Vendas online: 9 dicas para o sucesso!
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Vendas online: 9 dicas para o sucesso!

XGEN
11 de novembro de 2021
Vendas online

O avanço da tecnologia tem se tornado cada vez mais promissor, e com ele, vemos diversas mudanças no cotidiano do brasileiro seja na forma de comunicação, vendas online, atendimento, entretenimento, relacionamento, entre outros. 

Quando falamos em vendas, é cada vez mais comum que as pessoas tenham a internet e as redes como uma solução e nunca foi tão fácil comprar algo com apenas poucos cliques. 

A tecnologia dá diversos benefícios para essa ação e facilidade, agilidade e baixo esforço são alguns dos muitos motivos para as vendas online sejam uma estratégia fundamental para o sucesso de uma empresa. 

Independentemente do nicho, o e-commerce se tornou a solução de muitos problemas, e por isso iremos falar sobre como as vendas online são promissoras e dar dicas para o sucesso de seu negócio. Acompanhe! 

Por que implementar vendas online na estratégia? 

Segundo pesquisa realizada pela Neotrust sobre os dados de compra no e-commerce no primeiro trimestre de 2021, foram realizadas 78,5 milhões de compras online nos três primeiros meses do ano,  alta de 57,4% em comparação ao mesmo período de 2020. 

Mais do que isso, as vendas online já faturaram R$ 35,2 bilhões para o e-commerce entre janeiro e março de 2021, aumento de 72,2% na comparação com 2020. 

Com dados como esse, podemos ver como as vendas online têm se destacado e como é importante que sua empresa foque em uma estratégia desse tipo. Mais do que isso, olhar para a experiência e jornada do cliente é crucial para seus processos de vendas. 

Como você tem olhado para suas vendas online e quais são as ações que seu negócio está tomando para que elas deem resultados? Reunimos 9 dicas importantes para ter sucesso nas vendas online. Confira!  

9 dicas para o sucesso nas vendas online 

Os brasileiros estão cada vez mais interessados em adaptar sua rotina na internet e diversas de suas atividades passam a estar no mundo online. Justamente por isso, as empresas precisam olhar para todas as pontas do seu processo para oferecer o melhor para o público. 

Ter um site ou até mesmo uma loja nas redes sociais é importante e amplia a visibilidade da marca e as possibilidades de negócios, mas mais do que criar um site, é preciso ter estratégias e muito planejamento para se destacar.  

1. Planeje uma estratégia

Para qualquer que seja seu objetivo, o planejamento é fundamental! É evidente que vender é o objetivo de qualquer negócio, mas é preciso saber como se quer chegar nesse resultado. 

Para isso, entenda sua empresa, seu momento, orçamento, estrutura, pessoas, processos, serviços e produtos. Para te ajudar nesse momento diversas são as ferramentas e metodologias, como a matriz SWOT e o 5W2H, por exemplo. 

Quando falamos em vendas online, algumas perguntas que você deve se fazer na hora de planejar são: 

  • Quais canais irei utilizar? Site, redes sociais ou ambos? 
  • A minha persona está presente em quais desses canais?  
  • Qual o objetivo de cada canal?  
  • Como irei divulgar aos meus clientes que estou nesse canal? 

A partir dessas perguntas você já terá uma base firme de como iniciar esse projeto e como fazer ele ser notado. 

2. Construa uma jornada do cliente completa

A experiência de seu cliente é uma das estratégias que mais dão destaque para a sua empresa, afinal, se seu público está satisfeito com suas ações, você está no caminho certo! 

Planejar uma jornada desde o primeiro contato até o pós-venda é crucial pois você estará caminhando e guiando seu cliente desde o momento de conhecer a sua empresa até de fato a decisão e resolução do problema que ele busca através do seu negócio. 

Formule uma jornada pensando em quem é seu cliente, como seu negócio irá recebe-lo, como serão captados os dados para que se faça contatos com os interessados em seus produtos, quais conteúdos relevantes você irá encaminhar para atrair essa pessoa, entre outros.  

Desenhe cada possibilidade do cliente com o negócio e não deixe de lado o pós-venda, que é o momento de fidelizar o cliente. Pense em como será a entrega do produto, como será coletado o feedback do cliente e como manter uma relação com ele após a venda de fato. 

Planejando esse caminho, a empresa irá garantir uma experiência cada vez mais completa para que seu cliente se senta importante e único pela empresa, podendo torná-lo mais do que um comprador, mas também um promotor de seu negócio. 

3. Mostre as vantagens de sua empresa

Por que seu cliente deveria comprar em sua empresa e não em outra? Esse tópico girará em torno desse questionamento.  

Os consumidores estão cada vez mais exigentes e a sua empresa terá que, de alguma forma, se destacar perante as outras, mesmo que com menores recursos ou vantagens. 

Investir na experiência do cliente é um desses grandes caminhos, se diferenciar pelo atendimento e relacionamento e criar formas de se aproximar do seu público, oferecendo mais do que produtos e serviços, mas soluções e valores é essencial. 

4. Seja omnichannel

É preciso estar preparado para receber os clientes e ser omnichannel faz toda a diferença para o sucesso das vendas – online ou offline. 

A empresa deve investir em canais e estar onde o público está e, mais do que isso, é preciso fazer com que eles se conversem para que as experiências sejam únicas e completas dentro de uma jornada. 

Ser omnichannel é sobre manter o contexto do seu cliente e fazer com que ele percebe que todo o seu negócio segue uma mesma linha de comunicação e processos, independente de onde ele entre para se comunicar com sua empresa. 

Imagine que um cliente tira dúvidas pelo seu perfil do Instagram, mais tarde tem uma nova comunicação pelo WhatsApp e em outro dia finaliza a compra por seu chatbot no site da empresa.  

É crucial que essa comunicação seja linear, ou seja, que a empresa reconheça esse cliente, entenda suas demandas anteriores e não demande repetições, faz sentido? Dar essa experiência é crucial e precisa fazer parte de uma estratégia de vendas. 

5. Invista nas redes sociais

Lembra que falamos que você deverá escolher onde sua empresa estará presente? As redes sociais têm se tornado uma grande aliada dos negócios que buscam se destacar.  

Isso se dá, pois, as próprias plataformas já estão se adaptando para receber essas empresas, seja por meio de APIs – Como no Instagram e Facebook – ou extensões da plataforma, como o WhatsApp Business. 

As APIs (Application Programming Interface) são Interfaces de programação de aplicativos, que permitem que a empresa automatize e tenha ferramentas específicas para anunciar e gerenciar as contas comerciais. 

Além de ser um meio de extrema visibilidade e audiência, também é uma forma de criar um relacionamento próximo com seu cliente, garantindo uma experiência única e amigável. 

6. Tenha a tecnologia como aliada

Cada produto ou serviço demanda um tipo de venda e é realizado em momentos diferentes da jornada de compra, mas não se pode ignorar o poder da tecnologia e autoserviço para que os clientes realizem suas compras. 

Quando falamos em tecnologia é muito mais do que ter um site, mas sim ter ferramentas que ajudam o negócio a converter e pensam também em experiência do cliente, como o chatbot. 

Os chatbots são softwares de perguntas e respostas e com inteligência artificial entendem contextos, interpretam humores e intenções e estão cada vez mais completos para a conversa com o cliente. 

Essa ferramenta pode ser implementada em diversos canais, sejam sites, redes sociais ou canais de conversação e são uma forma importante de guiar o seu cliente em sua jornada. 

7. Invista em uma relação com o cliente 

Como citamos, ter uma relação de proximidade com seu cliente só pode beneficiar sua empresa, afinal, um cliente feliz é a maior formula de sucesso que existe. 

Para isso você precisa a construir confiança em sua empresa, portanto, esteja presente e disponível, tire dúvidas e mostre ao público que sua empresa é a certa para cumprir com as expectativas dele. 

Ter empatia e mostrar segurança na compra são características fundamentais para construir essa relação e colocar o cliente no centro da estratégia faz toda a diferença para as vendas online. 

8. Utilize a estratégia de SEO

SEO (Search Engine Optimization) é uma estratégia de otimização de um site para destacar e ranquear seus produtos e postagens em sites de busca, como o Google, por exemplo.  

Ter um site bem posicionado nessas plataformas é fundamental, afinal, são nelas que seus clientes irão te achar sem você precisar ir atrás deles.  

Então, investir em conhecimento sobre essa estratégia e aplicar em sua empresa garante que mais pessoas possam ver o seu canal e produtos. 

9. Utilize métricas e insights

Medir a satisfação de seu cliente é algo que irá contribuir para a melhora de sua estratégia, pois mesmo com o planejamento muito completo, os processos são suscetíveis ao erro.  

Por isso, utilizar pesquisas de satisfação e colher os feedbacks de seus clientes, ajudará sua empresa a controlar os erros e aplicar ações de melhorias contínuas.  

As vendas online são uma estratégia que muito tem se destacado entre as empresas por toda praticidade e conforto que elas oferecem para os clientes e pelo retorno que elas estão dando aos negócio. 

Mais do que criar sites, é preciso ter uma estratégia de ponta a ponta para que os resultados realmente aconteçam e para que seus números sigam em crescimento. 

Como seu negócio está olhando para as vendas online e como a estratégia pode ser ainda mais assertiva? Os canais de atendimento e vendas são cruciais para o negócio e olhar para eles é fundamental nesse momento.  

Fale com um especialista e vamos juntos traçar a melhor estratégia de vendas online com a ajuda de tecnologias e canais!  

 

Vendas online

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Ao final desta Política, há o indicativo da data da última atualização e, caso sejam feitas alterações relevantes que ensejem novas autorizações dos Usuários, iremos publicar tal atualização e eventualmente solicitar um novo consentimento.

 

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Atualizado em 11 de fevereiro de 2021