Vendas e tendências para 2022: o que sua empresa precisa ter no radar!
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Vendas e tendências para 2022: o que sua empresa precisa ter no radar!

XGEN
10 de dezembro de 2021
Vendas e tendências

O fim do ano está chegando e com ele a necessidade de olhar para as estratégias, analisar o que deu resultados e o que a empresa tem que aperfeiçoar para o próximo ano, não é mesmo? Todos os setores precisam desse momento e quando falamos do time comercial não é diferente e é fundamental estar atualizado com as vendas e tendências para 2022.  

O setor comercial foi um dos mais afetados com as mudanças decorrentes da pandemia de covid-19, mas ele também foi o que ganhou mais inovações pela necessidade de mudar os formatos e estratégias para alcançar os consumidores à distância. 

Mesmo que diversos mudanças já tenham sido estabelecidas nesses últimos anos, elas não param de acontecer no mercado e sua empresa não pode ficar para trás! Por isso, é hora de se perguntar: como sua empresa tem olhado para as vendas e tendências para 2022? Separamos 8 delas para você revisar sua estratégia e implementar novos caminhos. Confira! 

1. Inteligência artificial

A tecnologia está em constante evolução e a tendência é continuar com diversos avanços que facilitam a vida e o dia a dia de todas as pessoas.  

Um desses avanços que está cada vez mais presente no time de vendas é a inteligência artificial, que tem marcado seu território e caminha para um futuro em que ela estará cada vez mais presente em grande parte do cotidiano brasileiro. 

Em 2022, ela se tornará ainda mais fundamental para auxiliar e garantir processos ágeis e produtivos nas empresas, sendo uma ótima opção para montar estratégias de marketing e vendas. 

Um exemplo de IA que está em alta há alguns anos e que se expande e não sai das listas de tendências é o chatbot, o robô de perguntas e respostas que é capaz de interpretar perguntas e oferecer a melhor resposta nas diferentes jornadas. 

Essa ferramenta não é novidade dentro dos negócios, mas cada vez mais ele ganha recursos e possibilidades e se torna essencial em muitos projetos e objetivos. 

2. Jornada híbrida do cliente

Nos dois últimos anos vimos as empresas e comércios migrando para o online, afinal, as vendas digitais dominaram o mercado. 

Porém, com o avanço da vacinação e a volta das pessoas na rua e nos comércios é preciso olhar ainda mais para uma estratégia de jornada mista, envolvendo o online e o físico. 

O ideal é que o mundo virtual e real caminhem sempre lado a lado, afinal, o digital sempre estará no físico e vice-versa. Por isso, é necessário estar atualizado com as tendências e novas tecnologias disponíveis no mercado para que essa convergência entre os dois mundo seja cada vez mais natural e com experiências reais para o cliente. 

Nesse sentido, é preciso olhar para o omnichannel, a estratégia de unir os canais – digitais e físicos – e, muito mais do que isso, oferecer uma experiência personalizada, única e com contexto para o cliente. 

3. Unificação dos canais 

Estar nos canais digitais já era importante, mas se tornou ainda mais crucial nos últimos tempos para alcançar as pessoas e realizar as vendas e exposição da marca, não é mesmo? 

Porém, muitas empresas ainda erram nesse momento e estão presentes com contas em diversas redes e não dão a devida atenção a elas.  

É importante lembrar que de nada adianta ter perfis em todas as redes e não ter uma estratégia de atendimento e vendas para cada uma delas. 

Muito mais do que estar em todas as redes, a empresa precisa estar onde seu público está, e, esse é o primeiro passo para ter uma ótima gestão de redes e de canais. 

Como você leu no tópico anterior, ser omnichannel oferece uma vantagem grande para as empresas, afinal, a estratégia olha para a jornada do cliente, dá uma única visualização de todos os canais e faz com que o que é estratégia da empresa passe a ser unificado, fazendo com que nenhum canal fique para trás no que diz respeito a atendimento e vendas. 

4. Social Selling

social selling, ou venda social, é uma estratégia que une as vendas às redes sociais, propondo a formação de um relacionamento com o cliente por meio das mídias digitais. 

Essa estratégia tem crescido no mercado, tanto pelo contexto atual, quanto pelo fato de que, segundo o relatório Digital 2021: Brasil, 70,3% dos brasileiros são ativos nas redes sociais e 76% deles já fizeram uma compra online.  

Ou seja, implementar as redes sociais como forma de comercio segue como grande aposta para 2022 e as próprias empresas donas das redes já estão criado formas de facilitar essa entrada de e-commerces em suas plataformas. 

Um exemplo disso são as APIs, ou Application Programming Interface, que são plataformas de gerenciamento de empresas nas redes sociais, para oferecer uma experiência multiplataforma e prática para o cliente. 

Oferecer uma experiência única e personalizada ao cliente é um passo para o sucesso e essa é uma tendência de vendas muito importante para se olhar para o próximo ano.  

5. Proteção dos dados 

Outro ponto que tem estado em alta nos últimos tempos é a proteção de dados, uma vez que a Lei 13.709/2018, sancionada em 2020, começou a aplicar sansões nas empresas que a descumprirem.  

Também chamada de LGPD, a Lei Geral de Proteção de Dados prevê maior segurança para os usuários e empresa, visto que em 2021 os ataques cibernéticos tiveram um aumento de 62%, em comparação ao ano anterior segundo a empresa de segurança digital Check Point. 

Estar atualizado e dentro das regras é mais do que um diferencial ou uma tendência, mas é necessário para manter a segurança dos clientes e do negócio como um todo. 

6. Live commerce

O live commerce trás a união entre a live streaming, ou seja, as transmissões ao vivo por diversas redes, com as vendas e tem se mostrado uma estratégia muito promissora.  

Nela, o comerciante entra em uma transmissão ao vivo e disponibiliza diversos descontos, oportunidades, exclusividade e vantagens para quem está nessa live. 

Essa estratégia é mais que uma forma de vender mais, pois ela também aproxima a empresa do cliente, que poderão conversar e propor dinâmicas durante o tempo que ficar ao vivo. 

E mais do que isso, o que faz do live commerce ser um sucesso é o grande senso de urgência proposto com ofertas de tempo limitado ou a escassez de produtos.  

Algumas frases muitos comuns de serem usadas nesses momentos são “só temos 5 unidades”, “desconto por tempo limitado”, “só restam 10 minutos”, por exemplo, o que faz com que o consumidor tome rápidas ações com a empresa. 

As empresas brasileiras já estão apostando nessa tendência de vendas e um exemplo de live commerce de sucesso recente foi o esquenta para a black friday da Americanas. Nele, além de usar o sentimento de urgência e exclusividade para o público presente, a marca também convidou famosos e artistas aclamados para que o público aderisse a ideia e aproveitasse as ofertas.  

7. Superapps

Os superapps nada mais são do que os aplicativos que abrigam diversas funcionalidades e esse tipo de aplicativo tem se tornado uma tendência promissora. 

Isso porque diversas gigantes varejistas já estão utilizando essa forma de vendas, como por exemplo Magazine Luiza e o Mercado Livre, que além de vender, oferece outras funcionalidades como próprio sistema de pagamento (Mercado Pago) e de entregas (Mercado Envios). 

No Brasil já utilizamos diversos desses apps como o Uber, Rappi, PicPay e até mesmo o WhatsApp, que são aplicativos com diversas funcionalidades em um único lugar, exigindo poucos clique e caminhos, e que fazem cada vez mais parte da vida das pessoas.  

8. Realidade aumentada

realidade aumentada é uma tecnologia que permite juntar o mundo real e virtual através de dispositivos eletrônicos. Nela, os objetos digitais são capazes de se sobrepor às imagens reais, permitindo uma interação entre indivíduo e tecnologia. 

Na realidade aumentada, as empresas podem adicionar elementos virtuais no mundo real, e isso acaba sendo uma solução para que os clientes visualizem melhor os seus produtos e incentiva a venda. 

Além de proporcionar uma experiência dinâmica com o cliente, a realidade aumentada também aproxima ele da marca, afinal, ele estaria experimentando os produtos onde quer que esteja.  

Essa tecnologia vai muito além de objetos e já pode ser vista em roupas, maquiagens e diversas formas de experimentar o produto antes mesmo da compra.  

Diversas são as formas de criar essa realidade para os clientes e ter ferramentas que possibilitam o uso dessa tendência é um grande diferencial. O Apple Messages for Business, por exemplo, oferece a realidade aumentada para simular os produtos e para que o cliente conheça “de perto” o que está buscando. 

Vender exige diversas estratégias e vai além de preço e produto para o cliente. É preciso olhar para diferenciações, ferramentas, tecnologias, jornada, experiência e, claro, para as pessoas que seu negócio quer atingir. 

As tendências para o setor de vendas estão em uma constante evolução, e por isso, é preciso se manter atualizado para que sua empresa consiga se destacar no mercado e oferecer uma experiência única para os clientes. 

Como seu negócio tem olhado para as vendas e tendências para 2022? Aproveite que você sabe mais sobre algumas delas e conheça 5 fatores para que sua estratégia seja ainda mais voltada para seu cliente!  

Vendas e tendências - cta

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Ao final desta Política, há o indicativo da data da última atualização e, caso sejam feitas alterações relevantes que ensejem novas autorizações dos Usuários, iremos publicar tal atualização e eventualmente solicitar um novo consentimento.

 

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Atualizado em 11 de fevereiro de 2021