Apple Business Chat e atendimento ao cliente: por que implementar essa estratégia?
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Apple Business Chat e atendimento ao cliente: por que implementar essa estratégia?

XGEN
15 de dezembro de 2020
Apple Business Chat e atendimento ao cliente: por que implementar essa estratégia?

Estar onde está o seu cliente e oferecer formas de diferenciação, experiências memoráveis e personalizadas é essencial. Os canais de mensagens, como o Apple Business Chat são uma dessas possibilidades e estar, literalmente, a um toque de distância dos seus clientes pode levar muitos benefícios para seu atendimento.

As transformações e demandas do mercado exigem o uso de tecnologias para que o relacionamento empresa e cliente seja mantido com proximidade, eficiência e resolução de todas as necessidades.

E em contextos como esse, é preciso entender novas ferramentas e funcionalidades que podem ser inseridas em sua estratégia de comunicação e atendimento. Você já conhece o Apple Business Chat e já pensou como ele pode agregar em seu setor? Saiba mais sobre ele agora mesmo!

O que é o Apple Business Chat?

Sabendo da necessidade de estar próximo do cliente e oferecer experiências únicas e personalizadas, a Apple implementou no Brasil em junho de 2019 o Apple Business Chat, ferramenta que viabiliza a interação entre marcas e consumidores.

Essa ferramenta é um canal exclusivo de atendimento digital e é uma vertente da estratégia de comunicação e atendimento com foco em experiências em tempo real, seja, para compras, vendas, suporte, agendamento, entre outras funcionalidades.

O Apple Business Chat, o ABC, é um serviço que permite que os clientes conversem diretamente com as marcas a partir de diferentes pontos de entrada de seus dispositivos Apple, como:

  • Pelo Mensagens, aplicativo nativo dos dispositivos iOS;
  • Pela utilização do Safari o Maps;
  • Através da Siri, que automaticamente contata a empresa desejada;
  • Pelas redes sociais e canais da empresa que direcionam o ABC;
  • Através de buscas pela marca na barra do Spotligh;
  • Pelo chat sugest.

Ou seja, dá para perceber que são muitas as formas possíveis em que as empresas podem estar disponíveis para seu cliente, não é mesmo?

O que posso oferecer com o Apple Business Chat?

Como citamos, o Apple Business Chat tem o objetivo de se colocar como um canal próximo e com diversas experiências para o cliente, sendo assim, ele é mais do que apenas um canal de troca de mensagens e diversas são suas funcionalidades exclusivas que sua empresa pode oferecer:

  • Envio de mensagens de textos, imagens e documentos entre consumidor e empresa;
  • Listagem interativa: com essa função é possível apresentar os produtos da marca de maneira prática e otimizada;
  • Timer picker: o foco dessa função é o agendamento de serviços, ou seja, é possível disponibilizar datas e horários para que sejam agendados compromissos de forma rápida entre empresa e cliente;
  • Mapas: a empresa pode enviar mapas de localização e o usuário pré-visualiza em sua própria conversa, sem necessariamente migrar para o app de mapas;
  • Realidade aumentada: uma das ferramentas que mais dá diferenciação para o público é a realidade aumentada, ou seja, através dela é possível simular que seus produtos estão de fato no ambiente do cliente para que ele conheça “de perto” o que está buscando;
  • Pagamentos pelo Apple Pay: as transações entre empresas e clientes podem ser feitas de forma rápida e com poucos cliques, facilitando a tomada de decisão do usuário e sendo esse também um canal de vendas.

Por que utilizar o Apple Business Chat na estratégia de atendimento ao cliente?

Não precisa ser um grande conhecedor de tecnologia para saber o grande domínio que a Apple tem no mercado e qual a força que a marca tem com seus fãs, certo?

Usuários que têm um aparelho Apple, seja o iPhone, MacOS, Ipad ou Apple Watch, querem ainda mais ser exclusivos e contar com diferenciações, mesmo em interações com outras marcas além da Apple.

Então, por que não utilizar da força da marca para agregar em seu negócio? No início de 2019, a empresa reportou 1,4 bilhão de dispositivos ativos da marca. Evidentemente esse número aumentou e representa bilhares de oportunidades de perfis para as organizações.

Utilizar o Apple Business Chat abre diversos caminhos para sua empresa e muitos são os benefícios percebidos com essa estratégia.

Agora que você já sabe mais de suas funcionalidades, reunimos diversas vantagens para que você se convença do porquê utilizá-lo em seu setor. Confira!

Oferece grande diferenciação

Ter o Apple Business Chat como um canal de comunicação é uma grande diferenciação, afinal, sua marca estará introduzida de forma ainda mais prática e eficaz para usuários da marca.

É natural que você se pergunte: mas por que utilizar o ABC e não o atendimento via WhatsAppE é preciso ressaltar que um canal de comunicação não exclui o outro!

Vamos pensar em outras estratégias: sua empresa deixou de utilizar o e-mail quando criou contas nas redes sociais? O atendimento telefônico foi totalmente eliminado ao criar canais digitais?

É preciso ter em mente que cada estratégia agrega um tipo de cliente e tem suas particularidades e que é necessário olhar para seus objetivos com cada uma delas e não tornar os canais uma escolha ou competição.

Evidentemente ter o WhatsApp como seu canal de comunicação é fundamental, afinal, são gigantes os números de usuários e de possibilidades daquela rede.

Mas é essencial também ter em mente que o Apple Business Chat não é uma estratégia de massa, mas sim de diferenciação para um nicho de consumidor.

Ao contar com o Apple Business Chat sua empresa se coloca em destaque, agregando ainda mais valor para parte importante do seu público e que pode te gerar interessantes níveis de conversão.

Lembre-se que o Apple Business Chat é mais do que um simples canal de diferenciação, mas um canal com valor agregado da marca Apple, o torna ele essencial para os fãs da marca.

Gera conversas ricas

Para que a comunicação entre empresa e cliente inicie no Apple Business Chat ela precisa partir dos clientes e, como citamos, ela pode ser iniciada por diversas formas dentro dos produtos Apple.

Independente de onde seja seu ponto de entrada, muitas são as funcionalidades que as empresas podem utilizar para acompanhar a jornada do cliente dentro da ferramenta.

Seja na utilização para atendimento ao cliente, vendas ou suporte, é alto o nível de personalização de acordo com o desenho da jornada e experiência do cliente, gerando conversas ricas e diferenciadas.

É alto o nível de interação e personalização

Cada vez mais próximos da tecnologia, os clientes querem mais do que nunca ter experiências diferenciadas e personalizadas.

Não basta mais receber promoções ou comunicações que nada tenham a ver com seu momento, é preciso se sentir valorizado e reconhecido pelas empresas com quem fazem negócio.

E é justamente esse o objetivo do Apple Business Chat, ser uma ferramenta focada em experiência e integração.

Com essa estratégia a navegação é fácil e fluída, tem alto grau de personalização para que sua empresa seja rapidamente reconhecida e identificada e muitas são as ferramentas que podem ser utilizadas nas conversas, além de mensagens de textos.

As listas interativas, ofertas, imagens, agendamento, arquivos, realidade aumentada, produtos, templates e diversas funcionalidades estão disponíveis para a utilização das empresas de forma que as jornadas sejam desenhadas pensadas de fato no seu cliente.

Diferente de outros canais de comunicação, o Apple Business Chat permite que exista personalização também na forma que sua empresa se apresente para o público, criando sua própria identidade dentro da ferramenta.

Facilita a conversão

Oferecer opções práticas e rápidas para o cliente faz com que seu processo de decisão seja mais rápido e se evitem desistências no meio do caminho.

Com uma plataforma tão personalizada, que entender o que os consumidores precisam, criam listas, apresentam produtos de forma mais real possível, é preciso aproveitar esse engajamento e motivação para realizar as vendas também, não é mesmo?

As vendas nas interações com Apple Business Chat acontecem diretamente pelo Apple Pay, sendo um canal seguro e eficiente para empresa e consumidor.

E, quando falamos em venda, vale a pena lembrar que não é apenas sobre as trocas monetárias, mas também o incentivo ao download e compartilhamento de conteúdos, assinatura de newsletter, entre outras ações que são capazes de estreitar o relacionamento com o cliente e fidelizá-lo a cada passo.

É possível automatizar

Com tantas ferramentas dentro do Apple Business Chat, é preciso dizer que diversos desses atendimentos podem ser feitos através de automações, deixando o atendimento ao cliente ainda mais eficaz.

O Apple Business Chat aceita a utilização de chatbots e eles são excelentes opções para tornar o atendimento nessa plataforma ainda mais completo, disponível e rápido, sem perder a eficiência e personalização.

Tem grande atenção à segurança

A segurança é um dos pontos cruciais que empresas devem ter atenção ao desenhar estratégias para seu cliente e esse é um tema muito sério para a Apple.

Todas as informações trocadas entre usuários e empresas através dessa ferramenta são criptografadas, garantindo a segurança entre conversas e transações.

O Apple Business Chat exige autenticações e comprovações de perfil em determinados níveis de conversas. Além disso, a cada nova integração, a empresa só pode ver os dados dos clientes caso ele compartilhe, o que torna o processo ainda mais seguro.

Como implementar o Apple Business Chat?

Conhecendo sobre essa estratégia e todas suas funcionalidades, é natural que você queira contar com ela em seu cenário e oferecer essa novidade o mais rápido possível para seus clientes, não é mesmo?

Esse certamente não é um ponto de preocupação, afinal, a implementação da ferramenta é facilitada, rápida e prática para que sua empresa não perca tempo e esteja inserida nesse canal de comunicação. Para ter sua estratégia rodando é preciso que alguns pontos sejam alinhados:

  • Sua empresa precisa ter uma plataforma de mensagens assíncronas que suporte a gestão e atendimento de suas ações definidas;
  • A estratégia precisa ser capaz de oferecer atendimento diferenciado e exclusivo através desse canal;
  • É preciso contar com um Solution Partner, ou seja, uma empresa credenciada pela Apple para viabilizar essa plataforma para sua equipe.

Com a ajuda dessa empresa credenciada, será possível desenhar seu atendimento e criar configurações para que seu design e botões do site e aplicativo estejam dentro das regras de segurança e de acordo com seu padrão visual e de personalização para a empresa e cliente.

Vale lembrar que, mesmo depois de pronto e o Apple Business Chat em pleno funcionamento, o trabalho não acaba por aí. A própria Apple recomenda o constante refinamento da plataforma para que as empresas ofereçam sempre experiências de ponta para seu cliente.

Ou seja, essa estratégia é um processo contínuo que, assim como qualquer outro, deve ser acompanhado de perto em suas interações, métricas e otimizações para que mantenha sempre seu alto nível de qualidade.

Cada canal de atendimento digital oferece diversas vantagens e são importantes para sua empresa. Conhecer sobre eles é preciso para que se entenda onde seu público está e o que faz sentido para seu negócio.

Ter uma boa estratégia de comunicação não é sobre escolher alguns canais, mas sim ter diversas possibilidades e dar facilidades e proximidade para que seu público chega na sua marca.

Utilizar o Apple Business Chat é uma forma de atingir parte importante do público e estabelecer relacionamentos com os clientes Apple, que prezam por grandes experiências e buscam facilidades em seus dispositivos.

Sua empresa já está olhando para essa parte do público? O quanto o ABC pode levar valor ao seu negócio?

Aproveite que você sabe mais sobre ele e suas funcionalidades dentro do atendimento ao cliente e comece agora mesmo a desenhar sua estratégia com essa ferramenta. Fale com um de nossos especialistas e ofereça ainda mais experiências para seu cliente com o Apple Business Chat!

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Atualizado em 11 de fevereiro de 2021