Aprendizagem organizacional: o que é e por que é importante para o negócio?
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Aprendizagem organizacional: o que é e por que é importante para o negócio?

XGEN
26 de janeiro de 2022
Aprendizagem organizacional

A aprendizagem organizacional é um dos principais caminhos para os resultados alcançados dentro das organizações, afinal, além de cuidar de ferramentas, processos e estratégias, olhar para as pessoas é essencial para que os talentos sejam cada vez mais desenvolvidos e incentivados em suas rotinas. 

Ter um colaborador engajado vai muito além da capacidade técnica, por isso, investir em aprendizagem organizacional é essencial para capacitar, engajar e desenvolver os colaboradores. 

Muito mais do que treinamentos e palestras, esse é um processo de planejamento, técnica, metodologias e tendências para que o máximo do colaborador seja extraído e disseminado no ambiente. 

Assim, mais do que bons profissionais, a empresa investirá também na satisfação do cliente e no ambiente de trabalho de seus funcionários. Como sua empresa tem olhado para o colaborador e sua aprendizagem? Continue lendo e veja mais sobre essa estratégia! 

O que é aprendizagem organizacional? 

A aprendizagem organizacional nada mais é que um processo contínuo de ganho de conhecimento sobre as funções e dinâmicas de uma empresa.  

Na aprendizagem organizacional os colaboradores de uma empresa podem aprimorar suas habilidades e desenvolver novas, além de poderem tornar suas tarefas otimizadas e mais ágeis. 

Essa é uma ampla construção do conhecimento, que ocorre de diversas formas e não apenas está restrita ao conhecimento formal. Portanto, nesse tipo da aprendizagem juntam-se os conhecimentos formais – aprendidos em capacitações – com os informais – aprendido no dia a dia na empresa e ela envolve pessoas, ideais, questionamentos, teorias, práticas e ações para gerar resultados. 

Essa estratégia possibilita que os chefes deem estímulos para uma experiência prática e de conhecimento para os colaboradores, deixando de lado o pensamento de que ele só deve ser treinado ao ingressar a empresa. 

Benefícios da aprendizagem organizacional 

Um ponto importante da aprendizagem organizacional é que ela não se prende apenas aos colaboradores, mas seus benefícios se estendem e refletem no público externo e na satisfação do cliente.  

Por isso, ela é uma estratégia que caminha por todos os setores e colaboradores da empresa e seus resultados impactam diretamente o consumidor. Confira alguns benefícios da aprendizagem organizacional:  

1. Desenvolve os colaboradores 

Além de proporcionar a capacitação e desenvolvimento de novas capacidades dos profissionais, a aprendizagem organizacional também os desenvolve de forma interpessoal, os integrando melhor na equipe e na empresa de forma geral. 

Isso se dá pois na aprendizagem organizacional é preciso criar tarefas dinâmicas para que eles sintam a liberdade de falar e se aprimorar suas habilidades em equipe. 

Consequentemente, se torna natural a troca de conhecimento entre setores e equipes, então, além de aprenderem com as capacitações e e-learnings, os colaboradores também poderão aprender com colegas de outros setores através de diversas experiências. 

Muito além do aprendizado, essa estratégia também melhora o ambiente de trabalho e o clima organizacional, tornando-o mais saudável e propício para a criatividade e inovação. 

2. Otimiza as funções 

O segundo benefício que a aprendizagem organizacional dispõe às empresas através da capacitação dos colaboradores é maior assertividade nas tarefas, aumento de produtividade e maior eficiência em cada função desempenhada. 

Isso se dá porque ela desenvolve as funções e passa conhecimento, então o colaborador estará cada vez mais preparado para exercer o que for designado a ele e lidar com as situações adversas com maior facilidade. 

3. Atinge cliente e aumenta satisfação  

A partir do momento que os colaboradores cumprem suas funções com mais destreza e facilidade, isso agiliza o processo de sua função e deixa o cliente mais satisfeito, pois sua solicitação terá sido atendida muito mais rápido e da melhor forma. 

A aprendizagem organizacional também tem muito impacto no atendimento, pois ela garante que o colaborador tenha autonomia e autoridade para solucionar a questão do cliente independente do grau de dificuldade. 

Mais do que isso, a cultura de aprendizagem dentro de um ambiente fortalece a construção do conhecimento individual e coletivo e dá benefícios para as pessoas e times através de: 

  • Motivação e engajamento de colaboradores; 
  • Ambiente mais propício à inovação; 
  • Atração e retenção de talentos; 
  • Atividades cada vez mais eficientes e produtivas; 
  • Melhor gestão de conhecimento; 
  • Melhoria da imagem empresarial; 
  • Maior desenvolvimento de capacidade analítica, melhorando a resolução de problemas organizacionais. 

Como aplicar a aprendizagem organizacional na sua empresa? 5 estratégias para sua estrutura! 

A aprendizagem organizacional é formada por diversos estímulos e é preciso ter diferentes metodologias para que ela de fato seja desenvolvida dentro do ambiente organizacional, afinal, esse é mais do que um plano de treinamento, mas sim diferentes estratégias e ferramentas que realmente engajem pessoas. 

Agora que você sabe como a aprendizagem organizacional pode beneficiar seu negócio tanto internamente quanto externamente, separamos 5 formas de aplicar em sua empresa. Confira! 

1. E-learning 

Em um contexto em que o modelo home office faz cada vez mais parte do ambiente organizacional, é preciso contar com metodologias que não coloquem barreiras para o aprendizado de todos os colaboradores. 

Por isso, ter um e-learning, ou ensino eletrônico em português, é uma forma de aprendizado acessível e de fácil compreensão em que a empresa poderá implementar capacitações, cursos e treinamentos para os novos integrantes. 

Esse modelo trata-se do uso de tecnologias para compartilhar o aprendizado e é 100% online, podendo ocorrer quando e onde o aluno desejar, deixando-o com grande protagonismo de sua jornada de aprendizagem. 

É importante lembrar que a empresa precisa incentivá-lo a cursar, oferecendo um espaço de tempo de serviço para ele destinar ao seu desenvolvimento. 

2. Gamificação 

A gamificação, ou gamification, é uma forma de estimular e motivar o colaborador a querer aprender e completar seus treinamentos através de diversas técnicas lúdicas para que o aprendizado se torne leve e próximo ao dia a dia. 

Os jogos são elementos presentes na vida e rotina das pessoas e justamente por isso, ao utilizá-los para o aprendizado organizacional, maior é o engajamento, dinâmica e resultados na prática. 

A gamificação conta com diversas estruturas como missões, recompensas, rankings, premiações e competições que geram a motivação e a continuidade do aluno em seu ciclo de aprendizagem. 

Quando falamos em pontuações, em uma explicação simples, a empresa oferta pontos aos colaboradores que completarem as missões e capacitações e, com esses pontos é formado um ranking e há premiações para os melhores, ou até mesmo com determinada quantidade de pontos. 

Se por exemplo, um colaborador completou todas suas capacitações e a sua pontuação ficou em 400, a empresa pode dar opções de prêmios a esse colaborador, como um mouse para o trabalho ou um dia de folga, os prêmios dependerão da procura e nicho da empresa. 

Lembre-se que essa estratégia precisa ser atraente ao colaborador, então de nada irá adiantar se ofertar recompensas que não os estimulem. 

3. Dinâmicas  

O ensino teórico é importante, mas a empresa não pode esquecer que colocar em prática os conhecimentos é fundamental para que o colaborador realmente aprenda.  

Então, criar dinâmicas é um passo importante para a aprendizagem organizacional, afinal, nela os funcionários colocarão seus conhecimentos a prova e ainda poderão ter um momento de integração com seu time e outros. 

É na dinâmica que a aprendizagem organizacional colabora para a melhora do clima corporativo e faz com que os colaboradores vejam a empresa como mais que um lugar apenas para trabalhar, mas também como um lugar de aprendizado e que seu desenvolvimento importa. 

4. Palestras e eventos 

Realizar palestras e eventos internos é um grande ganho para a aprendizagem e eles podem até mesmo ser uma forma de aprendizagem colaborativa. 

Vale a pena criar eventos em que os próprios colaboradores possam trocar e ensinar sobre algum tema que os interessam – e que não sejam necessariamente ligados à rotina de trabalho, afinal, toda experiência faz parte da aprendizagem. 

É importante também incentivar a participação dos colaboradores em eventos externos para que o aprendizado vindo do mercado, tendências e networking seja cada vez mais fortalecido. 

5. Base de conhecimento 

Outra forma de aplicação da aprendizagem organizacional é implementar uma base de conhecimento interna, nela, a empresa poderá ofertar aos colaboradores conteúdos relevantes para seu desenvolvimento. 

Esses conteúdos podem estar em formato de artigos, vídeos, áudios, infográficos e qualquer outro que faça sentido no contexto da empresa, o que irá facilitar o aprendizado desse colaborador, já que o conteúdo estará sempre disponível para quando ele precisar. 

Além de conteúdos, a base de conhecimento também pode ter em formato de FAQ respostas para questões que possam surgir em meio a um processo de trabalho, por exemplo. Assim, o colaborador poderá ter uma resposta rápida e objetiva para essa dúvida. 

A aprendizagem organizacional é uma estratégia que irá mudar a cultura de sua empresa, transformando-a em um lugar de aprendizado e desenvolvimento próprio para os funcionários, que poderão sentir o acolhimento da empresa e ver que ela se importa com ele. 

Como você tem olhado para essa estratégia? Aproveite que você sabe mais sobre aprendizagem organizacional e confira 12 passos para transformar o conhecimento de sua equipe através de comunicação, capacitação e engajamento! 

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Estamos em constante aprimoramento, por isso esta Política poderá ser atualizada, visando prover ao Usuário mais segurança, conveniência e melhorar o provimento do Site. Sendo assim, recomendamos que o Usuário acesse nossa Política periodicamente, para que tenha conhecimento sobre eventuais modificações.

Ao final desta Política, há o indicativo da data da última atualização e, caso sejam feitas alterações relevantes que ensejem novas autorizações dos Usuários, iremos publicar tal atualização e eventualmente solicitar um novo consentimento.

 

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Atualizado em 11 de fevereiro de 2021