Apple Business Chat: tudo o que você precisa saber sobre o canal!
Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site e aprimorar a oferta de anúncios para você. Visite nossa Política de Cookies para saber mais. Ao clicar em "aceitar" você concorda com o uso que fazemos dos cookies.
Olá, como posso te ajudar?

Apple Business Chat: tudo o que você precisa saber sobre o canal!

XGEN
22 de junho de 2021

Mesmo que não seja uma ferramenta tão recente assim, o Apple Business Chat ainda é motivo de dúvidas ou até mesmo resistência em algumas organizações.

Não olhar de forma estratégia para essa opção é não enxergar o potencial que sua empresa pode oferecer para o cliente e para as experiências em suas jornadas. Mais do que isso, deixar tecnologias e tendências de lado é não se atualizar no mercado e não se diferenciar frente aos concorrentes.

As transformações e demandas do mercado exigem a digitalização e olhar atento das empresas para relacionamento e experiência do cliente.

O Apple Business Chat é uma ferramenta essencial nesse contexto e para que você entenda o real valor desse canal, reunimos tudo o que você precisa saber sobre ele. Acompanhe!

O que é Apple Business Chat?

Certamente você conhece a Apple, seu império e seu poder, não é mesmo? Essa empresa é mais do que uma marca para seus consumidores e se coloca também na função de “ídolo” para aqueles que utilizam.

Os donos de produtos Apple são muito mais do que donos de celulares, computadores ou relógios, mas são fãs de uma marca, solução e experiência que envolve toda sua jornada.

No início de 2019, a empresa reportou 1,4 bilhão de dispositivos ativos da marca e, com número que certamente são maiores atualmente, esse é um grande potencial de público para as diversas empresas.

É conhecendo esse perfil de consumidor e entendendo a necessidade de empresas estarem próximas de seu cliente com experiências únicas e personalizadas que a Apple implementou no Brasil o Apple Business Chat, ou ABC.

Disponível por aqui desde 2019, o Apple Business Chat é uma ferramenta que viabiliza a interação entre marcas e consumidores. Através desse serviço os clientes podem conversar diretamente com marcas utilizando aplicativo nativo em dispositivos Apple, fazendo com que as empresas sejam de fato um contato no celular do seu cliente.

Com foco em experiências em tempo real, o Apple Business Chat pode ser implementado em diversas estratégias como compras, vendas, suporte, agendamento, atendimento e outras funcionalidades.

Como se inicia uma conversa pelo Apple Business Chat?

Dissemos que o Apple Business Chat é uma forma de iniciar uma conversa de forma rápida através dos dispositivos, porém, como exatamente isso acontece?

Quando uma empresa oferece a possibilidade do ABC, o cliente Apple não precisa fazer longos caminhos para iniciar o contato com a empresa. Diretamente do iPhone, iPad, iPod, MacOS ou Apple Watch, os clientes podem realizar sua interação de diferentes formas:

  • Pelo Mensagens, aplicativo nativo dos dispositivos iOS;
  • Pela utilização do Safari o Maps;
  • Através da Siri, que automaticamente contata a empresa desejada;
  • Pelas redes sociais e canais da empresa que direcionam o ABC;
  • Através de buscas pela marca na barra do Spotligh;
  • Pelo chat suggest.

Vale dizer que o contato deve ser iniciado pelo cliente e as empresas não podem enviar nenhum tipo de comunicação caso não exista o opt-in, ou seja, a autorização do cliente para que isso ocorra.

Por que o Apple Business Chat?

Para que esse seja justificável um investimento em qualquer que seja a estratégia, é preciso que ela ofereça benefícios e funcionalidades diferenciadas para seu negócio, certo? Justamente por isso listamos alguns dos motivos para você olhar para o ABC. Acompanhe!

Descoberta facilitada e proximidade com o cliente

Se colocar próximo do cliente e ser fácil de ser encontrado é um ponto crucial para se destacar em meio a tantas ofertas do mercado atual.

Como dissemos, o Apple Business Chat permite que os clientes iniciem um contato a partir de diversos pontos em seus dispositivos, o que torna a empresa muito mais próxima do público. E isso não quer dizer apenas sobre clientes já conquistados, sendo uma forma também de se apresentar para as pessoas e ampliar seu negócio e consumidores.

Gera conversas ricas

Uma vez que o usuário encontra sua marca e inicia a conversa com a empresa, pode ser utilizado diversos recursos para aprimorar a experiência e isso vai além de simples conversas com perguntas e respostas. Sendo assim, a empresa pode oferecer:

  • Envio de mensagens de textos, imagens e documentos entre consumidor e empresa;
  • Listagem interativa: com essa função é possível apresentar os produtos da marca de maneira prática e otimizada;
  • Timer picker: o foco dessa função é o agendamento de serviços, ou seja, é possível disponibilizar datas e horários para que sejam agendados compromissos de forma rápida entre empresa e cliente;
  • Mapas: a empresa pode enviar mapas de localização e o usuário pré-visualiza em sua própria conversa, sem necessariamente migrar para o app de mapas;
  • Realidade aumentada: uma das ferramentas que mais dá diferenciação para o público é a realidade aumentada, ou seja, através dela é possível simular que seus produtos estão de fato no ambiente do cliente para que ele conheça “de perto” o que está buscando.

É alto o nível de interação e personalização

Como dissemos no tópico anterior, o Apple Business Chat foca na experiência e interação entre marca e usuário e não depende exclusivamente de mensagens de texto.

Com uma navegação rápida, fácil e fluída, há diferentes possibilidades de templates e formas de comunicação que a empresa pode oferecer. Tudo isso é essencial para entender a jornada do seu cliente e personalizar cada momento de sua comunicação.

Ao se sentir valorizado em suas experiências e entender que a comunicação tem alto grau de personalização, muito maior é a satisfação de um cliente com uma empresa e maior a tendência de que ele siga dentro da jornada de compra.

Incentiva a conversão

Por falar em jornada de compra, o Apple Business Chat é um canal que incentive a conversão do seu cliente, afinal, através do Apple Pay as transações entre empresas e clientes podem ser feitas de forma rápida e em poucos cliques, facilitando e acelerando a tomada de decisão do usuário.

Dessa forma, esse é também um canal de venda e que dá ganhos expressivos financeiros para os negócios.

E, quando falamos em venda, vale a pena lembrar que não é apenas sobre as trocas monetárias, mas também o incentivo ao download e compartilhamento de conteúdos, assinatura de newsletter, entre outras ações que são capazes de estreitar o relacionamento com o cliente e fidelizá-lo a cada passo.

Tem grande foco em segurança

A segurança é um dos pontos cruciais que empresas devem ter atenção ao desenhar estratégias para seu cliente e esse é um tema muito sério para a Apple.

Todas as informações trocadas entre usuários e empresas através dessa ferramenta são criptografadas, garantindo a segurança entre conversas e transações.

O Apple Business Chat exige autenticações e comprovações de perfil em determinados níveis de conversas. Além disso, a cada nova integração, a empresa só pode ver os dados dos clientes caso ele compartilhe, o que torna o processo ainda mais seguro.

Permite automações

Com tantas ferramentas dentro do Apple Business Chat, é preciso dizer que diversas interações podem ser feitos através de automações, deixando o atendimento ao cliente ainda mais eficaz.

Para solicitações que não exigem alto nível de personalização ou interação humana, é possível traçar e estruturar automatizações para perguntas e respostas frequentes. O chatbot é uma excelente opção para deixar o Apple Business Chat ainda mais completo, oferecendo um atendimento 24 horas por dia e 7 dias por semana.

É uma grande diferenciação em sua estratégia

Ter o Apple Business Chat como um canal de comunicação é uma grande diferenciação, afinal, sua marca estará introduzida de forma ainda mais prática e eficaz para usuários da marca.

Como dissemos, os usuários Apple são fãs da marca e eles podem ser parte importante do público, afinal, são um nicho de consumidores ainda mais exigentes, que buscam por diferenciação, personalização e soluções que só ele e seu dispositivo pode ter.

É natural que você se pergunte: mas por que utilizar o ABC e não o atendimento via WhatsApp? E é preciso ressaltar que um canal de comunicação não exclui o outro!

É exatamente como falamos: aqueles que usam Apple querem ser exclusivos e certamente vão utilizar o canal nativo pelo seu celular ao invés de buscar outras formas de comunicação.

Compare com outras estratégias: sua empresa deixou de utilizar o e-mail quando criou contas nas redes sociais? O atendimento telefônico foi totalmente eliminado ao criar canais digitais?

É preciso ter em mente que cada estratégia agrega um tipo de cliente e tem suas particularidades e que é necessário olhar para seus objetivos com cada uma delas e não tornar os canais uma escolha ou competição.

Evidentemente ter o WhatsApp como seu canal de comunicação é fundamental, afinal, são gigantes os números de usuários e de possibilidades daquela rede.

Mas é essencial também ter em mente que o Apple Business Chat não é uma estratégia de massa, mas sim de diferenciação para um nicho de consumidor.

Sendo assim, ao contar com o Apple Business Chat sua empresa se coloca em destaque, agregando ainda mais valor para parte importante do seu público e que pode te gerar interessantes níveis de conversão.

Como implementar o Apple Business Chat?

Ok, você está convencido sobre como essa plataforma pode ser importante para você, então é hora de falar de partes ainda mais práticas: como implementar a estratégia? A implementação ocorre de forma simples e rápida e alguns são os requisitos para a organização:

  • É preciso ter uma plataforma de mensagens assíncronas que suporte a gestão de atendimento das suas solicitações;
  • É necessário ser capaz de oferecer atendimento diferenciado e exclusivo através desse canal;
  • Sua organização deve contatar um dos provedores autorizados de atendimento para viabilizar a plataforma para a sua equipe de atendimento;
  • A empresa precisa conseguir oferecer atendimento diferenciado e exclusivo para seu cliente através desse canal;

Ao contar com a ajuda de um parceiro credenciado – como nós da XGEN – sua organização será capaz de desenhar atendimento e criar configurações para que seu design e botões do site e aplicativo estejam dentro das regras de segurança e de acordo com seu padrão visual e de personalização para a empresa e cliente.

Vale lembrar que, mesmo depois de pronto e no ar, o Apple Business Chat é um trabalho constante de otimizações, melhorias e refinamento da plataforma para que as empresas ofereçam sempre experiências de ponta para seu cliente.

Cada canal de atendimento digital oferece diversas vantagens e são importantes para sua empresa. Conhecer sobre eles é preciso para que se entenda onde seu público está e o que faz sentido para seu negócio.

Ter uma boa estratégia de comunicação não é sobre escolher alguns canais, mas sim ter diversas possibilidades e dar facilidades e proximidade para que seu público chega na sua marca.

Utilizar o Apple Business Chat é uma forma de atingir parte importante do público e estabelecer relacionamentos com os clientes Apple, que prezam por grandes experiências e buscam facilidades em seus dispositivos.

Sua empresa já está olhando para essa parte do público? O quanto o ABC pode levar valor ao seu negócio? Aproveite que você sabe mais sobre suas funcionalidades e comece agora mesmo a desenhar sua estratégia com essa ferramenta.

 

Apple Business Chat - Implemente agora mesmo

Compartilhe:

Deixe seu comentário

Queremos saber sua opnião sobre nossos conteúdos!

Rua Barão do Triunfo, 427
9º andar - Brooklin Paulista
04602-001 - São Paulo - SP

+55 (11) 3297-4420
Empresa
A XGEN Blog
Apple Messages for Business

Posicione a sua câmera e leia o QR Code para iniciar uma conversa via Apple Messages for Business.

Política de Privacidade

 

A WEB BUSINESS TECHNOLOGY LTDA. (“XGEN”) trata os seus registros eletrônicos e dados pessoais na utilização do website (“Site”), servindo a presente Política de Privacidade (“Política”) para regular, de forma simples e acessível, nossas atividades de tratamento de dados pessoais.

Nossa Política reafirma nosso compromisso com a segurança, a privacidade e a transparência no tratamento de suas informações e dados pessoais, descrevendo como os coletamos e tratamos quando você acessa nosso Site.

A XGEN não registra suas informações pessoais, a não ser que você as forneça voluntariamente por meio de cadastramento no Site, na aba de Contato, por exemplo.

Para melhor ilustrar a forma como realizamos o tratamento de dados pessoais, abaixo está um breve quadro-resumo de nossa Política:

 

Quadro-Resumo

 

Agente de TratamentoWEB BUSINESS TECHNOLOGY LTDA. (“XGEN”), empresa com sede na Rua Barão do Triunfo, nº 427 Conj. 901 a 906, no Bairro Brooklin Paulista, CEP 04.602-001, na Cidade de São Paulo, Estado de São Paulo, inscrita no CNPJ/ME 03.062.507/0001- 68
Papel no TratamentoPredominantemente Controlador
Natureza dos Dados Pessoais tratadosDados pessoais fornecidos pelo Usuário ou coletados pelo site
Finalidade como ControladorUtilização dos dados para atendimento aos clientes e usuários, envio de notícias e avisos, para possibilitar o contato dos usuários e envio de formulários, navegação e uso de funções básicas do website, recebimento de candidaturas à vagas de trabalho, além de cumprir obrigações legais e em seus interesses legítimos, nos termos da LGPD.
CompartilhamentoControladores, Operadores e Fornecedores de serviços essenciais para nossas atividades e pode haver para autoridades/órgãos governamentais competentes, em decorrência de obrigações legais ou regulatórias.
Medidas Empregadas para a Proteção de Dados PessoaisMedidas de segurança físicas, técnicas e administrativas adequadas.
Seus DireitosConfirmação da existência de tratamento e compartilhamento, acesso, correção, portabilidade, eliminação e etc., de acordo com o artigo 18 da LGPD

 

Esta Política poderá ser atualizada a qualquer tempo, pela XGEN , mediante aviso no site e/ou por e-mail, caso o Usuário tenha optado por receber nossas comunicações

 

Que Dados Coletamos

A XGEN  poderá coletar as informações inseridas ativamente pelo Usuário no momento de cadastro e, ainda informações coletadas automaticamente, quando da utilização do website e páginas relacionadas, como por exemplo, características do dispositivo de acesso, IP com data e hora, entre outras.

Desta forma, há o tratamento de dados pessoais i) fornecidos pelo próprio Usuário e ii) os coletados automaticamente.

  1. Informações fornecidas pelo Usuário: a XGEN coleta todas as informações inseridas ativamente pelo Usuário no Site, tais como nome completo, e-mail, número de telefone/celular, quando do preenchimento de formulários pelo Usuário. A XGEN  fará uso dessas informações para promover a divulgação de material institucional, newsletters, convites para palestras e eventos, entre outros, caso o Usuário dê seu consentimento para essa comunicação.
  2. Dados coletados automaticamente: a XGEN também coleta uma série de informações de modo automático, tais como: características do dispositivo de acesso, do navegador, IP (com data e hora), origem do IP, informações sobre cliques, páginas acessadas, as páginas seguintes acessadas após a saída do Site, ou qualquer termo de procura digitado no Site ou em referência a este, dentre outros. Para tal, a XGEN  fará o uso de algumas tecnologias como cookies, pixeltags, beacons e local shared objects, que são utilizadas para otimizar a experiência de navegação do Usuário no iste, de acordo com seus hábitos e preferências.

É possível desabilitar, por meio das configurações de seu navegador de internet, a coleta automática de informações por meio de algumas tecnologias, como cookies e caches, bem como em nosso próprio Site, especificamente quanto a cookies. No entanto, o Usuário deve estar ciente de que, se desabilitadas estas tecnologias, alguns recursos oferecidos pelo site, que dependem do tratamento dos referidos dados, poderão não funcionar corretamente. Para mais informações sobre como proceder em relação à gestão dos cookies nos navegadores:

https://support.microsoft.com/pt-br/help/17442/windows-internetexplorer-delete-manage-cookies

https://support.mozilla.org/pt-BR/kb/ative-e-desative-os-cookies-queos-sites-usam

https://support.google.com/accounts/answer/61416?co=GENIE.Platform%3DDesktop&hl=pt-BR

https://support.apple.com/pt-br/guide/safari/sfri11471/mac

 

As informações coletadas poderão ser compartilhadas pela XGEN  com: i) demais empresas parceiras, quando forem necessárias para a adequada prestação dos serviços objeto de sua atividade; ii) para a proteção dos interesses da XGEN  e qualquer tipo de conflito; iii) mediante decisão judicial ou requisição de autoridade competente.

Ainda, esclarecemos que suas informações poderão ser compartilhadas com parceiros, para fins específicos contratados apenas, tais como provedores de infraestrutura tecnológica e operacional necessária para as nossas atividades, como provedores de armazenamento de informações em nuvem.

O Usuário poderá fazer solicitações relativas a seus dados pessoais tratados pela XGEN encaminhando um e-mail para privacidade@xgen.com.br com o assunto “Meus Dados Pessoais”. Tentamos responder às solicitações legítimas dentro de um prazo de 15 (quinze) dias corridos. Eventualmente, um prazo maior poderá ser necessário caso a(s) solicitação(ões) sejam complexas e/ou numerosas. Neste caso, iremos informá-lo e mantê-lo atualizado acerca do andamento de sua(s) solicitação(ões).

 

Uso das Informações e Dados Pessoais

A XGEN usa suas informações e dados pessoais para adequar o Site às suas preferências, para prover os serviços solicitados pelo Usuário e lhe enviar informações sobre produtos e serviços. Ao se cadastrar no Site da XGEN , você pode optar por receber determinadas informações por e-mail.

Base Legal: todos os tratamentos de dados pessoais realizados pela XGEN são fundamentados em uma das bases legais previstas pelo artigo 7º da Lei Federal nº 13.709/2018, a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (“LGPD”), em especial seus incisos I, V e IX.

 

Com Quem Compartilharemos os Dados

O Usuário do Site sempre poderá optar por não divulgar seus dados pessoais para a XGEN, mas alguns desses dados podem ser necessários para obter alguns dos Conteúdos e Serviços que oferecemos (p. ex. envio de formulário de contato). Independente disso, o Usuário do website sempre possuirá direitos relativos a privacidade e a proteção dos seus dados pessoais.

Eventualmente, a XGEN poderá solicitar informações específicas do Usuário para auxiliar na confirmação de sua identidade e garantir seu direito de acessar seus dados pessoais (ou de exercer seus outros direitos). Esta é uma medida de segurança para garantir que os dados pessoais do Usuário não sejam divulgados a qualquer pessoa que não tenha direito de recebê-los. Podemos também contatar o Usuário.

De toda sorte, a XGEN, para se resguardar e proteger seus direitos, poderá acessar, ler, preservar e fornecer quaisquer dados e informações sobre o Usuário, incluindo interações suas, caso sejam necessários para:

  1. Cumprimento de obrigação legal, ordem judicial ou requisição de autoridades administrativas que detenham a devida competência para tanto;
  2. Cumprir ou aplicar outros Acordos e/ou Contratos; e,

 

Por Quanto tempo os Dados Serão Armazenados

A XGEN manterá os dados pessoais do Usuário do Site somente pelo tempo que for necessário para cumprir com as finalidades para as quais os coletamos, inclusive para fins de cumprimento de quaisquer obrigações legais, contratuais, de prestação de contas ou requisição de autoridades competentes.

Todos os dados coletados serão excluídos de nossos servidores quando o Usuário assim requisitar ou quando estes não forem mais necessários ou relevantes para oferecermos os nossos Serviços, salvo se houver qualquer outra razão para a sua manutenção, como eventual obrigação legal de retenção de dados, ou necessidade de preservação destes para resguardo de direitos da XGEN. Sempre que houver a deleção ou a inutilização de seus dados pessoais, você será informado via e-mail ou outra forma de contato que você escolher dentre as disponibilizadas pela XGEN para este fim.

Para determinar o período de retenção adequado para os dados pessoais, consideramos a quantidade, a natureza e a sensibilidade dos dados pessoais, o risco potencial de danos decorrentes do uso não autorizado ou da divulgação de seus dados pessoais, a finalidade de processamento dos seus dados pessoais e se podemos alcançar tais propósitos através de outros meios, bem como os requisitos legais aplicáveis.

 

Como a XGEN PROTEGE suas Informações de Dados Pessoais

A XGEN emprega medidas técnicas de segurança e organizacionais para proteger suas informações e seus dados pessoais. Os dados serão armazenados em um ambiente operacional seguro que não é acessível ao público.

A XGEN se esforça para proteger a privacidade dos dados pessoais e demais informações que são armazenadas, contudo não se pode garantir total segurança. O uso não autorizado de contas, falha de hardware ou de software, bem como outros fatores podem comprometer a segurança de seus dados pessoais a qualquer momento. Neste sentido, nenhuma transmissão pela Internet pode ser garantida como completamente segura.

Consequentemente, a XGEN, suas empresas parceiras e afins, terceiros, provedores de serviços e seus respectivos escritórios, diretores, empregados e agentes não representam, autorizam ou garantem que informações pessoais estarão protegidas contra invasão de “hackers” ou qualquer outra forma ou dispositivo desautorizado no ambiente da internet.

Por isso, caso o Usuário identifique ou tome conhecimento de algo que comprometa a segurança dos dados pessoais, a XGEN  pede que entre em contato por meio do e-mail privacidade@xgen.com.br ou outra forma de contato que você escolher dentre as disponibilizadas pela XGEN  para este fim.

 

Transferência Internacional

A XGEN não transfere diretamente dados pessoais coletados no Brasil para outros países, contudo os serviços de terceiros que usamos podem realizar transferências para outros países. Utilizamos serviços de terceiros que buscam adotar padrões adequados quanto à privacidade e proteção de dados pessoais.

A XGEN tem sua sede no Brasil e os dados que coletamos são regidos pela Lei brasileira. Ao acessar ou usar nossos serviços, o Usuário do Site entende e concorda com o processamento e a transferência de tais dados para o Brasil e eventualmente para outros países por meio do serviço de terceiros. Os dados pessoais dos Usuários do Site, ao serem transferidos para esses países, poderão estar sujeitos à legislação local e às regras pertinentes.

A XGEN informa que em qualquer momento você pode ter acesso às informações sobre o compartilhamento dos seus dados por meio de solicitação via e-mail para privacidade@xgen.com.br ou outra forma de contato que você escolher dentro das disponibilizadas pela XGEN para este fim.

 

Seus Direitos

Em cumprimento à regulamentação vigente e aplicável, no que diz respeito à proteção de dados pessoais, a XGEN respeita e garante ao Usuário a possibilidade de apresentação de solicitações baseadas nos seguintes direitos:

  1. a confirmação da existência de tratamento;
  2. o acesso aos dados;
  1. a anonimização, bloqueio ou eliminação de dados desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade
  2. a portabilidade de seus dados a outro fornecedor de serviço ou produto, mediante requisição expressa pelo Usuário;
  3. a eliminação dos dados tratados com consentimento do Usuário;
  1. a revogação do consentimento.

 

Caso necessite de qualquer auxílio para exercer seus direitos, o Usuário poderá entrar em contato com a XGEN conforme as orientações constantes nesta Política

A XGEN empreenderá os esforços necessários para atender tais pedidos no menor intervalo de tempo possível. No entanto, mesmo em caso de requisição de exclusão, será respeitado o prazo mínimo de guarda de informações de usuários de aplicações de internet, determinado pela legislação brasileira.

 

Atualizações desta Política

Estamos em constante aprimoramento, por isso esta Política poderá ser atualizada, visando prover ao Usuário mais segurança, conveniência e melhorar o provimento do Site. Sendo assim, recomendamos que o Usuário acesse nossa Política periodicamente, para que tenha conhecimento sobre eventuais modificações.

Ao final desta Política, há o indicativo da data da última atualização e, caso sejam feitas alterações relevantes que ensejem novas autorizações dos Usuários, iremos publicar tal atualização e eventualmente solicitar um novo consentimento.

 

Legislação e Foro

Esta Política será regida, interpretada e executada de acordo com as Leis da República Federativa do Brasil, especialmente a Lei Federal nº 13.709/2018, independentemente das Leis de outros estados ou países, sendo competente o foro de domicílio do Usuário para dirimir qualquer dúvida decorrente deste documento.

 

Atualizado em 11 de fevereiro de 2021