Facebook para empresas: como usar o canal para atendimento e vendas
Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site e aprimorar a oferta de anúncios para você. Visite nossa Política de Cookies para saber mais. Ao clicar em "aceitar" você concorda com o uso que fazemos dos cookies.
Olá, como posso te ajudar?

Facebook para empresas: como usar o canal para atendimento e vendas

XGEN
16 de março de 2022
Facebook para empresas

O Facebook é uma das maiores redes sociais do mundo, mas muitos ainda não sabem as infinitas possibilidades que ele pode gerar para as empresas. Desde as funcionalidades até seu alcance gigantesco, ele pode se tornar uma ferramenta crucial para obter sucesso em suas estratégias.

Com mais de 2,91 milhões de usuários mensais, a plataforma pode oferecer infinitos meios de se conectar com seu cliente. Independentemente do segmento qualquer usuário pode ser alcançado, afinal, todos estão no Facebook.

Como você tem olhado para o Facebook em sua estratégia? Apenas como um canal para postagens, ou como uma ferramenta de atendimento e vendas? Continue lendo e revolucione sua forma de se comunicar.

Como tudo começou?

Não é muito distante do conhecimento geral o que é o Facebook. Até porque, quem nunca criou uma conta no aplicativo para se conectar com os amigos e conversar com novas pessoas?

Mas, para desenvolvermos melhor vamos lá: o Facebook é uma plataforma criada em 2004 por 3 estudantes da Universidade Harvard – Mark Zuckerberg, Dustin Moskovitz e Chris Hughes – que queriam conectar os alunos entre si.

Por ser uma ideia inovadora, não demorou muito para ele se expandir para o país inteiro. Então, iniciou-se o Facebook que conhecemos. Diversas expansões surgiram com o tempo, como a compra do Instagram e WhatsApp, A criação do Facebook Messenger e da interface  API para empresas.

Nesse ponto iniciamos nossa proposta, o que é o Facebook para empresas e porque ele poderá revolucionar sua empresa? Siga lendo e descubra!

O que é facebook para empresas e por que utilizá-lo?

O Facebook para empresas é um serviço gratuito disponibilizado. Sendo assim, contas comerciais possam ser gerenciadas e para melhor entender sua performance.

A principal missão do Facebook é conectar, dar voz ao público e construir conexões. Por isso, ele se torna a melhor plataforma para se estar. Afinal, ele oferece ferramentas e funcionalidades que facilitam esse contato B2C – Business to Consumer – e permitem a integração da conta com outras redes – multicanal – e sistemas.

Os dados publicados no anúncio de ganhos dos investidores da Meta dizem que o Facebook ainda é a plataforma de mídia social mais usada do mundo. Isso mostra um potencial alcance que sua empresa poderá ter.

Mais do que isso, na pesquisa Digital 2022 realizada pela We Are Social, vemos que o público potencial, que pode ser alcançado com publicidade no Facebook Marketplace, é equivalente a 562,1 milhões de pessoas.

É por esses motivos que sua empresa não pode ficar de fora!

E para saber um pouco mais sobre como a plataforma pode te beneficiar, trouxemos algumas funcionalidades do Facebook para empresas.

Confira!

5 funcionalidades do facebook para empresas

Existem diversas funcionalidades que o aplicativo disponibiliza para que as empresas consigam se adaptar ao ambiente, e torna-lo uma ferramenta para os negócios.

Dentre elas, temos funções de gerenciamento da conta, de divulgação e até mesmo plataformas que poderão aumentar as taxas de produtividade e eficácia das equipes.

Para você conhecer um pouco mais, trouxemos 5 funcionalidades que vão te ajudar nessa jornada.

Confira!

1. Messenger API

Para entender os benefícios do Messenger API, é importantíssimo saber o que é uma API, entenda:

API é a sigla para Application Programming Interface, que pode ser compreendida como uma interface de programação de aplicativos. Essa interface tem como objetivo oferecer uma experiência multiplataforma para contas comerciais e desenvolvedores, possibilitando a integração de outros softwares e programas.

Sabendo disso, a API do Messenger auxilia a empresa a melhor gerenciar suas conversas e comunicações. O que acaba proporcionando um atendimento mais ágil e eficiente.

E como o Facebook detém não só o Messenger, como também o Instagram e WhatsApp, torna-se fácil criar uma estratégia com essas plataformas em uma única interface. Alguns benefícios do Messenger API são:

  • Atendimento personalizado para cada cliente
  • Maior taxa de retenção e encantamento
  • Aumento da satisfação do consumidor
  • Centralização da comunicação
  • Diversos canais de comunicação
  • Maior produtividade e agilidade
  • Melhor gerenciamento de mensagens

2. Anúncios personalizados

O suporte de anúncios do Facebook para empresas é bem extenso, possibilitando uma personalização assertiva e direcionada para encontrar sua persona.

O aplicativo deixa a empresa direcionar desde os dados mais básicos como idade, sexo e localização, até dados específicos como cargos, área de atuação, interesses pessoais e gostos.

Outro detalhe importante é que essa publicidade pode ser feita em diversos tipos de conteúdos, sendo por texto, fotos, vídeo, gif, CTAs e por aí vai.

Por isso, é importante ter uma estratégia bem estruturada, entendendo o que chamará mais atenção da persona de sua empresa.

3. Botões Call To Action (CTA)

Como você acabou de ver, os botões de CTA, ou Call To Action, são disponibilizados pela plataforma para ser utilizado em anúncios, ou até mesmo em posts comuns.

Para quem não conhece, CTAs são aqueles botões de “Saiba mais!” ou “Clique e confira!”, que permitem que o cliente clique e seja encaminhado para outra página.

Há diversas oportunidades para seu uso, como por exemplo, para chamar a pessoa para o WhatsApp da empresa, para ler um texto em seu blog ou conhecer mais sobre um produto.

4. Chatbot

O chatbot é um software que possui a capacidade de compreender as perguntas do seu cliente e com base nas regras do seu negócio. Isso agiliza e torna o processo de atendimento ao cliente mais eficaz.

Esse robô, diferente de um atendente humano, pode trabalhar 24 horas nos 7 dias da semana, permitindo que seu negócio esteja sempre disponível para o cliente, não importando o momento dele.

Por ser uma tecnologia personalizável, sua empresa pode escolher entre diversas características de personalidade, como se será humano, o gênero, cor, forma de falar – formal ou informal – e até mesmo se usará emojis e gifs.

O chatbot pode ser implementado na ferramenta de API do Facebook, assim, podendo auxiliar sua equipe com as demandas, fazendo a triagem e qualificação dos clientes que chegam para ele.

Outro benefício que o chatbot gera para as empresas, é que ele é uma ferramenta que evolui e tem suporte de curadoria temporariamente. Epode ser educado para, cada vez mais, estar alinhado com as expectativas de seu cliente.

5. Omnichannel

Omnichannel é uma estratégia que gerência seus clientes e demandas, independente do canal em que ele escolha falar com a empresa e tem o objetivo de manter o contexto do cliente e oferecer experiências únicas e personalizadas nas mais diferentes interações.

Com ela, é possível deixar com que o cliente decida por qual canal ele quer contatar a empresa, sem perder seu contexto e histórico com a mesma.

A API do Messenger permite que as empresas implementem a tecnologia de omnichannel, possibilitando que a empresa tenha um painel simples e intuitivo para atendimento, com todos os canais oferecidos, sejam redes sociais, e-mail, chat e outros.

Como você viu, o Facebook para empresas chegou com tudo, trazendo ferramentas que estimulam e auxiliam seu negócio a crescer e se desenvolver.

A plataforma pode expandir a comunicação e as vendas da empresa, então, não fique para trás! I

nicie agora uma estratégia de implementação de canais e se destaque no mercado!

 

Facebook para empresas

Compartilhe:

Deixe seu comentário

Queremos saber sua opnião sobre nossos conteúdos!

Rua Barão do Triunfo, 427
9º andar - Brooklin Paulista
04602-001 - São Paulo - SP

+55 (11) 3297-4420
Empresa
A XGEN Blog
Apple Messages for Business

Posicione a sua câmera e leia o QR Code para iniciar uma conversa via Apple Messages for Business.

Política de Privacidade

 

A WEB BUSINESS TECHNOLOGY LTDA. (“XGEN”) trata os seus registros eletrônicos e dados pessoais na utilização do website (“Site”), servindo a presente Política de Privacidade (“Política”) para regular, de forma simples e acessível, nossas atividades de tratamento de dados pessoais.

Nossa Política reafirma nosso compromisso com a segurança, a privacidade e a transparência no tratamento de suas informações e dados pessoais, descrevendo como os coletamos e tratamos quando você acessa nosso Site.

A XGEN não registra suas informações pessoais, a não ser que você as forneça voluntariamente por meio de cadastramento no Site, na aba de Contato, por exemplo.

Para melhor ilustrar a forma como realizamos o tratamento de dados pessoais, abaixo está um breve quadro-resumo de nossa Política:

 

Quadro-Resumo

 

Agente de TratamentoWEB BUSINESS TECHNOLOGY LTDA. (“XGEN”), empresa com sede na Rua Barão do Triunfo, nº 427 Conj. 901 a 906, no Bairro Brooklin Paulista, CEP 04.602-001, na Cidade de São Paulo, Estado de São Paulo, inscrita no CNPJ/ME 03.062.507/0001- 68
Papel no TratamentoPredominantemente Controlador
Natureza dos Dados Pessoais tratadosDados pessoais fornecidos pelo Usuário ou coletados pelo site
Finalidade como ControladorUtilização dos dados para atendimento aos clientes e usuários, envio de notícias e avisos, para possibilitar o contato dos usuários e envio de formulários, navegação e uso de funções básicas do website, recebimento de candidaturas à vagas de trabalho, além de cumprir obrigações legais e em seus interesses legítimos, nos termos da LGPD.
CompartilhamentoControladores, Operadores e Fornecedores de serviços essenciais para nossas atividades e pode haver para autoridades/órgãos governamentais competentes, em decorrência de obrigações legais ou regulatórias.
Medidas Empregadas para a Proteção de Dados PessoaisMedidas de segurança físicas, técnicas e administrativas adequadas.
Seus DireitosConfirmação da existência de tratamento e compartilhamento, acesso, correção, portabilidade, eliminação e etc., de acordo com o artigo 18 da LGPD

 

Esta Política poderá ser atualizada a qualquer tempo, pela XGEN , mediante aviso no site e/ou por e-mail, caso o Usuário tenha optado por receber nossas comunicações

 

Que Dados Coletamos

A XGEN  poderá coletar as informações inseridas ativamente pelo Usuário no momento de cadastro e, ainda informações coletadas automaticamente, quando da utilização do website e páginas relacionadas, como por exemplo, características do dispositivo de acesso, IP com data e hora, entre outras.

Desta forma, há o tratamento de dados pessoais i) fornecidos pelo próprio Usuário e ii) os coletados automaticamente.

  1. Informações fornecidas pelo Usuário: a XGEN coleta todas as informações inseridas ativamente pelo Usuário no Site, tais como nome completo, e-mail, número de telefone/celular, quando do preenchimento de formulários pelo Usuário. A XGEN  fará uso dessas informações para promover a divulgação de material institucional, newsletters, convites para palestras e eventos, entre outros, caso o Usuário dê seu consentimento para essa comunicação.
  2. Dados coletados automaticamente: a XGEN também coleta uma série de informações de modo automático, tais como: características do dispositivo de acesso, do navegador, IP (com data e hora), origem do IP, informações sobre cliques, páginas acessadas, as páginas seguintes acessadas após a saída do Site, ou qualquer termo de procura digitado no Site ou em referência a este, dentre outros. Para tal, a XGEN  fará o uso de algumas tecnologias como cookies, pixeltags, beacons e local shared objects, que são utilizadas para otimizar a experiência de navegação do Usuário no iste, de acordo com seus hábitos e preferências.

É possível desabilitar, por meio das configurações de seu navegador de internet, a coleta automática de informações por meio de algumas tecnologias, como cookies e caches, bem como em nosso próprio Site, especificamente quanto a cookies. No entanto, o Usuário deve estar ciente de que, se desabilitadas estas tecnologias, alguns recursos oferecidos pelo site, que dependem do tratamento dos referidos dados, poderão não funcionar corretamente. Para mais informações sobre como proceder em relação à gestão dos cookies nos navegadores:

https://support.microsoft.com/pt-br/help/17442/windows-internetexplorer-delete-manage-cookies

https://support.mozilla.org/pt-BR/kb/ative-e-desative-os-cookies-queos-sites-usam

https://support.google.com/accounts/answer/61416?co=GENIE.Platform%3DDesktop&hl=pt-BR

https://support.apple.com/pt-br/guide/safari/sfri11471/mac

 

As informações coletadas poderão ser compartilhadas pela XGEN  com: i) demais empresas parceiras, quando forem necessárias para a adequada prestação dos serviços objeto de sua atividade; ii) para a proteção dos interesses da XGEN  e qualquer tipo de conflito; iii) mediante decisão judicial ou requisição de autoridade competente.

Ainda, esclarecemos que suas informações poderão ser compartilhadas com parceiros, para fins específicos contratados apenas, tais como provedores de infraestrutura tecnológica e operacional necessária para as nossas atividades, como provedores de armazenamento de informações em nuvem.

O Usuário poderá fazer solicitações relativas a seus dados pessoais tratados pela XGEN encaminhando um e-mail para privacidade@xgen.com.br com o assunto “Meus Dados Pessoais”. Tentamos responder às solicitações legítimas dentro de um prazo de 15 (quinze) dias corridos. Eventualmente, um prazo maior poderá ser necessário caso a(s) solicitação(ões) sejam complexas e/ou numerosas. Neste caso, iremos informá-lo e mantê-lo atualizado acerca do andamento de sua(s) solicitação(ões).

 

Uso das Informações e Dados Pessoais

A XGEN usa suas informações e dados pessoais para adequar o Site às suas preferências, para prover os serviços solicitados pelo Usuário e lhe enviar informações sobre produtos e serviços. Ao se cadastrar no Site da XGEN , você pode optar por receber determinadas informações por e-mail.

Base Legal: todos os tratamentos de dados pessoais realizados pela XGEN são fundamentados em uma das bases legais previstas pelo artigo 7º da Lei Federal nº 13.709/2018, a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (“LGPD”), em especial seus incisos I, V e IX.

 

Com Quem Compartilharemos os Dados

O Usuário do Site sempre poderá optar por não divulgar seus dados pessoais para a XGEN, mas alguns desses dados podem ser necessários para obter alguns dos Conteúdos e Serviços que oferecemos (p. ex. envio de formulário de contato). Independente disso, o Usuário do website sempre possuirá direitos relativos a privacidade e a proteção dos seus dados pessoais.

Eventualmente, a XGEN poderá solicitar informações específicas do Usuário para auxiliar na confirmação de sua identidade e garantir seu direito de acessar seus dados pessoais (ou de exercer seus outros direitos). Esta é uma medida de segurança para garantir que os dados pessoais do Usuário não sejam divulgados a qualquer pessoa que não tenha direito de recebê-los. Podemos também contatar o Usuário.

De toda sorte, a XGEN, para se resguardar e proteger seus direitos, poderá acessar, ler, preservar e fornecer quaisquer dados e informações sobre o Usuário, incluindo interações suas, caso sejam necessários para:

  1. Cumprimento de obrigação legal, ordem judicial ou requisição de autoridades administrativas que detenham a devida competência para tanto;
  2. Cumprir ou aplicar outros Acordos e/ou Contratos; e,

 

Por Quanto tempo os Dados Serão Armazenados

A XGEN manterá os dados pessoais do Usuário do Site somente pelo tempo que for necessário para cumprir com as finalidades para as quais os coletamos, inclusive para fins de cumprimento de quaisquer obrigações legais, contratuais, de prestação de contas ou requisição de autoridades competentes.

Todos os dados coletados serão excluídos de nossos servidores quando o Usuário assim requisitar ou quando estes não forem mais necessários ou relevantes para oferecermos os nossos Serviços, salvo se houver qualquer outra razão para a sua manutenção, como eventual obrigação legal de retenção de dados, ou necessidade de preservação destes para resguardo de direitos da XGEN. Sempre que houver a deleção ou a inutilização de seus dados pessoais, você será informado via e-mail ou outra forma de contato que você escolher dentre as disponibilizadas pela XGEN para este fim.

Para determinar o período de retenção adequado para os dados pessoais, consideramos a quantidade, a natureza e a sensibilidade dos dados pessoais, o risco potencial de danos decorrentes do uso não autorizado ou da divulgação de seus dados pessoais, a finalidade de processamento dos seus dados pessoais e se podemos alcançar tais propósitos através de outros meios, bem como os requisitos legais aplicáveis.

 

Como a XGEN PROTEGE suas Informações de Dados Pessoais

A XGEN emprega medidas técnicas de segurança e organizacionais para proteger suas informações e seus dados pessoais. Os dados serão armazenados em um ambiente operacional seguro que não é acessível ao público.

A XGEN se esforça para proteger a privacidade dos dados pessoais e demais informações que são armazenadas, contudo não se pode garantir total segurança. O uso não autorizado de contas, falha de hardware ou de software, bem como outros fatores podem comprometer a segurança de seus dados pessoais a qualquer momento. Neste sentido, nenhuma transmissão pela Internet pode ser garantida como completamente segura.

Consequentemente, a XGEN, suas empresas parceiras e afins, terceiros, provedores de serviços e seus respectivos escritórios, diretores, empregados e agentes não representam, autorizam ou garantem que informações pessoais estarão protegidas contra invasão de “hackers” ou qualquer outra forma ou dispositivo desautorizado no ambiente da internet.

Por isso, caso o Usuário identifique ou tome conhecimento de algo que comprometa a segurança dos dados pessoais, a XGEN  pede que entre em contato por meio do e-mail privacidade@xgen.com.br ou outra forma de contato que você escolher dentre as disponibilizadas pela XGEN  para este fim.

 

Transferência Internacional

A XGEN não transfere diretamente dados pessoais coletados no Brasil para outros países, contudo os serviços de terceiros que usamos podem realizar transferências para outros países. Utilizamos serviços de terceiros que buscam adotar padrões adequados quanto à privacidade e proteção de dados pessoais.

A XGEN tem sua sede no Brasil e os dados que coletamos são regidos pela Lei brasileira. Ao acessar ou usar nossos serviços, o Usuário do Site entende e concorda com o processamento e a transferência de tais dados para o Brasil e eventualmente para outros países por meio do serviço de terceiros. Os dados pessoais dos Usuários do Site, ao serem transferidos para esses países, poderão estar sujeitos à legislação local e às regras pertinentes.

A XGEN informa que em qualquer momento você pode ter acesso às informações sobre o compartilhamento dos seus dados por meio de solicitação via e-mail para privacidade@xgen.com.br ou outra forma de contato que você escolher dentro das disponibilizadas pela XGEN para este fim.

 

Seus Direitos

Em cumprimento à regulamentação vigente e aplicável, no que diz respeito à proteção de dados pessoais, a XGEN respeita e garante ao Usuário a possibilidade de apresentação de solicitações baseadas nos seguintes direitos:

  1. a confirmação da existência de tratamento;
  2. o acesso aos dados;
  1. a anonimização, bloqueio ou eliminação de dados desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade
  2. a portabilidade de seus dados a outro fornecedor de serviço ou produto, mediante requisição expressa pelo Usuário;
  3. a eliminação dos dados tratados com consentimento do Usuário;
  1. a revogação do consentimento.

 

Caso necessite de qualquer auxílio para exercer seus direitos, o Usuário poderá entrar em contato com a XGEN conforme as orientações constantes nesta Política

A XGEN empreenderá os esforços necessários para atender tais pedidos no menor intervalo de tempo possível. No entanto, mesmo em caso de requisição de exclusão, será respeitado o prazo mínimo de guarda de informações de usuários de aplicações de internet, determinado pela legislação brasileira.

 

Atualizações desta Política

Estamos em constante aprimoramento, por isso esta Política poderá ser atualizada, visando prover ao Usuário mais segurança, conveniência e melhorar o provimento do Site. Sendo assim, recomendamos que o Usuário acesse nossa Política periodicamente, para que tenha conhecimento sobre eventuais modificações.

Ao final desta Política, há o indicativo da data da última atualização e, caso sejam feitas alterações relevantes que ensejem novas autorizações dos Usuários, iremos publicar tal atualização e eventualmente solicitar um novo consentimento.

 

Legislação e Foro

Esta Política será regida, interpretada e executada de acordo com as Leis da República Federativa do Brasil, especialmente a Lei Federal nº 13.709/2018, independentemente das Leis de outros estados ou países, sendo competente o foro de domicílio do Usuário para dirimir qualquer dúvida decorrente deste documento.

 

Atualizado em 11 de fevereiro de 2021