Como criar Instagram para empresas e atender o público: o canal a favor do seu negócio!
Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site e aprimorar a oferta de anúncios para você. Visite nossa Política de Cookies para saber mais. Ao clicar em "aceitar" você concorda com o uso que fazemos dos cookies.
Olá, como posso te ajudar?

Como criar Instagram para empresas e atender o público: o canal a favor do seu negócio!

XGEN
27 de agosto de 2021

Como criar Instagram para empresas, como atender bem nessa e em outras redes, como metrificar suas ações e muitas outras são as perguntas comuns possibilidades de canais e redes sociais disponíveis para que as empresas se aproximem de seus clientes.

Mesmo que os consumidores estejam cada vez mais conectados, muitas redes, canais de comunicação e atendimento digital ainda são dúvidas para as empresas e ter olhar para elas é fundamental para o crescimento de seus negócios.

Como sua empresa está olhando para redes sociais e explorando todo o potencial que elas podem oferecer? Vamos falar mais sobre como criar Instagram para empresas e como usar de forma positiva para seu negócio, acompanhe!

O que é o Instagram para Empresas?

Assim como o Facebook, WhatsApp ou LinkedIn, por exemplo, que contam com opções Business, o Instagram também oferece essa possibilidade e é um conjunto de ferramentas que permite que negócios tenham perfil comercial, façam anúncios e acesses dados dos seguidores na rede social.

Esse tipo de uso na rede não é uma novidade e há anos é explorado pelas empresas e justamente ao notar esse uso e interesse comercial na rede, o Instagram cada vez mais tem ampliado suas ferramentas e opções para os negócios.

Se antes o Instagram era apenas uma rede para imagens e amigos, cada vez mais ela se torna comercial e atua como uma plataforma de vendas e atendimento.

Segundo dados internos da rede, 90% das pessoas seguem pelo menos uma empresa no Instagram. Já segundo uma pesquisa do Facebook, a “Project Instagram”, pelo menos 50% das pessoas ficam mais interessadas em uma marca quando veem seus anúncios no Instagram.

Ao olhar para dados como esse e entender o uso do seu público nessa rede social podemos dizer que o Instagram Business é benéfico em diversos pontos, como:

  • Dá visibilidade para marca;
  • Dados para que a empresa conheça seu público;
  • Torna o negócio mais próximo e interativo com seu cliente;
  • Permite diversos tipos de conteúdo;
  • Possibilita vendas e facilita o processo de compra;
  • É mais um canal para o atendimento digital.

Como criar o Instagram para empresas e se diferenciar na rede?

Como dissemos, o Instagram para Empresas é um grande canal e possibilidade para sua marca atingir público, se diferenciar no mercado e ter diferentes estratégias em canais digitais, desde vendas, atendimento, marketing, entre outras.

Para isso, utilizar o perfil comercial e ter estrutura para ele é essencial e algumas dicas não podem ser deixadas de lado.

Tenha uma conta comercial

Pode parecer uma dica simples e boba, mas ter o perfil comercial é o primeiro passo para criar o Instagram para empresas e ter de fato estratégias de negócio. É através dessa possibilidade que diversas métricas, ações, botões, anúncios, vendas e integrações poderão ser feitas.

Criar o Instagram para empresas é extremamente simples: caso você já possua uma conta (ela precisa ser pública), basta clicar em “conta” e selecionar a opção “mudar para conta comercial” e escolher uma categoria para seu perfil de negócio.

Caso você ainda não esteja presente no Instagram e quer começar agora com seu negócio, crie desde o princípio sua conta comercial.

Se apresente para seu público

O Instagram Business permite que a empresa dê descrições sobre ela, crie botões e formas de contato, destaques com imagens, vídeos e guia visuais para que as pessoas se engajem e se interessem ainda mais.

Portanto, isso não pode ser deixado de lado e a descrição deve realmente refletir o seu negócio. Lembre-se que o Instagram é uma espécie de cartão de visitas e é preciso que ela ofereça gatilhos para que o consumidor continue em sua navegação e jornada com sua marca.

Trabalhe com chamadas de impacto, utilize informações e não se esqueça dos contatos e links para seu site ou qualquer que seja a plataforma que você deseja direcionar o seu usuário.

Faça um bom planejamento de posts

O Instagram é uma rede com muitas pessoas, sejam consumidores ou empresas, e é preciso se planejar para se destacar e se diferenciar. Tenha claro qual é a proposta do seu negócio e o que se quer oferecer nesse canal e tenha planejamento sobre a comunicação que é repassada por ele.

Mais do que pensar em datas e horários de posts, entenda qual conteúdo melhor conversa com suas pessoas, faça testes, mantenha o formato e tom de voz da empresa como em outras redes e busque oferecer conteúdos relevantes.

Tenha atenção para que sua imagem seja a mais clara e direta possível para o consumidor para que ruídos sejam evitados e para não causar frustrações e experiências negativas para seu público.

Utilize os dados do Instagram Business

Conhecer o público é essencial para traçar estratégias para sua empresa e através dessa rede é possível captar informações importantes para seu negócio. Colete métricas, entenda quem são seus seguidores, quais são suas ações com a marca e como se relacionam com o negócio.

Ter dados faz com que sua estratégia fique de fato relevante e mais próxima do sucesso, afinal, é preciso saber com quem se fala para falar, certo?

Tenha estratégia para o atendimento

É natural que as pessoas entrem no perfil de marcas e façam perguntas, tirem dúvidas e busquem por informações sobre o negócio, seja nas mensagens diretas ou até mesmo em comentários dos conteúdos publicados.

Assim como outra rede, o Instagram também pode ser um canal de atendimento digital e é preciso ter estratégia para não deixar suas pessoas falando sozinhas, gerando experiências negativas.

Desenhe uma estratégia de atendimento nessa rede e entenda qual seu objetivo por lá. Vale a pena traçar as principais dúvidas recebidas e ter uma espécie de perguntas frequentes em seus destaques, mas lembre-se que nem sempre esse tipo de autoatendimento faz sentido para o cliente e é preciso responder suas pessoas.

Para isso, se seu negócio recebe um alto volume de demandas, pode ser interessante olhar para a API do Instagram. Essa é uma ferramenta recém-lançada pelo Instagram justamente pela necessidade e alta demanda das empresas em suas interações com o cliente.

Com API, a mesma utilizada pelo Facebook Messenger, é possível que o Instagram utilize também chatbot em suas DM, as mensagens diretas no canal. Com isso, a comunicação torna-se muita mais escalável, ágil e passa de fato a fazer parte de sua estratégia omnichannel.

Ao utilizar a API, seu negócio pode integrar mais esse canal digital às suas plataformas e as demandas passam a fazer parte do fluxo de trabalho, tornando as conversas ainda mais significativas e com experiências para os clientes.

Determine regras para seu atendimento no Instagram

Não basta apenas criar estratégias, é preciso criar também regras para seu atendimento para garantir que os clientes realmente tenham respostas e demandas resolvidas.

Para isso, estabeleça um SLA com a sua equipe de atendimento e guie suas ações por ordem de prioridade ou complexidade.

Deixar as pessoas sem respostas e acompanhamento é um grande erro e isso não pode fazer parte do seu atendimento em qualquer que seja a rede.

Personalize e humanize

Seja com estratégias criadas via API ou não, é preciso que a humanização seja parte da experiência entregue para seu cliente. As pessoas não querem falar com robôs ou pessoas completamente distantes de sua realidade, mas sim se sentir ouvida, conhecida e acolhida pelas empresas.

Utilize tom próximo e linguagem que faça sentido para seu público, chame suas pessoas para a conversa, tenha um posicionamento empático e escuta ativa e trate seus consumidores de forma individual, mesmo com ações e estratégias complexas em seu fluxo de trabalho.

Treine seus colaboradores

Com o uso de diversos canais digitais é preciso que o colaborador esteja preparado para receber seu cliente e oferecer a mesma experiência, independente do canal. Para isso, é preciso que ele conheça bem do negócio e da estrutura e é aí que entram os treinamentos, suporte e base de conhecimento.

É crucial treinar seus colaboradores para que eles conheçam sobre as tecnologias utilizadas e estratégias definidas. Vale dizer que isso não é apenas sobre um treinamento sobre Instagram, mas sim sobre uma jornada de conhecimento que faz com que seus operadores de atendimento estejam sempre caminhando para evolução.

E, mais do que ações de treinamento é importante investir em base de conhecimento para o trabalho. A base de conhecimento é a reunião de suas documentações, informações, guias e estratégias de forma contextualizada e pronta para seu utilizada dentro do negócio, em qualquer que seja o canal que o colaborador está atendendo.

Ter essa estratégia faz toda a diferença para que os profissionais encontrem suas dúvidas e mantenham a agilidade do atendimento.

Olhar para a forma de criar o Instagram para empresas e desenvolver sua estratégia nesse canal é essencial para o consumidor 5.0 e todas as suas necessidades e é preciso que os negócios não fiquem de fora das possibilidades que as redes oferecem.

Conhecer sobre canais, ferramentas, integrações, dados e formas de se comunicar com seu cliente é essencial e não pode ficar para depois em seu negócio. Sua empresa já tem uma conta no Instagram? O quanto seu negócio de fato olha para ela? Aproveite que sabe mais como criar um Instagram para empresas e saiba ainda mais sobre o atendimento em redes sociais!

 

Compartilhe:

Deixe seu comentário

Queremos saber sua opnião sobre nossos conteúdos!

Rua Barão do Triunfo, 427
9º andar - Brooklin Paulista
04602-001 - São Paulo - SP

+55 (11) 3297-4420
Empresa
A XGEN Blog
Apple Business Chat

Posicione a sua câmera e leia o QR Code para iniciar uma conversa via Apple Business Chat.

Política de Privacidade

 

A WEB BUSINESS TECHNOLOGY LTDA. (“XGEN”) trata os seus registros eletrônicos e dados pessoais na utilização do website (“Site”), servindo a presente Política de Privacidade (“Política”) para regular, de forma simples e acessível, nossas atividades de tratamento de dados pessoais.

Nossa Política reafirma nosso compromisso com a segurança, a privacidade e a transparência no tratamento de suas informações e dados pessoais, descrevendo como os coletamos e tratamos quando você acessa nosso Site.

A XGEN não registra suas informações pessoais, a não ser que você as forneça voluntariamente por meio de cadastramento no Site, na aba de Contato, por exemplo.

Para melhor ilustrar a forma como realizamos o tratamento de dados pessoais, abaixo está um breve quadro-resumo de nossa Política:

 

Quadro-Resumo

 

Agente de TratamentoWEB BUSINESS TECHNOLOGY LTDA. (“XGEN”), empresa com sede na Rua Barão do Triunfo, nº 427 Conj. 901 a 906, no Bairro Brooklin Paulista, CEP 04.602-001, na Cidade de São Paulo, Estado de São Paulo, inscrita no CNPJ/ME 03.062.507/0001- 68
Papel no TratamentoPredominantemente Controlador
Natureza dos Dados Pessoais tratadosDados pessoais fornecidos pelo Usuário ou coletados pelo site
Finalidade como ControladorUtilização dos dados para atendimento aos clientes e usuários, envio de notícias e avisos, para possibilitar o contato dos usuários e envio de formulários, navegação e uso de funções básicas do website, recebimento de candidaturas à vagas de trabalho, além de cumprir obrigações legais e em seus interesses legítimos, nos termos da LGPD.
CompartilhamentoControladores, Operadores e Fornecedores de serviços essenciais para nossas atividades e pode haver para autoridades/órgãos governamentais competentes, em decorrência de obrigações legais ou regulatórias.
Medidas Empregadas para a Proteção de Dados PessoaisMedidas de segurança físicas, técnicas e administrativas adequadas.
Seus DireitosConfirmação da existência de tratamento e compartilhamento, acesso, correção, portabilidade, eliminação e etc., de acordo com o artigo 18 da LGPD

 

Esta Política poderá ser atualizada a qualquer tempo, pela XGEN , mediante aviso no site e/ou por e-mail, caso o Usuário tenha optado por receber nossas comunicações

 

Que Dados Coletamos

A XGEN  poderá coletar as informações inseridas ativamente pelo Usuário no momento de cadastro e, ainda informações coletadas automaticamente, quando da utilização do website e páginas relacionadas, como por exemplo, características do dispositivo de acesso, IP com data e hora, entre outras.

Desta forma, há o tratamento de dados pessoais i) fornecidos pelo próprio Usuário e ii) os coletados automaticamente.

  1. Informações fornecidas pelo Usuário: a XGEN coleta todas as informações inseridas ativamente pelo Usuário no Site, tais como nome completo, e-mail, número de telefone/celular, quando do preenchimento de formulários pelo Usuário. A XGEN  fará uso dessas informações para promover a divulgação de material institucional, newsletters, convites para palestras e eventos, entre outros, caso o Usuário dê seu consentimento para essa comunicação.
  2. Dados coletados automaticamente: a XGEN também coleta uma série de informações de modo automático, tais como: características do dispositivo de acesso, do navegador, IP (com data e hora), origem do IP, informações sobre cliques, páginas acessadas, as páginas seguintes acessadas após a saída do Site, ou qualquer termo de procura digitado no Site ou em referência a este, dentre outros. Para tal, a XGEN  fará o uso de algumas tecnologias como cookies, pixeltags, beacons e local shared objects, que são utilizadas para otimizar a experiência de navegação do Usuário no iste, de acordo com seus hábitos e preferências.

É possível desabilitar, por meio das configurações de seu navegador de internet, a coleta automática de informações por meio de algumas tecnologias, como cookies e caches, bem como em nosso próprio Site, especificamente quanto a cookies. No entanto, o Usuário deve estar ciente de que, se desabilitadas estas tecnologias, alguns recursos oferecidos pelo site, que dependem do tratamento dos referidos dados, poderão não funcionar corretamente. Para mais informações sobre como proceder em relação à gestão dos cookies nos navegadores:

https://support.microsoft.com/pt-br/help/17442/windows-internetexplorer-delete-manage-cookies

https://support.mozilla.org/pt-BR/kb/ative-e-desative-os-cookies-queos-sites-usam

https://support.google.com/accounts/answer/61416?co=GENIE.Platform%3DDesktop&hl=pt-BR

https://support.apple.com/pt-br/guide/safari/sfri11471/mac

 

As informações coletadas poderão ser compartilhadas pela XGEN  com: i) demais empresas parceiras, quando forem necessárias para a adequada prestação dos serviços objeto de sua atividade; ii) para a proteção dos interesses da XGEN  e qualquer tipo de conflito; iii) mediante decisão judicial ou requisição de autoridade competente.

Ainda, esclarecemos que suas informações poderão ser compartilhadas com parceiros, para fins específicos contratados apenas, tais como provedores de infraestrutura tecnológica e operacional necessária para as nossas atividades, como provedores de armazenamento de informações em nuvem.

O Usuário poderá fazer solicitações relativas a seus dados pessoais tratados pela XGEN encaminhando um e-mail para privacidade@xgen.com.br com o assunto “Meus Dados Pessoais”. Tentamos responder às solicitações legítimas dentro de um prazo de 15 (quinze) dias corridos. Eventualmente, um prazo maior poderá ser necessário caso a(s) solicitação(ões) sejam complexas e/ou numerosas. Neste caso, iremos informá-lo e mantê-lo atualizado acerca do andamento de sua(s) solicitação(ões).

 

Uso das Informações e Dados Pessoais

A XGEN usa suas informações e dados pessoais para adequar o Site às suas preferências, para prover os serviços solicitados pelo Usuário e lhe enviar informações sobre produtos e serviços. Ao se cadastrar no Site da XGEN , você pode optar por receber determinadas informações por e-mail.

Base Legal: todos os tratamentos de dados pessoais realizados pela XGEN são fundamentados em uma das bases legais previstas pelo artigo 7º da Lei Federal nº 13.709/2018, a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (“LGPD”), em especial seus incisos I, V e IX.

 

Com Quem Compartilharemos os Dados

O Usuário do Site sempre poderá optar por não divulgar seus dados pessoais para a XGEN, mas alguns desses dados podem ser necessários para obter alguns dos Conteúdos e Serviços que oferecemos (p. ex. envio de formulário de contato). Independente disso, o Usuário do website sempre possuirá direitos relativos a privacidade e a proteção dos seus dados pessoais.

Eventualmente, a XGEN poderá solicitar informações específicas do Usuário para auxiliar na confirmação de sua identidade e garantir seu direito de acessar seus dados pessoais (ou de exercer seus outros direitos). Esta é uma medida de segurança para garantir que os dados pessoais do Usuário não sejam divulgados a qualquer pessoa que não tenha direito de recebê-los. Podemos também contatar o Usuário.

De toda sorte, a XGEN, para se resguardar e proteger seus direitos, poderá acessar, ler, preservar e fornecer quaisquer dados e informações sobre o Usuário, incluindo interações suas, caso sejam necessários para:

  1. Cumprimento de obrigação legal, ordem judicial ou requisição de autoridades administrativas que detenham a devida competência para tanto;
  2. Cumprir ou aplicar outros Acordos e/ou Contratos; e,

 

Por Quanto tempo os Dados Serão Armazenados

A XGEN manterá os dados pessoais do Usuário do Site somente pelo tempo que for necessário para cumprir com as finalidades para as quais os coletamos, inclusive para fins de cumprimento de quaisquer obrigações legais, contratuais, de prestação de contas ou requisição de autoridades competentes.

Todos os dados coletados serão excluídos de nossos servidores quando o Usuário assim requisitar ou quando estes não forem mais necessários ou relevantes para oferecermos os nossos Serviços, salvo se houver qualquer outra razão para a sua manutenção, como eventual obrigação legal de retenção de dados, ou necessidade de preservação destes para resguardo de direitos da XGEN. Sempre que houver a deleção ou a inutilização de seus dados pessoais, você será informado via e-mail ou outra forma de contato que você escolher dentre as disponibilizadas pela XGEN para este fim.

Para determinar o período de retenção adequado para os dados pessoais, consideramos a quantidade, a natureza e a sensibilidade dos dados pessoais, o risco potencial de danos decorrentes do uso não autorizado ou da divulgação de seus dados pessoais, a finalidade de processamento dos seus dados pessoais e se podemos alcançar tais propósitos através de outros meios, bem como os requisitos legais aplicáveis.

 

Como a XGEN PROTEGE suas Informações de Dados Pessoais

A XGEN emprega medidas técnicas de segurança e organizacionais para proteger suas informações e seus dados pessoais. Os dados serão armazenados em um ambiente operacional seguro que não é acessível ao público.

A XGEN se esforça para proteger a privacidade dos dados pessoais e demais informações que são armazenadas, contudo não se pode garantir total segurança. O uso não autorizado de contas, falha de hardware ou de software, bem como outros fatores podem comprometer a segurança de seus dados pessoais a qualquer momento. Neste sentido, nenhuma transmissão pela Internet pode ser garantida como completamente segura.

Consequentemente, a XGEN, suas empresas parceiras e afins, terceiros, provedores de serviços e seus respectivos escritórios, diretores, empregados e agentes não representam, autorizam ou garantem que informações pessoais estarão protegidas contra invasão de “hackers” ou qualquer outra forma ou dispositivo desautorizado no ambiente da internet.

Por isso, caso o Usuário identifique ou tome conhecimento de algo que comprometa a segurança dos dados pessoais, a XGEN  pede que entre em contato por meio do e-mail privacidade@xgen.com.br ou outra forma de contato que você escolher dentre as disponibilizadas pela XGEN  para este fim.

 

Transferência Internacional

A XGEN não transfere diretamente dados pessoais coletados no Brasil para outros países, contudo os serviços de terceiros que usamos podem realizar transferências para outros países. Utilizamos serviços de terceiros que buscam adotar padrões adequados quanto à privacidade e proteção de dados pessoais.

A XGEN tem sua sede no Brasil e os dados que coletamos são regidos pela Lei brasileira. Ao acessar ou usar nossos serviços, o Usuário do Site entende e concorda com o processamento e a transferência de tais dados para o Brasil e eventualmente para outros países por meio do serviço de terceiros. Os dados pessoais dos Usuários do Site, ao serem transferidos para esses países, poderão estar sujeitos à legislação local e às regras pertinentes.

A XGEN informa que em qualquer momento você pode ter acesso às informações sobre o compartilhamento dos seus dados por meio de solicitação via e-mail para privacidade@xgen.com.br ou outra forma de contato que você escolher dentro das disponibilizadas pela XGEN para este fim.

 

Seus Direitos

Em cumprimento à regulamentação vigente e aplicável, no que diz respeito à proteção de dados pessoais, a XGEN respeita e garante ao Usuário a possibilidade de apresentação de solicitações baseadas nos seguintes direitos:

  1. a confirmação da existência de tratamento;
  2. o acesso aos dados;
  1. a anonimização, bloqueio ou eliminação de dados desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade
  2. a portabilidade de seus dados a outro fornecedor de serviço ou produto, mediante requisição expressa pelo Usuário;
  3. a eliminação dos dados tratados com consentimento do Usuário;
  1. a revogação do consentimento.

 

Caso necessite de qualquer auxílio para exercer seus direitos, o Usuário poderá entrar em contato com a XGEN conforme as orientações constantes nesta Política

A XGEN empreenderá os esforços necessários para atender tais pedidos no menor intervalo de tempo possível. No entanto, mesmo em caso de requisição de exclusão, será respeitado o prazo mínimo de guarda de informações de usuários de aplicações de internet, determinado pela legislação brasileira.

 

Atualizações desta Política

Estamos em constante aprimoramento, por isso esta Política poderá ser atualizada, visando prover ao Usuário mais segurança, conveniência e melhorar o provimento do Site. Sendo assim, recomendamos que o Usuário acesse nossa Política periodicamente, para que tenha conhecimento sobre eventuais modificações.

Ao final desta Política, há o indicativo da data da última atualização e, caso sejam feitas alterações relevantes que ensejem novas autorizações dos Usuários, iremos publicar tal atualização e eventualmente solicitar um novo consentimento.

 

Legislação e Foro

Esta Política será regida, interpretada e executada de acordo com as Leis da República Federativa do Brasil, especialmente a Lei Federal nº 13.709/2018, independentemente das Leis de outros estados ou países, sendo competente o foro de domicílio do Usuário para dirimir qualquer dúvida decorrente deste documento.

 

Atualizado em 11 de fevereiro de 2021