Endomarketing: o que é e por que olhar para a estratégia?
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Endomarketing: o que é e por que olhar para a estratégia?

XGEN
23 de setembro de 2021
O que é endomarketing

Cuidar de uma empresa não significa apenas se preocupar com serviços, produtos e clientes e, para que tudo flua corretamente é importante olhar para seus colaboradores e o endomarketing é uma estratégia essencial.

Os colaboradores são peças-chaves dos negócios e quanto mais satisfeitos, integrados e motivados, melhor, não é mesmo?

Portanto, uma estratégia de endomarketing consiste em todas as ações internas que uma empresa faz para instigar a integração de seus colaboradores e o bem-estar do ambiente de trabalho, mas você sabe como essa estratégia pode beneficiar sua empresa? Acompanhe!

O que é Endomarketing?

Cada vez mais falado e valorizado nos últimos anos, o endomarketing é uma estratégia que tem como foco ações internas na empresa para seus colaboradores.

Também chamado de marketing interno, essa estratégia busca tornar o ambiente de trabalho mais confortável e interativo para que seus funcionários recomendem a empresa a terceiros por se sentirem bem e a enxergarem como um bom lugar para trabalhar.

O endomarketing é uma união do setor de marketing com os times de recursos humanos que tem por objetivo fazer com que o colaborador se sinta uma parte importante da empresa.

Ter um funcionário que fala mal da sua empresa afeta o nome da marca e afasta consumidores e é por isso que público interno tem que ser o primeiro a ser valorizado e cuidado para que também promova a marca.

Para entender o que é endomarketing, podemos falar de diversas ações que compõem a estratégia, como comunicação interna, benefícios e políticas de carreira, incentivos, eventos, palestras e até pequenos detalhes, como decoração e conforto do ambiente de trabalho.

Qual a importância do Endomarketing nas empresas?

Sabe o sentimento de pertencimento a um lugar que você sente orgulho de fazer parte? O endomarketing gera esse sentimento nos colaboradores.

Sabendo disso, já da pra ter uma noção do porque o endomarketing ser fundamental para as empresas, afinal, seu funcionário deixa de ser apenas um contribuinte e passa a ser um promotor que se sente bem por fazer algo com real contribuição.

Para entender melhor, separamos 5 benefícios que o endomarketing pode trazer para sua empresa!

Motiva e engaja a equipe

A partir do momento que você torna o ambiente de trabalho um local para expansão da criatividade dos funcionários, atraindo-os para perto, você verá que os mesmos estarão muito mais engajados e motivados ao realizar o serviço.

Isso acontece por se sentirem em um ambiente que são ouvidos e possuem importância.

Segundo a revista McKinsey Quarterly 67% dos colaboradores classificam elogios e recomendações dos gerentes o maior motivador não financeiro para melhorar suas performances no trabalho.

Melhora o clima da empresa

Os trabalhadores passam muito tempo em seus ambientes de trabalho, por isso é importante ter um ambiente saudável, inspirador e o menos prejudicial possível.

As ações de endomarketing, além de motivarem, evitam problemas entre a equipe, diminuem ruídos e deixam o time ainda mais unido em busca dos objetivos.

É sempre importante lembrar que o clima de trabalho influencia diretamente no desempenho da equipe, então a partir do ponto que você transforma sua empresa em um local de clima agradável, consequentemente o desempenho sobe e demonstra maiores resultados.

Demonstra liderança

Acolhendo seu colaborador e mostrando a ele que a empresa é uma equipe, você sai da posição de chefe que só manda e vai para líder que incentiva e dá ouvidos as ideias e opiniões de sua equipe.

O endomarketing torna os colaboradores mais leais às empresas, o que acaba diminuindo a rotatividade de funcionários, afinal, eles estarão satisfeitos com o ambiente de trabalho criado.

Aumenta a produtividade

A saúde mental tem se tornado um tópico fundamental em empresas, então, ao demonstrar se preocupar com o bem-estar de seu colaborador, ele se sentirá mais acolhido pela empresa e essa motivação fará com que ele produza de forma mais proativa.

Isso porque ao passar por um momento exaustivo e de bloqueio, ele saberá que a empresa estará lá por ele.

Atração e retenção de talentos

Reter talentos é um grande desafio para as empresas e a saída constante de colaboradores é um índice muito importante para entender a saúde da organização.

Ao ter colaboradores mais satisfeitos e motivados dentro do ambiente de trabalho, certamente haverá menos saídas. Quando percebem que estão inseridos em um contexto de trabalho em que a qualidade e o bem-estar são valorizados, poucos se mostram dispostos a trocar de trabalho.

Mais do que isso, além de reter talentos, faz com que eles sejam promotores da marca e divulguem para outras pessoas, atraindo perfis interessados na empresa.

Como implementar o Endomarketing em sua empresa?

Como você pôde ver, sua equipe também é uma parte do seu negócio que deve ser zelada, então, para implementar essa estratégia em sua empresa veja os 4 passos a seguir:

Defina objetivos

O primeiro passo para que a estratégia de endomarketing dê certo é definir os objetivos específicos a qual você pretende alcançar. Para isso se pergunte: o que está impedindo que minha equipe cresça e se desenvolva?

Ao descobrir o que está limitando sua empresa, defina o objetivo de melhorar nesse quesito. Seja obter uma equipe mais unida ou até aumentar a produtividade de sua empresa, você precisa saber o que você quer alcançar e a quem você quer atingir com essa estratégia, que é o que iremos falar no próximo tópico.

Estude seu público alvo

Ao descobrir qual o seu objetivo com essa estratégia se faça uma segunda pergunta: quem são os mais afetados por esse problema que encontrei na integração da minha equipe?

Tendo esse dado você conseguirá definir quais as melhores formas de atender a necessidade do seu colaborador, dado que uma solução para a área da gestão pode não ser a mesma que a administração precisa.

Por isso, saber quem você quer atingir com essa estratégia se torna fundamental para planejar e organizá-la de forma personalizada à demanda.

Crie uma estratégia voltada para os colaboradores

Lembre-se em todo o processo que o centro dessa estratégia é o seu colaborador e a integração de toda a equipe, e por esse motivo, pense sempre quais as melhores formas de ampliar essa comunicação, seja por meio de eventos, treinamentos ou até ações em conjunto.

Essas ações precisam estar alinhadas com os valores e a imagem da empresa, para que vejam que esse feito é algo estritamente relacionado a o que o seu negócio representa.

Observe os resultados das ações de endomarketing

O feedback é uma parte importantíssima para essa estratégia então, ao longo dela não hesite em fazer pesquisas de satisfação, afinal, você precisa saber se seu projeto está realmente tendo o efeito que você deseja para a empresa.

Além da opinião dos colaboradores contarem muito para o endomarketing, pois, ela é uma forma de incentivo a carreira desse profissional em seu negócio.

Endomarketing x Comunicação Interna: entenda as diferenças

Como você viu nos tópicos acima, o endomarketing trata-se de uma estratégia de integração para que os colaboradores se sintam parte da empresa, de forma que o ambiente se torne mais produtivo e agradável para ele.

Já a comunicação interna tem por objetivo ser um canal de comunicação local em que os colaboradores se informam sobre a empresa. Podemos ver que ter uma comunicação interna bem estabelecida pode complementar o endomarketing, mas em suas funções são diferentes.

Embora com focos diferenciados na relação empresa e colaborador e com objetivos distintos, a comunicação interna e o endomarketing possuem um forte ponto em comum: ambas visam a lucratividade da organização a partir da satisfação e motivação dos colaboradores e todas suas ações são direcionadas para o público interno.

O endomarketing exige planejamento de acordo com as necessidades e particularidades das pessoas, afinal, as ações de motivação precisam ter a ver de fato com suas pessoas.

Enquanto isso, a comunicação é uma estratégia mais direta e que deve atingir a todos de forma igualitária, afinal, todos os colaboradores precisam ser impactados da mesma forma sobre as informações do negócio.

6 exemplos de Endomarketing que vão revolucionar sua estratégia

Agora que você já viu como essa estratégia irá transformar sua empresa, está na hora de colocá-la em prática, veja 6 exemplos de Endomarketing que vão revolucionar sua estratégia:

Treinamentos

Capacitar seu funcionário para que ele vá além é uma forma de demonstrar se importar com a carreira dele em sua empresa.

É fundamental que as expectativas e valores de seu colaborador estejam alinhados com os da empresa, por isso, manter um treinamento gradual para que o mesmo sempre esteja atualizado no seu mercado de trabalho irá demonstrar que sua empresa não se interessa só pelo serviço, mas também, com o desenvolvimento e crescimento pessoal dele.

Eventos

Promover ações de integração é um dos passos mais importantes pra o endomarketing. Isso porque são em eventos e programas que a equipe vai ter um momento descontraído para interagir, sem necessariamente, estar inserido em um contexto de serviço.

Um exemplo de evento que você pode implementar em sua estratégia são confraternizações de aniversariantes do mês, que além de demonstrar a importância do colaborador, você também estará estimulando a boa convivência entre eles.

Gestão do conhecimento

Parte do sucesso de uma empresa está vinculado ao seu poder de transformar conhecimento em resultados efetivos, afinal, de nada adianta ter grandes referências e conteúdos se eles não foram aplicados e percebidos nos objetivos organizacionais.

Sendo assim, a gestão do conhecimento é a capacidade dos integrantes de um negócio de adquirir e armazenar conhecimento e, a partir do que foi acumulado, colocá-los em prática em cada situação necessária.

Ou seja, mais do que criar trilhas de aprendizagem e treinamento, é importante desenvolver uma estratégia completa de conhecimento que contemple cada um dos setores do seu negócio.

Ter plataformas para essa estrutura é essencial para que seu negócio una comunicação, capacitação e engajamento e desponte com endomarketing.

Desenvolvimento de diálogo

Fornecer feedbacks aos funcionários também é uma ótima maneira de implantar uma estratégia de endomarketing, já que, você estaria diretamente falando ao seu funcionário como você está se sentindo em relação ao trabalho dele, suas forças e onde pode melhorar.

Assim, você conseguirá demonstrar uma postura de líder que se importa com o desempenho de seu funcionário, afinal, o trabalho que ele está fazendo representa sua empresa.

Melhorias na comunicação interna

Como você viu anteriormente, a comunicação interna pode ser um fator que vai alavancar sua estratégia de endomarketing, isso porque, quando você melhora a comunicação interna, consequentemente a relação da empresa com o colaborador também se desenvolve.

Por isso, vá além! Troque o e-mail padrão e quadro de novidades por espaços em que o colaborador possa se sentir parte da equipe com voz ativa e opinião dentro da empresa.

Benefícios diferenciados

Os salários e benefícios não são os únicos motivadores dentro de uma empresa, mas eles são pontos fortes para que um colaborador decida ou não seguir em seu negócio e isso não pode ser negligenciado.

Além de oferecer salários competitivos, é importante olhar para benefícios diferenciados e investir em elementos que aumentem o bem-estar das pessoas, como incentivo à saúde física e mental, auxílio para filhos, família, entre outros.

Manter sua equipe motivada e engajada faz toda a diferença no mercado de trabalho, por esse motivo, a estratégia de endomarketing se torna tão crucial para as empresas, pois, por meio dela esse objetivo se torna realidade.

O quanto seu negócio está olhando para suas pessoas? Investir nos colaboradores é essencial para os resultados e para a marca e o endomarketing não pode ficar para depois.  Aproveite que agora você sabe mais sobre o tema e saiba mais como transformar a sua equipe através de conhecimento!

 

Endomarketing e gestão do conhecimento

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Atualizado em 11 de fevereiro de 2021