Automatizar WhatsApp: conheça métodos para aumentar as vendas no canal
Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site e aprimorar a oferta de anúncios para você. Visite nossa Política de Cookies para saber mais. Ao clicar em "aceitar" você concorda com o uso que fazemos dos cookies.
Olá, como posso te ajudar?

Automatizar WhatsApp: conheça métodos para aumentar as vendas no canal

XGEN
11 de julho de 2023
Automatização WhatsApp

Como sabemos, o WhatsApp é bastante utilizado no Brasil presente em 99% dos celulares dos brasileiros, e se tornou uma das principais soluções para empresas que querem alavancar as vendas de seus produtos e ter contato direto com seus clientes.

Além de ser uma maneira de engajamento, o WhatsApp tem também a utilidade em realizar campanhas de marketing, comunidades com clientes, pesquisas e coletas de feedback. feedback.

Quando falamos de automação de WhatsApp, podemos pensar neste como um processo que permite criar um fluxo de respostas automáticas a partir de um determinado gatilho, ou seja, é uma solução para deixar processos e tarefas mais ágeis, personalizadas e eficientes.

Essa acaba se tornando então uma estratégia fundamental para se comunicar com os clientes de forma assertiva e assim alcançar o sucesso nas suas vendas. Quer saber como implantá-lo na sua empresa?

Neste artigo você irá compreender como fazer automação no WhatsApp, os benefícios desse processo e como dar mais poder a essas automatizações.

O que é automação de WhatsApp?

Antes de entender como automatizar o Whatzapp  você precisa saber o que de fato significa a palavra automatizar, que é basicamente:

A redução da necessidade de fazer manualmente tarefas repetitivas que podem ser realizadas de forma mais eficiente por softwares ou robôs.

A automação realizada no WhatsApp é um processo que permite enviar mensagens automaticamente para os seus contatos. Sendo assim, há uma relação direta entre empresa e cliente. Para fazer isso, você pode utilizar ferramentas especializadas ou APIs do WhatsApp Business.  

Além de permitir que você ganhe escala em suas vendas, contribui para que você atraia novos clientes e fidelize aquelas pessoas que já compraram em sua empresa.

Para configurar uma automação no WhatsApp, você precisa definir as condições para que a mensagem seja enviada, e criar os fluxos de mensagens que serão disparados.

Abordaremos mais sobre o assunto no decorrer dos próximos tópicos.

Como funciona a automação de WhatsApp?

A automação, também conhecida como Chatbot, é feita por meio de plataformas que fazem a integração com o aplicativo, e com esse tipo de recurso conectado ao WhatsApp, você define gatilhos e a resposta automática para cada um.

O bot  é configurado para responder automaticamente às perguntas dos clientes, como por exemplo: informar sobre produtos e serviços, enviar mensagens, entre outras funções que você pode definir no futuro.

A automação do WhatsApp pode ser usada em diversos setores, como vendas, atendimento ao cliente e marketing. Para que a automatização funcione basta o cliente enviar uma mensagem para o número da empresa no WhatsApp, e o bot irá responder em seguida de maneira quase imediata.

É importante frisar que o WhatsApp automatizado não substitui o atendimento humano, ele irá apenas contribuir com rotinas repetitivas, permitindo que o atendente se concentre em demandas mais complexas.

Portanto, levando em conta as informações fornecidas até o momento, concluímos que ter uma plataforma de automação de WhatsApp que permite criar fluxos de conversa automatizados é indispensável.

6 vantagens de fazer automação de WhatsApp

Fazer a automação de processos é uma estratégia eficaz para melhorar o fluxo de trabalho da equipe, e reduzir custos. Sendo assim, separamos para você mais algumas vantagens de investir na automação para WhatsApp:

1. Atendimento mais ágil

O recurso de mensagens automáticas é uma funcionalidade do WhatsApp Business API que possibilita o envio automático de mensagens aos clientes em resposta a ações específicas.

Os clientes podem contatar sua empresa sem necessidade de aguardar disponibilidade durante o horário comercial. Ou seja, eles serão atendidos a qualquer hora, com  

2. Oportunidade de negócios

Com automação do WhatsApp há a opção de criar campanhas dentro do aplicativo, sendo muito vantajoso para empresa criar campanhas de marketing e divulgar mais seu produto ou serviço.

Essa é uma vantagem muito boa também para desenvolver novas formas de captar leads, divulgar eventos, fazer promoções e muito mais.

3. Controle de dados

Com a automatização fica muito mais fácil controlar os principais indicadores de atendimento ao cliente, como por exemplo, o TMA (Tempo Médio de Atendimento), TME (Tempo Médio de Espera) e CSAT (Customer Satisfaction Score) e o NPS (Net Prometer Score), entre outros indicadores de desempenho fundamentais para as operações.

Sendo assim, com a API do WhatsApp é possível analisar os dados necessários para melhorias, insights e tomadas de decisões.

4. Escalabilidade

Há a possibilidade de lidar com uma demanda muito maior de acionamentos, garantindo que nenhum cliente fique sem atendimento.

Ou seja, com a automação no whatsapp a empresa consegue realizar diversos atendimentos ao mesmo tempo para solucionar questões simples sem perder tempo como o atendimento humano poderia levar.

5. Qualificação de lead

Quando o primeiro contato é feito através da automação de mensagens, esta pode fornecer as informações necessárias para qualificar um lead antes de enviá-lo para seu time comercial. Essa acaba sendo um passo muito importante para o fluxo do seu funil de vendas.

Com a utilização de chatbots com I.A esse processo se torna muito mais simples, com ações automatizadas de:

  • Cadastro de visitantes;
  • Envio de cupons promocionais;
  • Conteúdos de qualidade;
  • Criação fluxos e ofertas segmentas.

6. Maior satisfação do cliente

Com a utilização dos bots há personalização de serviços e ofertas para cada cliente, levando em consideração seus hábitos de consumo. Isso torna a experiência do usuário mais agradável e aumenta a satisfação do cliente.

A automatização também permite que os clientes se sintam ouvidos, dessa forma o Lead tem maior tendência de se tornar um cliente.

Automatize o WhatsApp da sua empresa e melhore seu atendimento!

Como pudemos ver no decorrer do artigo, o atendimento automatizado no WhatsApp se torna fundamental na estratégia de empresas que desejam obter vendas escaláveis no âmbito digital.

Com chatbots é possível responder às perguntas mais frequentes dos clientes de forma rápida e eficiente, liberando o tempo para lidar com questões mais complexas e garantir a qualidade do atendimento.

Para automatizar esse fluxo de trabalho de forma completa, o ideal é contar com uma ferramenta mais robusta que ofereça diversas opções de personalização dos gatilhos, e respostas automáticas.

A XGEN, tem mais de 20 anos de expertise em oferecer soluções de tecnologia em bots de conversa com I.A., gestão do conhecimento, omnichannel e CRM conversacional. Além disso, vem ajudado a construir marcas consolidadas no setor financeiro com atendimentos que são diferenciais competitivos.

Então, se você deseja atender ao grande volume de solicitações de clientes de forma rápida e eficiente, sem a necessidade de contratar mais pessoal de atendimento, chatbots e automação de atendimento são a solução que você precisa.

Automação WhatsApp

Compartilhe:

Deixe seu comentário

Queremos saber sua opnião sobre nossos conteúdos!

Rua Barão do Triunfo, 427
9º andar - Brooklin Paulista
04602-001 - São Paulo - SP

+55 (11) 3297-4420
Empresa
A XGEN Blog
Apple Messages for Business

Posicione a sua câmera e leia o QR Code para iniciar uma conversa via Apple Messages for Business.

Política de Privacidade

 

A WEB BUSINESS TECHNOLOGY LTDA. (“XGEN”) trata os seus registros eletrônicos e dados pessoais na utilização do website (“Site”), servindo a presente Política de Privacidade (“Política”) para regular, de forma simples e acessível, nossas atividades de tratamento de dados pessoais.

Nossa Política reafirma nosso compromisso com a segurança, a privacidade e a transparência no tratamento de suas informações e dados pessoais, descrevendo como os coletamos e tratamos quando você acessa nosso Site.

A XGEN não registra suas informações pessoais, a não ser que você as forneça voluntariamente por meio de cadastramento no Site, na aba de Contato, por exemplo.

Para melhor ilustrar a forma como realizamos o tratamento de dados pessoais, abaixo está um breve quadro-resumo de nossa Política:

 

Quadro-Resumo

 

Agente de TratamentoWEB BUSINESS TECHNOLOGY LTDA. (“XGEN”), empresa com sede na Rua Barão do Triunfo, nº 427 Conj. 901 a 906, no Bairro Brooklin Paulista, CEP 04.602-001, na Cidade de São Paulo, Estado de São Paulo, inscrita no CNPJ/ME 03.062.507/0001- 68
Papel no TratamentoPredominantemente Controlador
Natureza dos Dados Pessoais tratadosDados pessoais fornecidos pelo Usuário ou coletados pelo site
Finalidade como ControladorUtilização dos dados para atendimento aos clientes e usuários, envio de notícias e avisos, para possibilitar o contato dos usuários e envio de formulários, navegação e uso de funções básicas do website, recebimento de candidaturas à vagas de trabalho, além de cumprir obrigações legais e em seus interesses legítimos, nos termos da LGPD.
CompartilhamentoControladores, Operadores e Fornecedores de serviços essenciais para nossas atividades e pode haver para autoridades/órgãos governamentais competentes, em decorrência de obrigações legais ou regulatórias.
Medidas Empregadas para a Proteção de Dados PessoaisMedidas de segurança físicas, técnicas e administrativas adequadas.
Seus DireitosConfirmação da existência de tratamento e compartilhamento, acesso, correção, portabilidade, eliminação e etc., de acordo com o artigo 18 da LGPD

 

Esta Política poderá ser atualizada a qualquer tempo, pela XGEN , mediante aviso no site e/ou por e-mail, caso o Usuário tenha optado por receber nossas comunicações

 

Que Dados Coletamos

A XGEN  poderá coletar as informações inseridas ativamente pelo Usuário no momento de cadastro e, ainda informações coletadas automaticamente, quando da utilização do website e páginas relacionadas, como por exemplo, características do dispositivo de acesso, IP com data e hora, entre outras.

Desta forma, há o tratamento de dados pessoais i) fornecidos pelo próprio Usuário e ii) os coletados automaticamente.

  1. Informações fornecidas pelo Usuário: a XGEN coleta todas as informações inseridas ativamente pelo Usuário no Site, tais como nome completo, e-mail, número de telefone/celular, quando do preenchimento de formulários pelo Usuário. A XGEN  fará uso dessas informações para promover a divulgação de material institucional, newsletters, convites para palestras e eventos, entre outros, caso o Usuário dê seu consentimento para essa comunicação.
  2. Dados coletados automaticamente: a XGEN também coleta uma série de informações de modo automático, tais como: características do dispositivo de acesso, do navegador, IP (com data e hora), origem do IP, informações sobre cliques, páginas acessadas, as páginas seguintes acessadas após a saída do Site, ou qualquer termo de procura digitado no Site ou em referência a este, dentre outros. Para tal, a XGEN  fará o uso de algumas tecnologias como cookies, pixeltags, beacons e local shared objects, que são utilizadas para otimizar a experiência de navegação do Usuário no iste, de acordo com seus hábitos e preferências.

É possível desabilitar, por meio das configurações de seu navegador de internet, a coleta automática de informações por meio de algumas tecnologias, como cookies e caches, bem como em nosso próprio Site, especificamente quanto a cookies. No entanto, o Usuário deve estar ciente de que, se desabilitadas estas tecnologias, alguns recursos oferecidos pelo site, que dependem do tratamento dos referidos dados, poderão não funcionar corretamente. Para mais informações sobre como proceder em relação à gestão dos cookies nos navegadores:

https://support.microsoft.com/pt-br/help/17442/windows-internetexplorer-delete-manage-cookies

https://support.mozilla.org/pt-BR/kb/ative-e-desative-os-cookies-queos-sites-usam

https://support.google.com/accounts/answer/61416?co=GENIE.Platform%3DDesktop&hl=pt-BR

https://support.apple.com/pt-br/guide/safari/sfri11471/mac

 

As informações coletadas poderão ser compartilhadas pela XGEN  com: i) demais empresas parceiras, quando forem necessárias para a adequada prestação dos serviços objeto de sua atividade; ii) para a proteção dos interesses da XGEN  e qualquer tipo de conflito; iii) mediante decisão judicial ou requisição de autoridade competente.

Ainda, esclarecemos que suas informações poderão ser compartilhadas com parceiros, para fins específicos contratados apenas, tais como provedores de infraestrutura tecnológica e operacional necessária para as nossas atividades, como provedores de armazenamento de informações em nuvem.

O Usuário poderá fazer solicitações relativas a seus dados pessoais tratados pela XGEN encaminhando um e-mail para privacidade@xgen.com.br com o assunto “Meus Dados Pessoais”. Tentamos responder às solicitações legítimas dentro de um prazo de 15 (quinze) dias corridos. Eventualmente, um prazo maior poderá ser necessário caso a(s) solicitação(ões) sejam complexas e/ou numerosas. Neste caso, iremos informá-lo e mantê-lo atualizado acerca do andamento de sua(s) solicitação(ões).

 

Uso das Informações e Dados Pessoais

A XGEN usa suas informações e dados pessoais para adequar o Site às suas preferências, para prover os serviços solicitados pelo Usuário e lhe enviar informações sobre produtos e serviços. Ao se cadastrar no Site da XGEN , você pode optar por receber determinadas informações por e-mail.

Base Legal: todos os tratamentos de dados pessoais realizados pela XGEN são fundamentados em uma das bases legais previstas pelo artigo 7º da Lei Federal nº 13.709/2018, a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (“LGPD”), em especial seus incisos I, V e IX.

 

Com Quem Compartilharemos os Dados

O Usuário do Site sempre poderá optar por não divulgar seus dados pessoais para a XGEN, mas alguns desses dados podem ser necessários para obter alguns dos Conteúdos e Serviços que oferecemos (p. ex. envio de formulário de contato). Independente disso, o Usuário do website sempre possuirá direitos relativos a privacidade e a proteção dos seus dados pessoais.

Eventualmente, a XGEN poderá solicitar informações específicas do Usuário para auxiliar na confirmação de sua identidade e garantir seu direito de acessar seus dados pessoais (ou de exercer seus outros direitos). Esta é uma medida de segurança para garantir que os dados pessoais do Usuário não sejam divulgados a qualquer pessoa que não tenha direito de recebê-los. Podemos também contatar o Usuário.

De toda sorte, a XGEN, para se resguardar e proteger seus direitos, poderá acessar, ler, preservar e fornecer quaisquer dados e informações sobre o Usuário, incluindo interações suas, caso sejam necessários para:

  1. Cumprimento de obrigação legal, ordem judicial ou requisição de autoridades administrativas que detenham a devida competência para tanto;
  2. Cumprir ou aplicar outros Acordos e/ou Contratos; e,

 

Por Quanto tempo os Dados Serão Armazenados

A XGEN manterá os dados pessoais do Usuário do Site somente pelo tempo que for necessário para cumprir com as finalidades para as quais os coletamos, inclusive para fins de cumprimento de quaisquer obrigações legais, contratuais, de prestação de contas ou requisição de autoridades competentes.

Todos os dados coletados serão excluídos de nossos servidores quando o Usuário assim requisitar ou quando estes não forem mais necessários ou relevantes para oferecermos os nossos Serviços, salvo se houver qualquer outra razão para a sua manutenção, como eventual obrigação legal de retenção de dados, ou necessidade de preservação destes para resguardo de direitos da XGEN. Sempre que houver a deleção ou a inutilização de seus dados pessoais, você será informado via e-mail ou outra forma de contato que você escolher dentre as disponibilizadas pela XGEN para este fim.

Para determinar o período de retenção adequado para os dados pessoais, consideramos a quantidade, a natureza e a sensibilidade dos dados pessoais, o risco potencial de danos decorrentes do uso não autorizado ou da divulgação de seus dados pessoais, a finalidade de processamento dos seus dados pessoais e se podemos alcançar tais propósitos através de outros meios, bem como os requisitos legais aplicáveis.

 

Como a XGEN PROTEGE suas Informações de Dados Pessoais

A XGEN emprega medidas técnicas de segurança e organizacionais para proteger suas informações e seus dados pessoais. Os dados serão armazenados em um ambiente operacional seguro que não é acessível ao público.

A XGEN se esforça para proteger a privacidade dos dados pessoais e demais informações que são armazenadas, contudo não se pode garantir total segurança. O uso não autorizado de contas, falha de hardware ou de software, bem como outros fatores podem comprometer a segurança de seus dados pessoais a qualquer momento. Neste sentido, nenhuma transmissão pela Internet pode ser garantida como completamente segura.

Consequentemente, a XGEN, suas empresas parceiras e afins, terceiros, provedores de serviços e seus respectivos escritórios, diretores, empregados e agentes não representam, autorizam ou garantem que informações pessoais estarão protegidas contra invasão de “hackers” ou qualquer outra forma ou dispositivo desautorizado no ambiente da internet.

Por isso, caso o Usuário identifique ou tome conhecimento de algo que comprometa a segurança dos dados pessoais, a XGEN  pede que entre em contato por meio do e-mail privacidade@xgen.com.br ou outra forma de contato que você escolher dentre as disponibilizadas pela XGEN  para este fim.

 

Transferência Internacional

A XGEN não transfere diretamente dados pessoais coletados no Brasil para outros países, contudo os serviços de terceiros que usamos podem realizar transferências para outros países. Utilizamos serviços de terceiros que buscam adotar padrões adequados quanto à privacidade e proteção de dados pessoais.

A XGEN tem sua sede no Brasil e os dados que coletamos são regidos pela Lei brasileira. Ao acessar ou usar nossos serviços, o Usuário do Site entende e concorda com o processamento e a transferência de tais dados para o Brasil e eventualmente para outros países por meio do serviço de terceiros. Os dados pessoais dos Usuários do Site, ao serem transferidos para esses países, poderão estar sujeitos à legislação local e às regras pertinentes.

A XGEN informa que em qualquer momento você pode ter acesso às informações sobre o compartilhamento dos seus dados por meio de solicitação via e-mail para privacidade@xgen.com.br ou outra forma de contato que você escolher dentro das disponibilizadas pela XGEN para este fim.

 

Seus Direitos

Em cumprimento à regulamentação vigente e aplicável, no que diz respeito à proteção de dados pessoais, a XGEN respeita e garante ao Usuário a possibilidade de apresentação de solicitações baseadas nos seguintes direitos:

  1. a confirmação da existência de tratamento;
  2. o acesso aos dados;
  1. a anonimização, bloqueio ou eliminação de dados desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade
  2. a portabilidade de seus dados a outro fornecedor de serviço ou produto, mediante requisição expressa pelo Usuário;
  3. a eliminação dos dados tratados com consentimento do Usuário;
  1. a revogação do consentimento.

 

Caso necessite de qualquer auxílio para exercer seus direitos, o Usuário poderá entrar em contato com a XGEN conforme as orientações constantes nesta Política

A XGEN empreenderá os esforços necessários para atender tais pedidos no menor intervalo de tempo possível. No entanto, mesmo em caso de requisição de exclusão, será respeitado o prazo mínimo de guarda de informações de usuários de aplicações de internet, determinado pela legislação brasileira.

 

Atualizações desta Política

Estamos em constante aprimoramento, por isso esta Política poderá ser atualizada, visando prover ao Usuário mais segurança, conveniência e melhorar o provimento do Site. Sendo assim, recomendamos que o Usuário acesse nossa Política periodicamente, para que tenha conhecimento sobre eventuais modificações.

Ao final desta Política, há o indicativo da data da última atualização e, caso sejam feitas alterações relevantes que ensejem novas autorizações dos Usuários, iremos publicar tal atualização e eventualmente solicitar um novo consentimento.

 

Legislação e Foro

Esta Política será regida, interpretada e executada de acordo com as Leis da República Federativa do Brasil, especialmente a Lei Federal nº 13.709/2018, independentemente das Leis de outros estados ou países, sendo competente o foro de domicílio do Usuário para dirimir qualquer dúvida decorrente deste documento.

 

Atualizado em 11 de fevereiro de 2021