Geração de leads e qualificação: como um chatbot vai te ajudar!
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Geração de leads e qualificação: como um chatbot vai te ajudar!

XGEN
1 de setembro de 2021
Geração de leads e qualificação

A geração de leads e sua qualificação dentro de um processo de marketing e vendas é essencial dentro de um negócio e ela pode ser feita com a ajuda de diversas técnicas e ferramentas no negócio.

Ainda que seja muito comum associar o uso de chatbots ao atendimento ao cliente, você sabia que essa ferramenta vai muito além e pode ser uma grande aliada de suas estratégias de geração de leads e qualificação deles?

O robô conversacional é um grande ganho nos negócios e pode estar inserido em diversas estratégias e, olhar para eles, te diferencia no mercado e dá vantagem competitiva. Pensando nisso, reunimos informações importantes sobre essa estratégia e sobre a ferramenta que vai alavancar seus projetos. Acompanhe!

A geração de leads e qualificação

Antes de falarmos de fato sobre ferramentas para auxiliar na sua estratégia de gerar e qualificar leads é importante conceituar e dar luz à importância dessa estratégia.

Quando falamos em lead dizemos sobre potenciais compradores que já demonstraram interesse no produto ou serviço oferecido por uma empresa por meio de qualquer interação com a marca.

Esse lead pode iniciar de diversas formas no negócio, seja através de um material baixado em seu site, pedido de orçamento, pedido de demonstração ou experimentação de produto ou serviço, dúvidas e perguntas sobre o negócio, entre tantas outras opções.

Gerar um lead é crucial, afinal, é nesse ponto que as pessoas fornecem dados para sua empresa e te dão informações para que seus times possam trabalhar em cima delas.

Porém, ter um primeiro contato por si só não representa muito, certo? E é justamente por isso que é necessário nutrir e qualificar essas pessoas para que elas passem de leads para compradores.

A qualificação de leads consiste em segmentar o público coletado dentro do negócio para entender quais são as pessoas mais próximas de realizar uma compra ou fechar um negócio com você, portanto, é entender quem está caminhando na jornada a ponto de virar um cliente.

Essa qualificação tem muito a ver com comunicação e a aproximação de marca e lead e é um momento importante para conhecer seu público e preparar as melhores oportunidades para ele.

O chatbot para a estratégia de leads

Certamente seu negócio conta com uma estratégia desenhada para geração e qualificação de leads que envolve diversos time, pessoas, conteúdos, necessidades e ferramentas, certo?

E você já pensou como um chatbot pode ter o seu papel nesse momento? Parece algo distante, mas esse robô inteligente pode te ajudar – e muito – nesses momentos cruciais da jornada do seu cliente.

Mesmo que você não conheça muitas informações técnicas e de funcionamento dessa ferramenta, certamente você já utilizou algum chatbot em contato com empresas, seja no site, redes sociais, WhatsApp ou Apple Business Chat, não é mesmo?

Vale então dizer que essa tecnologia é software que tem capacidade de trocar respostas e perguntas durante sua interação com consumidores e podem utilizar inteligência artificial ou regras de respostas previamente configuradas para decodificar perguntas e responder as demandas recebidas.

Chatbot e geração de leads

Gerar e qualificar leads são momentos diferentes da jornada e, por isso, pedem estratégias e olhar para cada uma delas. Como dissemos, o chatbot é um robô que automatiza as interações, tirando demandas simples dos atendentes e respondem a perguntas que fazem sentido para seu usuário.

Porém, ele não precisa apenas responder questões e esperar pela ação do público e ele pode também ser o condutor de uma interação e oferecer conteúdos para seu público, incentivando a troca e coletando informações que sejam relevantes para seu negócio.

A geração de leads se dá sobre troca, ou seja, a empresa oferece algo para obter dados dos clientes e preencher formulários nem sempre é uma ação agradável para o consumidor. Porém, ao estar envolvido em uma conversa com o robô, mais facilmente as pessoas fornecem essas informações e se tornam ainda mais próximas do negócio.

Para que essa troca ocorra, o chatbot pode ter alguns caminhos que engajem o futuro lead, como:

Oferta de conteúdos

Conteúdos de qualidade atraem o público e são estratégias de atração de leads. Em qualquer que seja o canal, o chatbot pode oferecer conteúdos para seu público e fazer trocas com ele.

É claro que essa oferta de conteúdo precisa ser bem estruturada, desenhada e personalizada para que seja uma ação correta e não algo que afaste o seu cliente de vez.

Imagine que uma pessoa já entrou em contato com seu bot para tirar dúvidas sobre determinado serviço. Se existe dentro de seu blog, por exemplo, conteúdos novos e relevantes sobre esse serviço, é interessante que ele seja linkado a respostas, dando incentivos para que a pessoa navegue em seu site ou redes e interaja ainda mais com sua marca, faz sentido?

Cadastro de visitantes

O chatbot pode também ser uma ferramenta para cadastrar o seu lead e coletar as informações necessárias, sem precisar direcioná-lo para uma landing page ou página externa.

Imagine um consultório médico que possibilita a marcação de consultas online. Pensando como cliente, você prefere preencher formulários longos com seus dados e informações necessárias para fazer seu cadastro ou fazer isso de forma mais leve, engajadora e em forma de conversa com um robô desenhado para isso?

Olhar para experiência do cliente e interação é fundamental para que o engajamento seja maior e sua marca se mostre relevante e próxima do cliente.

Envio de cupons promocionais

Uma das melhores formas para aumentar a sua base de usuários é enviando cupons promocionais para potenciais clientes que ainda não interagiram com sua marca e o chatbot pode ser o caminho para esse envio.

É possível criar estruturas para que o robô envio cupons para pessoas que interagiram com determinada página no site ou publicação na rede, por exemplo, e esse tipo de oferta incentiva as pessoas a voltarem para seu negócio e darem passos na jornada.

Chatbot e qualificação de leads

Como citamos, a qualificação é o momento de segmentar aqueles que já deram dados para sua empresa, manter seu engajamento e incentiva que esse consumidor caminhe em sua jornada e se torne cliente de fato.

Para esse momento da estratégia, o chatbot pode atuar em algumas outras frentes, como:

Conteúdos de qualidade

Os conteúdos não são apenas estratégias de atração e geração de leads e eles são importantes para conduzir o possível cliente dentro de sua jornada.

Portanto, a partir do momento que a empresa já tem alguns dados, é interessante mandar conteúdos que tenham a ver com o interesse do cliente para que ele siga interagindo com a marca e tenha viva a lembrança da empresa como de fato uma parceria relevante que oferece o conteúdo correto.

Na qualificação de leads, é importante enviar materiais relevantes e informativos, de forma a educá-los sobre a sua área de atuação e as vantagens das suas soluções, para influenciar em uma decisão de compra.

Respostas para dúvidas e suporte

É evidente que o chatbot é uma tecnologia de perguntas e respostas e ele precisa estar bem estruturada para tirar dúvidas e dar suporte ao cliente. Ao mapear as dúvidas dos seus leads torna-se mais fácil entender em que momento eles estão em sua jornada de compra, criando uma estratégia de funil de vendas na ferramenta.

Criando fluxos e ofertas segmentados

O chatbot é capaz de evoluir a partir do seu histórico de interações e conversas com o público e, se você já conhece mais do seu lead, é possível mandar ofertas personalizadas e cada vez mais segmentadas.

Se na geração de leads o bot trabalhava para mandar ofertas a partir de pequenas ações com o negócio, aqui ele já sabe mais do seu cliente e pode enviar o que de fato faz sentido, incentivando-o para a conversão.

O chatbot é uma excelente ferramenta para diversos objetivos dos negócios e, diferente do que muitos pensam, ele não atua apenas no atendimento ao cliente, mas tem papel importante para marketing, vendas, cobrança, entre outras funções.

Ao ter objetivos e visão de onde se quer chegar é possível fazer com que essa ferramenta seja aliada em muitas de suas estratégias.

Você já conhecia a possibilidade de utilizar um chatbot para geração de leads e qualificação? Agora que você sabe mais sobre o tema, reveja seu processo e fale com um especialista para que possamos te ajudar ainda mais sobre como a automação pode te dar ainda mais resultados em seu negócio!

 

Geração de leads e qualificação com chatbot

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Atualizado em 11 de fevereiro de 2021