Por que investir em automação? 6 benefícios do chatbot!
Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site e aprimorar a oferta de anúncios para você. Visite nossa Política de Cookies para saber mais. Ao clicar em "aceitar" você concorda com o uso que fazemos dos cookies.
Olá, como posso te ajudar?

Por que investir em automação? 6 benefícios do chatbot!

XGEN
14 de julho de 2021
Benefícios do chatbot

Vivemos em um mundo em que a tecnologia faz parte do nosso dia a dia e entender sobre ela dentro das empresas, ferramentas, tendências e possibilidades é um grande ganho para os negócios. Para isso, conhecer softwares de automação e atendimento e benefícios do chatbot pode ser um grande ganho nos negócios.

O mundo tecnológico e digital está por toda parte e é fácil de encontrar vantagens nas rotinas, seja na hora de enviar uma mensagem via WhatsApp, fazer uma pesquisa na internet ou até mesmo realizar uma ligação.

Com o advento da tecnologia, novos meios de comunicação e facilidades começaram a surgir para trazer mais comodidade e agilidade às nossas vidas. Podemos falar sobre telefone, celular, computador, televisão, aplicativos para celular e tantas outras facilidades que são encontradas no dia a dia, não é mesmo?

Entretanto, além dessas invenções comuns nas rotinas, uma outra grande criação veio junto desse desenvolvimento e passou a ser o auge e forte tendência nos últimos anos: a inteligência artificial.

A inteligência artificial já é algo familiar para boa parte população, mesmo que muitos não notem. Quem nunca ligou para falar sobre algum produto/serviço e foi atendido por uma máquina? Ou então fez uma pesquisa por voz com Siri? Ou já pediu para Alexa programar um despertador? São muitas e incríveis as facilidades, não é mesmo?

Pensando sobre a inteligência artificial, especificamente no ramo de atendimento ao cliente, escrevemos este artigo para você que pensa em implementá-la na sua empresa, mas ainda não sabe como usar ou o que usar.

Para isso, falaremos sobre os famosos benefícios do chatbot, o que é essa ferramenta e motivos para você escolher e implementar em sua estratégia. Confira o que separamos para você!

O que é um chatbot?

Provavelmente você já deve ter ouvido falar sobre chatbot ou já interagiu com algum deles em um determinado momento. Mas se por acaso você não se recorda muito sobre seu significado, fique tranquilo que vamos relembrar e explicar um pouco sobre a ferramenta.

Uma das principais explicações para chatbot é que este é um software capaz de responder perguntas e respostas pré-programadas em seu sistema. Esses podem ser baseados em regras, ou seja, são feitos por pré-definições ou através do poder da inteligência artificial.

Os de inteligência artificial, tão importantes nos dias de hoje, são os robôs mais sofisticados e capazes de identificar linguagem, intenção, humor, sentimentos positivos ou negativos e deixam a conversa mais humanizada e próximo ao real. 

Aqui, é possível ignorar erros de digitação e prever situações, fazendo com que as respostas oferecidas sejam coerentes com a necessidade do usuário. Mais do que isso, a cada interação os bots são alimentados, deixando-os cada vez mais assertivos para as comunicações.

Em poucas palavras, o chatbot é basicamente um robô que atenderá seu cliente e irá ajudá-lo a solucionar problemas, tirar dúvidas, ajudar a realizar compras ou realizar qualquer objetivo determinado por seu negócio, tudo isso de forma rápida e assertiva.

Onde operam os chatbots?

Os chatbots podem operar por diversos tipos de canais como: aplicativos, redes sociais, plataforma de mensagens, como WhatsApp e Apple Business Chat, sites em geral, entre outros.

Portanto, a partir do momento em que a ferramenta é apta para atuar por diversos meios, o chatbot possibilita o aumento de produtividade dentro empresa, oferecendo suporte imediato e de qualidade para os clientes, ao mesmo tempo que reduz a demanda repetitiva dos operadores.

O principal objetivo na utilização de chatbot, como você já deve imaginar, é estreitar  relacionamentos, permitindo uma conexão imediata do cliente com a empresa e vice-versa.

Além disso, esta é uma ótima estratégia a ser usada por empresas que desejam reduzir os custos operacionais e atingir um público mais amplo.

Agora você já sabe o que é um chatbot e qual o seu principal objetivo, vamos falar mais sobre sua parte prática e o porquê escolher esta estratégia. Para isso, reunimos alguns – dos muitos – benefícios do chatbot dentro de uma empresa.

Por que utilizar a ferramenta? 6 benefícios do chatbot!

Esse tipo de tecnologia – os chatbots, especialmente os de inteligência artificial, virou tendência nos últimos anos nos mais diversos cenários e objetivos organizacionais.

O chatbot dentro da empresa é uma das melhores formas de oferecer soluções rápidas ao seu cliente, sem exigir muito esforço ou gasto de tempo com filas de espera nos mais diversos canais.

Se você ainda tem dúvidas sobre este tipo de tecnologia, ou não se convenceu de o porquê utilizá-lo, reunimos 6 benefícios do chatbot para que você entenda ainda melhor como eles irão agregar em sua empresa. Confira!

1. Atendimento 24h por dia

Oferecer um atendimento em tempo integral para seu cliente é essencial e indispensável, pois é dessa forma que você mostra que se importa com ele e com sua jornada de compra. Além de claro, fidelizar sua marca e entregar uma experiência vantajosa para qualquer tipo de consumidor.

Contudo, manter uma equipe de funcionários trabalhando por todo esse tempo pesa no bolso de qualquer empresa e nem sempre é viável para seu tipo de operação.

Então para que esse desafio não se torne um empecilho e acabe com seus planos, o uso de chatbots é com certeza uma opção favorável para ajudá-lo na hora do atendimento, pois ele não precisa de turnos e descanso.

Dessa forma, sua empresa se torna disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano em todos os canais que julgar necessário.

2. Oferece respostas em tempo real

Ninguém gosta de esperar para ser atendido, porém, infelizmente isso continua a acontecer nos atendimentos.

Pense em uma jornada como cliente: depois de muito tempo de aguardo em filas de espera, quando finalmente chega a vez de ser atendido, o consumidor já está cansado e irritado e não tem muita paciência de explicar o motivo do contato, resultando em experiências extremamente negativas para relacionamento entre marca cliente.

A rotina das pessoas é ágil e rápida, não há tempo a perder e os clientes são ansiosos por respostas rápidas e precisas.

Pensando neste cenário, escolher utilizar um assistente virtual inteligente supre o desejo por respostas imediatas.

Com o chatbot as respostas vêm em segundos, não existe o conceito de fila de espera e a ferramenta é capaz de realizar vários atendimentos durante o mesmo tempo.

É claro que nem sempre o chatbot vai substituir o atendimento humano (e não é esse o objetivo), mas a tecnologia será capaz de filtrar as necessidades do cliente, dar agilidade e direcionamento para as mais diferentes demandas.

3. É uma tecnologia personalizável

O chatbot é uma ferramenta capaz de armazenar inúmeras informações com rapidez. Por isso, com este recurso é possível personalizar seus atendimentos, e tornar a experiência única para o cliente.

Ao considerar a estratégia mais adequada, você pode adaptar a linguagem do seu bot de acordo com o público-alvo que deseja atingir. Sendo assim, se seu negócio for voltado para gerações mais jovens por exemplo, a linguagem escolhida pode ser mais descontraída, se for para um público mais adulto a linguagem poderá ser mais instrutiva.

Dessa maneira escolhendo o tipo de tom voz certos, haverá uma conexão maior do seu público com a empresa.

Mais do que isso, o chatbot pode ser de fato uma personagem e ter a personalidade e tom de voz que sua marca deseja passar. Dessa forma, seu cliente se sentirá falando muito mais do que com um robô, mas com a personificação de sua empresa.

4. Aumenta a geração de leads

Gerar leads e captar negócios é essencial para as empresas, afinal, vender os produtos e serviços é objetivo de todo negócio, certo?

O chatbot pode também ser um grande aliado nesse momento e atráves da sua capacidade de realizar e aprender com as pesquisas do cliente, reunir dados e fornecer conteúdo adequado e personalizado para a empresa, ele é capaz de caminhar na jornada do cliente de forma a oferecer a melhor oferta em cada momento.

Sendo assim, ele atua na captura de dados de contato do usuário que permitem a empresa fazer uma conexão futura para oferecer outros tipos de serviços que podem ser de interesse do consumidor.

5. O chatbot está presente em diversos meios

Como já dissemos no início do artigo, o chatbot é capaz de atender por diferentes meios digitais ou até mesmo físicos, através de totens e outras experiências de autoatendimento.

Dessa forma, sua empresa ganha em visibilidade e pode atingir todos os públicos, onde e quando eles estiverem, agregando mais valor à sua marca.

Outro fato vantajoso, é que a partir do momento em que o chatbot atende por diversos meios, ele também poderá resolver diversos tipos de solicitações e objetivos e ter momentos e conversas diferentes de acordo com o que faça sentido para sua necessidade e seu público.

6. Aumenta a satisfação do cliente

Olhar a para satisfação e experiência do cliente é essencial e, a partir do momento que seu negócio se torna disponível, assertivo e personalizado para seu público, certamente a experiência será muito maior em toda a jornada percorrida pelo cliente.

Por isso, estes softwares de robôs inteligentes, ao funcionar como condutores de conversas e entregar conteúdos relevantes para o cliente, aumentam as chances de satisfação do público e de melhorias em seus indicadores importantes.

Escolha os benefícios do chatbot para seu negócio!

O processo de contato do cliente com a empresa é tão importante quanto adquirir o produto/serviço, afinal, o contato e experiência é um grande definidor se ele seguirá em sua jornada ou não.

Pensando nisso, ao investir em tecnologias e atendimento automatizado como chatbot muitos ganhos serão encontrados em seu negócio e em seus resultados.

Escolher implantar o chatbot na sua empresa é um investimento inteligente. Com ele você terá grande possibilidade de se destacar no mercado, além de oferecer o melhor tipo de atendimento para seu cliente.

É preciso se movimentar e entregar serviços de qualidade que tragam real valor tanto para seu cliente quanto para marca, e com atendimento digital, isso com certeza será realizado. 

Ao aplicar esta estratégia de atendimento com inteligência artificial, você inovará sua prestação de serviço, e melhorará a comunicação com seu consumidor garantido que no futuro ele volte a contatá-lo.

Por isso, priorize a jornada do consumidor, entenda suas necessidades e garanta que seu atendimento ao cliente é capaz de oferecer interações únicas e diferenciadas com a ajuda da tecnologia.

O quanto você já conhecia sobre os benefícios do chatbot? Essas vantagens fazem sentido para seu cenário? Aproveite que você sabe mais sobre o tema e saiba ainda mais como um chatbot pode te ajudar em seu negócio!

 

Benefícios do chatbot em seu negócio!

Compartilhe:

Deixe seu comentário

Queremos saber sua opnião sobre nossos conteúdos!

Rua Barão do Triunfo, 427
9º andar - Brooklin Paulista
04602-001 - São Paulo - SP

+55 (11) 3297-4420
Empresa
A XGEN Blog
Apple Business Chat

Posicione a sua câmera e leia o QR Code para iniciar uma conversa via Apple Business Chat.

Política de Privacidade

 

A WEB BUSINESS TECHNOLOGY LTDA. (“XGEN”) trata os seus registros eletrônicos e dados pessoais na utilização do website (“Site”), servindo a presente Política de Privacidade (“Política”) para regular, de forma simples e acessível, nossas atividades de tratamento de dados pessoais.

Nossa Política reafirma nosso compromisso com a segurança, a privacidade e a transparência no tratamento de suas informações e dados pessoais, descrevendo como os coletamos e tratamos quando você acessa nosso Site.

A XGEN não registra suas informações pessoais, a não ser que você as forneça voluntariamente por meio de cadastramento no Site, na aba de Contato, por exemplo.

Para melhor ilustrar a forma como realizamos o tratamento de dados pessoais, abaixo está um breve quadro-resumo de nossa Política:

 

Quadro-Resumo

 

Agente de TratamentoWEB BUSINESS TECHNOLOGY LTDA. (“XGEN”), empresa com sede na Rua Barão do Triunfo, nº 427 Conj. 901 a 906, no Bairro Brooklin Paulista, CEP 04.602-001, na Cidade de São Paulo, Estado de São Paulo, inscrita no CNPJ/ME 03.062.507/0001- 68
Papel no TratamentoPredominantemente Controlador
Natureza dos Dados Pessoais tratadosDados pessoais fornecidos pelo Usuário ou coletados pelo site
Finalidade como ControladorUtilização dos dados para atendimento aos clientes e usuários, envio de notícias e avisos, para possibilitar o contato dos usuários e envio de formulários, navegação e uso de funções básicas do website, recebimento de candidaturas à vagas de trabalho, além de cumprir obrigações legais e em seus interesses legítimos, nos termos da LGPD.
CompartilhamentoControladores, Operadores e Fornecedores de serviços essenciais para nossas atividades e pode haver para autoridades/órgãos governamentais competentes, em decorrência de obrigações legais ou regulatórias.
Medidas Empregadas para a Proteção de Dados PessoaisMedidas de segurança físicas, técnicas e administrativas adequadas.
Seus DireitosConfirmação da existência de tratamento e compartilhamento, acesso, correção, portabilidade, eliminação e etc., de acordo com o artigo 18 da LGPD

 

Esta Política poderá ser atualizada a qualquer tempo, pela XGEN , mediante aviso no site e/ou por e-mail, caso o Usuário tenha optado por receber nossas comunicações

 

Que Dados Coletamos

A XGEN  poderá coletar as informações inseridas ativamente pelo Usuário no momento de cadastro e, ainda informações coletadas automaticamente, quando da utilização do website e páginas relacionadas, como por exemplo, características do dispositivo de acesso, IP com data e hora, entre outras.

Desta forma, há o tratamento de dados pessoais i) fornecidos pelo próprio Usuário e ii) os coletados automaticamente.

  1. Informações fornecidas pelo Usuário: a XGEN coleta todas as informações inseridas ativamente pelo Usuário no Site, tais como nome completo, e-mail, número de telefone/celular, quando do preenchimento de formulários pelo Usuário. A XGEN  fará uso dessas informações para promover a divulgação de material institucional, newsletters, convites para palestras e eventos, entre outros, caso o Usuário dê seu consentimento para essa comunicação.
  2. Dados coletados automaticamente: a XGEN também coleta uma série de informações de modo automático, tais como: características do dispositivo de acesso, do navegador, IP (com data e hora), origem do IP, informações sobre cliques, páginas acessadas, as páginas seguintes acessadas após a saída do Site, ou qualquer termo de procura digitado no Site ou em referência a este, dentre outros. Para tal, a XGEN  fará o uso de algumas tecnologias como cookies, pixeltags, beacons e local shared objects, que são utilizadas para otimizar a experiência de navegação do Usuário no iste, de acordo com seus hábitos e preferências.

É possível desabilitar, por meio das configurações de seu navegador de internet, a coleta automática de informações por meio de algumas tecnologias, como cookies e caches, bem como em nosso próprio Site, especificamente quanto a cookies. No entanto, o Usuário deve estar ciente de que, se desabilitadas estas tecnologias, alguns recursos oferecidos pelo site, que dependem do tratamento dos referidos dados, poderão não funcionar corretamente. Para mais informações sobre como proceder em relação à gestão dos cookies nos navegadores:

https://support.microsoft.com/pt-br/help/17442/windows-internetexplorer-delete-manage-cookies

https://support.mozilla.org/pt-BR/kb/ative-e-desative-os-cookies-queos-sites-usam

https://support.google.com/accounts/answer/61416?co=GENIE.Platform%3DDesktop&hl=pt-BR

https://support.apple.com/pt-br/guide/safari/sfri11471/mac

 

As informações coletadas poderão ser compartilhadas pela XGEN  com: i) demais empresas parceiras, quando forem necessárias para a adequada prestação dos serviços objeto de sua atividade; ii) para a proteção dos interesses da XGEN  e qualquer tipo de conflito; iii) mediante decisão judicial ou requisição de autoridade competente.

Ainda, esclarecemos que suas informações poderão ser compartilhadas com parceiros, para fins específicos contratados apenas, tais como provedores de infraestrutura tecnológica e operacional necessária para as nossas atividades, como provedores de armazenamento de informações em nuvem.

O Usuário poderá fazer solicitações relativas a seus dados pessoais tratados pela XGEN encaminhando um e-mail para privacidade@xgen.com.br com o assunto “Meus Dados Pessoais”. Tentamos responder às solicitações legítimas dentro de um prazo de 15 (quinze) dias corridos. Eventualmente, um prazo maior poderá ser necessário caso a(s) solicitação(ões) sejam complexas e/ou numerosas. Neste caso, iremos informá-lo e mantê-lo atualizado acerca do andamento de sua(s) solicitação(ões).

 

Uso das Informações e Dados Pessoais

A XGEN usa suas informações e dados pessoais para adequar o Site às suas preferências, para prover os serviços solicitados pelo Usuário e lhe enviar informações sobre produtos e serviços. Ao se cadastrar no Site da XGEN , você pode optar por receber determinadas informações por e-mail.

Base Legal: todos os tratamentos de dados pessoais realizados pela XGEN são fundamentados em uma das bases legais previstas pelo artigo 7º da Lei Federal nº 13.709/2018, a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (“LGPD”), em especial seus incisos I, V e IX.

 

Com Quem Compartilharemos os Dados

O Usuário do Site sempre poderá optar por não divulgar seus dados pessoais para a XGEN, mas alguns desses dados podem ser necessários para obter alguns dos Conteúdos e Serviços que oferecemos (p. ex. envio de formulário de contato). Independente disso, o Usuário do website sempre possuirá direitos relativos a privacidade e a proteção dos seus dados pessoais.

Eventualmente, a XGEN poderá solicitar informações específicas do Usuário para auxiliar na confirmação de sua identidade e garantir seu direito de acessar seus dados pessoais (ou de exercer seus outros direitos). Esta é uma medida de segurança para garantir que os dados pessoais do Usuário não sejam divulgados a qualquer pessoa que não tenha direito de recebê-los. Podemos também contatar o Usuário.

De toda sorte, a XGEN, para se resguardar e proteger seus direitos, poderá acessar, ler, preservar e fornecer quaisquer dados e informações sobre o Usuário, incluindo interações suas, caso sejam necessários para:

  1. Cumprimento de obrigação legal, ordem judicial ou requisição de autoridades administrativas que detenham a devida competência para tanto;
  2. Cumprir ou aplicar outros Acordos e/ou Contratos; e,

 

Por Quanto tempo os Dados Serão Armazenados

A XGEN manterá os dados pessoais do Usuário do Site somente pelo tempo que for necessário para cumprir com as finalidades para as quais os coletamos, inclusive para fins de cumprimento de quaisquer obrigações legais, contratuais, de prestação de contas ou requisição de autoridades competentes.

Todos os dados coletados serão excluídos de nossos servidores quando o Usuário assim requisitar ou quando estes não forem mais necessários ou relevantes para oferecermos os nossos Serviços, salvo se houver qualquer outra razão para a sua manutenção, como eventual obrigação legal de retenção de dados, ou necessidade de preservação destes para resguardo de direitos da XGEN. Sempre que houver a deleção ou a inutilização de seus dados pessoais, você será informado via e-mail ou outra forma de contato que você escolher dentre as disponibilizadas pela XGEN para este fim.

Para determinar o período de retenção adequado para os dados pessoais, consideramos a quantidade, a natureza e a sensibilidade dos dados pessoais, o risco potencial de danos decorrentes do uso não autorizado ou da divulgação de seus dados pessoais, a finalidade de processamento dos seus dados pessoais e se podemos alcançar tais propósitos através de outros meios, bem como os requisitos legais aplicáveis.

 

Como a XGEN PROTEGE suas Informações de Dados Pessoais

A XGEN emprega medidas técnicas de segurança e organizacionais para proteger suas informações e seus dados pessoais. Os dados serão armazenados em um ambiente operacional seguro que não é acessível ao público.

A XGEN se esforça para proteger a privacidade dos dados pessoais e demais informações que são armazenadas, contudo não se pode garantir total segurança. O uso não autorizado de contas, falha de hardware ou de software, bem como outros fatores podem comprometer a segurança de seus dados pessoais a qualquer momento. Neste sentido, nenhuma transmissão pela Internet pode ser garantida como completamente segura.

Consequentemente, a XGEN, suas empresas parceiras e afins, terceiros, provedores de serviços e seus respectivos escritórios, diretores, empregados e agentes não representam, autorizam ou garantem que informações pessoais estarão protegidas contra invasão de “hackers” ou qualquer outra forma ou dispositivo desautorizado no ambiente da internet.

Por isso, caso o Usuário identifique ou tome conhecimento de algo que comprometa a segurança dos dados pessoais, a XGEN  pede que entre em contato por meio do e-mail privacidade@xgen.com.br ou outra forma de contato que você escolher dentre as disponibilizadas pela XGEN  para este fim.

 

Transferência Internacional

A XGEN não transfere diretamente dados pessoais coletados no Brasil para outros países, contudo os serviços de terceiros que usamos podem realizar transferências para outros países. Utilizamos serviços de terceiros que buscam adotar padrões adequados quanto à privacidade e proteção de dados pessoais.

A XGEN tem sua sede no Brasil e os dados que coletamos são regidos pela Lei brasileira. Ao acessar ou usar nossos serviços, o Usuário do Site entende e concorda com o processamento e a transferência de tais dados para o Brasil e eventualmente para outros países por meio do serviço de terceiros. Os dados pessoais dos Usuários do Site, ao serem transferidos para esses países, poderão estar sujeitos à legislação local e às regras pertinentes.

A XGEN informa que em qualquer momento você pode ter acesso às informações sobre o compartilhamento dos seus dados por meio de solicitação via e-mail para privacidade@xgen.com.br ou outra forma de contato que você escolher dentro das disponibilizadas pela XGEN para este fim.

 

Seus Direitos

Em cumprimento à regulamentação vigente e aplicável, no que diz respeito à proteção de dados pessoais, a XGEN respeita e garante ao Usuário a possibilidade de apresentação de solicitações baseadas nos seguintes direitos:

  1. a confirmação da existência de tratamento;
  2. o acesso aos dados;
  1. a anonimização, bloqueio ou eliminação de dados desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade
  2. a portabilidade de seus dados a outro fornecedor de serviço ou produto, mediante requisição expressa pelo Usuário;
  3. a eliminação dos dados tratados com consentimento do Usuário;
  1. a revogação do consentimento.

 

Caso necessite de qualquer auxílio para exercer seus direitos, o Usuário poderá entrar em contato com a XGEN conforme as orientações constantes nesta Política

A XGEN empreenderá os esforços necessários para atender tais pedidos no menor intervalo de tempo possível. No entanto, mesmo em caso de requisição de exclusão, será respeitado o prazo mínimo de guarda de informações de usuários de aplicações de internet, determinado pela legislação brasileira.

 

Atualizações desta Política

Estamos em constante aprimoramento, por isso esta Política poderá ser atualizada, visando prover ao Usuário mais segurança, conveniência e melhorar o provimento do Site. Sendo assim, recomendamos que o Usuário acesse nossa Política periodicamente, para que tenha conhecimento sobre eventuais modificações.

Ao final desta Política, há o indicativo da data da última atualização e, caso sejam feitas alterações relevantes que ensejem novas autorizações dos Usuários, iremos publicar tal atualização e eventualmente solicitar um novo consentimento.

 

Legislação e Foro

Esta Política será regida, interpretada e executada de acordo com as Leis da República Federativa do Brasil, especialmente a Lei Federal nº 13.709/2018, independentemente das Leis de outros estados ou países, sendo competente o foro de domicílio do Usuário para dirimir qualquer dúvida decorrente deste documento.

 

Atualizado em 11 de fevereiro de 2021