Apple Business Chat: O poder de oferecer experiência
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Apple Business Chat: O poder de oferecer experiência

XGEN
1 de setembro de 2020
apple business chat

Encantar clientes e gerar boas experiências é essencial para uma marca e, por isso, é preciso estar onde os clientes estão e oferecer praticidade, conforto e segurança para o público. Pensando em experiência diferenciada e exclusiva, o Apple Business Chat surge como um grande canal e potencial de atendimento digital para as marcas e, ao contar com essa alternativa, certamente muitos passos são dados em relação aos concorrentes.

Você sabe o que é o Apple Business Chat e como ele pode ser poderoso para sua empresa, interação e comunicação com o cliente? Fique ainda mais por dentro dessa estratégia!

O Apple Business Chat

Não precisa conhecer muito de tecnologia, celulares ou computadores para saber que a Apple construiu um enorme domínio no mercado, conquistando usuários fidelizados por sua marca. Muitos dizem que quem tem um aparelho Apple raramente volta para outras marcas.

Mais do que uma marca, a Apple se coloca como uma experiência única e diferenciada, o que justifica sua imensa base de fãs de seus produtos. No início de 2019, a empresa reportou 1,4 bilhão de dispositivos ativos da marca.

Esse número, que certamente aumentou, representa mais de 1 bilhão de usuários de diversos perfis de compradores, que são grandes oportunidades para as empresas.

É aí que entra a importância do Apple Business Chat, exclusivo para clientes iOS, se colocando como uma maneira personalizada e única da troca entre cliente e empresa.

O Apple Business Chat, ABC, é uma alternativa para a estratégia de comunicação das empresas, com foco na experiência em tempo real, seja para suporte, compras, vendas, agendamentos, entre outros.

De forma simplificada, essa ferramenta é um serviço que permite que clientes conversem diretamente com marcas, utilizando o Mensagens, o aplicativo nativo dos dispositivos da Apple. Há vários pontos de entrada para que um cliente inicie a conversa com uma empresa pelo ABC e eles podem ser:

  • Enquanto o usuário utiliza o Safari ou o Maps;
  • Chamando a Siri e pedindo que ela contate a empresa;
  • Pelas redes sociais e canais da empresa que redirecionam para o ABC;
  • Por sugestão após o clique no número da empresa (chat sugest);
  • Através de buscas pelo nome da marca pela barra do Spotligh.

Não apenas pelo celular, o usuário pode se conectar com marcas através do iPhone, iPad, MacOS e Apple Watch, dando diversas oportunidades para estar próximo a uma empresa.

O Apple Business Chat é um canal próprio da Apple e utilizado por eles, criado para nivelar a experiência do usuário e, por isso, disponibilizado também externamente. A estratégia é conhecida desde 2017 e começou a ser implementado no Brasil em junho de 2019.

Por que utilizar o Apple Business Chat?

O Apple Business Chat dá diversas possibilidades para empresas e clientes e, mais do que um canal de comunicação, o ABC é uma experiência diferenciada para o usuário, gerando emoções, surpresas e práticas positivas com a marca.

Ter essa estratégia incorporada em uma empresa é uma imensa vantagem competitiva, dando poder ao usuário em sua forma de escolha de interação, além de gerar atração e fidelização e, claro, receitas.

Para que o Apple Business Chat e suas vantagens e diferenciais fiquem ainda mais claro para você, reunimos diversos motivos para ele estar em seu negócio. Acompanhe!

Não requer download e possibilita diversos pontos de entrada

Para algumas soluções de comunicação é preciso que os clientes baixem aplicativos para se comunicar com as marcas. Isso pode ser um problema, afinal, os clientes querem espaço em seus dispositivos para itens pessoais e não para marcas.

Sendo assim, com o Apple Business Chat, o usuário não precisa fazer download de nada e pode entrar em contato com a empresa através de diversas formas em seu dispositivo iOS. Seja no Safari, Maps, Search, Spotligh ou Siri, a empresa está próxima e rapidamente consegue auxiliar clientes em suas mais diversas necessidades.

Alcança uma parte importante do seu público

Para iniciar qualquer estratégia, é essencial que você conheça seu público, suas preferências, suas formas de acessos, ticket médio, entre outros. Sabendo que parte do seu público tem um dispositivo Apple, por que não oferecer experiências diferenciadas para essa parcela importante da sua receita?

É importante ressaltar que usuários em iOS e MacOS têm altas taxas de engajamento e são componentes importantes de processos decisórios e de compra.

Com grande base de usuários iOS não faltam oportunidades para que a marca interaja de forma mais intensa com esse consumidor, colocando o Apple Business Chat como canal importante para essa comunicação.

Alto nível de interação e personalização

O Apple Business Chat foca na experiência e interação entre marca e usuário, dessa forma, tem diversas possibilidades de comunicação entre cliente e empresa, não dependendo exclusivamente de mensagens de texto.

Com uma navegação rápida, fácil e fluída, há diferentes possibilidades de templates e formas de comunicação que a empresa pode oferecer.

Mais do que isso, a empresa pode enviar listas interativas, ofertas, imagens, menus de imagens, agendamento, arquivos, produtos e diversas formas de comunicação que façam sentido e gerem ainda mais o senso de personalização e criem conversas ricas e cheias de boas experiências.

Quando falamos em personalização, não é apenas para o cliente em suas solicitações, mas também para empresa em sua forma de se apresentar para o público.

O Apple Business Chat é funcional em diferentes setores, negócios e demandas e seu ambiente pode ser adaptado e configurado de acordo com as necessidades e identidade visual de cada empresa.

Oferece maior segurança

Uma das grandes vantagens da Apple é a forma com que eles tratam o assunto segurança. O tema privacidade é um dos mais sérios da marca, o que garante grande segurança nas trocas entre empresa e cliente dentro de suas plataformas.

Todas as informações trocadas nas interações são criptografadas, além da exigência de autenticações e comprovações de perfil, garantindo alto nível de segurança nas conversas e transações.

É importante frisar que, a cada nova interação, a empresa não pode ver os dados pessoais do cliente, a menos que ele compartilhe para o seguimento das solicitações, tornando o processo ainda mais seguro em relação aos dados e armazenamento.

Facilita conversões

Diferente de outros canais de comunicação, a plataforma do Apple Business Chat permite a compra e venda direta através das interações na própria conversa. Dessa forma, é possível entender e engajar o cliente, fornecer informações, imagens e listas de produtos e concluir a venda, aproveitando o momento da jornada de compra do seu público.

As vendas acontecem com pagamento pelo Apple Pay, sendo um canal rápido e seguro para os dois agentes da interação.

Além de conversões monetárias, é possível criar estratégias de conversão como assinatura de newsletter, compartilhamento de conteúdos e redes sociais, gerando interação, fidelização e marketing para a marca.

É possível automatizar

Diversos atendimentos podem ser feitos através de automações, tornando o atendimento ainda mais rápido, sem perder a humanização oferecida para o cliente.

Para solicitações que não exigem alto nível de personalização ou interação humana, é possível traçar e estruturar automatizações para perguntas e respostas frequentes. O chatbot é uma excelente opção para deixar o Apple Business Chat ainda mais completo, oferecendo um atendimento 24 horas por dia e 7 dias por semana.

O cliente inicia a conversa

Quando uma interação parte diretamente do cliente, a tendência é que se torne mais fácil engajá-lo e seguir com ele em sua jornada de compra, afinal, foi ele quem procurou por sua empresa.

Para que sua empresa seja encontrada facilmente, basta criar estratégias nos atalhos que direcionem para o Apple Business Chat. Vale lembrar que as marcas só podem entrar em contato com um usuário caso esse tenha concedido permissão, ou seja, assine o opt-in de autorização.

Dá benefícios operacionais

Além de pensar no cliente, é evidente que uma organização pense sobre seus benefícios internos ao utilizar novas estratégias.

Pensando nisso, o Apple Business Chat dá diversas melhorias operacionais, reduzindo os custos de atendimento e de erros de atendimento, aumentam a satisfação do cliente, desviam as chamadas telefônicas para as mensagens e aumentam a produtividade dos seus agentes.

Como implementar a estratégia do Apple Business Chat?

A implementação do Apple Business Chat é rápida e prática para que rapidamente a sua empresa esteja inserida nesse importante contexto de comunicação. Sendo assim, para iniciar a utilização do ABC, é preciso:

  • Contar com um Solution Partner, ou seja, uma empresa credenciada pela Apple para viabilizar a plataforma para sua equipe. Nós, da XGEN, somos provedores autorizados da Apple e estamos sempre em busca das melhores soluções para nossos clientes através da estratégia ABC;
  • Ter uma plataforma de mensagens assíncronas que suporte a gestão de atendimento das suas solicitações;
  • Configurar o Apple Business Chat com botões ao seu site e aplicativo, tendo atenção aos padrões de segurança e mantendo sua identidade visual.
  • Desenhar o atendimento automatizado;
  • Ser capaz de oferecer atendimento diferenciado e exclusivo para seu cliente através desse canal;

Com o Apple Business Chat no ar é preciso que as empresas tenham sempre atenção aos seus processos, automatizações e interações, afinal, a experiência do cliente através desse canal deve ser o máximo positiva possível.

É necessário ter em mente que a otimização e revisão dessa estratégia é um processo contínuo para que os resultados cheguem de acordo com o esperado.

Mas por que Apple Business Chat e não WhatsApp Business?

Você chegou até aqui, sabe mais o que é o Apple Business Chat, suas funcionalidades, benefícios e diversos motivos para implementar a estratégia. Mas sabemos que a pergunta que não quer calar e, que provavelmente você se fez, é: por que utilizar o Apple Business Chat se muitos dos clientes estão no Android e no WhatsApp?

Ao contrário do que algumas empresas pensam, a tecnologia e canais de integração para os usuários não são excludentes, e sim agregadores para as experiências para todos os perfis.

É preciso olhar com cuidado para todos os seus nichos, compradores e contexto. Você conhece bem o seu cliente, o canal que ele utiliza e qual seu ticket médio com cada perfil de público?

Se você entende bem seus clientes e percebe que sua base que utiliza o iOS tem números expressivos em seu ticket médio e faz grande diferença para seu caixa, por que não dar uma experiência ainda mais diferenciada para ele?

Sabemos que o atendimento via Whatsapp é crucial e não deve ser deixado de lado, mas é também essencial ter em mente que o Apple Business Chat não é um estratégia de massificação, mas sim uma experiência diferenciada para alguns de seu importantes cliente.

Com o Apple Bussines Chat e suas funcionalidades como Apple Pay, Chat Suggest, List Picker, Wallets, entre outros, sua empresa leva o cliente em sua jornada de compra a um patamar completamente diferenciado.

Vamos pensar juntos em uma situação: imagine que seu cliente esteja procurando por uma guitarra. Ele pede ajuda da Siri ou faz pesquisas pelo Spotligh e, a partir do Apple Business Chat, encontra sua loja.

A comunicação se inicia, com o chatbot ou operador e, de acordo com as informações fornecidas pelo cliente e seus interesses a empresa compartilha sobre os produtos utilizando realidade aumentada.

Com ajuda da tecnologia e dos recursos da Apple, o possível cliente pode ver a guitarra no ambiente em que ele está, seja na sua casa ou trabalho e já começa a sentir a experiência com aquele produto, aumentando seu interesse e necessidade na compra.

Mais do que isso, através do List Picker, intuitivo e com identidade da marca, sua empresa oferece diversas opções e modelos que façam sentido, de forma rápida e prática. Com essa experiência completa, seu cliente está pronto para tomar a decisão e ela rapidamente é tomada dentro da própria ferramenta, afinal, o pagamento pode ser realizado diretamente pelo Apple Pay.

E essa interação não acaba por aí. Após pagamento, o cliente pode fazer o agendamento da entrega ou retirada e sincronizar automaticamente com seu calendário. É de fato uma experiência completa e diferenciada, não é mesmo?

Ser capaz de oferecer essa experiência para um nicho de público – que são mais do que consumidores, são fãs da Apple e esperam por diferenciação e qualidade dentro da plataforma iOS – faz com que sua empresa, automaticamente, se aproprie do valor carregado pela Apple.

Imagina só estar dentro do sistema da Apple de forma nativa, utilizando os recursos da marca e, de forma fácil, agregar valor e repercutir o seu negócio?

O seu cliente está em diferentes locais e vale a pena avaliar cada perfil atendido para criar experiências e relações. Ao conhecer seu público, será que faz sentido se comunicar da mesma forma com todos os clientes, mesmo sabendo das diferenças entre eles?

Cada canal e momento de jornada podem ser fatores muito importantes para determinar os tipos de canais e funcionalidades oferecidos e, quanto mais poder de interação e proximidade, seu cliente ganha e sua empresa ainda mais!

Ter uma boa estratégia de comunicação não é só escolher entre Apple Business Chat e outras soluções, mas sim contar com diversas possibilidades e comunicações únicas para o público, dando a ele escolhas para chegar em sua marca.

Utilizar o Apple Business Chat é uma forma de atingir os importantes e fiéis usuários Apple e estabelecer relacionamentos com os clientes iOS, que mais do que ninguém, prezam por relacionamentos com suas marcas de escolhas e buscam facilidade através de seus dispositivos e situações rotineiras.

Como sua empresa está se relacionando com essa parte de seu público? Você já refletiu como o Apple Business Chat pode levar grande valor ao seu negócio? Aproveite que você sabe mais sobre ele e converse com um de nossos especialistas para entender como essa estratégia pode funcionar em sua organização!

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Ao final desta Política, há o indicativo da data da última atualização e, caso sejam feitas alterações relevantes que ensejem novas autorizações dos Usuários, iremos publicar tal atualização e eventualmente solicitar um novo consentimento.

 

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Atualizado em 11 de fevereiro de 2021