Chatbot para comunicação interna: como ele pode te ajudar?
Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site e aprimorar a oferta de anúncios para você. Visite nossa Política de Cookies para saber mais. Ao clicar em "aceitar" você concorda com o uso que fazemos dos cookies.
Olá, como posso te ajudar?

Chatbot para comunicação interna: como ele pode te ajudar?

XGEN
23 de julho de 2021
Chatbot para comunicação interna

O chatbot é uma tecnologia que tem se destacado nos últimos anos e eles são fortes conhecidos por sua capacidade de auxiliar no atendimento ao cliente. Mas, não é só isso, e eles podem entregar muito mais nas estratégias como chatbot para comunicação interna, vendas, cobrança, capacitação e tantos outros objetivos.

Os chatbots são ferramentas que possibilitam a interação de forma automática por meio de diversas plataformas e, com respostas pré-programadas ou baseadas em inteligência artificial, atuam para auxiliar na resolução de problemas.

Por sua capacidade de ser programado para diversos objetivos, esse software tem ganhado cada vez mais espaço e o chatbot para comunicação interna tem sido estratégia presente e real em diversos negócios.

Você já pensou em como essa ferramenta pode servir não apenas para seus clientes, mas também para suas estratégias internas? No artigo de hoje vamos falar sobre como o chatbot para comunicação interna pode ser benéfico para sua organização. Acompanhe!

Por que ter um chatbot para comunicação interna?

Antes de saber como aderir o chatbot para comunicação interna ou em onde de fato é possível utilizá-la, é importante entender a importância desse uso para que seu negócio enxergue valor nessa implementação.

A comunicação interna é uma estratégia empresarial que foca suas ações diretamente nos colaboradores de uma empresa. Essa ação é a transmissão e compartilhamento de informações relevantes e estratégias dentro de um ambiente organizacional.

Uma boa comunicação interna é essencial para que todos os colaboradores estejam na mesma página em relação às tomadas de decisão da empresa. Seu principal objetivo é manter os talentos alinhados e engajados com os objetivos, estratégias e discurso do negócio.

A comunicação interna é um desafio de muitas empresas e diversos problemas podem ocorrer quando ela não é bem estruturada, como:

  • Falta de interação e dificuldades entre os times;
  • Comunicação limitada para colaboradores que trabalham de forma presencial ou estão concentrados em alguns times;
  • Baixo engajamento dos colaboradores;
  • Informações paradas e falta de entendimento das mudanças da empresa;
  • Respostas demoradas para dúvidas dos colaboradores sobre burocracias, processos e ferramentas essenciais para o andamento do trabalho;
  • Excesso de burburinhos e informações não oficiais;
  • Clima organizacional prejudicado.

Olhar para esses – e tantos outros – problemas é preciso, afinal, a comunicação interna é parte crucial do bom andamento dos trabalhos e essa deve ser uma estratégia contínua, acompanhada e alimentada com ferramentas, metodologias e facilidades e é justamente por isso que o chatbot para comunicação interna é um grande ganho.

O chatbot é uma ferramenta que facilita o trabalho de diferentes setores como o de recursos humanos, financeiro e até mesmo o de suporte e ele pode ser uma parte responsável pela execução das atividades de comunicação e repasse de informações com os funcionários da empresa, por exemplo.

Quais as vantagens do chatbot para comunicação interna?

Para que você visualize de forma ainda mais prática sobre as possibilidades e, claro, benefícios dessa ferramenta, reunimos algumas vantagens que o chatbot para comunicação interna pode levar para dentro dos negócios. Acompanhe!

Leva uma comunicação direta e fácil

Com o uso do chatbot é possível proporcionar uma comunicação direta e facilitada entre seus funcionários de cada departamento.

Dentro desse objetivo interno, é possível explorar muitas de suas necessidades: desde um bot que solucione dúvidas de funcionários, os ajude em pesquisas sobre demandas de trabalho, buscas de documentos, solicitações internas e até mesmo comunicações ativas para seus colaboradores.

Para diversos objetivos é possível sua utilização e é importante que eles sejam definidos para que o colaborador saiba de fato para que usar essa ferramenta.

Gera engajamento

Utilizar estes robôs para se comunicar ajuda a gerar engajamento, afinal, essa é uma forma de comunicação de mão dupla em que seus colaboradores podem receber e enviar mensagens.

Essas mensagens podem ser feitas de forma descontraída e que fale a linguagem do seu público que será atingido. Ao ter uma comunicação personalizada e direcionada para o colaborador, a empresa mostra preocupação com seus times e eles passam a se sentir mais incluídos no negócio.

Além disso, o chatbot pode ser muito mais do que um robô, mas sim ter uma personalidade, avatar, nome e se tornar de fato um personagem dentro das rotinas de trabalho.

Dá agilidade no fluxo de informações

Muitas são as informações que ficam paradas dentro das empresas e isso gera o famoso “telefone sem fio” que é um grande problema organizacional. Mesmo que sejam utilizados intranets, plataformas ou e-mails, por exemplo, não é garantido que o colaborador vai de fato ver a informação que deve ser repassada para todos.

Com o chatbot para comunicação interna torna-se possível automatizar e enviar as mensagens para todos que fazem parte do ambiente empresarial.

Dessa maneira, independentemente do local que seu funcionário estiver, com certeza ele terá acesso mais fácil às informações. Além disso, todos os conteúdos que precisam ser disseminados, podem ser enviados quando for necessário, basta configurar seu chatbot para isso.

Facilita a rotina do RH

Assim como é possível perceber em todos os itens deste artigo, o chatbot para comunicação interna veio para facilitar vidas, agilizando processos e é um grande aliado para os setores de RH.

O uso destes robôs pode facilitar a rotina do RH ao realizar tarefas simples, como: disparar comunicados para os trabalhadores da empresa, responder solicitações relacionadas a férias ou licenças, realizar atualizações cadastrais, dar respostas para regras de funcionamento de benefícios, agendamento de exames de medicina do trabalho, remuneração, holerites, entre tantas outras possibilidades.

Dessa forma, as perguntas e respostas mais comuns ficam configuradas na plataforma e seus times de RH passam a atuar em demandas de fato estratégicas dentro do negócio.

Auxílio no suporte de TI

A área de TI da empresa é muito importante e, diversas vezes eles recebem demandas internas sobre problemas com computadores, atualizações de softwares, recuperação de senhas, programas que não rodam e muitas outras demandas para se lidar.

Para facilitar um pouco as tarefas dos funcionários desta área, o chatbot para comunicação interna pode entrar em cena.

Para isso é só programar o atendimento com respostas para problemas comuns e corriqueiros, que irão ajudar os funcionários a resolvê-los sem que seja preciso grande esforço e sem envolver terceiros.

Ajuda nas ações de endomarketing

O endomarketing é um conjunto de ações desenvolvidas pela empresa com o objetivo de engajar os funcionários e criar o sentimento de pertencimento dentro do negócio. Essas ações ocorrem em conjunto com marketing e RH da empresa e ela é uma forma de gerar experiências para os colaboradores.

O chatbot para comunicação interna pode ser um grande aliado nesse momento, afinal, além de comunicados a ferramenta pode enviar mensagens de datas comemorativas, aniversários, pesquisas de satisfação, treinamentos relevantes e qualquer que seja o conteúdo com intuito de engajar e gerar valor para o público interno.

Possibilidade de uso de diversos canais

O chatbot não está preso a um canal e ele pode ser utilizado em plataformas de conhecimento, sites, redes sociais, canais de comunicação como WhatsApp, Telegram, Apple Business Chat e dão grande leque de opções para as empresas.

Sendo assim, sua implementação pode ocorrer no canal que faz mais sentido para seu negócio para que a comunicação interna flua verdadeiramente.

Utilize o chatbot para comunicação interna em sua empresa

No decorrer do artigo foram apresentados muitos benefícios e formas de implementar o chatbot para comunicação interna da sua empresa e deu para perceber como eles pode ser grandes facilitadores para o negócio e funcionários, certo?

Com a correria do dia a dia algumas informações podem passar batidas, ou demandas podem acabar não sendo supridas como deveriam. O chatbot é o facilitador que auxiliar os departamentos a se organizarem melhor e será uma ferramenta companheira no trabalho dos funcionários.

Investir neste software é um grande ganho de tempo, engajamento e produtividade e faz com que a cultura de comunicação interna fique ainda mais viva na organização.

Você já conhecia sobre a possibilidade do chatbot para comunicação interna? Aproveite que sabe mais sobre o tema e saiba ainda mais como um chatbot pode te ajudar em seu negócio!

 

Chatbot para comunicação interna

Compartilhe:

Deixe seu comentário

Queremos saber sua opnião sobre nossos conteúdos!

Rua Barão do Triunfo, 427
9º andar - Brooklin Paulista
04602-001 - São Paulo - SP

+55 (11) 3297-4420
Empresa
A XGEN Blog
Apple Messages for Business

Posicione a sua câmera e leia o QR Code para iniciar uma conversa via Apple Messages for Business.

Política de Privacidade

 

A WEB BUSINESS TECHNOLOGY LTDA. (“XGEN”) trata os seus registros eletrônicos e dados pessoais na utilização do website (“Site”), servindo a presente Política de Privacidade (“Política”) para regular, de forma simples e acessível, nossas atividades de tratamento de dados pessoais.

Nossa Política reafirma nosso compromisso com a segurança, a privacidade e a transparência no tratamento de suas informações e dados pessoais, descrevendo como os coletamos e tratamos quando você acessa nosso Site.

A XGEN não registra suas informações pessoais, a não ser que você as forneça voluntariamente por meio de cadastramento no Site, na aba de Contato, por exemplo.

Para melhor ilustrar a forma como realizamos o tratamento de dados pessoais, abaixo está um breve quadro-resumo de nossa Política:

 

Quadro-Resumo

 

Agente de TratamentoWEB BUSINESS TECHNOLOGY LTDA. (“XGEN”), empresa com sede na Rua Barão do Triunfo, nº 427 Conj. 901 a 906, no Bairro Brooklin Paulista, CEP 04.602-001, na Cidade de São Paulo, Estado de São Paulo, inscrita no CNPJ/ME 03.062.507/0001- 68
Papel no TratamentoPredominantemente Controlador
Natureza dos Dados Pessoais tratadosDados pessoais fornecidos pelo Usuário ou coletados pelo site
Finalidade como ControladorUtilização dos dados para atendimento aos clientes e usuários, envio de notícias e avisos, para possibilitar o contato dos usuários e envio de formulários, navegação e uso de funções básicas do website, recebimento de candidaturas à vagas de trabalho, além de cumprir obrigações legais e em seus interesses legítimos, nos termos da LGPD.
CompartilhamentoControladores, Operadores e Fornecedores de serviços essenciais para nossas atividades e pode haver para autoridades/órgãos governamentais competentes, em decorrência de obrigações legais ou regulatórias.
Medidas Empregadas para a Proteção de Dados PessoaisMedidas de segurança físicas, técnicas e administrativas adequadas.
Seus DireitosConfirmação da existência de tratamento e compartilhamento, acesso, correção, portabilidade, eliminação e etc., de acordo com o artigo 18 da LGPD

 

Esta Política poderá ser atualizada a qualquer tempo, pela XGEN , mediante aviso no site e/ou por e-mail, caso o Usuário tenha optado por receber nossas comunicações

 

Que Dados Coletamos

A XGEN  poderá coletar as informações inseridas ativamente pelo Usuário no momento de cadastro e, ainda informações coletadas automaticamente, quando da utilização do website e páginas relacionadas, como por exemplo, características do dispositivo de acesso, IP com data e hora, entre outras.

Desta forma, há o tratamento de dados pessoais i) fornecidos pelo próprio Usuário e ii) os coletados automaticamente.

  1. Informações fornecidas pelo Usuário: a XGEN coleta todas as informações inseridas ativamente pelo Usuário no Site, tais como nome completo, e-mail, número de telefone/celular, quando do preenchimento de formulários pelo Usuário. A XGEN  fará uso dessas informações para promover a divulgação de material institucional, newsletters, convites para palestras e eventos, entre outros, caso o Usuário dê seu consentimento para essa comunicação.
  2. Dados coletados automaticamente: a XGEN também coleta uma série de informações de modo automático, tais como: características do dispositivo de acesso, do navegador, IP (com data e hora), origem do IP, informações sobre cliques, páginas acessadas, as páginas seguintes acessadas após a saída do Site, ou qualquer termo de procura digitado no Site ou em referência a este, dentre outros. Para tal, a XGEN  fará o uso de algumas tecnologias como cookies, pixeltags, beacons e local shared objects, que são utilizadas para otimizar a experiência de navegação do Usuário no iste, de acordo com seus hábitos e preferências.

É possível desabilitar, por meio das configurações de seu navegador de internet, a coleta automática de informações por meio de algumas tecnologias, como cookies e caches, bem como em nosso próprio Site, especificamente quanto a cookies. No entanto, o Usuário deve estar ciente de que, se desabilitadas estas tecnologias, alguns recursos oferecidos pelo site, que dependem do tratamento dos referidos dados, poderão não funcionar corretamente. Para mais informações sobre como proceder em relação à gestão dos cookies nos navegadores:

https://support.microsoft.com/pt-br/help/17442/windows-internetexplorer-delete-manage-cookies

https://support.mozilla.org/pt-BR/kb/ative-e-desative-os-cookies-queos-sites-usam

https://support.google.com/accounts/answer/61416?co=GENIE.Platform%3DDesktop&hl=pt-BR

https://support.apple.com/pt-br/guide/safari/sfri11471/mac

 

As informações coletadas poderão ser compartilhadas pela XGEN  com: i) demais empresas parceiras, quando forem necessárias para a adequada prestação dos serviços objeto de sua atividade; ii) para a proteção dos interesses da XGEN  e qualquer tipo de conflito; iii) mediante decisão judicial ou requisição de autoridade competente.

Ainda, esclarecemos que suas informações poderão ser compartilhadas com parceiros, para fins específicos contratados apenas, tais como provedores de infraestrutura tecnológica e operacional necessária para as nossas atividades, como provedores de armazenamento de informações em nuvem.

O Usuário poderá fazer solicitações relativas a seus dados pessoais tratados pela XGEN encaminhando um e-mail para privacidade@xgen.com.br com o assunto “Meus Dados Pessoais”. Tentamos responder às solicitações legítimas dentro de um prazo de 15 (quinze) dias corridos. Eventualmente, um prazo maior poderá ser necessário caso a(s) solicitação(ões) sejam complexas e/ou numerosas. Neste caso, iremos informá-lo e mantê-lo atualizado acerca do andamento de sua(s) solicitação(ões).

 

Uso das Informações e Dados Pessoais

A XGEN usa suas informações e dados pessoais para adequar o Site às suas preferências, para prover os serviços solicitados pelo Usuário e lhe enviar informações sobre produtos e serviços. Ao se cadastrar no Site da XGEN , você pode optar por receber determinadas informações por e-mail.

Base Legal: todos os tratamentos de dados pessoais realizados pela XGEN são fundamentados em uma das bases legais previstas pelo artigo 7º da Lei Federal nº 13.709/2018, a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (“LGPD”), em especial seus incisos I, V e IX.

 

Com Quem Compartilharemos os Dados

O Usuário do Site sempre poderá optar por não divulgar seus dados pessoais para a XGEN, mas alguns desses dados podem ser necessários para obter alguns dos Conteúdos e Serviços que oferecemos (p. ex. envio de formulário de contato). Independente disso, o Usuário do website sempre possuirá direitos relativos a privacidade e a proteção dos seus dados pessoais.

Eventualmente, a XGEN poderá solicitar informações específicas do Usuário para auxiliar na confirmação de sua identidade e garantir seu direito de acessar seus dados pessoais (ou de exercer seus outros direitos). Esta é uma medida de segurança para garantir que os dados pessoais do Usuário não sejam divulgados a qualquer pessoa que não tenha direito de recebê-los. Podemos também contatar o Usuário.

De toda sorte, a XGEN, para se resguardar e proteger seus direitos, poderá acessar, ler, preservar e fornecer quaisquer dados e informações sobre o Usuário, incluindo interações suas, caso sejam necessários para:

  1. Cumprimento de obrigação legal, ordem judicial ou requisição de autoridades administrativas que detenham a devida competência para tanto;
  2. Cumprir ou aplicar outros Acordos e/ou Contratos; e,

 

Por Quanto tempo os Dados Serão Armazenados

A XGEN manterá os dados pessoais do Usuário do Site somente pelo tempo que for necessário para cumprir com as finalidades para as quais os coletamos, inclusive para fins de cumprimento de quaisquer obrigações legais, contratuais, de prestação de contas ou requisição de autoridades competentes.

Todos os dados coletados serão excluídos de nossos servidores quando o Usuário assim requisitar ou quando estes não forem mais necessários ou relevantes para oferecermos os nossos Serviços, salvo se houver qualquer outra razão para a sua manutenção, como eventual obrigação legal de retenção de dados, ou necessidade de preservação destes para resguardo de direitos da XGEN. Sempre que houver a deleção ou a inutilização de seus dados pessoais, você será informado via e-mail ou outra forma de contato que você escolher dentre as disponibilizadas pela XGEN para este fim.

Para determinar o período de retenção adequado para os dados pessoais, consideramos a quantidade, a natureza e a sensibilidade dos dados pessoais, o risco potencial de danos decorrentes do uso não autorizado ou da divulgação de seus dados pessoais, a finalidade de processamento dos seus dados pessoais e se podemos alcançar tais propósitos através de outros meios, bem como os requisitos legais aplicáveis.

 

Como a XGEN PROTEGE suas Informações de Dados Pessoais

A XGEN emprega medidas técnicas de segurança e organizacionais para proteger suas informações e seus dados pessoais. Os dados serão armazenados em um ambiente operacional seguro que não é acessível ao público.

A XGEN se esforça para proteger a privacidade dos dados pessoais e demais informações que são armazenadas, contudo não se pode garantir total segurança. O uso não autorizado de contas, falha de hardware ou de software, bem como outros fatores podem comprometer a segurança de seus dados pessoais a qualquer momento. Neste sentido, nenhuma transmissão pela Internet pode ser garantida como completamente segura.

Consequentemente, a XGEN, suas empresas parceiras e afins, terceiros, provedores de serviços e seus respectivos escritórios, diretores, empregados e agentes não representam, autorizam ou garantem que informações pessoais estarão protegidas contra invasão de “hackers” ou qualquer outra forma ou dispositivo desautorizado no ambiente da internet.

Por isso, caso o Usuário identifique ou tome conhecimento de algo que comprometa a segurança dos dados pessoais, a XGEN  pede que entre em contato por meio do e-mail privacidade@xgen.com.br ou outra forma de contato que você escolher dentre as disponibilizadas pela XGEN  para este fim.

 

Transferência Internacional

A XGEN não transfere diretamente dados pessoais coletados no Brasil para outros países, contudo os serviços de terceiros que usamos podem realizar transferências para outros países. Utilizamos serviços de terceiros que buscam adotar padrões adequados quanto à privacidade e proteção de dados pessoais.

A XGEN tem sua sede no Brasil e os dados que coletamos são regidos pela Lei brasileira. Ao acessar ou usar nossos serviços, o Usuário do Site entende e concorda com o processamento e a transferência de tais dados para o Brasil e eventualmente para outros países por meio do serviço de terceiros. Os dados pessoais dos Usuários do Site, ao serem transferidos para esses países, poderão estar sujeitos à legislação local e às regras pertinentes.

A XGEN informa que em qualquer momento você pode ter acesso às informações sobre o compartilhamento dos seus dados por meio de solicitação via e-mail para privacidade@xgen.com.br ou outra forma de contato que você escolher dentro das disponibilizadas pela XGEN para este fim.

 

Seus Direitos

Em cumprimento à regulamentação vigente e aplicável, no que diz respeito à proteção de dados pessoais, a XGEN respeita e garante ao Usuário a possibilidade de apresentação de solicitações baseadas nos seguintes direitos:

  1. a confirmação da existência de tratamento;
  2. o acesso aos dados;
  1. a anonimização, bloqueio ou eliminação de dados desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade
  2. a portabilidade de seus dados a outro fornecedor de serviço ou produto, mediante requisição expressa pelo Usuário;
  3. a eliminação dos dados tratados com consentimento do Usuário;
  1. a revogação do consentimento.

 

Caso necessite de qualquer auxílio para exercer seus direitos, o Usuário poderá entrar em contato com a XGEN conforme as orientações constantes nesta Política

A XGEN empreenderá os esforços necessários para atender tais pedidos no menor intervalo de tempo possível. No entanto, mesmo em caso de requisição de exclusão, será respeitado o prazo mínimo de guarda de informações de usuários de aplicações de internet, determinado pela legislação brasileira.

 

Atualizações desta Política

Estamos em constante aprimoramento, por isso esta Política poderá ser atualizada, visando prover ao Usuário mais segurança, conveniência e melhorar o provimento do Site. Sendo assim, recomendamos que o Usuário acesse nossa Política periodicamente, para que tenha conhecimento sobre eventuais modificações.

Ao final desta Política, há o indicativo da data da última atualização e, caso sejam feitas alterações relevantes que ensejem novas autorizações dos Usuários, iremos publicar tal atualização e eventualmente solicitar um novo consentimento.

 

Legislação e Foro

Esta Política será regida, interpretada e executada de acordo com as Leis da República Federativa do Brasil, especialmente a Lei Federal nº 13.709/2018, independentemente das Leis de outros estados ou países, sendo competente o foro de domicílio do Usuário para dirimir qualquer dúvida decorrente deste documento.

 

Atualizado em 11 de fevereiro de 2021