Customer Effort Score (CES): tudo o que você precisa saber para medir e otimizar!
Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site e aprimorar a oferta de anúncios para você. Visite nossa Política de Cookies para saber mais. Ao clicar em "aceitar" você concorda com o uso que fazemos dos cookies.
Olá, como posso te ajudar?

Customer Effort Score (CES): tudo o que você precisa saber para medir e otimizar!

XGEN
8 de janeiro de 2021
Customer Effort Score (CES): tudo o que você precisa saber para medir e otimizar!

Pensar em atendimento ao cliente é ir além e cada vez mais buscar por experiências e facilidades para o público, não é mesmo? Para entender sobre a qualidade dessas entregas, muitos indicadores são essenciais de serem acompanhados, como o Customer Effort Score.

Mais do que observar seus colaboradores e processos, é preciso ouvir os clientes para ter uma visão ainda mais ampla e realista do negócio e indicadores de satisfação são grandes aliados nesse momento.

Com tantas siglas e métricas a serem utilizadas, é possível que até os mais experientes tenham dúvidas em relação do que de fato observar e como melhorar seus índices.

Para te ajudar com essa ponta da estratégia, vamos falar um pouco mais sobre o que é o Customer Effort Score, o CES, como medir e como otimizar seus resultados. Confira!

O que é o Customer Effort Score?

Cada vez mais a satisfação e experiência do cliente é perseguida pelas empresas. Não basta mais entregar serviços ou produtos, é preciso entregar vivências diferenciadas e que façam o público perceber um real valor vindo da marca.

E para acompanhar essa experiência e o sucesso de suas ações, é importante contar com métricas que observam justamente a interação do cliente com sua empresa, por isso, o Customer Effort Score não pode ser deixado de lado.

O Customer Effort Score (CES), o índice de esforço do cliente, mede o esforço percebido pelo cliente durante suas interações, seja para resolver problemas, fazer compras, obter serviços ou tirar dúvidas.

O conceito de metrificar o esforço do cliente surgiu em 2010, quando a Harvard Business Review publicou o artigo “Pare de tentar agradar seus clientes”. Nele, os autores pontuavam sobre a necessidade das empresas se concentrar em resolver problemas de maneira rápida e eficaz.

Para compor tais argumentos, o estudo levantou as experiências mais frustrantes sentidas pelos clientes durante atendimentos e reexplicar problemas, mudar de canal para buscar soluções, transferir para outro operador ou precisar entrar em contato com a empresa mais de uma vez para resolver a mesma questão foram os grandes motivos de insatisfação entre público e marca.

Ou seja, olhar para experiência é também oferecer agilidade e eficiência, afinal, quanto mais esforço um cliente fizer para se comunicar com uma empresa, maiores as chances de abandono da marca.

Sendo assim, o Customer Effort Score se propõe a medir o esforço que os clientes têm quando precisam entrar em contato e essa métrica dá luz sobre a fidelidade dos clientes e sobre o quanto ela está relacionada com problemas de processos e atendimento.

CES x NPS

Mesmo com o crescimento e relevância do CES, muitos gestores ainda se questionam sobre a utilização dessa métrica ou do NPS.

NPS, Net Promoter Score, é um indicador com o objetivo de avaliar qual a probabilidade de uma pessoa recomendar um produto ou serviço.

Ela oferece uma visão global do cliente sobre a empresa, enquanto o CES dá visões relacionadas a cada processo por trás das interações a aborda o comportamento do cliente e sua relação entre experiência e satisfação.

Não existe certo ou errado na utilização de métricas, afinal, elas devem ser escolhidas de acordo com necessidades de cada setor.

Dessa forma, o NPS e CES são métricas que se relacionam e não que concorrem, portanto, trabalhá-las em conjunto é uma forma eficiente de coletar ainda mais dados e obter melhorias na organização.

Quando usar o CES – Customer Effort Score?

O Customer Effort Score não precisa ser utilizado apenas depois de uma compra e ele pode ser mensurado em diferentes pontos da jornada do cliente, fazendo com que a empresa tenha visão sobre diversos processos e fases do atendimento.

É importante que ele seja coletado imediatamente após a interação do cliente com a empresa para obter maiores níveis de respostas. O CES pode fazer sentido em seu negócio:

  • Após a compra ou assinatura de um serviço: aqui se avalia o processo de compra como um todo para o cliente. Seus insights são muito utilizados para mudanças na experiência do site, do app ou de qualquer que seja o ponto de contato.
  • Após interação com algum ponto de contato: independente de qual o canal utilizado, seja para suporte, dúvidas ou informações, é interessante buscar com o cliente qual seu nível de dificuldade até chegar em sua resposta.

Como calcular o esforço do cliente?

O Customer Effort Score é medido através de uma pergunta direta e simples para o cliente. Para essa pergunta, é preciso também adicionar a escala em que o esforço será medido e elas podem ser das seguintes formas:

Escala Likert

Essa é escala qualitativa é a mais comum de ser utilizada nas perguntas para medir o CES e ela é usada para demonstrar o esforço através de 7 pontos, que são: Discordo Totalmente, Discordo, Discordo Parcialmente, Não Sei Opinar, Concordo um Pouco, Concordo e Concordo Totalmente.

Nesse caso, utilizam-se perguntas como: “a empresa facilitou a resolução do seu problema?”.

É importante apresentar a escala de forma clara, visual e que incentivem o rápido clique do seu cliente.

CES - Customer Effort Score - Escala Likert

Escala numérica

Mesmo que mais comumente utilizada de forma qualitativa, é possível transformar a pesquisa do Customer Effort Score em escala numérica, de 1 a 7, seguindo os mesmos princípios da escala Likert, sendo 1 para muito difícil e 7 para muito fácil.

Aqui, utiliza-se a questão “Em uma escala de 1 a 7, quanto foi seu esforço para realizar compra/resolver um problema/tirar sua dúvida com a empresa?”.

É importante que essa numeração seja dividida em cores e fique claro para o cliente qual pontuação se refere a fácil ou difícil para facilitar a visualização e entendimento do consumidor.

CES - Escala Numérica

Escala de emoticons

O CES também pode ser metrificado de forma mais lúdica e informal, na forma de emoticons.

Isso pode fazer com que o cliente se sinta mais identificado e tenha ainda mais incentivo para a resposta, porém para essa utilização é preciso que essa linguagem se encaixe na persona do negócio.

Diferente das escalas anteriores, não serão utilizados 7 emoticons, e comumente são oferecidos até 5 opções de satisfação, neutro ou insatisfação.

CES - Escala de Emoticon

Independente de qual escala for escolhida em seu negócio, é preciso transformar as respostas em números e resultados para seu setor.

Na escala de emoticons, é importante calcular a porcentagem de pessoas que responderam com cada carinha em relação ao total de pessoas que responderam à pesquisa. Quanto maior a porcentagem de carinhas felizes, melhor o CES (Customer Effort Score).

Na escala numérica, basta somar todas as notas recebidas e dividir pelo número de pessoas que responderam a sua pesquisa.

Já na escala Likert, é preciso multiplicar todas as respostas de cada categoria. Lembre-se que o Discordo Totalmente vale 1, Discordo vale 2 e assim sucessivamente. Para que você entenda melhor sobre esse cálculo, suponha que 50 pessoas responderam sua pesquisa, sendo:

  • 4 pessoas responderam Discordo Totalmente, equivalente a 1 ponto;
  • 1 pessoas clicaram em Discordo, equivalente a 2 pontos;
  • 5 pessoas votaram em Discordo Parcialmente, valendo 3 pontos;
  • 6 pessoas responderam Não Sei Opinar, 4 pontos;
  • 10 pessoas foram em Concordo Parcialmente, equivalente a 5 pontos;
  • 15 pessoas escolheram o Concordo, valendo 6 pontos;
  • 9 pessoas responderam Concordo Totalmente, equivalente a 7 pontos.

Sendo assim, usamos a seguinte fórmula:

Customer Effort Score - CES - Cálculo

Para encontrar o CES da situação que supomos, temos:

CES - Customer Effort Score - Como calcular

 

Quanto mais próximo de 7 estiver seu resultado, melhor o seu índice e menos esforço o cliente está fazendo para utilizar seus produtos e serviços.

Como melhorar meu CES?

Agora que você sabe como calcular e encontrar o seu índice, é importante trabalhar para que esse número reflita a satisfação do cliente e baixo esforço em suas interações com suas empresas.

Para otimizar o Customer Effort Score é importante ter atenção a processos e pessoas dentro da jornada ao cliente e algumas ações são importantes para refletir nessa experiência do cliente.

Ofereça canais adequados

Diminuir esforço do cliente é sobre estar nos canais em que ele está e ser de fato um contato para as pessoas e isso só é possível a partir do momento em que uma empresa conhece seu público.

Seja telefone, aplicativos de mensagens, chats ou redes sociais, não há certo ou errado dentro dos canais de comunicação, mas sim a necessidade de estar onde sua empresa pode ser encontrada.

Ofereça opções para seu cliente e esteja disponível onde ele espera que sua empresa esteja. Lembre-se que não basta ter perfis em todas as redes e canais, mas é preciso ter capacidade para atender verdadeiramente em cada um deles.

Não adianta prometer oferecer um atendimento via whatsApp, por exemplo, e quando o cliente entra em contato ele é redirecionado para um site. É preciso deixar claro quais as funções do canal para que não haja frustração e esforço em vão por parte do cliente.

Aprenda com os feedbacks

Se você coleta o CES em diferentes pontos da jornada, é importante calcular esse número separadamente. Dessa forma, é possível verificar quais momentos o cliente tem mais dificuldade de realizar interações dentro de sua empresa.

Ao olhar para as respostas obtidas, é importante verificar todos os processos e ferramentas envolvidas para buscar as dificuldades existentes e fazer otimizações pensando em experiência do cliente.

Mesmo sendo um questionário curto e focado em múltipla escolha, é possível abrir um espaço para comentários dos clientes. Ao receber respostas vindas desses comentários, tenha ainda mais atenção, afinal, o cliente se deu ao trabalho de pontuar algo que gostou ou que foi muito frustrante para ele.

Mais do que isso, não se esqueça de analisar o CES junto à outras métricas de satisfação do cliente para que todos os processos estejam alinhados para melhorar o resultado.

Capacite seus colaboradores

Nem sempre as dificuldades encontradas pelos clientes se dão por problemas em ferramentas utilizadas e podem também resultar de falta de capacitação dos operadores.

Operadores mal treinados levam mais tempo para resolução de problemas, fazem muitas perguntas ou passam o cliente para outras pessoas, aumentando o tempo do atendimento e dificultando a resolução de problemas.

Para que isso seja eliminado ou minimizado, é crucial oferecer treinamento e suporte para suas equipes. Capacite os colaboradores para ferramentas, processos, produtos e situações, ofereça plataformas de desenvolvimento e invista em bases de conhecimento.

Mais do que treinar continuamente, é preciso que o conhecimento e informações estejam vivas dentro do negócio e sejam alimentadas pela equipe, fazendo com que cada operador dê sua contribuição para as melhorias no negócio.

Ter fontes de conhecimento e suporte é mais do que disponibilizar documentos e instruções, mas sim oferecer conteúdo contextualizado e direcionado para que os atendentes sejam capazes de repassar rapidamente todas as informações necessárias para os clientes.

Seja omnichannel

Para experiências completas e diferenciadas é importante investir no omnichannel, ou seja, ser capaz de manter a jornada do cliente de forma contextualizada, independente do canal em que ele estiver.

Isto é, ao ser omnichannel a empresa é capaz de oferecer experiência de forma contínua, independente do canal escolhido pelo cliente. Dessa forma, seu esforço torna-se ainda menor ao ter que repetir diversas informações sobre ele ou sobre solicitações anteriores e segue sua conversa de forma fluída e eficaz.

Para isso, é preciso alinhar e integrar todos os seus canais para que não existam repetições e perdas de informações e dados dos clientes.

Ouvir o cliente é uma forma essencial de coletar informações sobre seu negócio e fazer melhorias pensando nas pessoas que muito importam para sua empresa.

Valorizar o cliente é oferecer experiências positivas e aprender com seus feedbacks para que seu público se torne cada vez mais qualificado e fidelizado em sua jornada.

Tenha no radar que atendimento e experiência do cliente nunca podem ser deixados de lado e, por isso, acompanhar indicadores é essencial para melhorar sua performance no mercado.

Sua empresa já está olhando para Customer Effort Score? O quanto você já sabia dessa métrica? Utilize nossas informações para implementar esse índice em seu setor. Aproveite que agora você sabe mais sobre CES e confira outras métricas essenciais para seu time de atendimento!

 

Indicadores de qualidade: o que preciso saber?

Compartilhe:

Deixe seu comentário

Queremos saber sua opnião sobre nossos conteúdos!

Rua Barão do Triunfo, 427
9º andar - Brooklin Paulista
04602-001 - São Paulo - SP

+55 (11) 3297-4420
Empresa
A XGEN Blog
Apple Messages for Business

Posicione a sua câmera e leia o QR Code para iniciar uma conversa via Apple Messages for Business.

Política de Privacidade

 

A WEB BUSINESS TECHNOLOGY LTDA. (“XGEN”) trata os seus registros eletrônicos e dados pessoais na utilização do website (“Site”), servindo a presente Política de Privacidade (“Política”) para regular, de forma simples e acessível, nossas atividades de tratamento de dados pessoais.

Nossa Política reafirma nosso compromisso com a segurança, a privacidade e a transparência no tratamento de suas informações e dados pessoais, descrevendo como os coletamos e tratamos quando você acessa nosso Site.

A XGEN não registra suas informações pessoais, a não ser que você as forneça voluntariamente por meio de cadastramento no Site, na aba de Contato, por exemplo.

Para melhor ilustrar a forma como realizamos o tratamento de dados pessoais, abaixo está um breve quadro-resumo de nossa Política:

 

Quadro-Resumo

 

Agente de TratamentoWEB BUSINESS TECHNOLOGY LTDA. (“XGEN”), empresa com sede na Rua Barão do Triunfo, nº 427 Conj. 901 a 906, no Bairro Brooklin Paulista, CEP 04.602-001, na Cidade de São Paulo, Estado de São Paulo, inscrita no CNPJ/ME 03.062.507/0001- 68
Papel no TratamentoPredominantemente Controlador
Natureza dos Dados Pessoais tratadosDados pessoais fornecidos pelo Usuário ou coletados pelo site
Finalidade como ControladorUtilização dos dados para atendimento aos clientes e usuários, envio de notícias e avisos, para possibilitar o contato dos usuários e envio de formulários, navegação e uso de funções básicas do website, recebimento de candidaturas à vagas de trabalho, além de cumprir obrigações legais e em seus interesses legítimos, nos termos da LGPD.
CompartilhamentoControladores, Operadores e Fornecedores de serviços essenciais para nossas atividades e pode haver para autoridades/órgãos governamentais competentes, em decorrência de obrigações legais ou regulatórias.
Medidas Empregadas para a Proteção de Dados PessoaisMedidas de segurança físicas, técnicas e administrativas adequadas.
Seus DireitosConfirmação da existência de tratamento e compartilhamento, acesso, correção, portabilidade, eliminação e etc., de acordo com o artigo 18 da LGPD

 

Esta Política poderá ser atualizada a qualquer tempo, pela XGEN , mediante aviso no site e/ou por e-mail, caso o Usuário tenha optado por receber nossas comunicações

 

Que Dados Coletamos

A XGEN  poderá coletar as informações inseridas ativamente pelo Usuário no momento de cadastro e, ainda informações coletadas automaticamente, quando da utilização do website e páginas relacionadas, como por exemplo, características do dispositivo de acesso, IP com data e hora, entre outras.

Desta forma, há o tratamento de dados pessoais i) fornecidos pelo próprio Usuário e ii) os coletados automaticamente.

  1. Informações fornecidas pelo Usuário: a XGEN coleta todas as informações inseridas ativamente pelo Usuário no Site, tais como nome completo, e-mail, número de telefone/celular, quando do preenchimento de formulários pelo Usuário. A XGEN  fará uso dessas informações para promover a divulgação de material institucional, newsletters, convites para palestras e eventos, entre outros, caso o Usuário dê seu consentimento para essa comunicação.
  2. Dados coletados automaticamente: a XGEN também coleta uma série de informações de modo automático, tais como: características do dispositivo de acesso, do navegador, IP (com data e hora), origem do IP, informações sobre cliques, páginas acessadas, as páginas seguintes acessadas após a saída do Site, ou qualquer termo de procura digitado no Site ou em referência a este, dentre outros. Para tal, a XGEN  fará o uso de algumas tecnologias como cookies, pixeltags, beacons e local shared objects, que são utilizadas para otimizar a experiência de navegação do Usuário no iste, de acordo com seus hábitos e preferências.

É possível desabilitar, por meio das configurações de seu navegador de internet, a coleta automática de informações por meio de algumas tecnologias, como cookies e caches, bem como em nosso próprio Site, especificamente quanto a cookies. No entanto, o Usuário deve estar ciente de que, se desabilitadas estas tecnologias, alguns recursos oferecidos pelo site, que dependem do tratamento dos referidos dados, poderão não funcionar corretamente. Para mais informações sobre como proceder em relação à gestão dos cookies nos navegadores:

https://support.microsoft.com/pt-br/help/17442/windows-internetexplorer-delete-manage-cookies

https://support.mozilla.org/pt-BR/kb/ative-e-desative-os-cookies-queos-sites-usam

https://support.google.com/accounts/answer/61416?co=GENIE.Platform%3DDesktop&hl=pt-BR

https://support.apple.com/pt-br/guide/safari/sfri11471/mac

 

As informações coletadas poderão ser compartilhadas pela XGEN  com: i) demais empresas parceiras, quando forem necessárias para a adequada prestação dos serviços objeto de sua atividade; ii) para a proteção dos interesses da XGEN  e qualquer tipo de conflito; iii) mediante decisão judicial ou requisição de autoridade competente.

Ainda, esclarecemos que suas informações poderão ser compartilhadas com parceiros, para fins específicos contratados apenas, tais como provedores de infraestrutura tecnológica e operacional necessária para as nossas atividades, como provedores de armazenamento de informações em nuvem.

O Usuário poderá fazer solicitações relativas a seus dados pessoais tratados pela XGEN encaminhando um e-mail para privacidade@xgen.com.br com o assunto “Meus Dados Pessoais”. Tentamos responder às solicitações legítimas dentro de um prazo de 15 (quinze) dias corridos. Eventualmente, um prazo maior poderá ser necessário caso a(s) solicitação(ões) sejam complexas e/ou numerosas. Neste caso, iremos informá-lo e mantê-lo atualizado acerca do andamento de sua(s) solicitação(ões).

 

Uso das Informações e Dados Pessoais

A XGEN usa suas informações e dados pessoais para adequar o Site às suas preferências, para prover os serviços solicitados pelo Usuário e lhe enviar informações sobre produtos e serviços. Ao se cadastrar no Site da XGEN , você pode optar por receber determinadas informações por e-mail.

Base Legal: todos os tratamentos de dados pessoais realizados pela XGEN são fundamentados em uma das bases legais previstas pelo artigo 7º da Lei Federal nº 13.709/2018, a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (“LGPD”), em especial seus incisos I, V e IX.

 

Com Quem Compartilharemos os Dados

O Usuário do Site sempre poderá optar por não divulgar seus dados pessoais para a XGEN, mas alguns desses dados podem ser necessários para obter alguns dos Conteúdos e Serviços que oferecemos (p. ex. envio de formulário de contato). Independente disso, o Usuário do website sempre possuirá direitos relativos a privacidade e a proteção dos seus dados pessoais.

Eventualmente, a XGEN poderá solicitar informações específicas do Usuário para auxiliar na confirmação de sua identidade e garantir seu direito de acessar seus dados pessoais (ou de exercer seus outros direitos). Esta é uma medida de segurança para garantir que os dados pessoais do Usuário não sejam divulgados a qualquer pessoa que não tenha direito de recebê-los. Podemos também contatar o Usuário.

De toda sorte, a XGEN, para se resguardar e proteger seus direitos, poderá acessar, ler, preservar e fornecer quaisquer dados e informações sobre o Usuário, incluindo interações suas, caso sejam necessários para:

  1. Cumprimento de obrigação legal, ordem judicial ou requisição de autoridades administrativas que detenham a devida competência para tanto;
  2. Cumprir ou aplicar outros Acordos e/ou Contratos; e,

 

Por Quanto tempo os Dados Serão Armazenados

A XGEN manterá os dados pessoais do Usuário do Site somente pelo tempo que for necessário para cumprir com as finalidades para as quais os coletamos, inclusive para fins de cumprimento de quaisquer obrigações legais, contratuais, de prestação de contas ou requisição de autoridades competentes.

Todos os dados coletados serão excluídos de nossos servidores quando o Usuário assim requisitar ou quando estes não forem mais necessários ou relevantes para oferecermos os nossos Serviços, salvo se houver qualquer outra razão para a sua manutenção, como eventual obrigação legal de retenção de dados, ou necessidade de preservação destes para resguardo de direitos da XGEN. Sempre que houver a deleção ou a inutilização de seus dados pessoais, você será informado via e-mail ou outra forma de contato que você escolher dentre as disponibilizadas pela XGEN para este fim.

Para determinar o período de retenção adequado para os dados pessoais, consideramos a quantidade, a natureza e a sensibilidade dos dados pessoais, o risco potencial de danos decorrentes do uso não autorizado ou da divulgação de seus dados pessoais, a finalidade de processamento dos seus dados pessoais e se podemos alcançar tais propósitos através de outros meios, bem como os requisitos legais aplicáveis.

 

Como a XGEN PROTEGE suas Informações de Dados Pessoais

A XGEN emprega medidas técnicas de segurança e organizacionais para proteger suas informações e seus dados pessoais. Os dados serão armazenados em um ambiente operacional seguro que não é acessível ao público.

A XGEN se esforça para proteger a privacidade dos dados pessoais e demais informações que são armazenadas, contudo não se pode garantir total segurança. O uso não autorizado de contas, falha de hardware ou de software, bem como outros fatores podem comprometer a segurança de seus dados pessoais a qualquer momento. Neste sentido, nenhuma transmissão pela Internet pode ser garantida como completamente segura.

Consequentemente, a XGEN, suas empresas parceiras e afins, terceiros, provedores de serviços e seus respectivos escritórios, diretores, empregados e agentes não representam, autorizam ou garantem que informações pessoais estarão protegidas contra invasão de “hackers” ou qualquer outra forma ou dispositivo desautorizado no ambiente da internet.

Por isso, caso o Usuário identifique ou tome conhecimento de algo que comprometa a segurança dos dados pessoais, a XGEN  pede que entre em contato por meio do e-mail privacidade@xgen.com.br ou outra forma de contato que você escolher dentre as disponibilizadas pela XGEN  para este fim.

 

Transferência Internacional

A XGEN não transfere diretamente dados pessoais coletados no Brasil para outros países, contudo os serviços de terceiros que usamos podem realizar transferências para outros países. Utilizamos serviços de terceiros que buscam adotar padrões adequados quanto à privacidade e proteção de dados pessoais.

A XGEN tem sua sede no Brasil e os dados que coletamos são regidos pela Lei brasileira. Ao acessar ou usar nossos serviços, o Usuário do Site entende e concorda com o processamento e a transferência de tais dados para o Brasil e eventualmente para outros países por meio do serviço de terceiros. Os dados pessoais dos Usuários do Site, ao serem transferidos para esses países, poderão estar sujeitos à legislação local e às regras pertinentes.

A XGEN informa que em qualquer momento você pode ter acesso às informações sobre o compartilhamento dos seus dados por meio de solicitação via e-mail para privacidade@xgen.com.br ou outra forma de contato que você escolher dentro das disponibilizadas pela XGEN para este fim.

 

Seus Direitos

Em cumprimento à regulamentação vigente e aplicável, no que diz respeito à proteção de dados pessoais, a XGEN respeita e garante ao Usuário a possibilidade de apresentação de solicitações baseadas nos seguintes direitos:

  1. a confirmação da existência de tratamento;
  2. o acesso aos dados;
  1. a anonimização, bloqueio ou eliminação de dados desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade
  2. a portabilidade de seus dados a outro fornecedor de serviço ou produto, mediante requisição expressa pelo Usuário;
  3. a eliminação dos dados tratados com consentimento do Usuário;
  1. a revogação do consentimento.

 

Caso necessite de qualquer auxílio para exercer seus direitos, o Usuário poderá entrar em contato com a XGEN conforme as orientações constantes nesta Política

A XGEN empreenderá os esforços necessários para atender tais pedidos no menor intervalo de tempo possível. No entanto, mesmo em caso de requisição de exclusão, será respeitado o prazo mínimo de guarda de informações de usuários de aplicações de internet, determinado pela legislação brasileira.

 

Atualizações desta Política

Estamos em constante aprimoramento, por isso esta Política poderá ser atualizada, visando prover ao Usuário mais segurança, conveniência e melhorar o provimento do Site. Sendo assim, recomendamos que o Usuário acesse nossa Política periodicamente, para que tenha conhecimento sobre eventuais modificações.

Ao final desta Política, há o indicativo da data da última atualização e, caso sejam feitas alterações relevantes que ensejem novas autorizações dos Usuários, iremos publicar tal atualização e eventualmente solicitar um novo consentimento.

 

Legislação e Foro

Esta Política será regida, interpretada e executada de acordo com as Leis da República Federativa do Brasil, especialmente a Lei Federal nº 13.709/2018, independentemente das Leis de outros estados ou países, sendo competente o foro de domicílio do Usuário para dirimir qualquer dúvida decorrente deste documento.

 

Atualizado em 11 de fevereiro de 2021