Treinamento e desenvolvimento de pessoas: o que é e como colocar em prática?
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Treinamento e desenvolvimento de pessoas: o que é e como colocar em prática?

XGEN
8 de setembro de 2020
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As pessoas de uma empresa são os grandes triunfos dos negócios, afinal, são elas as “porta-vozes” e interlocutoras de sua organização. Investir em treinamento e desenvolvimento de pessoas é uma grande vantagem competitiva para que o conhecimento seja sempre um pilar importante em seu cenário.

Proporcionar formas para o colaborador treinar e se desenvolver em suas funções, técnicas ou habilidades é um diferencial que dá muitos retornos para o seu negócio.

O sucesso de um negócio está diretamente relacionado à boa gestão e preparação dos times para exercerem suas atividades e pensarem além de procedimentos padrões e regras.

Seguir o caminho da gestão do conhecimento através de treinamento e desenvolvimento de pessoas é um grande passo para que seus objetivos estejam mais próximos da realização. Como sua empresa está em relação a essa estratégia? Acompanhe!

O que é treinamento e desenvolvimento de pessoas?

Muitas vezes treinamento e desenvolvimento de pessoas é visto como uma só ação, portanto, antes de pensar em qualquer nova estratégia é essencial entender sobre seus conceitos e aplicações.

Os treinamentos consistem em capacitações pontuais, orientadas para mudanças rápidas e de curto prazo. Normalmente, eles têm rápida duração e a ideia é de que o conhecimento seja rapidamente colocado em prática.

Ele tem foco no cargo atual e busca melhorar habilidades e competências técnicas relacionadas ao desempenho de demandas.

Pensando em um cenário de atendimento ao cliente podemos citar treinamentos para utilização de novas plataformas, mudanças no cenário tecnológico e relação com atendimento, novas formas de captar clientes, técnicas de escrita para clientes nos atendimentos via WhatsApp, entre diversas outras possibilidades.

Eles também podem ser utilizados para melhorar habilidades ou competências relacionadas a desempenho imediato, como produtividade, melhor organização do tempo, diminuição de erros, melhorias da qualidade de trabalho, entre outros.

Já o desenvolvimento é uma estratégia contínua de aprendizado, que promove transformações e aperfeiçoamento a médio e longo prazo.

Diferente do treinamento que tem maior foco em atividades e processos, o desenvolvimento mais do que técnica, abrange também habilidades comportamentais, que são essenciais para toda a carreira e não apenas o cargo exercido naquele momento.

Por meio do incentivo ao desenvolvimento, o colaborador é conduzido por processos de qualificação, gestão do conhecimento e erros e acertos. É natural que existam treinamentos dentro das estratégias de desenvolvimento, mas é preciso frisar que o colaborador é protagonista desse processo e as mudanças são colocadas em prática de forma progressiva.

O treinamento e desenvolvimento de pessoas é uma ação contínua de aperfeiçoamento que é essencial para a educação corporativa. Ele não deve ser visto como uma atitude pontual e somente relembrada quando a empresa contar com novas ferramentas.

É essencial girar o conhecimento dentro da organização e incentivar os colaboradores em seus desenvolvimentos.

Qual a importância do treinamento e desenvolvimento de pessoas?

O treinamento e desenvolvimento de pessoas são essenciais para manter o conhecimento ativo dentro da organização, independente do setor ou cargo ocupado.

Ao ter preocupação com gestão do conhecimento e aprendizagem, as empresas tornam-se mais suscetíveis a mudanças positivas de atitudes, incentivos a inovação e menor passam a ser as dificuldades para enfrentar os problemas rotineiros.

Os treinamentos e desenvolvimento são também essenciais para que os negócios estejam alinhados às inovações e tendências do mercado e sejam capazes de oferecer seus produtos ou serviços com o máximo possível de qualidade.

Diversos são os benefícios do treinamento e desenvolvimento de pessoas, como:

  • Motivação dos colaboradores;
  • Engajamento dos times;
  • Aumento na produtividade;
  • Maior poder de decisão do colaborador;
  • Atração e retenção de talentos;
  • Deixa todos alinhados a uma estratégia e objetivos;
  • Melhora o clima organizacional e a integração entre equipes;
  • Padroniza procedimentos;
  • Cria uma cultura de melhoria contínua;
  • Estimula o espírito de liderança;
  • Valoriza o funcionário;
  • Incentiva a inovação;
  • Aumenta vantagem competitiva e fortalece a marca empregadora.

Como desenvolver estratégias de treinamento e desenvolvimento de pessoas?

Programas de treinamento e desenvolvimento de pessoas devem fornecer conhecimento e aprendizado permanente aos colaboradores. Além disso, é preciso contar com estruturas focadas para todos os setores e departamentos para que o conhecimento não fique “preso” apenas a alguns funcionários.

Para aplicar uma estratégia de conhecimento, é essencial entender o negócio, planejar e estruturar e ter atenção a alguns passos importantes.

Levante as necessidades

Para planejar qualquer estratégia é preciso saber quais são as necessidades dos seus times e as dores de sua empresa.

Se o seu atendimento precisa, por exemplo, ser mais rápido, melhorar NPS, diminuir filas de espera ou diminuir reclamações de clientes por pontos específicos, esses são pontos essenciais que precisam ser trabalhados para melhores resultados.

Para isso, é preciso buscar informações internas, entender as dificuldades individuais e coletivas para que seja possível traçar futuras ações e priorizações. Nesse momento, pense em quais são as metas e o que faltam para elas serem alcançadas, quais resultados são desejados a curto e longo prazo, quais problemas precisam ser eliminados, entre outros.

Planeje

Após diagnosticar o seu negócio, é hora de planejar suas ações! É preciso envolver os gestores e RH para que as ações sejam desenhadas de forma estratégica pensando no perfil de seus colaboradores.

Elaborar um bom planejamento é essencial para que seus responsáveis consigam voltar a eles para entender o que foi atingido e se houve o retorno desejado.

Com base em suas necessidades e orçamento planeje as atividades de treinamento e desenvolvimento de pessoas como palestras, workshops, reuniões, integrações, aulas, oficinas, entre outros.

O planejamento deve já pensar em conteúdos, grupos direcionados para cada definição, métodos, equipamentos, periodicidade, entre outros.

Quando falamos em treinamentos, muitas vezes só são pensadas em palestras ou atividades em sala de aula. É preciso se desprender desse conceito, pensar além e buscar novas formas de ensino, como as metodologias ativas.

As metodologias ativas dão mais foco para os alunos, fazendo com que eles sejam parte protagonistas do processo de aprendizagem e elas podem englobar diversas técnicas como gamificação, e-learning, educação à distância, entre muitas outras possibilidades para seu treinamento.

Lembre-se que a experiência do colaborador deve estar em primeiro lugar para criar ações, afinal, eles serão os maiores impactados e, através de seu aprendizado que as informações do negócio serão repassadas para os clientes.

Busque por plataformas

Com tantas metodologias disponíveis para seus colaboradores e muitas delas sendo realizadas de forma online, mais ainda em um momento de grande movimentação do trabalho remoto, é preciso contar com as ferramentas necessárias para fornecer o conhecimento.

Mais do que ter um local para reunir conteúdos e disponibilizar aulas, é importante ter plataformas que sejam ambientes de suportes para os colaboradores. Dessa forma, mesmo durante o trabalho é possível que eles recorram a esse local para sanar dúvidas.

Contar com plataformas de gestão do conhecimento podem ser um grande diferencial para sua estrutura interna e um enorme ganho para sua estratégia de treinamento e desenvolvimento de pessoas.

Coloque em prática

A próxima etapa para a execução de treinamentos e desenvolvimento é de fato a sua execução. Após levantar necessidades, buscar conteúdos, planejar ações e desenvolver estratégias, é hora de compartilhar e aplicar o que foi feito nas etapas anteriores.

Convide os colaboradores, divulgue as ações e programas de treinamento e desenvolvimento e busque engajar as suas pessoas. Não adianta tantos planejamentos e investimentos se sua plataforma ficar parada. É preciso que os funcionários vejam valor no desenvolvimento e participem das ações.

Avalie os resultados

Ao aplicar ações de treinamento e desenvolvimento de pessoas é preciso avaliar os resultados para entender se o que está sendo realizado está correspondendo às expectativas e alcançado os objetivos desejados.

Faça pesquisas, crie e acompanhe números, esteja atento às mudanças comportamentais e faça comparações entre o antes e depois. Para que a avaliação seja feita da melhor forma, é preciso contar com métricas e dados.

Desde tempo de atendimento, avaliação dos clientes até mesmo redução de faltas e atrasos podem ser importantes para sua avaliação e todo índice deve seguir os objetivos esperados e definidos no planejamento.

Dê e receba feedbacks

Os feedbacks são essenciais para o treinamento e desenvolvimento de pessoas. É importante pontuar os aspectos positivos e negativos para as equipes e colaboradores sobre seus desempenhos.

Mais do que isso, é preciso incentivar os canais de comunicação e valorizar a opinião dos funcionários. Coletar feedbacks faz toda a diferença para otimizar os processos, portanto, faça curadoria de tudo o que for recebido, entenda o que precisa entrar no processo e atualize-o a todo tempo.

Oferecer oportunidades de treinamento e desenvolvimento de pessoas é valorizar e engajar o funcionário, sendo uma ação benéfica para empresa e colaborador. Ao ser incentivado no aprendizado o colaborador ganha para seus objetivos de carreira e pessoal, consequentemente, dá diversos bons resultados para a organização.

Ao contar com estratégias de treinamento e desenvolvimento é grande o incentivo à inovação, criatividade e autonomia do colaborador, dando grandes diferenciais competitivos para seu negócio.

Como sua empresa está lidando com treinamento e desenvolvimento de pessoas? Aproveite que você sabe mais sobre o tema e fique ainda mais por dentro do que é gestão de conhecimento e como melhorar a experiência dos seus funcionários com ela!

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Ao final desta Política, há o indicativo da data da última atualização e, caso sejam feitas alterações relevantes que ensejem novas autorizações dos Usuários, iremos publicar tal atualização e eventualmente solicitar um novo consentimento.

 

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Atualizado em 11 de fevereiro de 2021