WhatsApp HSM: o que é e como melhorar suas vendas no canal
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WhatsApp HSM: o que é e como melhorar suas vendas no canal

XGEN
27 de maio de 2022
WhatsApp HSM

Sigla para High Structured Message, o WhatsApp HSM é um ótimo investimento para empresas que fazem contatos ativos com clientes, sem que eles tenham começado a conversa. Mas porque tanto investimento nesse aplicativo? Talvez alguns números possam te ajudar a entender!

De acordo com a Pesquisa Digital 2022, feita pela We Are Social, 96,4% dos brasileiros estão diariamente no WhatsApp. Essa porcentagem equivale a 165 milhões de pessoas assíduas nas redes e que fazem tudo, inclusive decidir o que vão ou não comprar.

Visto isso, vemos que o WhatsApp é uma plataforma muito propícia para as vendas, afinal, ela possui um grande público e aproxima a empresa de seu clientes. Porém, existem algumas regrinhas da plataforma que, para iniciar uma estratégia com bom uso dela, você precisa estar ciente. E o HSM é uma delas!

Pensando em te mostrar a importância dessa estratégia e como ela pode melhorar as suas vendas, trouxemos um conteúdo completo para sanar suas dúvidas. Acompanhe!

WhatsApp HSM: o que é, categorias e exemplos

O WhatsApp tem algumas particularidades em sua política de uso que, têm como objetivo, garantir que o aplicativo não seja um espalhador de Spam. Com isso, a sua empresa vai poder fazer contatos ativos com seus clientes a partir de mensagens templates, que serão aprovadas ou não pelo próprio app e possuem o nome de HSM.

Existem dois tipos de HSM: para iniciar conversas quando nunca se teve contato anteriormente com aquela pessoa e pretende dar início a interação. E para continuar conversas, que acontece depois de 24 horas sem resposta do usuário, você poderá enviar um HSM solicitando a resposta da pessoa para prosseguir o atendimento.

Vale lembrar que, nos dois tipos de HSM, depois de mandar as mensagens, você vai conseguir se comunicar com o usuário apenas depois que ele te responder.

Dentre as funcionalidades do WhatsApp HSM, estão: informar o status de um pedido, envio de boletos, retornar um atendimento e muitas outras finalidades serão possíveis a partir do HSM em seu WhatsApp. A seguir, veja alguns exemplos de como é feita a comunicação:

Template

“Olá {Variável 1}, como conversamos estou retornando o seu contato para falarmos sobre {Variável 2}”

“Bom dia {Variável 1}, estou retornando o contato conforme sua solicitação”

Confira abaixo como o HSM funciona na prática:

Como mencionado, o WhatsApp HSM é um template do WhatsApp Business e, para você saber mais sobre o início dessa versão empresarial e todas as suas funcionalidades, continue lendo, pois iremos te contar tudo sobre ele!

O WhatsApp Business

Criado a partir da necessidade das empresas terem um local específico para se comunicarem diretamente com os clientes, o WhatsApp Business tem todas as ferramentas do app comum, porém, o que o diferencia da versão comum são as outras funções que ajudam, e muito, as empresas em seu dia a dia.

Começando pelo simples fato de que você conseguirá criar um perfil comercial, com todas as informações da sua empresa. Assim, quando o cliente quiser saber algo sobre seu negócio, terá tudo facilmente.

Você também vai conseguir incluir um catálogo com seus produtos. Se quiser destacar algum produto ou serviço, conseguirá também incluir nessa versão do WhatsApp. Quer mandar mensagens de saudações ou até mesmo de ausência? No WhatsApp Business é possível incluir!

Desde quando foi criado em 2018, ele tem como foco não deixar os clientes em filas de espera. Isso porque há uma comunicação assíncrona, ou seja, uma conversa que pode ter pausas.

De acordo com o levantamento anual do We Are Social, o WhatsApp é o aplicativo de mensagens número 1 no mundo. Com mais de 2 bilhões de usuários, ele é uma das principais canais de atendimento ao cliente utilizado pelas empresas. Ou seja, é imprescindível ter um e, mais do que isso, automatizar suas funcionalidades para estar sempre disponível para o seu público.

A importância do opt-in para o uso do HSM

Antes de clicar em aceitar que determinada empresa entre em contato ativamente pelo seu número de WhatsApp, as pessoas geralmente passam por algum tipo de estímulo para tomar essa decisão.

Por esse motivo que é importante efetuar boas ações para que você tenha a liberdade de entrar em contato com alguém pelo número pessoal. Mas você sabe como conseguir esse aceite? Ou o que é o famoso opt-in? Veja a seguir!

Opt-in

Opt-in é o aceite que alguém faz para receber mensagens de determinadas empresas. Geralmente, isso é feito através de uma caixinha disponível assim que você se inscreve em alguma plataforma, como é o caso de lojas virtuais, cadastros, etc.

Mas o opt-in vai muito além apenas do aplicativo de mensagens. Se o cliente quiser efetuar o opt-in do seus e-mail, por exemplo, terá de se inscrever em newsletter, se cadastrar em materiais ricos (e-books, infográficos, etc) ou até mesmo um simples cadastro em seu site.

Ao ver o que é o opt-in, você deve estar pensando: como seriam dicas de boas estratégias para efetuar essa ação? Vamos lá!

Para conseguir o opt-in de seu potencial cliente, você basicamente precisa utilizar uma estratégia em que você consiga garantir o consentimento de relação com os clientes. Temos como exemplos:

Posts em redes sociais, botões de “Fale conosco”, QR codes que redirecionam as pessoas para páginas onde irão decidir aceitar receber suas mensagens. As famosas landing pages poderão garantir um bom número de aceites para sua estratégia de WhatsApp HSM.

O CTA (Call-to-action, que em português significa chamada para ação) também é uma ótima opção para chamar a atenção do público e garantir que aceitem receber informações de seus produtos ou serviços. Esse “link” que leva os usuários a fazerem ações é o que vai tentar conseguir tráfego.

Isso tudo porque enviar uma mensagem a um número sem o consentimento do dono pode incomodá-lo, fazendo com que ele denuncie sua conta ou marque como SPAM. Por parte do WhatsApp, muitos bloqueios podem significar que a empresa não está fazendo um uso saudável da plataforma, acarretando um banimento.

E quando o usuário não quiser mais receber suas comunicações? Ele pode, sim, querer o cancelamento dessa ação através do opt-out!

Opt-out

Imagine que você um dia se inscreveu seus dados em uma lista para receber mensagens de WhatsApp, e-mail, etc. mas agora, por diversos motivos, aquele determinado assunto não te interessa mais e você queira ser retirado daquela lista de envio.

Você como empresa, deve, a todo momento das comunicações, fornecer a opção de sair dessa base de contatos. É aí que o conceito de opt-out entra, pois ele te oferece a oportunidade de se descadastrar da lista que não tem mais seu interesse.

Quais os custos para implementar o HSM?

No WhatsApp Business API, é realizada uma cobrança para as empresas de acordo com as interações que acontecem com os clientes, independentemente de quem iniciou a conversa.

Nesse modelo de cobrança, o WhatsApp usa duas categorias para diferenciar as conversas e precificá-las de modo distinto. São elas:

  • Comunicações que começam pelos clientes, como em atendimentos, começo de alguma venda e caso ele precise de algum suporte em geral.
  • Comunicações que a própria empresa inicia, como é o caso de disparo de promoções, atualização de envios, pagamento, pós-venda e muito mais.

O API do WhatsApp estabelece uma conversa com uma sessão fica de 24 horas e inclui e coloca todas as mensagens entregues dentro de um determinado valor. Mas vale lembrar que se enviada e não respondida, a mensagem não será cobrada pelo aplicativo.

Automatizar conversas com clientes é um fator fundamental para o sucesso!

Agora que entendemos a importância do WhatsApp HSM e toda sua funcionalidade dentro do próprio aplicativo, sabemos que esse template pode auxiliar bastante em uma boa construção na relação da empresa com o cliente. Mas há outro ponto, dentro dessa estratégia, que é um dos marcos da nossa tecnologia atual: a automação do envio de conteúdos para os clientes.

Automatizar conversas com os consumidores é extremamente importante porque através do WhatsApp, por exemplo, é possível manter uma interação constante, ter um rápido tempo de resposta, em qualquer horário, para qualificar o que o cliente deseja. Tudo isso sem esquecer de oferecer o opt-out caso ela não queira receber informações do seu produto ou serviço.

O WhatsApp, como aplicativo de troca de mensagens com o maior número de usuários no mundo é, sim, uma boa escolha de investimento!

E você, como tem olhado para essa estratégia em sua empresa? Se ainda há dúvidas em como usar o WhatsApp para vender mais, clique abaixo e veja um guia completo para aplicar em seu negócio!

WhatsApp HSM

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Estamos em constante aprimoramento, por isso esta Política poderá ser atualizada, visando prover ao Usuário mais segurança, conveniência e melhorar o provimento do Site. Sendo assim, recomendamos que o Usuário acesse nossa Política periodicamente, para que tenha conhecimento sobre eventuais modificações.

Ao final desta Política, há o indicativo da data da última atualização e, caso sejam feitas alterações relevantes que ensejem novas autorizações dos Usuários, iremos publicar tal atualização e eventualmente solicitar um novo consentimento.

 

Legislação e Foro

Esta Política será regida, interpretada e executada de acordo com as Leis da República Federativa do Brasil, especialmente a Lei Federal nº 13.709/2018, independentemente das Leis de outros estados ou países, sendo competente o foro de domicílio do Usuário para dirimir qualquer dúvida decorrente deste documento.

 

Atualizado em 11 de fevereiro de 2021