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O que é Realidade Aumentada e como ela pode ajudar seu setor?

XGEN
10 de março de 2021
O que é Realidade Aumentada e como ela pode ajudar seu setor?

Acompanhar a tecnologia e as expectativas dos clientes é preciso para se destacar e se diferenciar no mercado. Das tantas novidades surgidas no mundo conectado, a realidade aumentada é uma que vem ganhando força a cada tempos.

Mais ainda em um momento de distanciamento social, oferecer experiências para os clientes e contato com a marca, mesmo à distância, dá muita relevância para os diversos setores de negócio.

Misturar o mundo real e virtual é um grande ganho e é importante que as empresas olhem para essas possibilidades. Você já se perguntou o que é realidade aumentada e como ela pode ser incorporada em seu setor? Saiba mais sobre ela agora mesmo!

O que é realidade aumentada?

A realidade aumentada trata-se da tecnologia que permite a junção do mundo real e virtual através de usos de dispositivos eletrônicos. Com isso, os objetos digitais são capazes de se sobrepor às imagens reais, permitindo uma interação entre indivíduo e tecnologia.

 

Certamente você já teve alguma interação com esse tipo de tecnologia. Você se lembra do jogo Pokémon Go? O fenômeno virou febre e consistia exatamente em caçar pokémons pelo seu ambiente, todos eles projetados por realidade aumentada.

Outros exemplos são também filtros de Snapchat ou Instagram. Há pouco tempo, viralizou o filtro “Sasha Dog”, em que as pessoas tiravam fotos nos mais diferentes ambientes e inseriam o famoso cachorro caramelo.

Uma interação desse tipo vai além de entretenimento e quebra barreiras entre o físico e digital, conectando conteúdos, marcas e pessoas e gerando experiências reais para os usuários.

Essa tecnologia funciona através de softwares com uma espécie de marcador no mundo físico e no mundo real. No mundo real, eles podem ser imagens, etiquetas QR code, filtros, entre outros. Geralmente, a interação é feita a partir de aplicativos instalados em dispositivos com câmeras.

 

 

Realidade virtual x realidade aumentada

É comum que as pessoas ainda confundam esses termos da tecnologia. Vale ressaltar que a realidade virtual é uma tecnologia que permite ao usuário mergulhar completamente em uma experiência no mundo digital.

Muito utilizada para jogos, educação e simulações, ela utiliza equipamentos especiais, como os óculos de realidade virtual. Essa permite criar um mundo virtual do zero e fazer com que a pessoa de fato esteja dentro do cenário, que não é necessariamente real.

Já a Realidade Aumentada é a forma de adicionar elementos virtuais no ambiente real, fazendo com que objetos, elementos e experiências estejam presentes no meio em que o indivíduo se encontra.

Por que utilizar realidade aumentada nos negócios?

Agora que você sabe mais sobre essa tecnologia, é importante entender como ela pode fazer sentido em seu cenário.

Estar na web e nos dispositivos móveis é de crucial para as empresas, afinal, 75% da população brasileira utiliza internet, gastando em média 10h por dia nas navegações online, sendo 5h17m usando pelo celular, segundo relatório Digital 2021 – Global Overview Report, da We Are Social e Hootsuite.

Atingir o público com realidade virtual pode acontecer em diversos pontos da interação entre marca e público e dá diversas possibilidades para as empresas.

Aumenta a interação

Muitas vezes, as pessoas deixam de comprar na internet pois querem ver produtos de perto para imaginá-los em seu ambiente real. Com a realidade aumentada, muito mais do que ver na loja, é possível uma interação ainda mais próxima do cliente, em que ele leva o produto para dentro de sua casa antes mesmo da compra.

É possível também trabalhar com espécies de provadores virtuais e formas para que seu serviço e produto fique ainda mais perto do cliente. Isso aumenta sua interação e experiência positiva com sua marca.

Aumenta vendas e reduz custos

Se sua empresa oferece experiência, mesmo à distância, e faz com que seu produto seja mostrado e provado onde quer que seja, maiores são as chances da venda, aumentando significativamente em números para seu caixa.

Dessa forma, o cliente pode fazer comprar sem apenas imaginar como eles são ou como ficarão. Ver fotos é importante, mas elas não chegam nem perto de experiências de realidade virtual, não é mesmo?

Com isso, o cliente tem o feedback imediato em seus testes e pode fazer escolhas que sejam de fatos adequadas e o mais personalizadas possíveis.

Mais do que isso, ao ter clientes testando seus produtos através da realidade aumentada, reduz-se os custos com retornos de mercadoria, trocas e devoluções por parte dos clientes.

Auxilia no atendimento ao cliente

Com produtos e serviços mais próximos aos consumidores, o atendimento ao cliente também ganha em experiências e interações. Dessa forma, nota-se também o aumento da satisfação do cliente, resultado em melhores indicadores e métricas no setor.

Capacita e treina equipe

Mais do que ser importante para o uso com o público externo, a realidade aumentada pode ajudar também no seu público interno. Em muitas organizações, a RA já tem sido utilizada para treinamentos de equipe através de simulações de tarefas.

Nesse caso, o trabalhador é exposto a realidade aumentada na qual ele consegue executar funções e lidar com objetos, materiais e ferramentas antes de partir para a atividade real. A gigante Amazon, por exemplo, utiliza esse tipo de tecnologia para treinar suas pessoas e simular a experiência de atendimento ao cliente.

Um dos principais segredos para o sucesso da ação de realidade aumentada é saber como fazer e quais são os objetivos a serem alcançados. É muito mais do que instalar um aplicativo e esperar por resultados.

Assim como qualquer estratégia, é importante ter planejamento e estruturas para a implementação e monitoramento. Investir na realidade aumentada é uma tecnologia capaz de levar diversas vantagens para sua empresa, alavancando processos internos, de relacionamento e experiência com os clientes.

Com a realidade aumentada como aliada, as empresas ganham em vendas, atendimento, conteúdos, aproximação do público e coloca-se passos à frente da concorrência, levando inovação para o seu negócio.

Agora que você sabe mais sobre essa tecnologia, que tal entender como ela pode ser utilizada em seu cenário? Você sabia que existem canais de comunicação com o cliente que oferecem essa experiência?

O Apple Business Chat, serviço que permite que os clientes conversem diretamente com as marcas a partir de diferentes pontos de entrada de seus dispositivos Apple, conta com a ferramenta de realidade aumentada e pode ser forma simples levar essa tecnologia para seu negócio!

Aproveite que você sabe mais sobre a realidade aumentada e entenda como o Apple Business Chat pode te ajudar com essa e muitas outras ferramentas!

Realidade aumentada - Apple Business Chat

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Para melhor ilustrar a forma como realizamos o tratamento de dados pessoais, abaixo está um breve quadro-resumo de nossa Política:

 

Quadro-Resumo

 

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Papel no Tratamento Predominantemente Controlador
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Compartilhamento Controladores, Operadores e Fornecedores de serviços essenciais para nossas atividades e pode haver para autoridades/órgãos governamentais competentes, em decorrência de obrigações legais ou regulatórias.
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Como a XGEN PROTEGE suas Informações de Dados Pessoais

A XGEN emprega medidas técnicas de segurança e organizacionais para proteger suas informações e seus dados pessoais. Os dados serão armazenados em um ambiente operacional seguro que não é acessível ao público.

A XGEN se esforça para proteger a privacidade dos dados pessoais e demais informações que são armazenadas, contudo não se pode garantir total segurança. O uso não autorizado de contas, falha de hardware ou de software, bem como outros fatores podem comprometer a segurança de seus dados pessoais a qualquer momento. Neste sentido, nenhuma transmissão pela Internet pode ser garantida como completamente segura.

Consequentemente, a XGEN, suas empresas parceiras e afins, terceiros, provedores de serviços e seus respectivos escritórios, diretores, empregados e agentes não representam, autorizam ou garantem que informações pessoais estarão protegidas contra invasão de “hackers” ou qualquer outra forma ou dispositivo desautorizado no ambiente da internet.

Por isso, caso o Usuário identifique ou tome conhecimento de algo que comprometa a segurança dos dados pessoais, a XGEN  pede que entre em contato por meio do e-mail privacidade@xgen.com.br ou outra forma de contato que você escolher dentre as disponibilizadas pela XGEN  para este fim.

 

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Caso necessite de qualquer auxílio para exercer seus direitos, o Usuário poderá entrar em contato com a XGEN conforme as orientações constantes nesta Política

A XGEN empreenderá os esforços necessários para atender tais pedidos no menor intervalo de tempo possível. No entanto, mesmo em caso de requisição de exclusão, será respeitado o prazo mínimo de guarda de informações de usuários de aplicações de internet, determinado pela legislação brasileira.

 

Atualizações desta Política

Estamos em constante aprimoramento, por isso esta Política poderá ser atualizada, visando prover ao Usuário mais segurança, conveniência e melhorar o provimento do Site. Sendo assim, recomendamos que o Usuário acesse nossa Política periodicamente, para que tenha conhecimento sobre eventuais modificações.

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Legislação e Foro

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Atualizado em 11 de fevereiro de 2021