Gamificação na educação corporativa: o que é e como faz sentido para o conhecimento?
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Gamificação na educação corporativa: o que é e como faz sentido para o conhecimento?

XGEN
15 de janeiro de 2021
Gamificação na educação corporativa: o que é e como faz sentido para o conhecimento?

Se você está atento às tendências para treinamento e desenvolvimento, certamente já deve ter ouvido falar sobre a gamificação na educação corporativa, não é mesmo?

A gamificação usa características de jogos para engajar pessoas no cenário de conhecimento e aprendizado e torna a jornada de ensino mais leve, próxima do aluno e simples de ser assimilada, por meio de situações próximas ao real.

Entender esse tipo de metodologia e apostar dentro de seu cenário pode dar muitos benefícios para seus times e estratégias. Pensando nisso, reunimos aspectos importantes da gamificação na educação corporativa para você ficar ainda mais por dentro desse tema, confira!

O que é gamificação na educação corporativa

A gamificação, do inglês gamification, é uma metodologia de ensino que utiliza ambiente lúdicos e jogos para tornar o aprendizado mais atrativo, agregador e enriquecedor para os colaboradores.

O grande objetivo dessa técnica é fazer com que as pessoas se envolvam com a causa apresentada e se esforcem para sua resolução. Com a união de design, cenários lúdicos e histórias engajadoras, os jogos têm maneiras de influenciar, instruir e incentivar resultados.

A metodologia utiliza mecânicas de jogos para gerar engajamento em contextos reais pode contar com rankings, competições, dinâmicas individuais ou em grupo, entre outros. Os elementos básicos dessa estratégia são:

  • Personalização: os jogos devem ser planejados de acordo com as necessidades das empresas e objetivos;
  • Regras e objetivos: é preciso um conjunto de regras para direcionar os participantes em suas ações. Além disso, os objetivos devem ser claros para todos os colaboradores.
  • Pontuações e premiações: as pontuações são importantes para os usuários entenderem seu progresso rumo ao objetivo e, quando esse é alcançado, é interessante disponibilizar recompensas.

A gamificação na educação corporativa pode ser utilizada nos mais diferentes setores e objetivos e podem auxiliar no desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais que estejam de acordo com as estratégias desenvolvidas pelos negócios.

Se a gamificação já crescia e surgia sempre como tendência para treinamento e desenvolvimento, com a pandemia e o aumento do trabalho home office ela passa a ser ainda mais requisitada e importante.

Graças à distância entre os funcionários, as empresas precisam se adaptar e criar estratégias para que o engajamento, treinamento e acompanhamento de funcionários não se perca nesse modelo de trabalho.

Vale lembrar que os jogos são elementos muito importantes e que acompanham as pessoas desde à infância até a vida adulta. De acordo com dados da Pesquisa Game Brasil 2019, no Brasil cerca de 66% das pessoas jogam, independente do dispositivo que possui, seja celular, tablet ou computador.

Além de entretenimento, cada vez mais os jogos se estabelecem como forma importante de aprendizado e de canal de conhecimento e aliar essa estratégia com conteúdo e métodos já utilizados certamente alavancam resultados e engajamento dentro dos treinamentos corporativos.

Elementos da gamificação na educação corporativa

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a gamificação, é hora de se perguntar como realmente pode funcionar esse processo.

Como citamos, eles consistem em elementos comuns de jogos, personalização, regras e pontuações como essência, e diversos elementos podem ser aplicados em uma técnica de gamificação para resultados na educação.

Competição

A gamificação não precisa, necessariamente, ocorrer de forma individual para os colaboradores e elas podem ser utilizadas em jogos coletivos com objetivos para os setores, como aumento de vendas, aumento da satisfação do cliente, diminuição do tempo de espera, entre outros.

A competição saudável criada pelos jogos é um fator de motivação e que leva a resultados satisfatórios. Ao trabalhar em conjunto, as pessoas dos setores passam a olhar ainda mais para os mesmos objetivos e pensar de forma coletiva para os resultados.

Storytelling

storytelling é sobre contar histórias que se interligam, criam conexões, deixam marcas e engajam o público e prenda sua atenção. Ele é um dos pontos essenciais para uma gamificação eficaz, afinal, tem papel na captação da atenção do colaborador durante toda sua jornada.

Para que o storytelling funcione dentro dos treinamentos da empresa é importante conhecer seu time e seu público, desenhar as jornadas existentes e traçar as situações diárias. A partir daí, é possível criar histórias que façam sentido com a vivência de cada colaborador.

Chatbot

Os chatbots, tão importantes para o contato com o público, seja no atendimento, vendas, suporte e outras estratégias, pode ser também um grande aliado interno para a gestão e disseminação do conhecimento.

Os softwares de robôs inteligentes podem funcionar como condutores de conversas gamificadas e com conteúdos relevantes para os setores.

Por se tratar de uma tecnologia com inteligência artificial, os chatbots podem ser ensinados e desenhados para os mais diferentes objetivos e estratégias. Sendo assim, eles cabem perfeitamente em estratégias que envolvam treinamento e gamificação.

Através de chats é possível que o colaborador se engaje de forma simples no dia a dia e siga uma jornada de ensino.

Missões e pontuações

A gamificação na educação corporativa pode ser feita com jogos simples e complexos e, independentemente de como seja, é preciso motivar os participantes para que exista esforço para o alcance das metas.

É interessante criar níveis e pontuações durante o percurso. Os jogos não podem ser fáceis demais, o que pode tornar o aprendizado muito simples e nem tão distante, o que torna entediante e presos a desafios. e é essencial que os colaboradores enxerguem o seu progresso.

Outro elemento importante são as conquistas e recompensas, afinal, os seres humanos são motivos a esse tipo de benefício. A cada finalização ou ação acertada, a gamificação pode atrelar vantagens que sejam de interesse do grupo.

Quais os benefícios da gamificação para o conhecimento?

O uso da gamificação na educação e desenvolvimento dos colaboradores gera muitas vantagens para as organizações.

Ao utilizar esse método em diversas estratégias, desde treinamentos corporativos, onboarding e até mesmo processos de recrutamento e seleção, muitos resultados podem ser vistos através do desenvolvimento de raciocínio rápido, postura estratégica, liderança, entre outros.

Listamos algumas vantagens da gamificação na educação corporativa para você pensar em como ela pode ser eficaz em seus projetos!

Aumenta o engajamento

Engajar colaboradores é um dos grandes desafios das empresas – e que se torna ainda maior em momentos de home office –, não é mesmo?

Manter os colaboradores próximos, atualizados e por dentro de todos os procedimentos e atualizações necessárias pode ser difícil, mas esse é um objetivo crucial e que deve sempre ser buscado.

Ao oferecer treinamentos sem pensar de fato no colaborador, é natural que os times se sintam desmotivados e cumpram horários necessários, mas não absorvendo e colocando na prática o que é esperado pela empresa.

Já ao utilizar técnicas personalizadas, motivadoras e que colocam o aluno no centro das situações, maiores são as experiências positivas geradas para os colaboradores, aumentando o engajamento e resultados.

Facilita a absorção do conteúdo

É natural que cada setor conte com muitos conteúdos a serem repassados ou atualizados para os colaboradores em suas rotinas de trabalho e, para que os temas sejam absorvidos de verdade, é importante oferecer diferentes formas de aprendizado.

Com atividades gamificadas, é possível contextualizar a empresa, criar cenários e situações e colocar em prática o que está sendo aprendido.

Ao vivenciar por meio de jogos situações e desafios da organização, o colaborador desenvolve diversas capacidades que o deixam preparados para enfrentar os desafios reais.

Oferece feedbacks

Uma das grandes dores sentidas pelos colaboradores é a falta de feedbacks em seus treinamentos ou métodos de aprendizagem.

Essa falta pode frustrar os colaboradores em sua jornada e não dá chances para que os participantes conheçam seus pontos fortes e fracos e melhorem seu desempenho durante os treinamentos.

Com a gamificação, os participantes passam a ter feedbacks instantâneos e personalizados e é possível entender sobre erros e acertos durante o aprendizado, expandindo a capacidade dos colaboradores.

Além disso, as empresas podem acompanhar esses desenvolvimentos e aprender a partir dos dados gerados pelos colaboradores. Ao conhecer a trajetória de desenvolvimento dos colaboradores é possível avaliar as necessidades e otimizar processos de forma ainda mais eficaz.

Auxilia a gestão do conhecimento

Com a gamificação os colaboradores podem ter acesso aos mesmos conteúdos e as mesmas ferramentas estão disponíveis para o desenvolvimento de todos os envolvidos.

É claro que o processo de aprendizagem varia de acordo com cada perfil de colaborador, mas ao se engajar com a metodologia, é natural que os participantes passem a trocar mais experiências e agreguem no aprendizado colaborativo.

Vale lembrar que as gamificações podem ser realizadas em grupos e times e essas trocas são essenciais par que a gestão do conhecimento seja uma cultura presente na organização.

Desenvolver e capacitar todos os profissionais de um negócio é essencial para buscar os objetivos e manter sempre a empresa no rumo do crescimento.

Para implementar a gamificação na empresa é essencial entender seu cenário, o perfil dos colaboradores, definir objetivos e missão do negócio para que a tecnologia seja de fato uma aliada.

Pensar em seus colaboradores é essencial para seus resultados, portanto, é preciso estar atento às tendências do mercado para que seus treinamentos sejam estratégias que deem verdadeiros resultados e sejam valorizados pelos profissionais.

Como está o seu cenário de desenvolvimento em sua empresa? Você já olhou para a gamificação na educação dos seus setores? Aproveite que você sabe um pouco mais sobre essa importante metodologia e entenda como ela pode fazer sentido em seu cenário de educação corporativa!

Gamificação na educação

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Atualizado em 11 de fevereiro de 2021