Employee Experience: vantagens e como criar um ambiente saudável
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Employee Experience: vantagens e como criar um ambiente saudável

XGEN
22 de junho de 2022
employee experience

Ter boas experiências na empresa é o que vai dizer se o seu funcionário continuará fazendo parte do time ou não. Hoje em dia, os colaboradores estão cada vez mais exigentes sobre o tratamento que recebem de seus superiores e da empresa no geral, então ter um ritmo agradável na rotina corporativa é um grande diferencial que você precisa implementar em seu negócio, e o employee experience será a solução dos seus problemas!

A estratégia de employee experience — experiência do colaborador em português — serve para criar a jornadas personalizadas e assertivas para os funcionários, prevendo o sucesso pessoal dele, para então gerar o mesmo sucesso para a empresa. Essa metodologia põe o trabalhador no centro de tudo e promovendo o bem-estar para as equipes.

Esse termo está em alta no mundo corporativo e os próprios colaboradores gostam da ideia, mas em contrapartida há empresas que deixam a desejar no employee experience. Pelo menos é o que diz um levantamento feito pelo LinkedIn Global Talent Trend, onde mostra que 96% das pessoas afirmam que a experiência do funcionário está mais relevante no mundo corporativo.

Entretanto, 52% dos entrevistados disseram que as companhias onde trabalham não conseguem criar experiência positiva no dia a dia.

Mas afinal de contas, o que é o employee experience, quais suas vantagens e importância na criação de um ambiente saudável para os funcionários? Continue lendo para saber tudo sobre!

O que é employee experience?

Com um mercado de trabalho cada vez mais volátil, as pessoas aos poucos estão deixando de ser apenas números e passam a ser vistas como indivíduos únicos, com suas necessidades — na vida profissional e pessoal — e talentos.

No meio de todas essas mudanças é que encontramos o employee experience, que possui o objetivo de garantir experiências únicas e uma jornada positiva para os funcionários.

Essa ideia é similar ao customer experience, que já mencionamos por aqui, mas se baseia em ter o consumidor no centro das estratégias para que sua jornada e experiencia seja boa.

Se preocupar com o público externo é imprescindível para o sucesso do seu negócio, porém é necessário também olhar para o público interno, afinal de contas, são as equipes que colocam em prática os planos estratégicos que levam sempre o melhor para o usuário final.

Muito além dessa importância, o local de trabalho é o templo em que ele passa a maior parte do dia e se dedica a tarefas importantes para o desenvolvimento das metas da empresa. Diante disso, é importante que a relação de empresa x funcionário seja construída da melhor maneira possível.

Por fim, o employee experience acontece a partir de diversas interações com o funcionário durante sua jornada dentro da empresa e conta com o único objetivo de tornar o ambiente de trabalho positivo, engajador e favorável ao crescimento e desenvolvimento.

Mas atenção! Não ache que employee experience se trata apena sobre bons benefícios, políticas de trabalho e bons salários. É também sobre sua vivência dentro da empresa, a utilização de uma boa cultura organizacional e as interações com os líderes das equipes e clientes dentro da companhia.

Agora que você viu toda a importância do employee experience existir, confira a seguir a importância dessa estratégia para o crescimento do seu negócio! Acompanhe.

Vantagens do employee experience

Além de todo o conceito em colocar o funcionário no centro da estratégia e fazer com que sua jornada seja a mais agradável possível, as inúmeras vantagens do employee experience fazem com que esse termo seja conhecido e implementado nos RHs de todo o mundo. Confira as principais vantagens de investir nessa solução.

Melhora a interação entre equipes

A estratégia de employee experience engloba muitas ações para tornar a jornada do colaborador muito mais prazerosa e acolhedora em sua empresa e uma delas é a melhora na interação entre as equipes.

Uma das melhores formas de medir a satisfação dos funcionários é tornar o clima interno o mais gostoso possível. De forma resumida, colaboradores felizes em sua empresa mantêm boa relação com seus colegas. Com isso, será bem difícil que a insatisfação do funcionário impacte em suas atividades.

Fora isso, um local de trabalho confortável é essencial para promover a colaboração e boa comunicação entre os times e departamentos, o que culminará em maior criatividade para lidar com os desafios diários e proatividade — podendo desempenhar demandas de alto nível.

Fortalece a cultura organizacional

A   é o conjunto de características que compõem as bases e valores da empresa. Ela é criada naturalmente, com as relações interpessoais entre os colaboradores e a empresa, se não implementada.

Todas as empresas têm suas culturas próprias, que são o reflexo de sua visão ética e moral. Por esse motivo que é tão importante ter um olhar mais atento a ela, se ela necessita de aprimoramento e fortalecimento. Afinal de contas, é o clima organizacional que fará com que seu negócio tenha cada vez mais sucesso.

Quando há uma cultura organizacional fraca, é quase que certo o surgimento de problemas com o comprometimento dos colaboradores, causando a perda da essência e criando um ambiente nada saudável para todos.

Para fortalecer os vínculos de funcionários com a empresa, que tal atividades que fujam um pouco do convencional? Happy-hours, dinâmicas que envolvam as equipes, aniversariantes do mês e outros eventos que possam ajudar na hora da integração

Reduz a rotatividade de colaboradores

Um dos maiores problemas das empresas hoje em dia é o alto índice de turnover, ou seja, rotatividade dos funcionários. Esse acontecimento impacta fortemente a melhoria dos resultados das áreas, mas para evitar que isso aconteça, a experiência em sua empresa precisa ser cativante para os colaboradores.

Para áreas de vendas, por exemplo, leva algumas semanas da contratação e capacitação até o colaborador conseguir efetuar a primeira venda no nível dos funcionários anteriores a ele. Com vendedores engajados e motivados, a probabilidade de ele pedir o desligamento é menor e a melhoria do setor só tende a ficar cada vez mais alta.

Aumenta o engajamento

Outro ponto essencial do employee experience é a questão do engajamento dos colaboradores. Reflita: com uma boa valorização do funcionário, eles verão que a empresa realmente se importa com eles e que têm boas chances de crescer profissionalmente lá.

Com isso, eles se comprometem mais com suas atividades e automaticamente aumentam sua produtividade. A partir daí que a experiência do colaborador entra. Ela faz com que todos se sintam mais estimulados a desempenhar um trabalho de qualidade para a empresa!

Diminui erros e retrabalho

Com uma equipe interagindo bem, a cultura organizacional fortalecida, um turnover reduzido e funcionários engajados, a empresa agirá de forma propícia a influenciar diretamente na qualidade de produção dos colaboradores.

Ao estar em um ambiente agradável e trabalhar junto de equipes que você conhece e tem certa proximidade, erros e retrabalhos estarão fora de qualquer radar, pois todas essas ações criam colaboradores focados, atentos e engajados em suas tarefas.

A diminuição de erros e retrabalhos podem acontecer com o investimento da empresa em soluções que ajudem os colaboradores se capacitarem e errarem menos.

Cria um ambiente saudável

A criação de um ambiente de trabalho saudável é muito importante e vai te gerar bons resultados, pois os colaboradores estarão felizes e motivados.

Com o sentimento de satisfação por parte dos trabalhadores, eles estarão satisfeitos, trabalharão melhor, consequentemente haverá uma maximização na produtividade e qualidade do trabalho entregue. Apenas os ambientes de trabalho saudáveis conseguirão elevar o nível do desenvolvimento de seu negócio.

Qual a importância de oferecer um ambiente saudável para colaboradores

Um dos tópicos mais importantes do employee experience, o ambiente saudável é determinante para que os talentos de sua empresa permaneçam nela. Além disso, quanto mais feliz o colaborador estiver, maior será a produtividade dele!

Uma pesquisa feita pela Universidade Warwick, no Reino Unido, mostrou que a felicidade no ambiente de trabalho pode aumentar em 12% a produtividade. Por esses e outros motivos que a oferecer um ambiente saudável é importante.

Acolher, dar reconhecimento e recompensas, também poderá instigar esse engajamento e muitos benefícios para seu negócio. Mas se as pessoas sentirem que estão em ambientes tóxicos, os números de redução de produtividade aumentam em mais que o dobro.

A Harvard Business School apontou que 38% dos funcionários reduzem intencionalmente a qualidade e produção de seus serviços quando estão em ambientes de trabalho tóxicos. Por isso você não pode ficar para traz! quer saber como criar um ambiente saudável em seu negócio? Continue lendo!

6 passos para criar um ambiente saudável

Para te ajudar a saber como criar ambientes acolhedores para seus funcionários, fizemos 6 passos infalíveis para você criar um ambiente saudável em sua empresa!

1. Desenvolva líderes

De acordo com um levantamento feito pela consultoria Michael Page, oito em cada dez funcionários apontam os líderes como principal motivo de pedidos de demissões. Por esse motivo que desenvolver e capacitar os líderes é importante.

inspiradores, capacitam seus funcionários e auxiliam seu time a alcançarem os objetivos. Com isso, suas equipes terão mais produtividade e terão um ambiente de trabalho saudável.

2. Seja inclusivo e demonstre querer ouvir seu colaborador

Outro passo importante para tornar o ambiente de trabalho acolhedor é demonstrar querer ouvir o seu colaborador. Por muitas vezes, o funcionário tem algo a dizer para seus superiores, mas não possui espaço para ter diálogo sobre sugestões, questões do dia a dia, entre outros.

Por isso, seja inclusivo e garanta um espaço de tempo aberto para que as pessoas dialoguem. Um ambiente com líderes dispostos a ouvir seus colaboradores é um dos motivos que faz a rotina ser mais leve e agradável.

3. Peça e forneça feedbacks

Pedir e fornecer feedbacks é a ferramenta número um para reumanizar a empresa. Através dessa conversa com os colaboradores que você saberá pontos de melhoria no departamento e no que você, como líder, está indo bem.

O feedback de desenvolvimento é uma boa tática para você usar, pois ele concentra nos pontos fortes da pessoa para que eles continuem trabalhando naquilo e torne cada vez melhor. Isso aumentará a confiança em seu colaborador!

4. Tenha ações de endomarketing

Endomarketing é um conjunto de estratégias usadas para conquistar os colaboradores. Tem como foco integrar e engajar as pessoas, tornando o ambiente de trabalho mais saudável e amigável.

Se você, como RH, quiser saber quais são as dores dos funcionários, boas estratégias de endomarketing para a resolução dos problemas é fazer pesquisa de clima, feedbacks constantes e criar métricas de engajamento e satisfação dos colaboradores.

Dentre outras ações de endomarketing que podem melhorar o clima da empresa são: oferecer capacitações, promover ações de interações — eventos internos, confraternizações, aniversariantes do mês, comemorar resultados.

5. Faça pesquisas de clima organizacional

A pesquisa de clima organizacional é uma das principais formas utilizadas para empresas que se preocupam coma jornada de seus colaboradores. Essa metodologia é utilizada para mapear as percepções dos profissionais sobre diversos aspectos do negócio.

Por meio de questionários, as pessoas respondem perguntas de acordo com suas experiências dentro da empresa. Os resultados darão uma maior visão sobre o engajamento e satisfação do colaborador com o ambiente de trabalho.

Fora o fato de conhecer melhor os funcionários, a pesquisa de clima organizacional é crucial para investigar perdas, oportunidades e ações que interfiram em resultados, produtividade, qualidade e no lucro do seu negócio.

6. Dê treinamentos sobre a marca

Investir também em treinamentos sobre a sua marca é muito importante, pois você irá reafirmar a política da empresa e vai instigar o colaborador a vestir a camisa da empresa.

No treinamento, ele vai sentir que faz parte de algo maior e que não é apenas só mais um colaborador dentre tantos outros. Passe a mensagem de que ele realmente faz a diferença na empresa e, que sua função é importantíssima para que os objetivos e metas sejam alcançados.

E agora que você já sabe os passos necessários para criar um ambiente saudável em sua empresa, chegou a hora de descobrir qual estratégia pode te ajudar em todo o processo de melhoria no employee experience.

Como a gestão do conhecimento pode te ajudar na estratégia de employee experience?

A gestão do conhecimento nada mais é do que um conjunto de práticas de captação e compartilhamento de informações dentro de uma empresa. Para que isso aconteça, há um processo minucioso da gestão onde é feita a criação, administração e transmissão do conhecimento.

Na jornada dos seus colaboradores, a gestão do conhecimento terá como foco engajá-los cada vez mais. Através de uma plataforma que contenha todas as informações e processos de rotina dos funcionários, haverá menos erros, ruídos de comunicação e ele mesmo terá a liberdade de consultar o que precisar na hora que necessitar.

Além disso, com a solução de gestão do conhecimento você pode criar programas de desenvolvimento profissional, capacitações com gamificação e até mesmo quizzes e testes interativos. Tudo isso engajará os colaboradores e tornará os processos mais fáceis e divertidos de serem feitos.

Tá esperando o que? Crie uma estratégia de employee experience e se destaque entre os concorrentes, e se ainda tiver alguma pergunta sobre esse assunto, fale com a gente! Temos um time de especialistas sempre a postos para sanar suas dúvidas.

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Atualizado em 11 de fevereiro de 2021