Webchat: por que essa ferramenta é tão importante?
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Webchat: por que essa ferramenta é tão importante?

XGEN
19 de março de 2024
webchat

A rapidez e a conveniência são prioridades na rotina de quem usufrui da tecnologia para o atendimento ao cliente, e por essa razão o webchat se destaca como uma ferramenta essencial para aqueles que comandam esse setor.

De maneira simples, esse recurso permite que você ou seus atendentes conversem com os clientes direto pelo site da empresa, sendo assim ser capaz de responder dúvidas e ajudar no que for necessário.

Essa tecnologia oferece uma experiência personalizada e instantânea, capaz de fidelizar clientes e impulsionar o crescimento do seu negócio.

Então, se o seu negócio precisa melhorar a área call center para vender ainda mais, então você precisa conhecer a importância do webchat dentro da estratégia de uma empresa.

No artigo de hoje abordaremos mais o que é o webchat e porque ele é tão importante.

Boa leitura!

O que é webchat?

O webchat, também conhecido como chat online, é um canal de comunicação que permite que os clientes interajam com a empresa em tempo real através de um chat integrado ao site ou aplicativo.

Essa ferramenta oferece uma experiência similar ao WhatsApp, mas com a vantagem de estar diretamente conectada ao sistema da empresa, permitindo que os agentes acessem informações relevantes e ofereçam um atendimento mais completo.

Ao acessar o chat online, os usuários podem fazer perguntas, esclarecer dúvidas ou solicitar assistência, e as respostas são fornecidas de forma imediata.

A comunicação ocorre de forma direta, proporcionando uma experiência mais dinâmica em comparação com formas tradicionais de atendimento. Facilidade de uso e rapidez nas respostas, são características primordiais do funcionamento do webchat.

Mas por que será que esse chat online é tão importante para a estratégia de uma empresa? É isso que veremos no próximo tópico.

Por que o webchat é importante?

Segundo dados de uma pesquisa trazida pela E-commerce Brasil, 87% dos consumidores já fazem compras online, e outros 75% usam as redes sociais para buscar produtos.

Ao considerar essa informação, é possível perceber que o mundo está cada vez mais digital e conectado. Portanto, neste meio o webchat se destaca como uma ferramenta poderosa para empresas que buscam aprimorar sua estratégia e alcançar resultados excepcionais.

E mais do que um simples canal de comunicação, essa ferramenta é um catalisador de mudanças, capaz de impulsionar o crescimento, fortalecer o relacionamento com o cliente e revolucionar a forma como as empresas operam.

Dessa forma, separamos algumas das principais razões do porquê o webchat é importante para o atendimento ao cliente de uma empresa:

1.   Fornece uma ótima experiência ao cliente

Como mencionado previamente, o chat online oferece aos clientes respostas imediatas e personalizadas às suas dúvidas ou solicitações, sem gerar a frustração de longas esperas em filas telefônicas ou formulários complexos.

Dessa forma você cria uma ótima experiência do cliente, aumentando as chances de ele voltar a fazer negócio com a empresa, e até recomendá-la para amigos ou familiares.

2. Aumenta a conversão e vendas da empresa

Essa ferramenta permite a coleta de informações valiosas sobre os leads, identificando oportunidades e direcionando-os para a equipe de vendas de forma qualificada, aumentando a taxa de conversão.

Além disso, através da análise do histórico de compras e interações, o webchat pode oferecer recomendações personalizadas de produtos e serviços, impulsionando as vendas e a fidelização.

E caso o cliente abandone seus carrinhos de compras, o chat online os contata oferecendo suporte e promoções para resgatar vendas perdidas.

3. Traz eficiência operacional e reduz custos

Outro fator importante que essa estratégia oferece é a capacidade de automatizar tarefas repetitivas, como responder perguntas frequentes ou fornecer informações básicas.

Dessa maneira os colaboradores podem ser liberados dessa tarefa para que se concentrem em atividades mais estratégicas.

A automação proporcionada pelo webchat também diminui a necessidade de uma equipe de suporte extensa, reduzindo custos com mão de obra e infraestrutura.

4.   Fortalece a imagem da marca

Ao aderir o webchat como um meio de atendimento, a empresa passa a estar sempre disponível para seus clientes, construindo uma relação de confiança e proximidade.

Essa estratégia coleta feedbacks instantâneos dos clientes, permitindo que a empresa identifique pontos de melhoria e aprimore continuamente seus produtos, serviços e atendimento.

E com isso, como consequência, gera uma boa impressão da marca no mercado.

5.   Oferece maior acessibilidade e inclusão

Esse canal digital oferece suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana, independentemente da localização do cliente ou fuso horário. Em outras palavras, ele é facilmente acessado de qualquer lugar e em qualquer horário.

O webchat pode ser também uma ferramenta acessível para pessoas com deficiência, o que garante que todos os clientes tenham a mesma oportunidade de interagir com a empresa.

E mais, a ferramenta tem a possibilidade de ser traduzida para diversos idiomas, permitindo que a empresa atenda a um público globalizado e expanda seus negócios.

6.   Permite uma comunicação personalizada

Por fim, a ferramenta permite que a empresa se comunique com seus clientes de forma personalizada e relevante, dessa forma além de mostrar cuidado com os consumidores você traz uma experiência única e memorável.

Para isso, o webchat conta com agentes virtuais e chatbot, munidos de inteligência artificial, que ajudam na personalização de conversas, e também ajudam a resolver problemas de forma autônoma e eficiente.

Como utilizar o webchat dentro da empresa?

Agora que você sabe mais sobre a estratégia de webchat, o que é e porque é importante, chegou o momento de falarmos um pouco sobre como utilizar desse canal dentro da empresa.

Abaixo trazemos alguns dos passos mais importantes a serem seguidos para aderir ao webchat:

  • Defina seus objetivos: antes de implementar o canal digital, é importante definir quais são seus objetivos com essa ferramenta. Faça as seguintes perguntas: eu quero reduzir o tempo de espera? Aumentar a satisfação do cliente? Ou gerar mais leads?
  • Escolha a plataforma certa: existem diversas plataformas de webchat disponíveis no mercado. Sendo assim, escolha uma que seja fácil de usar, que se integre ao seu sistema de atendimento ao cliente e faça sentido para sua estratégia.
  • Treine seus agentes: os agentes que atenderão os clientes via webchat precisam ter um treinamento de equipes, para utilizar a ferramenta de forma eficaz e oferecer um atendimento de qualidade.
  • Monitore os resultados: é muito importante monitorar os resultados do webchat para avaliar sua efetividade e identificar oportunidades de melhoria.

Implante o webchat na sua empresa e aumente ainda mais suas vendas!

No decorrer deste artigo você pode ver como o webchat é uma ferramenta poderosa que pode transformar o atendimento ao cliente da sua empresa.

Ao oferecer uma experiência personalizada, instantânea e eficiente, você pode fidelizar clientes, aumentar a satisfação e impulsionar o crescimento do seu negócio.

Com ele você melhorará seu relacionamento com clientes e interessados, dentro do site da sua empresa. Portanto, se você está procurando uma maneira de melhorar o webchat da sua empresa ou implantar um, ter uma plataforma especializada no assunto é a escolha ideal.

A XGEN tem mais de 20 anos de experiência e junto com os seus parceiros vem desenvolvendo soluções altamente personalizadas de: omnichannel e CRM conversacional, chatbot e gestão do conhecimento. Você pode ter tudo o que precisa em apenas uma aplicação web.

Quer ter um webchat de ponta? Então conte com a Xgen!

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Para melhor ilustrar a forma como realizamos o tratamento de dados pessoais, abaixo está um breve quadro-resumo de nossa Política:

 

Quadro-Resumo

 

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Papel no TratamentoPredominantemente Controlador
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Como a XGEN PROTEGE suas Informações de Dados Pessoais

A XGEN emprega medidas técnicas de segurança e organizacionais para proteger suas informações e seus dados pessoais. Os dados serão armazenados em um ambiente operacional seguro que não é acessível ao público.

A XGEN se esforça para proteger a privacidade dos dados pessoais e demais informações que são armazenadas, contudo não se pode garantir total segurança. O uso não autorizado de contas, falha de hardware ou de software, bem como outros fatores podem comprometer a segurança de seus dados pessoais a qualquer momento. Neste sentido, nenhuma transmissão pela Internet pode ser garantida como completamente segura.

Consequentemente, a XGEN, suas empresas parceiras e afins, terceiros, provedores de serviços e seus respectivos escritórios, diretores, empregados e agentes não representam, autorizam ou garantem que informações pessoais estarão protegidas contra invasão de “hackers” ou qualquer outra forma ou dispositivo desautorizado no ambiente da internet.

Por isso, caso o Usuário identifique ou tome conhecimento de algo que comprometa a segurança dos dados pessoais, a XGEN  pede que entre em contato por meio do e-mail privacidade@xgen.com.br ou outra forma de contato que você escolher dentre as disponibilizadas pela XGEN  para este fim.

 

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Caso necessite de qualquer auxílio para exercer seus direitos, o Usuário poderá entrar em contato com a XGEN conforme as orientações constantes nesta Política

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Atualizações desta Política

Estamos em constante aprimoramento, por isso esta Política poderá ser atualizada, visando prover ao Usuário mais segurança, conveniência e melhorar o provimento do Site. Sendo assim, recomendamos que o Usuário acesse nossa Política periodicamente, para que tenha conhecimento sobre eventuais modificações.

Ao final desta Política, há o indicativo da data da última atualização e, caso sejam feitas alterações relevantes que ensejem novas autorizações dos Usuários, iremos publicar tal atualização e eventualmente solicitar um novo consentimento.

 

Legislação e Foro

Esta Política será regida, interpretada e executada de acordo com as Leis da República Federativa do Brasil, especialmente a Lei Federal nº 13.709/2018, independentemente das Leis de outros estados ou países, sendo competente o foro de domicílio do Usuário para dirimir qualquer dúvida decorrente deste documento.

 

Atualizado em 11 de fevereiro de 2021