Conversational commerce: como funciona e onde aplicar?
Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site e aprimorar a oferta de anúncios para você. Visite nossa Política de Cookies para saber mais. Ao clicar em "aceitar" você concorda com o uso que fazemos dos cookies.
Olá, como posso te ajudar?

Conversational commerce: como funciona e onde aplicar?

XGEN
7 de maio de 2024
conversational commerce

Nos dias de hoje, as empresas precisam estar cada vez mais disponíveis no mercado, e prestar um atendimento ao cliente de primeira. E para conseguir esse feito, o conversational commerce é a estratégia ideal.

Em uma pesquisa apresentada pela Propmark, cerca de 82% das pessoas querem ter a opção de falar com uma empresa por meio de mensagens, 75% são mais propensos a fazer negócios e compras de uma empresa acessível por mensagens, e 60% preferem comprar por mensagem que ir a uma loja.

Sendo assim, em um mundo cada vez mais digital e conectado, onde as empresas buscam constantemente maneiras de se destacar e oferecer aos seus clientes experiências de compra excepcionais, o conversational commerce com certeza irá te ajudar.

Mas, como será que as empresas podem utilizá-lo? Onde aplicar exatamente? Fique tranquilo, pois no artigo de hoje responderemos a essas perguntas e muito mais.

Boa leitura!

O que é conversational commerce?

O conversational commerce, também conhecido como comércio conversacional, é uma estratégia de vendas que utiliza canais de comunicação como: mensagens instantâneas, chatbots e assistentes virtuais.

Esta estratégia visa proporcionar aos clientes, uma experiência de compra mais personalizada, envolvente e eficiente.

Através dele, você terá conversas naturais e interativas. Além disso, as empresas podem oferecer suporte ao cliente, auxiliar na busca por produtos, realizar vendas e até mesmo construir relacionamentos mais duradouros com seus consumidores.

Os principais objetivos dessa tática, é reduzir o tempo de resposta das solicitações dos clientes, e entregar uma maior personalização do atendimento. Com isso, há uma melhora da experiência do cliente como um todo.

Por que o conversational commerce é importante?

Usufruir de uma estratégia como o conversational commerce, oferece diversos benefícios tanto para empresas quanto para seus clientes, tornando-se uma ferramenta essencial para o sucesso no mercado digital.

Sendo assim, separamos algumas das principais razões do porquê esse método, é tão importante para os negócios de uma companhia:

  • Aprimora a experiência do cliente: a comunicação em tempo real e personalizada, permite que as empresas atendam às necessidades dos clientes de forma mais rápida e eficaz. O que proporciona uma experiência de compra mais satisfatória.
  • Aumenta as vendas da empresa: a facilidade de compra e a personalização das ofertas, podem levar a um aumento nas conversões e no valor médio dos pedidos.
  • Melhora a fidelização do cliente: o relacionamento mais próximo com os clientes, construído através de conversas autênticas, contribui para a fidelização e a retenção de clientes.
  • Reduz custos: o uso de chatbots e assistentes virtuais pode automatizar tarefas repetitivas. Isso acaba liberando os agentes de atendimento humano, para focar em questões mais complexas, o que pode levar à redução de custos operacionais.
  • Coleta de dados e os analisa: as conversas com os clientes geram dados valiosos, que podem ser utilizados para entender melhor o comportamento do consumidor, personalizar ofertas e aprimorar as estratégias de marketing.

Como o conversational commerce funciona?

O comércio conversacional é realizado através de plataformas de atendimento conectadas aos canais de vendas da empresa. Em outras palavras, o cliente aciona os botões de call to action para fazer contato e receber o atendimento que precisa.

Ao realizar esse processo, se inicia uma conversa com uma ferramenta de mensagens pré-programadas, ou dependendo da sua estratégia, com um atendente humano.

As principais tecnologias que essa estratégia pode ser integrada são:

Canais de mensagens

Os aplicativos de mensagens mais populares como whatsapp, facebook messenger, telegram e instagram direct, são os principais canais utilizados para interagir com os clientes.

Sendo assim, investir mais em sua utilização lhe trará um público mais amplo e um contato mais direto com seus clientes.

Chatbots

Os chatbots são programas de inteligência artificial, que simulam conversas com os clientes. Eles respondem perguntas, fornecem informações e até mesmo realiza vendas.

Com ele, você poderá atender 24h por dia 7 dias por semana para responderem perguntas frequentes, e de simples resolução, salvando o tempo do seu time para que foquem em tarefas mais complexas.

Assistentes virtuais

Essas ferramentas são mais sofisticadas que oferecem recursos como: reconhecimento de voz, tradução automática e aprendizado de máquina.

Contar com assistes virtuais, em sua estratégia irá proporcionar uma experiência ainda mais natural e personalizada para os seus clientes.

Precisamos deixar claro que o comércio conversacional, não funciona apenas como uma troca de mensagens por meio de aplicativos ou ferramentas. Ele é útil por possibilitar, consultas ao catálogo, informações diversas sobre pedidos, ou meios de pagamento, em um só lugar.

Onde aplicar o conversational commerce?

Agora que você compreendeu a importância do conversational commerce, e como esta estratégia funciona, está na hora de falarmos sobre onde ele pode ser aplicado:

  • E-commerce: permite que os clientes façam perguntas sobre produtos, recebam recomendações personalizadas e finalizem compras diretamente nos aplicativos de mensagens.
  • Atendimento ao cliente: entrega um suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana, respondendo perguntas frequentes, resolvendo problemas e encaminhando clientes para agentes humanos quando necessário.
  • Marketing e vendas: realiza campanhas personalizadas, o envio de ofertas promocionais e a coleta de leads qualificados.
  • Pós-venda: oferece suporte técnico, solicitações de troca ou devolução e feedback sobre a experiência do cliente.

O conversational commerce é uma tendência irreversível, que está transformando o mundo das compras.

Ao oferecer uma experiência de compra mais personalizada, envolvente e eficiente, as empresas que adotam essa estratégia podem se destacar no mercado, aumentar suas vendas, fidelizar clientes e alcançar novos níveis de sucesso.

Venda mais e conquiste novos clientes através do conversational commerce!

E aí? Que tal considerar utilizar do conversational commerce para melhorar ainda mais seu atendimento ao cliente? A estratégia apresentada aqui é muito valiosa para alavancar tanto suas vendas online, quanto conquistar ainda mais clientes fiéis.

Ao implementar a estratégia de conversational commerce, você terá um leque maior para atender seus consumidores.

Com a utilização de um atendimento automatizado e personalizado, por exemplo, você terá agilidade, trará uma melhor experiência do consumidor e, consequentemente, um maior número de conversões e de fidelização

Mas como você pode utilizar o melhor do conversational commerce?

Fique tranquilo pois temos boas notícias! Com a Plataforma de Comunicação Digital XGEN você pode realizar essa automação e muito mais. Desde a utilização de chatbots com inteligência artificial, omnichannel e gestão do conhecimento.

Quer o melhor da tecnologia? Então venha conversar com a gente!

conversational commerce

Compartilhe:

Deixe seu comentário

Queremos saber sua opnião sobre nossos conteúdos!

Rua Barão do Triunfo, 427
9º andar - Brooklin Paulista
04602-001 - São Paulo - SP

+55 (11) 3297-4420
Empresa
A XGEN Blog
Apple Messages for Business

Posicione a sua câmera e leia o QR Code para iniciar uma conversa via Apple Messages for Business.

Política de Privacidade

 

A WEB BUSINESS TECHNOLOGY LTDA. (“XGEN”) trata os seus registros eletrônicos e dados pessoais na utilização do website (“Site”), servindo a presente Política de Privacidade (“Política”) para regular, de forma simples e acessível, nossas atividades de tratamento de dados pessoais.

Nossa Política reafirma nosso compromisso com a segurança, a privacidade e a transparência no tratamento de suas informações e dados pessoais, descrevendo como os coletamos e tratamos quando você acessa nosso Site.

A XGEN não registra suas informações pessoais, a não ser que você as forneça voluntariamente por meio de cadastramento no Site, na aba de Contato, por exemplo.

Para melhor ilustrar a forma como realizamos o tratamento de dados pessoais, abaixo está um breve quadro-resumo de nossa Política:

 

Quadro-Resumo

 

Agente de TratamentoWEB BUSINESS TECHNOLOGY LTDA. (“XGEN”), empresa com sede na Rua Barão do Triunfo, nº 427 Conj. 901 a 906, no Bairro Brooklin Paulista, CEP 04.602-001, na Cidade de São Paulo, Estado de São Paulo, inscrita no CNPJ/ME 03.062.507/0001- 68
Papel no TratamentoPredominantemente Controlador
Natureza dos Dados Pessoais tratadosDados pessoais fornecidos pelo Usuário ou coletados pelo site
Finalidade como ControladorUtilização dos dados para atendimento aos clientes e usuários, envio de notícias e avisos, para possibilitar o contato dos usuários e envio de formulários, navegação e uso de funções básicas do website, recebimento de candidaturas à vagas de trabalho, além de cumprir obrigações legais e em seus interesses legítimos, nos termos da LGPD.
CompartilhamentoControladores, Operadores e Fornecedores de serviços essenciais para nossas atividades e pode haver para autoridades/órgãos governamentais competentes, em decorrência de obrigações legais ou regulatórias.
Medidas Empregadas para a Proteção de Dados PessoaisMedidas de segurança físicas, técnicas e administrativas adequadas.
Seus DireitosConfirmação da existência de tratamento e compartilhamento, acesso, correção, portabilidade, eliminação e etc., de acordo com o artigo 18 da LGPD

 

Esta Política poderá ser atualizada a qualquer tempo, pela XGEN , mediante aviso no site e/ou por e-mail, caso o Usuário tenha optado por receber nossas comunicações

 

Que Dados Coletamos

A XGEN  poderá coletar as informações inseridas ativamente pelo Usuário no momento de cadastro e, ainda informações coletadas automaticamente, quando da utilização do website e páginas relacionadas, como por exemplo, características do dispositivo de acesso, IP com data e hora, entre outras.

Desta forma, há o tratamento de dados pessoais i) fornecidos pelo próprio Usuário e ii) os coletados automaticamente.

  1. Informações fornecidas pelo Usuário: a XGEN coleta todas as informações inseridas ativamente pelo Usuário no Site, tais como nome completo, e-mail, número de telefone/celular, quando do preenchimento de formulários pelo Usuário. A XGEN  fará uso dessas informações para promover a divulgação de material institucional, newsletters, convites para palestras e eventos, entre outros, caso o Usuário dê seu consentimento para essa comunicação.
  2. Dados coletados automaticamente: a XGEN também coleta uma série de informações de modo automático, tais como: características do dispositivo de acesso, do navegador, IP (com data e hora), origem do IP, informações sobre cliques, páginas acessadas, as páginas seguintes acessadas após a saída do Site, ou qualquer termo de procura digitado no Site ou em referência a este, dentre outros. Para tal, a XGEN  fará o uso de algumas tecnologias como cookies, pixeltags, beacons e local shared objects, que são utilizadas para otimizar a experiência de navegação do Usuário no iste, de acordo com seus hábitos e preferências.

É possível desabilitar, por meio das configurações de seu navegador de internet, a coleta automática de informações por meio de algumas tecnologias, como cookies e caches, bem como em nosso próprio Site, especificamente quanto a cookies. No entanto, o Usuário deve estar ciente de que, se desabilitadas estas tecnologias, alguns recursos oferecidos pelo site, que dependem do tratamento dos referidos dados, poderão não funcionar corretamente. Para mais informações sobre como proceder em relação à gestão dos cookies nos navegadores:

https://support.microsoft.com/pt-br/help/17442/windows-internetexplorer-delete-manage-cookies

https://support.mozilla.org/pt-BR/kb/ative-e-desative-os-cookies-queos-sites-usam

https://support.google.com/accounts/answer/61416?co=GENIE.Platform%3DDesktop&hl=pt-BR

https://support.apple.com/pt-br/guide/safari/sfri11471/mac

 

As informações coletadas poderão ser compartilhadas pela XGEN  com: i) demais empresas parceiras, quando forem necessárias para a adequada prestação dos serviços objeto de sua atividade; ii) para a proteção dos interesses da XGEN  e qualquer tipo de conflito; iii) mediante decisão judicial ou requisição de autoridade competente.

Ainda, esclarecemos que suas informações poderão ser compartilhadas com parceiros, para fins específicos contratados apenas, tais como provedores de infraestrutura tecnológica e operacional necessária para as nossas atividades, como provedores de armazenamento de informações em nuvem.

O Usuário poderá fazer solicitações relativas a seus dados pessoais tratados pela XGEN encaminhando um e-mail para privacidade@xgen.com.br com o assunto “Meus Dados Pessoais”. Tentamos responder às solicitações legítimas dentro de um prazo de 15 (quinze) dias corridos. Eventualmente, um prazo maior poderá ser necessário caso a(s) solicitação(ões) sejam complexas e/ou numerosas. Neste caso, iremos informá-lo e mantê-lo atualizado acerca do andamento de sua(s) solicitação(ões).

 

Uso das Informações e Dados Pessoais

A XGEN usa suas informações e dados pessoais para adequar o Site às suas preferências, para prover os serviços solicitados pelo Usuário e lhe enviar informações sobre produtos e serviços. Ao se cadastrar no Site da XGEN , você pode optar por receber determinadas informações por e-mail.

Base Legal: todos os tratamentos de dados pessoais realizados pela XGEN são fundamentados em uma das bases legais previstas pelo artigo 7º da Lei Federal nº 13.709/2018, a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (“LGPD”), em especial seus incisos I, V e IX.

 

Com Quem Compartilharemos os Dados

O Usuário do Site sempre poderá optar por não divulgar seus dados pessoais para a XGEN, mas alguns desses dados podem ser necessários para obter alguns dos Conteúdos e Serviços que oferecemos (p. ex. envio de formulário de contato). Independente disso, o Usuário do website sempre possuirá direitos relativos a privacidade e a proteção dos seus dados pessoais.

Eventualmente, a XGEN poderá solicitar informações específicas do Usuário para auxiliar na confirmação de sua identidade e garantir seu direito de acessar seus dados pessoais (ou de exercer seus outros direitos). Esta é uma medida de segurança para garantir que os dados pessoais do Usuário não sejam divulgados a qualquer pessoa que não tenha direito de recebê-los. Podemos também contatar o Usuário.

De toda sorte, a XGEN, para se resguardar e proteger seus direitos, poderá acessar, ler, preservar e fornecer quaisquer dados e informações sobre o Usuário, incluindo interações suas, caso sejam necessários para:

  1. Cumprimento de obrigação legal, ordem judicial ou requisição de autoridades administrativas que detenham a devida competência para tanto;
  2. Cumprir ou aplicar outros Acordos e/ou Contratos; e,

 

Por Quanto tempo os Dados Serão Armazenados

A XGEN manterá os dados pessoais do Usuário do Site somente pelo tempo que for necessário para cumprir com as finalidades para as quais os coletamos, inclusive para fins de cumprimento de quaisquer obrigações legais, contratuais, de prestação de contas ou requisição de autoridades competentes.

Todos os dados coletados serão excluídos de nossos servidores quando o Usuário assim requisitar ou quando estes não forem mais necessários ou relevantes para oferecermos os nossos Serviços, salvo se houver qualquer outra razão para a sua manutenção, como eventual obrigação legal de retenção de dados, ou necessidade de preservação destes para resguardo de direitos da XGEN. Sempre que houver a deleção ou a inutilização de seus dados pessoais, você será informado via e-mail ou outra forma de contato que você escolher dentre as disponibilizadas pela XGEN para este fim.

Para determinar o período de retenção adequado para os dados pessoais, consideramos a quantidade, a natureza e a sensibilidade dos dados pessoais, o risco potencial de danos decorrentes do uso não autorizado ou da divulgação de seus dados pessoais, a finalidade de processamento dos seus dados pessoais e se podemos alcançar tais propósitos através de outros meios, bem como os requisitos legais aplicáveis.

 

Como a XGEN PROTEGE suas Informações de Dados Pessoais

A XGEN emprega medidas técnicas de segurança e organizacionais para proteger suas informações e seus dados pessoais. Os dados serão armazenados em um ambiente operacional seguro que não é acessível ao público.

A XGEN se esforça para proteger a privacidade dos dados pessoais e demais informações que são armazenadas, contudo não se pode garantir total segurança. O uso não autorizado de contas, falha de hardware ou de software, bem como outros fatores podem comprometer a segurança de seus dados pessoais a qualquer momento. Neste sentido, nenhuma transmissão pela Internet pode ser garantida como completamente segura.

Consequentemente, a XGEN, suas empresas parceiras e afins, terceiros, provedores de serviços e seus respectivos escritórios, diretores, empregados e agentes não representam, autorizam ou garantem que informações pessoais estarão protegidas contra invasão de “hackers” ou qualquer outra forma ou dispositivo desautorizado no ambiente da internet.

Por isso, caso o Usuário identifique ou tome conhecimento de algo que comprometa a segurança dos dados pessoais, a XGEN  pede que entre em contato por meio do e-mail privacidade@xgen.com.br ou outra forma de contato que você escolher dentre as disponibilizadas pela XGEN  para este fim.

 

Transferência Internacional

A XGEN não transfere diretamente dados pessoais coletados no Brasil para outros países, contudo os serviços de terceiros que usamos podem realizar transferências para outros países. Utilizamos serviços de terceiros que buscam adotar padrões adequados quanto à privacidade e proteção de dados pessoais.

A XGEN tem sua sede no Brasil e os dados que coletamos são regidos pela Lei brasileira. Ao acessar ou usar nossos serviços, o Usuário do Site entende e concorda com o processamento e a transferência de tais dados para o Brasil e eventualmente para outros países por meio do serviço de terceiros. Os dados pessoais dos Usuários do Site, ao serem transferidos para esses países, poderão estar sujeitos à legislação local e às regras pertinentes.

A XGEN informa que em qualquer momento você pode ter acesso às informações sobre o compartilhamento dos seus dados por meio de solicitação via e-mail para privacidade@xgen.com.br ou outra forma de contato que você escolher dentro das disponibilizadas pela XGEN para este fim.

 

Seus Direitos

Em cumprimento à regulamentação vigente e aplicável, no que diz respeito à proteção de dados pessoais, a XGEN respeita e garante ao Usuário a possibilidade de apresentação de solicitações baseadas nos seguintes direitos:

  1. a confirmação da existência de tratamento;
  2. o acesso aos dados;
  1. a anonimização, bloqueio ou eliminação de dados desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade
  2. a portabilidade de seus dados a outro fornecedor de serviço ou produto, mediante requisição expressa pelo Usuário;
  3. a eliminação dos dados tratados com consentimento do Usuário;
  1. a revogação do consentimento.

 

Caso necessite de qualquer auxílio para exercer seus direitos, o Usuário poderá entrar em contato com a XGEN conforme as orientações constantes nesta Política

A XGEN empreenderá os esforços necessários para atender tais pedidos no menor intervalo de tempo possível. No entanto, mesmo em caso de requisição de exclusão, será respeitado o prazo mínimo de guarda de informações de usuários de aplicações de internet, determinado pela legislação brasileira.

 

Atualizações desta Política

Estamos em constante aprimoramento, por isso esta Política poderá ser atualizada, visando prover ao Usuário mais segurança, conveniência e melhorar o provimento do Site. Sendo assim, recomendamos que o Usuário acesse nossa Política periodicamente, para que tenha conhecimento sobre eventuais modificações.

Ao final desta Política, há o indicativo da data da última atualização e, caso sejam feitas alterações relevantes que ensejem novas autorizações dos Usuários, iremos publicar tal atualização e eventualmente solicitar um novo consentimento.

 

Legislação e Foro

Esta Política será regida, interpretada e executada de acordo com as Leis da República Federativa do Brasil, especialmente a Lei Federal nº 13.709/2018, independentemente das Leis de outros estados ou países, sendo competente o foro de domicílio do Usuário para dirimir qualquer dúvida decorrente deste documento.

 

Atualizado em 11 de fevereiro de 2021