Como revolucionar sua comunicação interna com gestão do conhecimento
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Como revolucionar sua comunicação interna com gestão do conhecimento

XGEN
11 de maio de 2022
Comunicação interna - blog

A comunicação interna tem se tornado um fator decisivo na organização da empresa e na forma como os colaboradores se comunicam e interagem entre si. Ter uma estratégia que envolva uma comunicação boa e assertiva é fundamental para garantir sucesso nas vendas e desenvolver uma equipe forte e engajada.

Isso porque, muitas empresas podem se deparar com problemas recorrentes como a perda da informação, a dificuldade na interpretação e até a falta de um canal para formalizar dúvidas e comunicados.

Dessa forma, não dá para ficar né? Por isso, hoje vamos falar um pouco sobre como a gestão do conhecimento poderá auxiliar sua empresa a acabar com esse problema e revolucionar sua comunicação interna. Veja!

O que é gestão do conhecimento e comunicação interna?

Para iniciarmos, separamos algumas definições para você entender o que cada termo significa e como eles funcionam na prática.

Gestão do conhecimento

A gestão do conhecimento corresponde a um conjunto de práticas que tem como maior objetivo o compartilhamento de conhecimento dentro de uma organização. Para isso, a gestão tem um processo de criação, gerenciamento e transferência de informações para que os colaboradores tenham uma base para aprimorar-se.

Essa estratégia é necessária para que o conhecimento da empresa não gire em torno de pessoas específicas, mas sim, se espalhe pela empresa e nivele todos os colaboradores.

O conceito detém um conjunto de tecnologias que identificam, capturam e formam um grande apanhado de dados e informações para que então seja gerado o aprendizado dessa equipe. Mas você sabe como ela se aplica a comunicação interna? Veja a seguir!

Comunicação interna

A comunicação interna é uma estratégia empresarial que foca suas ações diretamente nos colaboradores de uma empresa. Essa ação é a transmissão e compartilhamento de informações relevantes e estratégias dentro de um ambiente organizacional.

Uma boa comunicação interna é essencial para que todos os colaboradores estejam na mesma página em relação às tomadas de decisão da empresa. Seu principal objetivo é manter os talentos alinhados e engajados com os objetivos, estratégias e discurso do negócio.

Um dos diversos benefícios da gestão do conhecimento é melhorar a comunicação interna a partir de um canal unificado de comunicados e postagem de informações.

Com isso, o colaborador não precisará mais procurar em quadros físicos, e-mails perdidos e conversas privadas para achar uma informação importante, pois todas estarão em um mesmo lugar!

4 vantagens em implementar a gestão do conhecimento na comunicação interna

Como você viu, a tecnologia da gestão do conhecimento pode ser uma grande aliada na governança da informação e na interpretação da mesma, mas existem diversos outros benefícios que essa plataforma pode gerar em sua empresa com a implementação. Quer saber mais? Continue lendo!

1. Centraliza a informação

Um ponto fundamental para ter uma boa estratégia de comunicação interna é fornecer um canal de comunicação unificado. Ou seja, ao invés de colar avisos em quadros, mandar comunicados por e-mail ou mensagem, ter um único canal para disseminar informações.

Assim, quando um colaborador tiver dúvida sobre uma informação que chegou até ele por qualquer meio, ele poderá consultar esse canal na plataforma e entender o recado. E falando em informações que chegam de outra forma, um outro benefício da plataforma é prevenir erros de interpretação. Veja!

2. Previne erros de interpretação

É extremamente normal que os colaboradores conversem sobre os comunicados da empresa, e sem um canal formal para comunicação, pode gerar um problema de interpretação da mesma.

Algo que não ocorre com a gestão do conhecimento, afinal, ela possui um quadro de comunicação que poderá ser usado para essa finalidade. Prevenindo os erros de interpretação, a empresa terá uma comunicação forte e eficiente.

3. Facilita a interação com o comunicado

E falando em comunicação, a plataforma também deixa que os colaboradores interajam com os avisos, podendo curtir, comentar algo e até tirar dúvidas.

Assim, também contribuindo para a interpretação correta dos comunicados e facilitando para os gestores, que poderão entender a repercussão e opinião dos funcionários perante as novas informações da empresa. E falando em gestores, a próxima vantagem é direcionada a eles.

4. Disponibiliza indicadores

É extremamente difícil ter uma estratégia na qual você não tem conhecimento se tem dado certo ou não, por isso, os indicadores são fundamentais, incluindo na gestão do conhecimento.

A plataforma disponibiliza diversas métricas que auxiliam na hora de entender como os colaboradores têm visto essa ação, como: indicadores de uso, de aderência às informações, porcentagem de interações e até mesmo indicadores de capacitação, uma outra funcionalidade da gestão que você pode entender melhor clicando aqui!

Com essas métricas, fica mais fácil entender a estratégia e aplicar ações de melhorias se necessário. Além de garantir uma comunicação interna forte, com colaboradores engajados e que fazem parte de um time unido.

Agora que você viu como a gestão do conhecimento pode revolucionar sua comunicação interna, não fique parado, implemente a estratégia e se destaque no mercado!

 

cta comunicação interna

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Para melhor ilustrar a forma como realizamos o tratamento de dados pessoais, abaixo está um breve quadro-resumo de nossa Política:

 

Quadro-Resumo

 

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Papel no TratamentoPredominantemente Controlador
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Finalidade como ControladorUtilização dos dados para atendimento aos clientes e usuários, envio de notícias e avisos, para possibilitar o contato dos usuários e envio de formulários, navegação e uso de funções básicas do website, recebimento de candidaturas à vagas de trabalho, além de cumprir obrigações legais e em seus interesses legítimos, nos termos da LGPD.
CompartilhamentoControladores, Operadores e Fornecedores de serviços essenciais para nossas atividades e pode haver para autoridades/órgãos governamentais competentes, em decorrência de obrigações legais ou regulatórias.
Medidas Empregadas para a Proteção de Dados PessoaisMedidas de segurança físicas, técnicas e administrativas adequadas.
Seus DireitosConfirmação da existência de tratamento e compartilhamento, acesso, correção, portabilidade, eliminação e etc., de acordo com o artigo 18 da LGPD

 

Esta Política poderá ser atualizada a qualquer tempo, pela XGEN , mediante aviso no site e/ou por e-mail, caso o Usuário tenha optado por receber nossas comunicações

 

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  2. Dados coletados automaticamente: a XGEN também coleta uma série de informações de modo automático, tais como: características do dispositivo de acesso, do navegador, IP (com data e hora), origem do IP, informações sobre cliques, páginas acessadas, as páginas seguintes acessadas após a saída do Site, ou qualquer termo de procura digitado no Site ou em referência a este, dentre outros. Para tal, a XGEN  fará o uso de algumas tecnologias como cookies, pixeltags, beacons e local shared objects, que são utilizadas para otimizar a experiência de navegação do Usuário no iste, de acordo com seus hábitos e preferências.

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As informações coletadas poderão ser compartilhadas pela XGEN  com: i) demais empresas parceiras, quando forem necessárias para a adequada prestação dos serviços objeto de sua atividade; ii) para a proteção dos interesses da XGEN  e qualquer tipo de conflito; iii) mediante decisão judicial ou requisição de autoridade competente.

Ainda, esclarecemos que suas informações poderão ser compartilhadas com parceiros, para fins específicos contratados apenas, tais como provedores de infraestrutura tecnológica e operacional necessária para as nossas atividades, como provedores de armazenamento de informações em nuvem.

O Usuário poderá fazer solicitações relativas a seus dados pessoais tratados pela XGEN encaminhando um e-mail para privacidade@xgen.com.br com o assunto “Meus Dados Pessoais”. Tentamos responder às solicitações legítimas dentro de um prazo de 15 (quinze) dias corridos. Eventualmente, um prazo maior poderá ser necessário caso a(s) solicitação(ões) sejam complexas e/ou numerosas. Neste caso, iremos informá-lo e mantê-lo atualizado acerca do andamento de sua(s) solicitação(ões).

 

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Base Legal: todos os tratamentos de dados pessoais realizados pela XGEN são fundamentados em uma das bases legais previstas pelo artigo 7º da Lei Federal nº 13.709/2018, a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (“LGPD”), em especial seus incisos I, V e IX.

 

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Eventualmente, a XGEN poderá solicitar informações específicas do Usuário para auxiliar na confirmação de sua identidade e garantir seu direito de acessar seus dados pessoais (ou de exercer seus outros direitos). Esta é uma medida de segurança para garantir que os dados pessoais do Usuário não sejam divulgados a qualquer pessoa que não tenha direito de recebê-los. Podemos também contatar o Usuário.

De toda sorte, a XGEN, para se resguardar e proteger seus direitos, poderá acessar, ler, preservar e fornecer quaisquer dados e informações sobre o Usuário, incluindo interações suas, caso sejam necessários para:

  1. Cumprimento de obrigação legal, ordem judicial ou requisição de autoridades administrativas que detenham a devida competência para tanto;
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A XGEN manterá os dados pessoais do Usuário do Site somente pelo tempo que for necessário para cumprir com as finalidades para as quais os coletamos, inclusive para fins de cumprimento de quaisquer obrigações legais, contratuais, de prestação de contas ou requisição de autoridades competentes.

Todos os dados coletados serão excluídos de nossos servidores quando o Usuário assim requisitar ou quando estes não forem mais necessários ou relevantes para oferecermos os nossos Serviços, salvo se houver qualquer outra razão para a sua manutenção, como eventual obrigação legal de retenção de dados, ou necessidade de preservação destes para resguardo de direitos da XGEN. Sempre que houver a deleção ou a inutilização de seus dados pessoais, você será informado via e-mail ou outra forma de contato que você escolher dentre as disponibilizadas pela XGEN para este fim.

Para determinar o período de retenção adequado para os dados pessoais, consideramos a quantidade, a natureza e a sensibilidade dos dados pessoais, o risco potencial de danos decorrentes do uso não autorizado ou da divulgação de seus dados pessoais, a finalidade de processamento dos seus dados pessoais e se podemos alcançar tais propósitos através de outros meios, bem como os requisitos legais aplicáveis.

 

Como a XGEN PROTEGE suas Informações de Dados Pessoais

A XGEN emprega medidas técnicas de segurança e organizacionais para proteger suas informações e seus dados pessoais. Os dados serão armazenados em um ambiente operacional seguro que não é acessível ao público.

A XGEN se esforça para proteger a privacidade dos dados pessoais e demais informações que são armazenadas, contudo não se pode garantir total segurança. O uso não autorizado de contas, falha de hardware ou de software, bem como outros fatores podem comprometer a segurança de seus dados pessoais a qualquer momento. Neste sentido, nenhuma transmissão pela Internet pode ser garantida como completamente segura.

Consequentemente, a XGEN, suas empresas parceiras e afins, terceiros, provedores de serviços e seus respectivos escritórios, diretores, empregados e agentes não representam, autorizam ou garantem que informações pessoais estarão protegidas contra invasão de “hackers” ou qualquer outra forma ou dispositivo desautorizado no ambiente da internet.

Por isso, caso o Usuário identifique ou tome conhecimento de algo que comprometa a segurança dos dados pessoais, a XGEN  pede que entre em contato por meio do e-mail privacidade@xgen.com.br ou outra forma de contato que você escolher dentre as disponibilizadas pela XGEN  para este fim.

 

Transferência Internacional

A XGEN não transfere diretamente dados pessoais coletados no Brasil para outros países, contudo os serviços de terceiros que usamos podem realizar transferências para outros países. Utilizamos serviços de terceiros que buscam adotar padrões adequados quanto à privacidade e proteção de dados pessoais.

A XGEN tem sua sede no Brasil e os dados que coletamos são regidos pela Lei brasileira. Ao acessar ou usar nossos serviços, o Usuário do Site entende e concorda com o processamento e a transferência de tais dados para o Brasil e eventualmente para outros países por meio do serviço de terceiros. Os dados pessoais dos Usuários do Site, ao serem transferidos para esses países, poderão estar sujeitos à legislação local e às regras pertinentes.

A XGEN informa que em qualquer momento você pode ter acesso às informações sobre o compartilhamento dos seus dados por meio de solicitação via e-mail para privacidade@xgen.com.br ou outra forma de contato que você escolher dentro das disponibilizadas pela XGEN para este fim.

 

Seus Direitos

Em cumprimento à regulamentação vigente e aplicável, no que diz respeito à proteção de dados pessoais, a XGEN respeita e garante ao Usuário a possibilidade de apresentação de solicitações baseadas nos seguintes direitos:

  1. a confirmação da existência de tratamento;
  2. o acesso aos dados;
  1. a anonimização, bloqueio ou eliminação de dados desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade
  2. a portabilidade de seus dados a outro fornecedor de serviço ou produto, mediante requisição expressa pelo Usuário;
  3. a eliminação dos dados tratados com consentimento do Usuário;
  1. a revogação do consentimento.

 

Caso necessite de qualquer auxílio para exercer seus direitos, o Usuário poderá entrar em contato com a XGEN conforme as orientações constantes nesta Política

A XGEN empreenderá os esforços necessários para atender tais pedidos no menor intervalo de tempo possível. No entanto, mesmo em caso de requisição de exclusão, será respeitado o prazo mínimo de guarda de informações de usuários de aplicações de internet, determinado pela legislação brasileira.

 

Atualizações desta Política

Estamos em constante aprimoramento, por isso esta Política poderá ser atualizada, visando prover ao Usuário mais segurança, conveniência e melhorar o provimento do Site. Sendo assim, recomendamos que o Usuário acesse nossa Política periodicamente, para que tenha conhecimento sobre eventuais modificações.

Ao final desta Política, há o indicativo da data da última atualização e, caso sejam feitas alterações relevantes que ensejem novas autorizações dos Usuários, iremos publicar tal atualização e eventualmente solicitar um novo consentimento.

 

Legislação e Foro

Esta Política será regida, interpretada e executada de acordo com as Leis da República Federativa do Brasil, especialmente a Lei Federal nº 13.709/2018, independentemente das Leis de outros estados ou países, sendo competente o foro de domicílio do Usuário para dirimir qualquer dúvida decorrente deste documento.

 

Atualizado em 11 de fevereiro de 2021