Black Friday 2023: como preparar as equipes de vendas
Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site e aprimorar a oferta de anúncios para você. Visite nossa Política de Cookies para saber mais. Ao clicar em "aceitar" você concorda com o uso que fazemos dos cookies.
Olá, como posso te ajudar?

Black Friday 2023: como preparar as equipes de vendas

XGEN
19 de maio de 2023
Prepare sua equipe de vendas para a Black Friday 2023

As empresas, principalmente, do ramo do varejo e do e-commerce já devem estar de olho no planejamento da Black Friday 2023. Olhando para o futuro para tentar adequar suas ações para sair na frente dos concorrentes.

Neste sentido, as equipes de vendas representam a frontline de todas as estratégias para aumentar as vendas na Black Friday, iniciando o treinamento dos times comerciais.

Por isso, disponibilizamos esse conteúdo com dicas de como preparar as equipes de vendas para a black friday que vem aí.

Boa leitura!

Por que preparar as equipes de vendas para a Black Friday Brasil?

Quando falamos de consumo, a Black Friday é uma das datas mais aguardadas, ficando atrás apenas do Natal. É neste momento que as pessoas pesquisam em diferentes canais de atendimento para comprar os mais diferentes tipos de produtos, entre os mais procurados podemos citar:

  • Eletrônicos e smartphones
  • Eletrodomésticos
  • Games
  • Moda e Acessórios
  • Beleza e Perfumaria

Além disso, durante a Black Friday, muitos consumidores aproveitam os descontos para fazer compras de maior valor. O ticket médio de compra aumenta significativamente durante o evento, com os consumidores adquirindo mais produtos ou optando por produtos de maior preço.

E quando é a Black Friday 2023? Este ano, o evento vai acontecer dia 24 de novembro, na última sexta-feira do mês, como de costume.

Embora a Black Friday seja oficialmente um evento de um dia, muitos comércios estendem as promoções por uma semana inteira, com ofertas que começam alguns dias antes e terminam na Cyber Monday (segunda-feira seguinte à Black Friday), oferecendo aos consumidores uma janela de tempo maior para aproveitar as promoções.

Este é um período um grande volume de demandas, pedidos e vendas. Por isso, é indispensável preparar as equipes de vendas, afinal, estamos falando da segunda data mais importante do ano para o consumo, onde é possível aumentar as vendas.

Sendo assim, treinar as equipes de vendas para a Black Friday é importante pelos seguintes motivos:

  • Lidar com o aumento da demanda;
  • Oferecer um atendimento ao cliente de qualidade;
  • Maximizar as oportunidades de venda;
  • Fornecer conhecimento dos produtos e promoções;
  • Gerar confiança e fidelidade dos clientes.

Mas, e agora? Como começar a preparar minha equipe comercial para a Black Friday 203? É o que vamos descobrir com as cinco dicas a seguir!

Como preparar sua equipe de vendas para a Black Friday Brasil

É indispensável preparar todos os colaboradores para grandes eventos como a Black Friday, ainda mais quando falamos de equipes que vão lidar diretamente com o público, como por exemplo, as equipes de atendimento ao público na Black Friday e de vendas.

Como vimos, a Black Friday é um dos melhores momentos do ano para conseguir gerar novas vendas, principalmente, quando falamos de e-commerce e varejo.

Dessa forma, é imprescindível ter equipes de vendas cuidadosamente preparadas para aproveitar todas as oportunidades que vão surgir.

Para te ajudar nessa tarefa trouxemos dicas valiosas para te ajudar a preparar o seu time comercial para a Black Friday 2023. Confira:

Analise os indicadores de vendas

Antes de tudo, é importante realizar uma análise dos indicadores de vendas, como o número de leads gerados e qualificados, taxa de conversão, custo de aquisição por cliente, valor médio das vendas, e entre outros.

Sendo assim, você pode analisar os resultados alcançados em eventos de Black Friday anteriores, identificando pontos fortes e fracos, e estabelecendo metas realistas para este ano.

Essa análise ajudará a direcionar os esforços e os focos dos treinamentos para as equipes.

Ofereça treinamentos online sobre a Black Friday Brasil

Organize treinamentos online focados na sua estratégia de vendas para a Black Friday Brasil.

Mas por que apostar em uma capacitação por meio do e-learning? Por conta dos seus vários benefícios para a empresa:

  • Nivela o aprendizado e coloca o colaborador no centro da jornada;
  • Possibilita a criação de cursos personalizados;
  • Tem disponibilidade de 24h;
  • Utiliza menos recursos;
  • Reduz custos de treinamento;
  • Gera indicadores com maior facilidade.

Você pode pensar em montar trilhas de aprendizagem que envolvam: o conceito do evento, os descontos e promoções que serão oferecidos, bem como as estratégias de vendas que devem ser adotadas.

Essa é uma das formas de ter a garantia de que sua equipe esteja familiarizada com as ofertas, além de comprar que está preparada para responder às principais dúvidas dos clientes.

Crie avaliações para testar o conhecimento

Elabore avaliações ou quizzes para testar o conhecimento da equipe de vendas sobre a Black Friday Brasil.

Isso ajudará a identificar eventuais lacunas de conhecimento e áreas que precisam ser reforçadas nos treinamentos.

Além disso, as avaliações podem servir como uma ferramenta motivacional, premiando os melhores desempenhos e incentivando a busca por mais conhecimento.

Tenha uma base de conhecimento para consulta

É fundamental fornecer uma base de conhecimento abrangente para a equipe de vendas, que funcione como um recurso de suporte e consulta.

Essa base de conhecimento servirá como uma referência rápida e confiável para tirar dúvidas e resolver problemas que possam surgir.

Disponibilize documentos detalhados, manuais, vídeos e outros materiais que possam auxiliar sua equipe durante o período de vendas, maximizando os bons negócios que podem ser gerados na data.

Promova a colaboração e o engajamento

A colaboração entre os membros da equipe de vendas deve ser incentivada sempre, mas em um momento como a Black Friday deve ser promovida ainda mais.

Para isso, é importante criar canais de comunicação interna, como grupos em plataformas colaborativas. Esses canais permitirão que os vendedores compartilhem dicas, estratégias de vendas e experiências bem-sucedidas, promovendo a troca de conhecimentos e fortalecendo a equipe.

O nome dessa estratégia é social learning:

Uma metodologia que defende que a troca de experiências, informações, conhecimentos e principalmente as dúvidas são ingredientes importantíssimos para que todas as informações sejam absorvidas de maneira rápida e colaborativa.

Ao compartilhar suas experiências e conhecimentos, os vendedores podem aprender uns com os outros e adotar novas abordagens ou estratégias eficazes.

Essa troca de conhecimentos é efetiva para promover uma maior interação entre os membros de uma equipe, autonomia do colaborador, fortalecimento da cultura de conhecimento na empresa, o que pode acarretar melhores resultados de venda nesta Black Friday.

Forneça feedbacks

Antes, durante e após o período da Black Friday 2023, é essencial fornecer feedbacks constantes para a equipe de vendas. Assim, o comercial saberá quais os pontos fortes e os pontos que carecem de melhoria.

Por isso, reconheça os esforços individuais e coletivos, aponte os pontos positivos e sugira melhorias.

O feedback construtivo ajuda a equipe a se desenvolver e aperfeiçoar suas habilidades de vendas, aumentando as chances de sucesso durante e depois do evento.

Prepare sua equipe para vender mais nessa Black Friday 2023

O quanto sua equipe de vendas está preparada para a Black Friday 2023? Maximize suas vendas analisando indicadores, oferecendo treinamentos online, criando avaliações, disponibilizando uma base de conhecimento, promovendo a colaboração e fornecendo feedbacks constantes.

E como fazer isso de forma rápida, centralizada e com controle efetivo de interações e indicadores? Por meio da Plataforma de Comunicação Digital XGEN!

A plataforma foi construída e pensada para contemplar as demandas mais importantes das equipes de vendas, contendo: Omnichannel e CRM Conversacional, Inteligência Artificial e Gestão do Conhecimento.

É a parte de Gestão do Conhecimento que mais vai solucionar seus problemas de preparação do seu time comercial para a Black Friday, justamente por conta de funcionalidades como: geração de indicadores, publicações agendadas, provas e quizzes, interações nos conteúdos, criação de grupos e usuários, entre outros.

O tempo está correndo e a Black Friday 2023 está quase chegando! Não perca essa oportunidade e comece a preparar a sua equipe de vendas para um dos maiores eventos de consumo do Brasil.

Prepare sua equipe para vender mais nessa Black Friday 2023

Compartilhe:

Deixe seu comentário

Queremos saber sua opnião sobre nossos conteúdos!

Rua Barão do Triunfo, 427
9º andar - Brooklin Paulista
04602-001 - São Paulo - SP

+55 (11) 3297-4420
Empresa
A XGEN Blog
Apple Messages for Business

Posicione a sua câmera e leia o QR Code para iniciar uma conversa via Apple Messages for Business.

Política de Privacidade

 

A WEB BUSINESS TECHNOLOGY LTDA. (“XGEN”) trata os seus registros eletrônicos e dados pessoais na utilização do website (“Site”), servindo a presente Política de Privacidade (“Política”) para regular, de forma simples e acessível, nossas atividades de tratamento de dados pessoais.

Nossa Política reafirma nosso compromisso com a segurança, a privacidade e a transparência no tratamento de suas informações e dados pessoais, descrevendo como os coletamos e tratamos quando você acessa nosso Site.

A XGEN não registra suas informações pessoais, a não ser que você as forneça voluntariamente por meio de cadastramento no Site, na aba de Contato, por exemplo.

Para melhor ilustrar a forma como realizamos o tratamento de dados pessoais, abaixo está um breve quadro-resumo de nossa Política:

 

Quadro-Resumo

 

Agente de TratamentoWEB BUSINESS TECHNOLOGY LTDA. (“XGEN”), empresa com sede na Rua Barão do Triunfo, nº 427 Conj. 901 a 906, no Bairro Brooklin Paulista, CEP 04.602-001, na Cidade de São Paulo, Estado de São Paulo, inscrita no CNPJ/ME 03.062.507/0001- 68
Papel no TratamentoPredominantemente Controlador
Natureza dos Dados Pessoais tratadosDados pessoais fornecidos pelo Usuário ou coletados pelo site
Finalidade como ControladorUtilização dos dados para atendimento aos clientes e usuários, envio de notícias e avisos, para possibilitar o contato dos usuários e envio de formulários, navegação e uso de funções básicas do website, recebimento de candidaturas à vagas de trabalho, além de cumprir obrigações legais e em seus interesses legítimos, nos termos da LGPD.
CompartilhamentoControladores, Operadores e Fornecedores de serviços essenciais para nossas atividades e pode haver para autoridades/órgãos governamentais competentes, em decorrência de obrigações legais ou regulatórias.
Medidas Empregadas para a Proteção de Dados PessoaisMedidas de segurança físicas, técnicas e administrativas adequadas.
Seus DireitosConfirmação da existência de tratamento e compartilhamento, acesso, correção, portabilidade, eliminação e etc., de acordo com o artigo 18 da LGPD

 

Esta Política poderá ser atualizada a qualquer tempo, pela XGEN , mediante aviso no site e/ou por e-mail, caso o Usuário tenha optado por receber nossas comunicações

 

Que Dados Coletamos

A XGEN  poderá coletar as informações inseridas ativamente pelo Usuário no momento de cadastro e, ainda informações coletadas automaticamente, quando da utilização do website e páginas relacionadas, como por exemplo, características do dispositivo de acesso, IP com data e hora, entre outras.

Desta forma, há o tratamento de dados pessoais i) fornecidos pelo próprio Usuário e ii) os coletados automaticamente.

  1. Informações fornecidas pelo Usuário: a XGEN coleta todas as informações inseridas ativamente pelo Usuário no Site, tais como nome completo, e-mail, número de telefone/celular, quando do preenchimento de formulários pelo Usuário. A XGEN  fará uso dessas informações para promover a divulgação de material institucional, newsletters, convites para palestras e eventos, entre outros, caso o Usuário dê seu consentimento para essa comunicação.
  2. Dados coletados automaticamente: a XGEN também coleta uma série de informações de modo automático, tais como: características do dispositivo de acesso, do navegador, IP (com data e hora), origem do IP, informações sobre cliques, páginas acessadas, as páginas seguintes acessadas após a saída do Site, ou qualquer termo de procura digitado no Site ou em referência a este, dentre outros. Para tal, a XGEN  fará o uso de algumas tecnologias como cookies, pixeltags, beacons e local shared objects, que são utilizadas para otimizar a experiência de navegação do Usuário no iste, de acordo com seus hábitos e preferências.

É possível desabilitar, por meio das configurações de seu navegador de internet, a coleta automática de informações por meio de algumas tecnologias, como cookies e caches, bem como em nosso próprio Site, especificamente quanto a cookies. No entanto, o Usuário deve estar ciente de que, se desabilitadas estas tecnologias, alguns recursos oferecidos pelo site, que dependem do tratamento dos referidos dados, poderão não funcionar corretamente. Para mais informações sobre como proceder em relação à gestão dos cookies nos navegadores:

https://support.microsoft.com/pt-br/help/17442/windows-internetexplorer-delete-manage-cookies

https://support.mozilla.org/pt-BR/kb/ative-e-desative-os-cookies-queos-sites-usam

https://support.google.com/accounts/answer/61416?co=GENIE.Platform%3DDesktop&hl=pt-BR

https://support.apple.com/pt-br/guide/safari/sfri11471/mac

 

As informações coletadas poderão ser compartilhadas pela XGEN  com: i) demais empresas parceiras, quando forem necessárias para a adequada prestação dos serviços objeto de sua atividade; ii) para a proteção dos interesses da XGEN  e qualquer tipo de conflito; iii) mediante decisão judicial ou requisição de autoridade competente.

Ainda, esclarecemos que suas informações poderão ser compartilhadas com parceiros, para fins específicos contratados apenas, tais como provedores de infraestrutura tecnológica e operacional necessária para as nossas atividades, como provedores de armazenamento de informações em nuvem.

O Usuário poderá fazer solicitações relativas a seus dados pessoais tratados pela XGEN encaminhando um e-mail para privacidade@xgen.com.br com o assunto “Meus Dados Pessoais”. Tentamos responder às solicitações legítimas dentro de um prazo de 15 (quinze) dias corridos. Eventualmente, um prazo maior poderá ser necessário caso a(s) solicitação(ões) sejam complexas e/ou numerosas. Neste caso, iremos informá-lo e mantê-lo atualizado acerca do andamento de sua(s) solicitação(ões).

 

Uso das Informações e Dados Pessoais

A XGEN usa suas informações e dados pessoais para adequar o Site às suas preferências, para prover os serviços solicitados pelo Usuário e lhe enviar informações sobre produtos e serviços. Ao se cadastrar no Site da XGEN , você pode optar por receber determinadas informações por e-mail.

Base Legal: todos os tratamentos de dados pessoais realizados pela XGEN são fundamentados em uma das bases legais previstas pelo artigo 7º da Lei Federal nº 13.709/2018, a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (“LGPD”), em especial seus incisos I, V e IX.

 

Com Quem Compartilharemos os Dados

O Usuário do Site sempre poderá optar por não divulgar seus dados pessoais para a XGEN, mas alguns desses dados podem ser necessários para obter alguns dos Conteúdos e Serviços que oferecemos (p. ex. envio de formulário de contato). Independente disso, o Usuário do website sempre possuirá direitos relativos a privacidade e a proteção dos seus dados pessoais.

Eventualmente, a XGEN poderá solicitar informações específicas do Usuário para auxiliar na confirmação de sua identidade e garantir seu direito de acessar seus dados pessoais (ou de exercer seus outros direitos). Esta é uma medida de segurança para garantir que os dados pessoais do Usuário não sejam divulgados a qualquer pessoa que não tenha direito de recebê-los. Podemos também contatar o Usuário.

De toda sorte, a XGEN, para se resguardar e proteger seus direitos, poderá acessar, ler, preservar e fornecer quaisquer dados e informações sobre o Usuário, incluindo interações suas, caso sejam necessários para:

  1. Cumprimento de obrigação legal, ordem judicial ou requisição de autoridades administrativas que detenham a devida competência para tanto;
  2. Cumprir ou aplicar outros Acordos e/ou Contratos; e,

 

Por Quanto tempo os Dados Serão Armazenados

A XGEN manterá os dados pessoais do Usuário do Site somente pelo tempo que for necessário para cumprir com as finalidades para as quais os coletamos, inclusive para fins de cumprimento de quaisquer obrigações legais, contratuais, de prestação de contas ou requisição de autoridades competentes.

Todos os dados coletados serão excluídos de nossos servidores quando o Usuário assim requisitar ou quando estes não forem mais necessários ou relevantes para oferecermos os nossos Serviços, salvo se houver qualquer outra razão para a sua manutenção, como eventual obrigação legal de retenção de dados, ou necessidade de preservação destes para resguardo de direitos da XGEN. Sempre que houver a deleção ou a inutilização de seus dados pessoais, você será informado via e-mail ou outra forma de contato que você escolher dentre as disponibilizadas pela XGEN para este fim.

Para determinar o período de retenção adequado para os dados pessoais, consideramos a quantidade, a natureza e a sensibilidade dos dados pessoais, o risco potencial de danos decorrentes do uso não autorizado ou da divulgação de seus dados pessoais, a finalidade de processamento dos seus dados pessoais e se podemos alcançar tais propósitos através de outros meios, bem como os requisitos legais aplicáveis.

 

Como a XGEN PROTEGE suas Informações de Dados Pessoais

A XGEN emprega medidas técnicas de segurança e organizacionais para proteger suas informações e seus dados pessoais. Os dados serão armazenados em um ambiente operacional seguro que não é acessível ao público.

A XGEN se esforça para proteger a privacidade dos dados pessoais e demais informações que são armazenadas, contudo não se pode garantir total segurança. O uso não autorizado de contas, falha de hardware ou de software, bem como outros fatores podem comprometer a segurança de seus dados pessoais a qualquer momento. Neste sentido, nenhuma transmissão pela Internet pode ser garantida como completamente segura.

Consequentemente, a XGEN, suas empresas parceiras e afins, terceiros, provedores de serviços e seus respectivos escritórios, diretores, empregados e agentes não representam, autorizam ou garantem que informações pessoais estarão protegidas contra invasão de “hackers” ou qualquer outra forma ou dispositivo desautorizado no ambiente da internet.

Por isso, caso o Usuário identifique ou tome conhecimento de algo que comprometa a segurança dos dados pessoais, a XGEN  pede que entre em contato por meio do e-mail privacidade@xgen.com.br ou outra forma de contato que você escolher dentre as disponibilizadas pela XGEN  para este fim.

 

Transferência Internacional

A XGEN não transfere diretamente dados pessoais coletados no Brasil para outros países, contudo os serviços de terceiros que usamos podem realizar transferências para outros países. Utilizamos serviços de terceiros que buscam adotar padrões adequados quanto à privacidade e proteção de dados pessoais.

A XGEN tem sua sede no Brasil e os dados que coletamos são regidos pela Lei brasileira. Ao acessar ou usar nossos serviços, o Usuário do Site entende e concorda com o processamento e a transferência de tais dados para o Brasil e eventualmente para outros países por meio do serviço de terceiros. Os dados pessoais dos Usuários do Site, ao serem transferidos para esses países, poderão estar sujeitos à legislação local e às regras pertinentes.

A XGEN informa que em qualquer momento você pode ter acesso às informações sobre o compartilhamento dos seus dados por meio de solicitação via e-mail para privacidade@xgen.com.br ou outra forma de contato que você escolher dentro das disponibilizadas pela XGEN para este fim.

 

Seus Direitos

Em cumprimento à regulamentação vigente e aplicável, no que diz respeito à proteção de dados pessoais, a XGEN respeita e garante ao Usuário a possibilidade de apresentação de solicitações baseadas nos seguintes direitos:

  1. a confirmação da existência de tratamento;
  2. o acesso aos dados;
  1. a anonimização, bloqueio ou eliminação de dados desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade
  2. a portabilidade de seus dados a outro fornecedor de serviço ou produto, mediante requisição expressa pelo Usuário;
  3. a eliminação dos dados tratados com consentimento do Usuário;
  1. a revogação do consentimento.

 

Caso necessite de qualquer auxílio para exercer seus direitos, o Usuário poderá entrar em contato com a XGEN conforme as orientações constantes nesta Política

A XGEN empreenderá os esforços necessários para atender tais pedidos no menor intervalo de tempo possível. No entanto, mesmo em caso de requisição de exclusão, será respeitado o prazo mínimo de guarda de informações de usuários de aplicações de internet, determinado pela legislação brasileira.

 

Atualizações desta Política

Estamos em constante aprimoramento, por isso esta Política poderá ser atualizada, visando prover ao Usuário mais segurança, conveniência e melhorar o provimento do Site. Sendo assim, recomendamos que o Usuário acesse nossa Política periodicamente, para que tenha conhecimento sobre eventuais modificações.

Ao final desta Política, há o indicativo da data da última atualização e, caso sejam feitas alterações relevantes que ensejem novas autorizações dos Usuários, iremos publicar tal atualização e eventualmente solicitar um novo consentimento.

 

Legislação e Foro

Esta Política será regida, interpretada e executada de acordo com as Leis da República Federativa do Brasil, especialmente a Lei Federal nº 13.709/2018, independentemente das Leis de outros estados ou países, sendo competente o foro de domicílio do Usuário para dirimir qualquer dúvida decorrente deste documento.

 

Atualizado em 11 de fevereiro de 2021