações sobre o Usuário, incluindo interações suas, caso sejam necessários para:

  1. Cumprimento de obrigação legal, ordem judicial ou requisição de autoridades administrativas que detenham a devida competência para tanto;
  2. Cumprir ou aplicar outros Acordos e/ou Contratos; e,

 

Por Quanto tempo os Dados Serão Armazenados

A XGEN manterá os dados pessoais do Usuário do Site somente pelo tempo que for necessário para cumprir com as finalidades para as quais os coletamos, inclusive para fins de cumprimento de quaisquer obrigações legais, contratuais, de prestação de contas ou requisição de autoridades competentes.

Todos os dados coletados serão excluídos de nossos servidores quando o Usuário assim requisitar ou quando estes não forem mais necessários ou relevantes para oferecermos os nossos Serviços, salvo se houver qualquer outra razão para a sua manutenção, como eventual obrigação legal de retenção de dados, ou necessidade de preservação destes para resguardo de direitos da XGEN. Sempre que houver a deleção ou a inutilização de seus dados pessoais, você será informado via e-mail ou outra forma de contato que você escolher dentre as disponibilizadas pela XGEN para este fim.

Para determinar o período de retenção adequado para os dados pessoais, consideramos a quantidade, a natureza e a sensibilidade dos dados pessoais, o risco potencial de danos decorrentes do uso não autorizado ou da divulgação de seus dados pessoais, a finalidade de processamento dos seus dados pessoais e se podemos alcançar tais propósitos através de outros meios, bem como os requisitos legais aplicáveis.

 

Como a XGEN PROTEGE suas Informações de Dados Pessoais

A XGEN emprega medidas técnicas de segurança e organizacionais para proteger suas informações e seus dados pessoais. Os dados serão armazenados em um ambiente operacional seguro que não é acessível ao público.

A XGEN se esforça para proteger a privacidade dos dados pessoais e demais informações que são armazenadas, contudo não se pode garantir total segurança. O uso não autorizado de contas, falha de hardware ou de software, bem como outros fatores podem comprometer a segurança de seus dados pessoais a qualquer momento. Neste sentido, nenhuma transmissão pela Internet pode ser garantida como completamente segura.

Consequentemente, a XGEN, suas empresas parceiras e afins, terceiros, provedores de serviços e seus respectivos escritórios, diretores, empregados e agentes não representam, autorizam ou garantem que informações pessoais estarão protegidas contra invasão de “hackers” ou qualquer outra forma ou dispositivo desautorizado no ambiente da internet.

Por isso, caso o Usuário identifique ou tome conhecimento de algo que comprometa a segurança dos dados pessoais, a XGEN  pede que entre em contato por meio do e-mail privacidade@xgen.com.br ou outra forma de contato que você escolher dentre as disponibilizadas pela XGEN  para este fim.

 

Transferência Internacional

A XGEN não transfere diretamente dados pessoais coletados no Brasil para outros países, contudo os serviços de terceiros que usamos podem realizar transferências para outros países. Utilizamos serviços de terceiros que buscam adotar padrões adequados quanto à privacidade e proteção de dados pessoais.

A XGEN tem sua sede no Brasil e os dados que coletamos são regidos pela Lei brasileira. Ao acessar ou usar nossos serviços, o Usuário do Site entende e concorda com o processamento e a transferência de tais dados para o Brasil e eventualmente para outros países por meio do serviço de terceiros. Os dados pessoais dos Usuários do Site, ao serem transferidos para esses países, poderão estar sujeitos à legislação local e às regras pertinentes.

A XGEN informa que em qualquer momento você pode ter acesso às informações sobre o compartilhamento dos seus dados por meio de solicitação via e-mail para privacidade@xgen.com.br ou outra forma de contato que você escolher dentro das disponibilizadas pela XGEN para este fim.

 

Seus Direitos

Em cumprimento à regulamentação vigente e aplicável, no que diz respeito à proteção de dados pessoais, a XGEN respeita e garante ao Usuário a possibilidade de apresentação de solicitações baseadas nos seguintes direitos:

  1. a confirmação da existência de tratamento;
  2. o acesso aos dados;
  1. a anonimização, bloqueio ou eliminação de dados desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade
  2. a portabilidade de seus dados a outro fornecedor de serviço ou produto, mediante requisição expressa pelo Usuário;
  3. a eliminação dos dados tratados com consentimento do Usuário;
  1. a revogação do consentimento.

 

Caso necessite de qualquer auxílio para exercer seus direitos, o Usuário poderá entrar em contato com a XGEN conforme as orientações constantes nesta Política

A XGEN empreenderá os esforços necessários para atender tais pedidos no menor intervalo de tempo possível. No entanto, mesmo em caso de requisição de exclusão, será respeitado o prazo mínimo de guarda de informações de usuários de aplicações de internet, determinado pela legislação brasileira.

 

Atualizações desta Política

Estamos em constante aprimoramento, por isso esta Política poderá ser atualizada, visando prover ao Usuário mais segurança, conveniência e melhorar o provimento do Site. Sendo assim, recomendamos que o Usuário acesse nossa Política periodicamente, para que tenha conhecimento sobre eventuais modificações.

Ao final desta Política, há o indicativo da data da última atualização e, caso sejam feitas alterações relevantes que ensejem novas autorizações dos Usuários, iremos publicar tal atualização e eventualmente solicitar um novo consentimento.

 

Legislação e Foro

Esta Política será regida, interpretada e executada de acordo com as Leis da República Federativa do Brasil, especialmente a Lei Federal nº 13.709/2018, independentemente das Leis de outros estados ou países, sendo competente o foro de domicílio do Usuário para dirimir qualquer dúvida decorrente deste documento.

 

Atualizado em 11 de fevereiro de 2021