WhatsApp banido: como não passar por esse problema em sua empresa!
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WhatsApp banido: como não passar por esse problema em sua empresa!

XGEN
30 de setembro de 2021

O WhatsApp é um canal que se destaca não somente na troca de mensagens entre amigos, mas também com as diversas possibilidades de vendas e atendimento ao cliente e ter o whatsApp banido – por qualquer que seja o motivo – pode dar grande prejuízo para os negócios.

Ter um perfil no WhatsApp Business e utilizar esse canal de comunicação tem sido cada vez mais comum no mercado dos negócios, afinal, esse é um aplicativo que está – literalmente – na mão dos brasileiros e conta com diversas funções que facilitam a interação.

Porém, nem todas as empresas seguem as regras do aplicativo e podem se deparar com o WhastApp banido. Para que isso não seja um problema em seu cenário, separamos tópicos para que você saiba o porquê adicionar o WhatsApp Business em sua estratégia e como prevenir de banimentos e violações. Acompanhe!

O que é WhatsApp Business e porque usar em sua empresa?

O WhatsApp Business é um aplicativo que foi desenvolvido para atender às necessidades das empresas. Se antes o aplicativo permitia apenas a troca entre pessoas físicas, com a necessidade de interação ele passa a criar alternativas para que as marcas estejam mais próximas às pessoas e se tornem contatos em suas agendas.

Levando isso em consideração, o aplicativo oferece duas soluções: o WhatsApp Business e API do WhatsApp Business.

O primeiro a ser lançado foi o WhatsApp Business, que tem como objetivo auxiliar na demanda de atendimento e dar mais controle na jornada de conversação, dando a possibilidade de que as marcas criem perfis comerciais com suas informações para contato, vitrine virtual, horários de atendimento e até mensagens automáticas.

Mesmo com tantos recursos o WhatsApp Business ainda não atendia as demandas de médias e grandes empresas, que possuem um volume maior de mensagens. E por isso, foi lançado o API do WhatsApp Business.

O WhatsApp Business API é uma versão do aplicativo que propõe maior otimização de processos e atendimentos, por ter maior um maior volume dos mesmos. Mas você sabe o que é a interface API?

API é a sigla de Application Program Interface, que traduzindo fica Interfaces de Programas Aplicativos. Ela possibilita com que diferentes ferramentas tenham contato entre si, podendo facilitar o atendimento a partir da sincronização de um sistema de gestão do mesmo.

Assim, o API do WhatsApp oferece para a empresa uma possibilidade de automação, podendo até mesmo implementar chatbots, que agilizariam o atendimento e aumentariam sua eficácia e a satisfação do cliente.

O WhatsApp dá diversas funções para que as empresas falem com clientes e se aproximem deles, porém, isso é feito com regras, afinal, a experiência do usuário da plataforma é o grande foco do negócio. Justamente por isso, alguns cuidados devem ser tomados para que sua conta seja segura e não corra risco de banimento.

O que significa ter o WhatsApp banido?

Ter seu WhatsApp banido significa que sua conta foi suspensa e você não poderá usá-la, podendo ser por tempo determinado ou efetivo.

Isso ocorre ao não seguir os termos de serviços e políticas de privacidade, que são normas de convivência para que tanto sua empresa, quanto o cliente, estejam seguros e dentro da lei ao trocarem mensagens e valores.

Por ser um aplicativo que poderá alavancar seu negócio é preciso seguir as regras à risca e, por isso, separamos 5 dicas para evitar o banimento do seu WhatsApp Business.

5 dicas para não ter o WhatsApp banido

Como você viu, seguir os termos de uso do aplicativo é fundamental para uma estratégia de atendimento ao cliente pelo WhatsApp empresarial e pequenas boas práticas é fundamental para que você não tenha problemas com sua conta nesse tão importante canal.

1. Utilize o aplicativo oficial do WhatsApp Business

É muito fácil achar aplicativos que imitam a tecnologia do WhatsApp na internet, mas, eles não são seguros e podem prejudicar sua empresa e seu planejamento.

É primordial para uma estratégia bem estruturada que você utilize o aplicativo oficial, afinal, a segurança de seus dados e dos cliente não poderão ser garantidos se você não estiver no aplicativo oficial da empresa.

Os termos de uso existem para garantir a segurança de ambas as partes e o primeiro passo é estar em plataformas seguras e oficiais.

2. Conheça a política de privacidade do aplicativo

Como falamos no tópico anterior, as políticas de privacidade e termos de serviço existem para proteger você e seu cliente, então, ao baixar o aplicativo do WhatsApp Business, não passe despercebido por eles, leia e veja até onde vão seus direitos e quais atitudes é preciso evitar.

Conhecendo essas regras, mais fácil será para que a sua empresa entre para a plataforma dentro das regras propostas, podendo usá-la como  uma ferramenta de atendimento e vendas.

3. Avalie se sua mensagem irá ser bem recebida

Ao planejar entrar em contato com seus clientes, a mensagem a ser enviada deve passar por uma triagem e avaliação. Portanto, se pergunte: se eu estivesse no lugar do meu cliente, eu gostaria de receber essa mensagem?

Confira se não há uma linguagem inapropriada ou com dupla interpretação, pois caso tenha, você poderá correr o risco de o cliente interpretar mal e bloquear sua conta.

De início, um cliente te bloquear não terá muito peso, mas se a linguagem não for melhorada e essa situação voltar a acontecer, muitos bloqueios podem gerar um banimento.

Isso porque, o aplicativo entenderá que suas mensagens têm incomodado seus clientes ao invés de ajudá-los. Então, é fundamental prestar atenção nos mínimos detalhes de suas mensagens para que a sua estratégia de vendas pelo WhatsApp Business consolide em seu negócio.

4. Identifique-se para o cliente

Como você viu no tópico anterior, ser bloqueado muitas vezes contribuiria para sua conta ser banida, portanto, outra atitude que você deve tomar para impedir tal punição é se identificar para seu cliente e garantir que ele saiba com quem ele está falando.

Uma vez que, se ele não souber quem está enviando mensagens para o celular dele, sua mensagem poderá chegar sem contexto e ser mal interpretada. Diante disso, vale relembrá-lo com quem ele está falando e de onde você fala, para que esse problema não aconteça.

Essa dica também é importante pois, ao enviar muitas mensagens a um contato que não possui seu número salvo, o WhatsApp pode interpretar como uma atitude suspeita, então, até sem um bloqueio é um risco não se identificar para seu cliente.

5. Evite alto volume de mensagens

O envio de mensagens massivas também pode ser considerado incomodo pelo aplicativo e pode fazer com que seu whatsapp seja banido. Uma dica para evitar esse alto volume é trocar várias mensagens por uma que contenha todo o conteúdo que você quer passar a seu cliente, ou seja:

Troque o:

“Oi

Tudo bem?

Meu nome é X

Da empresa Y

Como posso te ajudar?”

Por:

“Oi, tudo bem? Meu nome é X e eu sou atendente na empresa Y, como posso te ajudar?”

Assim, você terá em uma única mensagem tudo o que deseja falar e evitará estar em posição de incomodo para seu cliente.

O que fazer em caso de banimento?

Se você foi banido do WhatsApp Business, não se desespere, há algumas maneiras de recorrer para que sua conta volte a funcionamento.

Primeiramente você deve entender o tipo de banimento: se foi um banimento temporário, efetivo de uma violação que você não cometeu ou violação que cometeu. Ao saber disso há uma saída para cada tipo de banimento, veja a seguir:

Banimento temporário

O banimento temporário de conta significa que muito provável você não está utilizando o aplicativo do WhatsApp Business oficial, e como foi dito, esse é um passo primordial para a estratégia, afinal, estar em um software oficial garante a segurança da sua empresa e dos dados de seu cliente.

Para resolvê-lo você precisa trocar sua conta para o aplicativo oficial.

Banimento efetivo

Ao ver que sua conta foi banida permanentemente você deve checar o motivo e se questionar se ele se enquadra nas ações tomadas por sua empresa.

Há formas diferentes de resolver as duas situações, mas ambas serão em comunicação com o suporte do aplicativo – pelo e-mail support@whatsapp.com – que irá rever o caso e tomar uma decisão sobre.

Banimento por causa injusta

Todas as empresas e softwares estão à mercê de erros, caso você tenha sido banido por algo que tem certeza de que não cometeu é bem fácil de resolver.

Você deverá enviar um e-mail para o suporte do aplicativo para que eles revejam o caso, se você tiver uma prova de que não cometeu nenhum delito é imprescindível que você anexe no e-mail. A partir disso em 1 ou 2 dias o suporte analisará e te enviará uma resposta da decisão da empresa.

Banimento por causa justa

Se você recebeu a mensagem de banimento e sabe que sua empresa cometeu uma violação dos termos de serviço e, por isso, foi banida do aplicativo, você deverá mandar um e-mail se desculpando pelo delito e acrescentando que essa ação não voltará a acontecer.

Então eles avaliarão seu pedido e você receberá uma resposta, caso seja aprovado e sua empresa possa voltar a utilizar o WhatsApp Business, lembre-se do que falou no e-mail, e não volte a fazer o mesmo.

Tenha atenção pois o WhatsApp não possui número de telefone para contato, portanto se vir algum número por ai tentando entrar em contato com você, saiba que é fake.

Respeitar os termos de uso e políticas de privacidade é o ponto crucial para que sua empresa possa utilizar o WhatsApp sem riscos de banimento, que podem levar prejuízos ao seu negócio.

Imagine ter seu número banido e ficar dias sem poder falar com seus clientes por esse canal? Certamente nem todos saberão que seu canal está temporariamente indisponível e diversas vendas ou atendimento podem ser perdidos, gerando insatisfações na experiência do seu cliente com seu negócio.

Ter o WhatsApp como canal é muito importante para os negócios e seguir as regras para não ter o WhatsApp banido é mais importante ainda! O quanto você já utiliza dessa estratégia em seu cenário? Saiba mais sobre as possibilidades do canal e amplie seu leque de abordagens com o cliente!

 

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  1. a revogação do consentimento.

 

Caso necessite de qualquer auxílio para exercer seus direitos, o Usuário poderá entrar em contato com a XGEN conforme as orientações constantes nesta Política

A XGEN empreenderá os esforços necessários para atender tais pedidos no menor intervalo de tempo possível. No entanto, mesmo em caso de requisição de exclusão, será respeitado o prazo mínimo de guarda de informações de usuários de aplicações de internet, determinado pela legislação brasileira.

 

Atualizações desta Política

Estamos em constante aprimoramento, por isso esta Política poderá ser atualizada, visando prover ao Usuário mais segurança, conveniência e melhorar o provimento do Site. Sendo assim, recomendamos que o Usuário acesse nossa Política periodicamente, para que tenha conhecimento sobre eventuais modificações.

Ao final desta Política, há o indicativo da data da última atualização e, caso sejam feitas alterações relevantes que ensejem novas autorizações dos Usuários, iremos publicar tal atualização e eventualmente solicitar um novo consentimento.

 

Legislação e Foro

Esta Política será regida, interpretada e executada de acordo com as Leis da República Federativa do Brasil, especialmente a Lei Federal nº 13.709/2018, independentemente das Leis de outros estados ou países, sendo competente o foro de domicílio do Usuário para dirimir qualquer dúvida decorrente deste documento.

 

Atualizado em 11 de fevereiro de 2021