6 razões para inserir a gestão do conhecimento em sua empresa
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6 razões para inserir a gestão do conhecimento em sua empresa

XGEN
21 de outubro de 2021
Gestão do conhecimento

Os colaboradores são a voz e a imagem de sua empresa para o cliente e, para oferecer um atendimento ao cliente de destaque, é necessário ter uma estratégia voltada a capacitação, gestão do conhecimento e suporte de
seus colaboradores. 
 

Ao ser atendido, o cliente espera que seu motivo de contato seja resolvido e que ele tenha boas experiências na interação e é função da empresa garantir que seus funcionários estejam prontos para alcançar tais expectativas. 

Dito isso, a gestão do conhecimento entra como uma forma de inserir uma base de conhecimento e suporte em sua empresa, para que o seu colaborador tenha uma forma fácil e de livre acesso para aprimorar seus conhecimentos e melhorar suas funções. 

O que é gestão do conhecimento? 

gestão do conhecimento representa um conjunto de práticas que tem como maior objetivo o compartilhamento de conhecimento dentro de uma organização 

Para isso, a gestão tem um processo de criação, gerenciamento e transferência de conhecimento para que os colaboradores tenham uma base para aprimorar-se. 

Essa estratégia é necessária para que o conhecimento da empresa não gire em torno de pessoas limitadas, mas sim,
se espalhe pela empresa e nivele todos os colaboradores.
 

O conceito detém um conjunto de tecnologias que identificam, capturam e formam um grande apanhado de dados
e informações para que então seja gerado o conhecimento dessa equipe.
 

Mas você sabe o porquê de ela ser tão importante para uma empresa? Acompanhe e saiba por que seu negócio
deve olhar para essa estratégia!
 

Qual a importância da gestão do conhecimento? 

O colaborador é uma parte importante da empresa assim como as vendas e clientes, afinal, é ele quem irá repassar
a imagem e valores da empresa para seus clientes. 
 

Por isso, é necessário dedicar tempo ao seu colaborador e seu treinamento, suporte e desenvolvimento
para que ele possa se especializar e diminuir erros.
 

Quando a empresa organiza e gera informação em um espaço de total acesso aos contribuintes, o ambiente e colaboradores são instigados a crescer e se desenvolver em conjunto.  

Isso porque, ao ter informações de fácil acesso, oportunidades surgem para que ele aumente seu capital intelectual e otimize seu trabalho. 

Vamos pensar de forma mais prática: imagine uma central de atendimento com diversas estruturas, regras e scripts
para cada necessidade do cliente. É claro que cada colaborador tem um nível de conhecimento para falar com o
público, mas nem sempre ele saberá todos os processos e regras, certo?
 

É preciso que ele encontre seu processo de um jeito rápido e eficiente, afinal, o cliente está a sua espera. Não é
apenas sobre disponibilizar pastas e documentos, mas sim bases de conhecimento contextualizadas para que o colaborador possa performar de acordo com o esperado.
 

Agora que você viu um pouco de como essa estratégia pode ser útil para seu negócio, separamos 6 razões para
inserir a gestão de conhecimento em sua empresa. Veja:
 

6 razões para inserir a gestão de conhecimento em sua empresa 

Você viu o quanto a gestão do conhecimento pode incentivar uma cultura de capital intelectual em sua empresa,
mas existem outras razões para inseri-la em sua empresa, e vamos abordá-las agora. Veja!
 

1. Democratiza o conhecimento 

Um dos pontos cruciais do porque você deve ter uma gestão de conhecimento em sua empresa é a ideia de democratizar o conhecimento. 

Tal ideia se dá, pois, ao reunir essa base, será muito mais fácil para que seus colaboradores tenham acesso e compartilhem seus conhecimentos com o resto da equipe. 

Seguindo então pelo conceito de que o conhecimento em uma organização não deve ser privado a um grupo específico, mas sim, ser colaborativo e pertencer a empresa como um todo, a equipe poderá então, aprender e utilizar esse conhecimento em suas tarefas. 

2. Motiva a equipe 

Quando o conhecimento se torna parte da organização, ele começa a estruturar melhor as funções, e, ao se estruturar a motivação surge naturalmente. 

Isso porque, seu funcionário se sentirá mais capaz em suas funções ao entender sobre ela e saber que em caso de dúvidas, ele terá uma base de conhecimento para consultar e aperfeiçoar.  

Um benefício que não se isola ao interno, afinal, a partir do momento que seu funcionário começa a aprimorar suas
funções, os clientes e público também serão afetados, pois essa característica melhorará o conhecimento e a forma
como o atendente fala com seu público.
 

3. Aumenta a produtividade 

A gestão do conhecimento também pode aumentar a produtividade de sua equipe, pois, como dissemos no tópico
anterior, seu colaborador se sentirá mais capaz de cumprir seu trabalho e isso fará com que o mesmo aumente sua agilidade e eficácia. 
 

Isso também ocorre pois ele estará mais adaptado a função e conhecendo melhor sobre tal, o aumento da produtividade acontece quase que naturalmente. 

Mas isso só é possível pois o capital intelectual da empresa estará disponível para ele na hora que ele quiser consultar, não dependendo da agenda de um superior para saber de informações que podem estar disponíveis para ele consultar livremente. 

4. Melhora a comunicação interna 

Além de capacitar e engajar sua equipe, a gestão do conhecimento também pode revolucionar sua comunicação interna, pois ao investir em uma plataforma desse tipo, é possível trabalhar com áreas de avisos e comunicados, além de possibilitar que você possa visualizar quem viu ou não os recados postados. 

Mais do que um e-mail com um aviso, a plataforma poderá criar uma base de capacitação, comunicação e engajamento em sua equipe. 

5. Potencializa o conhecimento dos colaboradores  

Em um mundo corporativo, conhecimento é poder, e investir nele e em seu colaborador é essencial para se
destacar no mercado e estruturar uma estratégia de 
educação corporativa. 

Ao ter uma base de conhecimento estruturada, o colaborador poderá acessar a plataforma e aprender de forma
constante, e não apenas no treinamento de quando ingressou na empresa.
 

Manter essa estratégia em sua empresa garante a potencialização do conhecimento de seus funcionários, afinal, tirar dúvidas de como fazer determinado serviço ou até mesmo como prosseguir com o cliente diminuirá a  necessidade de retrabalho e o custo de erros. 

6. Agrega valor a empresa 

Implementar a gestão do conhecimento é importante, mas mais ainda, é torná-la parte da cultura de sua empresa. Isso porque, quanto mais ela se disseminar e se enraizar, mais chances de ela florescer e dar os melhores resultados
para sua empresa.
 

A partir disso ela agregará um valor a sua empresa, pois a cultura organizacional de seu negócio terá como base o compartilhamento e a partilha de conhecimento. 

Agora que você sabe sobre a gestão do conhecimento e como ela pode ajudar sua empresa a se destacar no mercado,
se pergunte: 
como sua empresa tem olhado para essa estratégia?  

O quanto o engajamento, comunicação e treinamentos são pontos observados e estruturados em seu negócio? Olhar
para gestão do conhecimento faz todo o sentido e, ao conhecer um pouco de suas vantagens, é hora de olhar para novas estratégias em seu negócio! 
 

Aproveite que um pouco mais como essa estratégia pode te ajudar e saiba como implementar uma estrutura completa de gestão de conhecimento em sua organização!

Gestão do Conhecimento

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Atualizado em 11 de fevereiro de 2021