Como aumentar as vendas na Black Friday 2022?
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Como aumentar as vendas na Black Friday 2022?

XGEN
31 de outubro de 2022
Como aumentar as vendas na Black Friday 2022

Um dos maiores eventos para o comércio brasileiro está se aproximando, com isso surgem muitas oportunidades de alcançar – e até mesmo ultrapassar – as metas almejadas, como por exemplo, aumentar as vendas na Black Friday 2022.

Neste contexto, algumas estratégias de marketing e de vendas podem ser adotadas para manter a base engajada, qualificar lead, como aumentar a taxa de conversão de vendas ou a taxa de conversão de leads, entre outros objetivos. Uma dessas estratégias é o conversational commerce.

Veja dicas valiosas de como aumentar as vendas na Black Friday 2022 utilizando uma estratégia de conversational commerce!

Boa leitura!

O que é conversational commerce?

Conversational commerce, ou no português comércio conversacional, é um conceito que alia os aplicativos de mensagens à uma estratégia de vendas.

Mas, ainda vai além! Por conta da alta interação entre empresa-cliente, muitas ações podem ser tomadas de ambas as partes: ser atendido, tirar dúvidas e comprar, são dinâmicas muito comuns.

É uma forma eficaz de utilizar os pontos fortes dos aplicativos de mensagem para se conectar diretamente com os seus clientes, estabelecendo uma jornada personalizada que leve a pessoa até a etapa de compras.

Mas, qual será a diferença do conversational commerce para o modelo tradicional de marketing digital? É o que vamos ver agora!

Marketing Digital Tradicional x Conversational Commerce

Todos nós já sabemos qual é o caminho até a decisão de compra em um contexto de varejo online, ou pelo menos, já ouvimos falar na jornada do cliente dentro do que chamamos aqui de marketing digital tradicional.

Geralmente, nesses casos, há um investimento inicial em um anúncio pago ou em conteúdos orgânicos que levem a pessoa para uma página de produto ou landing page, isso pode variar de estratégia para estratégia. Se o conteúdo for atrativo, teremos um primeiro clique.

Depois disso, podemos conseguir um segundo clique que pode significar colocar um produto no carrinho ou o preenchimento de um formulário de dados. Nesse momento, a pessoa pode completar a compra ou simplesmente abandonar o carrinho e parar de ler os conteúdos.

O que é feito nesse caso? Um reinvestimento com mais anúncios ou conteúdos de remarketing ou retargeting.

Vamos ver o esquema abaixo para ilustrar melhor o caminho que descrevemos:

Como aumentar as vendas na black friday | Marketing Digital Tradicional

É um caminho cheio de etapas e de investimentos que necessitam de ações dos usuários, que nem sempre correspondem como gostaríamos. Nesse sentido, o CAC (Custo de Aquisição do Cliente) pode ser maior ou menor de acordo com as interações necessárias.

Mas e o conversational commerce? Como ele poderia ser uma opção para melhorar sua estratégia?

Em uma estratégia de conversational commerce, na qual há a utilização de técnicas conversacionais personalizadas e comércio eletrônico, podemos perceber uma simplificação na jornada do consumidor.

Geralmente, neste contexto, precisamos de apenas uma ação da pessoa. Ou seja, somente um clique em um anúncio pago ou conteúdo orgânico que o leve para o chat de alguma rede social.

A partir daí, a única interação que você vai precisar é a compra efetiva. Até lá, é possível desenvolver uma série de inúmeras estratégias para engajar e encantar o cliente por meio de uma conversa personalizada.

O esquema abaixo pode ilustrar melhor esse caminho:

Como aumentar as vendas na black friday 2022 | Conversational Commerce

E esse processo não precisa ser feito apenas pelo atendimento humano. Os chatbots, com utilização de inteligência artificial, são essenciais para facilitar estratégias de conversational commerce. Isso porque eles diminuem a espera por atendimento, realizam a triagem dos clientes, entre outras funções.

Como aumentar as vendas na black friday | Botão de Atendimento ao Cliente e Chatbot

Além disso, para que esse processo seja mais humanizado e pensando na experiência do cliente, é interessante explorar os diversos canais digitais conversacionais como os webchats, redes sociais ou APIs de outros apps de comunicação.

Afinal de contas, devemos estar onde nossos clientes estão. Não é mesmo?

Por que utilizar o conversational commerce na Black Friday 2022?

De acordo com a pesquisa Digital 2022, cerca de 59,7% dos usuários entre 16 e 64 anos compram algo semanalmente no meio digital. E ainda, de acordo com um levantamento independente da WebsiteBuilderExpert, 91% dos consumidores globais querem uma assistência em tempo real.

Na última edição, em 2021, mesmo em um contexto de crise as vendas no e-commerce brasileiro totalizaram R$ 4,2 bilhões. Um crescimento de 5% em relação ao ano anterior.

Além disso, de acordo com um levantamento da Neotrust, o número de pedidos online deve chegar a 379 milhões, representando um crescimento de 8%, em relação ao mesmo período no ano passado.

Se juntarmos as tendências de compra online com a necessidade de um atendimento personalizado existe a possibilidade de surgir uma grande oportunidade, principalmente, quando pensamos em aumentar as vendas na Black Friday 2022, um dos principais eventos para o comércio brasileiro.

Mas e na prática? Você sabe quais são os principais benefícios do conversational commerce! Vamos ver.

5 vantagens do conversational commerce

Agora que vimos de perto dados que comprovam a importância de migrar para um modelo de conversational commerce, é a hora ver as 8 principais vantagens de adotar uma estratégia de vendas baseadas no comércio conversacional!

1. Reduz os custos de aquisição do cliente

Como explicamos acima, adotando uma estratégia de conversational commerce no contexto do varejo online, é muito provável que o CAC tenha uma diminuição expressiva.

Isso porque essa é uma abordagem com menos passos e sem a necessidade de realizar um novo investimento em remarketing com o lead qualificado.

Assim, você tem mais liberdade para realizar sua estratégia de vendas sem custos adicionais. O que nos leva para o próximo ponto!

2. Maior flexibilidade para aplicar sua estratégia de vendas

No modelo de marketing digital tradicional também é possível trabalhar com o funil da maneira que preferir, porém, por conta da necessidade de frequentes ações do consumidor, você fica restrito aos cliques que ele pode ou não fornecer.

Já em um modelo de conversational commerce é possível realizar uma jornada do consumidor personalizada, que pode ou não ser linear, de uma forma mais prática, por conta do contato direto com os clientes em um canal de conversação.

3. Contato direto com os clientes

Ao levar os seus clientes para um canal de conversação, há um contato mais próximo com eles, o que proporciona uma estratégia de vendas ou de atendimento totalmente personalizado e voltada a proporcionar uma experiência única.

E em um contexto de Black Friday, isso é um ponto de extrema importância, justamente porque você pode utilizar o canal de conversa da preferência do seu cliente ou possível consumidor para levá-lo a tomar uma decisão de compra.

Para o consumidor 5.0 a experiência é imprescindível! Um contato personalizado, ágil e humanizado é algo que vai impactar diretamente na sua taxa de conversão.

4. Oferece uma conversa assíncrona

Aproveitando que estamos falando de experiência do cliente. Hoje em dia, as pessoas estão cada vez mais conectadas, lidando com diversas atividades ao mesmo tempo. A era de esperar em filas para atendimento ou para realizar uma compra já passou!

Conversa assíncrona é aquela que pode ser feita com pausas, fornecendo o espaço para os clientes e para os profissionais de atendimento e de vendas realizarem outras atividades.

Outra vantagem do conversational commerce, com a utilização de chatbots e IA, é a possibilidade de uma conversa assíncrona, utilizando mensagens instantâneas.

Você ganha ao proporcionar uma experiência mais interessantes, tanto para o cliente quanto para o seu time.

5. Formato conhecido e acessível aos clientes

Um dos motes do marketing moderno que tem funcionado muito é: estar presente nos canais em que seu cliente está! E quando falamos de experiências de compras em um ambiente online, também devemos estar nos canais onde o nosso público está.

Sendo assim, o conversational commerce é uma estratégia que possibilita falar com os consumidores no canal de preferência de cada um deles. Seja pelo WhatsApp, Apple Message for Business, ou pelos chats do Facebook, Instagram e outras redes.

Como aumentar as vendas na black friday 2022 | WhatsApp HSM

Essas plataformas interativas são canais utilizados pela grande maioria dos brasileiros. Olha só: no Brasil, 79,9% da população são ativos nas redes sociais, também de acordo com a pesquisa 2022.

Utilizar tais canais para promover uma estratégia de vendas, ainda mais aliada à estratégia de omnichannel, pode fazer suas vendas e conversões decolarem!

Que tal preparar sua empresa para aumentar as vendas agora?

Agora que já sabemos mais sobre conversational commerce e suas vantagens, e vimos a real importância de proporcionar essa experiência para os consumidores, é a hora de agir!

Não dá mais para esperar, a Black Friday 2022 está quase aí, e os dados estão certos quando nos mostram que é a um dos eventos mais importantes para o comércio em volume de vendas. O momento de procurar a melhor solução para aplicar a estratégia é agora!

A XGEN tem mais de 20 anos de experiência de mercado, e junto com seus clientes e parceiros, trabalha para construir uma plataforma de comunicação digital que contemple a fácil customização de estratégicas de conversational commerce, aliadas à força do CRM conversacional, Inteligência Artificial e da Gestão de Conhecimento.

Prepare sua empresa para aumentar as vendas para esta Black Friday agora mesmo, fale com um dos especialistas em tecnologias conversacionais da XGEN.

Como aumentar as vendas na black friday | Prepare-se para aumentar as vendas

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Estamos em constante aprimoramento, por isso esta Política poderá ser atualizada, visando prover ao Usuário mais segurança, conveniência e melhorar o provimento do Site. Sendo assim, recomendamos que o Usuário acesse nossa Política periodicamente, para que tenha conhecimento sobre eventuais modificações.

Ao final desta Política, há o indicativo da data da última atualização e, caso sejam feitas alterações relevantes que ensejem novas autorizações dos Usuários, iremos publicar tal atualização e eventualmente solicitar um novo consentimento.

 

Legislação e Foro

Esta Política será regida, interpretada e executada de acordo com as Leis da República Federativa do Brasil, especialmente a Lei Federal nº 13.709/2018, independentemente das Leis de outros estados ou países, sendo competente o foro de domicílio do Usuário para dirimir qualquer dúvida decorrente deste documento.

 

Atualizado em 11 de fevereiro de 2021