Como aumentar suas vendas com chatbot: a tecnologia como aliada do negócio!
Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site e aprimorar a oferta de anúncios para você. Visite nossa Política de Cookies para saber mais. Ao clicar em "aceitar" você concorda com o uso que fazemos dos cookies.
Olá, como posso te ajudar?

Como aumentar suas vendas com chatbot: a tecnologia como aliada do negócio!

XGEN
8 de julho de 2021
Como aumentar as suas vendas com chatbot

Certamente um dos principais objetivos e metas das empresas é entregar seus serviços ou produtos, certo? Para isso, mais do que vender para clientes recorrentes, é importante ter estratégias de como aumentar suas vendas e conquistar cada vez mais público.

É claro que vender depende de diversos fatores desde qualidade dos produtos/serviços, preços, distribuição, divulgação, atendimento, colaboradores capacitados e uma extensa gama de processos e estratégias.

E para que esse processo seja ainda mais simplificado e assertivo dentro dos negócios, é importante contar com tecnologias e ferramentas que façam com que as vendas cheguem ainda mais em sua organização.

Pensando nisso, você já refletiu sobre como um chatbot pode ser um grande aliado nesse processo? Diferente do que muitos pensam, esses robôs não servem apenas para fazer simples atendimentos e podem ser implementados em diversas estratégias e setores.

Para e ajudar a entender melhor sobre essas possibilidades, vamos falar mais sobre o chatbot e te dar alguns insights sobre como aumentas suas vendas com essa ferramenta. Acompanhe!

O que é um chatbot?

Antes de falar de falar sobre como aumentar suas vendas com chatbot, é importante que você entenda mais sobre essa ferramenta e seus objetivos. Os chatbots são softwares de perguntas e respostas baseados em perguntas ou em inteligência artificial capazes de manter uma conversa com usuários.

Sendo assim, esses robôs são pré-configurados para receberem dúvidas, demandas e necessidades das empresas e são capazes de manter uma conversa e oferecer respostas e soluções de forma ágil e mais assertiva possível.

Muitos pensam que os chatbots servem apenas para atendimento ao cliente e dúvidas recorrentes, mas há um grande potencial nessa ferramenta que pode ser explorado e ele pode ser um grande aliado em diversos setores como cobrança, vendas, marketing ou até mesmo educação corporativa.

Ou seja, esses robôs fazem parte das estratégias de negócio e podem atuar nos mais diferentes setores para agilizar demandas, aproximar clientes do negócio e fortalecer a experiência do público.

É importante também dizer que os chatbots não são restritos os sites das empresas e eles são uma ferramenta independente que podem ser integrados a diversas plataformas como site, redes sociais, lojas virtuais, canais de mensagem como WhatsApp, Telegram, Apple Business Chat, entre outros.

Como são estruturas personalizáveis, é totalmente viável desenhar um robô que tenha a ver com perfil da marca e que sirva para as necessidades dos clientes e é por isso que um chatbot pode ser um aliado quando pensamos em como aumentas suas vendas.

Como aumentar suas vendas com chatbot? 6 funções que o robô pode oferecer para o negócio!

Como sabemos, as vendas movem os negócios. Mesmo que a relação com o cliente seja muito além de financeira e seja essencial traçar estratégias para experiência e relacionamento, é preciso ter um fluxo saudável de vendas para que a organização tenha capacidade de se manter.

Diversas são as metodologias utilizadas dentro de um processo de vendas, mas de forma genérica vamos pensar sobre um ciclo de atração, prospecção, qualificação, apresentação e fechamento e pós-venda.

Você já imaginou como um chatbot pode atuar nesses momentos e ser importante para suas vendas? Pois bem, a ferramenta pode ser utilizada nos mais diferentes pontos da jornada, sendo um grande aliado aos seus vendedores, consultores e processos.

Pensando nesse fluxo de vendas, separamos algumas funcionalidades e possibilidades que o chatbot é capaz de atuar para que você entenda de forma prática como aumentar suas vendas com a ferramenta.

1. Captação de leads

A captação de leads, ou seja, de pessoas interessadas em seus produtos ou serviços é essencial para as vendas e marketing e é preciso ter estratégias para não perder as pessoas que visitam sua marca, independente de qual seja o canal.

Com um chatbot é possível que seu negócio ofereça conteúdos de forma relevante e personalizada e crie ações para captar dados importantes para que seu processo de prospecção se inicie com ainda mais informações sobre o possível cliente.

Ou seja, mais do que apenas contar com formulários para ser preenchidos, ao ter uma conversa interativa e não tão formal, mais simples para que o público se engaje e entregue informações sobre ele e suas necessidades de acordo com o que é relevante para seu processo.

2. Abordagem proativas e envio de ofertas personalizadas

Se a empresa conta com dados do consumidor e sabe mais sobre sua necessidade e momento da jornada de compra, é possível fazer abordagens proativas e incentivar a conversão com o envio de ofertas e promoções personalizadas.

Isto é, é a hora de usar o chatbot para apresentar suas soluções para o cliente durante sua interação com a empresa e fazer com que ele perceba que precisa de seu produto/serviço.

Vale lembrar que isso é muito mais do que enviar cardápios e catálogos, mas sim utilizar a inteligência artificial para reunir dados e perfis e oferecer soluções de fato personalizadas para que a experiência não seja comprometida.

Nesse ponto, é preciso ter atenção às regras das plataformas. O WhatsApp, por exemplo, permite o envio de notificação proativas de empresas para clientes desde que elas sigam regras e que o consumidor tenha dado o opt-in, ou seja, aceite receber esse tipo de comunicação.

3. Vendas e conversões

Dependendo do seu produto/serviço, o chatbot pode atuar de fato na venda. Canais como Apple Business Chat, por exemplo, possuem a funcionalidade de receber pagamentos pela plataforma e de forma simples e rápida sua empresa pode fazer vendas dentro dos chats.

Em canais em que isso não é possível, o chatbot pode redirecionar o cliente para página de pagamento, facilitando o processo e evitando a perda de clientes nesse momento crucial para as vendas.

É claro que essa funcionalidade não dá certo em todos os negócios, afinal, muitos produtos/serviços precisam dos profissionais de vendas para guiarem os clientes, fazer apresentações e tratar um processo de proposta e fechamento.

Porém, para produtos em que o cliente segue na jornada de forma quase individual, por que não contar com a ajuda da automação para também vender os seus serviços?

4. Pós-venda e suporte

Quando as compras são feitas online, é natural que os clientes voltem aos sites para encontrar o andamento da entrega ou até mesmo tirar dúvidas após o recebimento, certo?

A venda não acaba no momento da compra e é preciso que seu processo seja estruturado também para o pós-venda, afinal, aqui seu cliente vai avaliar a experiência e definir se retorna ou não para seu negócio.

Dito isso, o chatbot pode ser um grande aliado para responder essas dúvidas, enviar boletos, dar atualizações de compra e oferecer suporte anterior ao atendimento humano, atuando de forma ágil e direcionada para o público.

5. Pesquisas e fidelização

O pós-venda é um momento de fidelização e olhar para pesquisas e relacionamento é crucial aqui. Com o chatbot, sua empresa pode enviar pesquisas como NPS, CSAT ou CES, por exemplo, após as interações e coletar feedbacks dos seus clientes.

Além disso, independente da plataforma que você escolher, o chatbot pode trabalhar na nutrição dos seus leads com foco fidelização dos clientes e claro, recompras.

6. Recompra

Uma das possibilidades ao entender como aumentar suas vendas com chatbot é sobre a forma que a automação pode te ajudar a fazer com que o cliente siga em uma jornada contínua de compra, ou seja, se fidelize e retorne para a empresa.

Ao entender o perfil do seu consumidor e oferecer uma boa experiência, é possível que esse queira comprar novamente com você e seu chatbot pode oferecer a recompra no momento ideal.

Imagine que seu negócio vende produtos ou serviços que contam com recorrência ou com possibilidades de up-sell e cross-sell. É possível que seu chatbot envie conteúdos e ofertas direcionadas, estimulando o consumo recorrente com sua marca.

Benefícios do chatbot para vendas

Ao olhar – algumas – das funcionalidades que um robô pode oferecer para seu setor de vendas, já deu para entender muitos dos seus benefícios, não é mesmo? Mas para que essa ferramenta faça ainda mais sentido para seu negócio, confira mais vantagens que podem ser obtidas com seu uso!

Agilidade e disponibilidade

Os clientes esperam agilidade para respostas em suas demandas e não se pode perder vendas por falta de disponibilidade, não é mesmo?

Nem sempre sua empresa terá equipes disponíveis 24 horas para a jornada de compras, mas com a adoção do chatbot isso deixa de ser um problema.

Por ser uma tecnologia que não depende de filas de espera e de pessoas em sua operação, o chatbot está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana. Dessa forma, seu negócio pode ser um contato na agenda do cliente e nunca o deixará sem resposta.

E claro, mesmo que a automatização não seja suficiente para a demanda do cliente e seja necessário repassar para um atendente humano, toda a triagem será feita pela sua ferramenta, agilizando os processos para que seus operadores sejam certeiros.

Coleta de dados eficiente

O chatbot para vendas é uma ótima forma de coletar dados do cliente sem grandes dificuldades, afinal, ninguém quer preencher diversas vezes seus dados para concluir compras, não é mesmo?

Com a coleta de dados do chatbot e uma estratégia omnichannel por trás de sua estrutura, os dados ficam salvos e são essenciais para seus times manterem um fluxo de prospecção e nutrição, conhecendo as reais necessidades do seu cliente.

Personalização

Com inteligência artificial e boas estratégias no desenho do chatbot, sua ferramenta é capaz de personalizar as comunicações e oferecer soluções adequadas para seu cliente de acordo com seu momento de compra.

Como dissemos, não adianta apenas oferecer qualquer produto que está na promoção, mas sim o que de fato faz sentido para seu cliente em sua jornada com a empresa.

Satisfação e experiência do cliente

Olhar para experiência do cliente deve ser um dos grandes objetivos a ser alcançado ao implementar qualquer estratégia, certo? O chatbot dá grandes ganhos nessa satisfação!

Ao ter um serviço disponível e personalizado, os clientes se sentem mais próximos da empresa e melhor é sua percepção com a marca em qualquer momento da interação.

Redução de perdas e aumento de ganhos

Investir em chatbot é uma forma de reduzir perdas e custos e claro, de aumentar seus ganhos, afinal, ele passa a ser uma ferramenta no seu processo de vendas.

Com a ajuda do robô é possível aumentar a retenção do seu negócio e perder menos clientes em momentos de decisão, por exemplo.

Mais do que isso, eles são essenciais para repassar informações iniciais para seus times de venda, reduzindo o tempo dos colaboradores com a coleta de dados simples e prospecção inicial do consumidor.

É preciso ressaltar que um chatbot não substitui suas pessoas e não é um concorrente para seus colaboradores. A ferramenta é um grande auxílio para o processo diário, mas ter pessoas capacitadas para atender, receber e vender para seu público é essencial.

Com toda essa reunião de funcionalidades e benefícios, deu para entender e visualizar mais sobre como aumentar suas vendas com chatbot, não é mesmo?

Ter tecnologia e ferramentas em seus processos é um grande ganho que agiliza demandas e faz com que seus colaboradores foquem ainda mais em estratégias e resultados.

Olhar para chatbot além de atendimento faz toda a diferença e pode colocar seu negócio um degrau acima dos concorrentes e te destacar no mercado!

Agora que você sabe mais sobre como aumentar suas vendas com chatbot, que tal entender como esse processo pode ocorrer de forma personalizada em seu negócio? Fale com um de nossos especialistas e vamos desenhar sua estratégia!

 

Compartilhe:

Deixe seu comentário

Queremos saber sua opnião sobre nossos conteúdos!

Rua Barão do Triunfo, 427
9º andar - Brooklin Paulista
04602-001 - São Paulo - SP

+55 (11) 3297-4420
Empresa
A XGEN Blog
Apple Business Chat

Posicione a sua câmera e leia o QR Code para iniciar uma conversa via Apple Business Chat.

Política de Privacidade

 

A WEB BUSINESS TECHNOLOGY LTDA. (“XGEN”) trata os seus registros eletrônicos e dados pessoais na utilização do website (“Site”), servindo a presente Política de Privacidade (“Política”) para regular, de forma simples e acessível, nossas atividades de tratamento de dados pessoais.

Nossa Política reafirma nosso compromisso com a segurança, a privacidade e a transparência no tratamento de suas informações e dados pessoais, descrevendo como os coletamos e tratamos quando você acessa nosso Site.

A XGEN não registra suas informações pessoais, a não ser que você as forneça voluntariamente por meio de cadastramento no Site, na aba de Contato, por exemplo.

Para melhor ilustrar a forma como realizamos o tratamento de dados pessoais, abaixo está um breve quadro-resumo de nossa Política:

 

Quadro-Resumo

 

Agente de TratamentoWEB BUSINESS TECHNOLOGY LTDA. (“XGEN”), empresa com sede na Rua Barão do Triunfo, nº 427 Conj. 901 a 906, no Bairro Brooklin Paulista, CEP 04.602-001, na Cidade de São Paulo, Estado de São Paulo, inscrita no CNPJ/ME 03.062.507/0001- 68
Papel no TratamentoPredominantemente Controlador
Natureza dos Dados Pessoais tratadosDados pessoais fornecidos pelo Usuário ou coletados pelo site
Finalidade como ControladorUtilização dos dados para atendimento aos clientes e usuários, envio de notícias e avisos, para possibilitar o contato dos usuários e envio de formulários, navegação e uso de funções básicas do website, recebimento de candidaturas à vagas de trabalho, além de cumprir obrigações legais e em seus interesses legítimos, nos termos da LGPD.
CompartilhamentoControladores, Operadores e Fornecedores de serviços essenciais para nossas atividades e pode haver para autoridades/órgãos governamentais competentes, em decorrência de obrigações legais ou regulatórias.
Medidas Empregadas para a Proteção de Dados PessoaisMedidas de segurança físicas, técnicas e administrativas adequadas.
Seus DireitosConfirmação da existência de tratamento e compartilhamento, acesso, correção, portabilidade, eliminação e etc., de acordo com o artigo 18 da LGPD

 

Esta Política poderá ser atualizada a qualquer tempo, pela XGEN , mediante aviso no site e/ou por e-mail, caso o Usuário tenha optado por receber nossas comunicações

 

Que Dados Coletamos

A XGEN  poderá coletar as informações inseridas ativamente pelo Usuário no momento de cadastro e, ainda informações coletadas automaticamente, quando da utilização do website e páginas relacionadas, como por exemplo, características do dispositivo de acesso, IP com data e hora, entre outras.

Desta forma, há o tratamento de dados pessoais i) fornecidos pelo próprio Usuário e ii) os coletados automaticamente.

  1. Informações fornecidas pelo Usuário: a XGEN coleta todas as informações inseridas ativamente pelo Usuário no Site, tais como nome completo, e-mail, número de telefone/celular, quando do preenchimento de formulários pelo Usuário. A XGEN  fará uso dessas informações para promover a divulgação de material institucional, newsletters, convites para palestras e eventos, entre outros, caso o Usuário dê seu consentimento para essa comunicação.
  2. Dados coletados automaticamente: a XGEN também coleta uma série de informações de modo automático, tais como: características do dispositivo de acesso, do navegador, IP (com data e hora), origem do IP, informações sobre cliques, páginas acessadas, as páginas seguintes acessadas após a saída do Site, ou qualquer termo de procura digitado no Site ou em referência a este, dentre outros. Para tal, a XGEN  fará o uso de algumas tecnologias como cookies, pixeltags, beacons e local shared objects, que são utilizadas para otimizar a experiência de navegação do Usuário no iste, de acordo com seus hábitos e preferências.

É possível desabilitar, por meio das configurações de seu navegador de internet, a coleta automática de informações por meio de algumas tecnologias, como cookies e caches, bem como em nosso próprio Site, especificamente quanto a cookies. No entanto, o Usuário deve estar ciente de que, se desabilitadas estas tecnologias, alguns recursos oferecidos pelo site, que dependem do tratamento dos referidos dados, poderão não funcionar corretamente. Para mais informações sobre como proceder em relação à gestão dos cookies nos navegadores:

https://support.microsoft.com/pt-br/help/17442/windows-internetexplorer-delete-manage-cookies

https://support.mozilla.org/pt-BR/kb/ative-e-desative-os-cookies-queos-sites-usam

https://support.google.com/accounts/answer/61416?co=GENIE.Platform%3DDesktop&hl=pt-BR

https://support.apple.com/pt-br/guide/safari/sfri11471/mac

 

As informações coletadas poderão ser compartilhadas pela XGEN  com: i) demais empresas parceiras, quando forem necessárias para a adequada prestação dos serviços objeto de sua atividade; ii) para a proteção dos interesses da XGEN  e qualquer tipo de conflito; iii) mediante decisão judicial ou requisição de autoridade competente.

Ainda, esclarecemos que suas informações poderão ser compartilhadas com parceiros, para fins específicos contratados apenas, tais como provedores de infraestrutura tecnológica e operacional necessária para as nossas atividades, como provedores de armazenamento de informações em nuvem.

O Usuário poderá fazer solicitações relativas a seus dados pessoais tratados pela XGEN encaminhando um e-mail para privacidade@xgen.com.br com o assunto “Meus Dados Pessoais”. Tentamos responder às solicitações legítimas dentro de um prazo de 15 (quinze) dias corridos. Eventualmente, um prazo maior poderá ser necessário caso a(s) solicitação(ões) sejam complexas e/ou numerosas. Neste caso, iremos informá-lo e mantê-lo atualizado acerca do andamento de sua(s) solicitação(ões).

 

Uso das Informações e Dados Pessoais

A XGEN usa suas informações e dados pessoais para adequar o Site às suas preferências, para prover os serviços solicitados pelo Usuário e lhe enviar informações sobre produtos e serviços. Ao se cadastrar no Site da XGEN , você pode optar por receber determinadas informações por e-mail.

Base Legal: todos os tratamentos de dados pessoais realizados pela XGEN são fundamentados em uma das bases legais previstas pelo artigo 7º da Lei Federal nº 13.709/2018, a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (“LGPD”), em especial seus incisos I, V e IX.

 

Com Quem Compartilharemos os Dados

O Usuário do Site sempre poderá optar por não divulgar seus dados pessoais para a XGEN, mas alguns desses dados podem ser necessários para obter alguns dos Conteúdos e Serviços que oferecemos (p. ex. envio de formulário de contato). Independente disso, o Usuário do website sempre possuirá direitos relativos a privacidade e a proteção dos seus dados pessoais.

Eventualmente, a XGEN poderá solicitar informações específicas do Usuário para auxiliar na confirmação de sua identidade e garantir seu direito de acessar seus dados pessoais (ou de exercer seus outros direitos). Esta é uma medida de segurança para garantir que os dados pessoais do Usuário não sejam divulgados a qualquer pessoa que não tenha direito de recebê-los. Podemos também contatar o Usuário.

De toda sorte, a XGEN, para se resguardar e proteger seus direitos, poderá acessar, ler, preservar e fornecer quaisquer dados e informações sobre o Usuário, incluindo interações suas, caso sejam necessários para:

  1. Cumprimento de obrigação legal, ordem judicial ou requisição de autoridades administrativas que detenham a devida competência para tanto;
  2. Cumprir ou aplicar outros Acordos e/ou Contratos; e,

 

Por Quanto tempo os Dados Serão Armazenados

A XGEN manterá os dados pessoais do Usuário do Site somente pelo tempo que for necessário para cumprir com as finalidades para as quais os coletamos, inclusive para fins de cumprimento de quaisquer obrigações legais, contratuais, de prestação de contas ou requisição de autoridades competentes.

Todos os dados coletados serão excluídos de nossos servidores quando o Usuário assim requisitar ou quando estes não forem mais necessários ou relevantes para oferecermos os nossos Serviços, salvo se houver qualquer outra razão para a sua manutenção, como eventual obrigação legal de retenção de dados, ou necessidade de preservação destes para resguardo de direitos da XGEN. Sempre que houver a deleção ou a inutilização de seus dados pessoais, você será informado via e-mail ou outra forma de contato que você escolher dentre as disponibilizadas pela XGEN para este fim.

Para determinar o período de retenção adequado para os dados pessoais, consideramos a quantidade, a natureza e a sensibilidade dos dados pessoais, o risco potencial de danos decorrentes do uso não autorizado ou da divulgação de seus dados pessoais, a finalidade de processamento dos seus dados pessoais e se podemos alcançar tais propósitos através de outros meios, bem como os requisitos legais aplicáveis.

 

Como a XGEN PROTEGE suas Informações de Dados Pessoais

A XGEN emprega medidas técnicas de segurança e organizacionais para proteger suas informações e seus dados pessoais. Os dados serão armazenados em um ambiente operacional seguro que não é acessível ao público.

A XGEN se esforça para proteger a privacidade dos dados pessoais e demais informações que são armazenadas, contudo não se pode garantir total segurança. O uso não autorizado de contas, falha de hardware ou de software, bem como outros fatores podem comprometer a segurança de seus dados pessoais a qualquer momento. Neste sentido, nenhuma transmissão pela Internet pode ser garantida como completamente segura.

Consequentemente, a XGEN, suas empresas parceiras e afins, terceiros, provedores de serviços e seus respectivos escritórios, diretores, empregados e agentes não representam, autorizam ou garantem que informações pessoais estarão protegidas contra invasão de “hackers” ou qualquer outra forma ou dispositivo desautorizado no ambiente da internet.

Por isso, caso o Usuário identifique ou tome conhecimento de algo que comprometa a segurança dos dados pessoais, a XGEN  pede que entre em contato por meio do e-mail privacidade@xgen.com.br ou outra forma de contato que você escolher dentre as disponibilizadas pela XGEN  para este fim.

 

Transferência Internacional

A XGEN não transfere diretamente dados pessoais coletados no Brasil para outros países, contudo os serviços de terceiros que usamos podem realizar transferências para outros países. Utilizamos serviços de terceiros que buscam adotar padrões adequados quanto à privacidade e proteção de dados pessoais.

A XGEN tem sua sede no Brasil e os dados que coletamos são regidos pela Lei brasileira. Ao acessar ou usar nossos serviços, o Usuário do Site entende e concorda com o processamento e a transferência de tais dados para o Brasil e eventualmente para outros países por meio do serviço de terceiros. Os dados pessoais dos Usuários do Site, ao serem transferidos para esses países, poderão estar sujeitos à legislação local e às regras pertinentes.

A XGEN informa que em qualquer momento você pode ter acesso às informações sobre o compartilhamento dos seus dados por meio de solicitação via e-mail para privacidade@xgen.com.br ou outra forma de contato que você escolher dentro das disponibilizadas pela XGEN para este fim.

 

Seus Direitos

Em cumprimento à regulamentação vigente e aplicável, no que diz respeito à proteção de dados pessoais, a XGEN respeita e garante ao Usuário a possibilidade de apresentação de solicitações baseadas nos seguintes direitos:

  1. a confirmação da existência de tratamento;
  2. o acesso aos dados;
  1. a anonimização, bloqueio ou eliminação de dados desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade
  2. a portabilidade de seus dados a outro fornecedor de serviço ou produto, mediante requisição expressa pelo Usuário;
  3. a eliminação dos dados tratados com consentimento do Usuário;
  1. a revogação do consentimento.

 

Caso necessite de qualquer auxílio para exercer seus direitos, o Usuário poderá entrar em contato com a XGEN conforme as orientações constantes nesta Política

A XGEN empreenderá os esforços necessários para atender tais pedidos no menor intervalo de tempo possível. No entanto, mesmo em caso de requisição de exclusão, será respeitado o prazo mínimo de guarda de informações de usuários de aplicações de internet, determinado pela legislação brasileira.

 

Atualizações desta Política

Estamos em constante aprimoramento, por isso esta Política poderá ser atualizada, visando prover ao Usuário mais segurança, conveniência e melhorar o provimento do Site. Sendo assim, recomendamos que o Usuário acesse nossa Política periodicamente, para que tenha conhecimento sobre eventuais modificações.

Ao final desta Política, há o indicativo da data da última atualização e, caso sejam feitas alterações relevantes que ensejem novas autorizações dos Usuários, iremos publicar tal atualização e eventualmente solicitar um novo consentimento.

 

Legislação e Foro

Esta Política será regida, interpretada e executada de acordo com as Leis da República Federativa do Brasil, especialmente a Lei Federal nº 13.709/2018, independentemente das Leis de outros estados ou países, sendo competente o foro de domicílio do Usuário para dirimir qualquer dúvida decorrente deste documento.

 

Atualizado em 11 de fevereiro de 2021