Branding: como as redes sociais podem alavancar sua estratégia
Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site e aprimorar a oferta de anúncios para você. Visite nossa Política de Cookies para saber mais. Ao clicar em "aceitar" você concorda com o uso que fazemos dos cookies.
Olá, como posso te ajudar?

Branding: como as redes sociais podem alavancar sua estratégia

XGEN
10 de agosto de 2022
Branding

Com um mercado cada vez mais competitivo, se torna imprescindível demonstrar o diferencial da sua marca, para que assim, sua empresa se destaque. O branding, junto das redes sociais são as estratégias que você precisa implementar e aprimorar em seu negócio para alcançar esse objetivo.

Independentemente do preço que você cobra por seus produtos ou serviços, de nada adiantará se não houver uma estratégia feita para se conectar com o consumidor. Essa visão de precificação ficou no passado e, hoje, as pessoas priorizam muito mais o atendimento.

De acordo com uma pesquisa feita pela agência Ana Couto Branding, 67% dos consumidores afirmaram que preferem comprar de marcas que se conectam com eles por meio de propósitos em comum, seja lá qual for o valor que a empresa cobrar por determinado item.

Pensando em te explicar melhor o que é o branding e como as redes sociais podem alavancar a sua estratégia, trouxemos um conteúdo rico em informação e repleto de dicas. Acompanhe!

O que é branding e por que ele é importante?

Assim que você cria sua empresa, geralmente precisa criar um guia com o posicionamento, propósito e política do negócio. Esses três pilares precisam estar estabelecidos para que você consiga implementar uma boa estratégia de branding.

Sendo assim, branding é uma série de ações alinhadas com esses três pontos, e tem o intuito de criar conexões conscientes e inconscientes, que serão muito importantes para que o cliente bata o martelo e escolha a sua empresa para adquirir o produto ou serviço desejado.

Cada pequena escolha que você decide sobre seu negócio, seja o nome, cores, tom de voz, logomarca, ajudarão a dar aquilo que chamamos de personalidade de marca, percepções e sensações que todos têm ao visualizar a sua empresa.

Mas isso vai muito além de quem a marca é e sobre os produtos em si. Usam-se símbolos e significados para trazer ao público toda a personalidade e valores que você criou no papel, e agora está expondo de forma visual.

O branding é essencial pois, ter uma empresa que exponha sua personalidade, cria uma identificação com o público, gera aquilo que todos buscam em um mercado tão disputado é o caminho para ter os famosos brandlovers – amantes da marca!

Hoje em dia, há um termo novo que se originou do antigo, o social branding, que nada mais é que outra prática super em alta nas empresas. Saiba mais a seguir.

Social branding

Social branding é um termo que fala sobre o contexto comunicativo que as empresas mantem com os clientes. Nesse caso, essa estratégia cria comunicações personalizadas com os consumidores e faz narrativas baseadas em necessidades e expectativas do público.

No mundo digital, o social branding está presente nas redes sociais mais conhecidas, como o Facebook, Twitter, YouTube, Instagram, Pinterest, WhatsApp e WeChat.

Nessa estratégia, o foco é transmitir as características e vantagens da sua empresa nas redes sociais. Como hoje as interações do público com as marcas são em grande parte de forma digital, fica fácil de entender por que o social branding será uma peça-chave da estratégia.

Para ficar mais fácil de visualizar a importância de ter o social branding em seu negócio, criamos uma lista com os benefícios dessa estratégia. Veja a seguir.

6 benefícios do social branding para a estratégia

O termo social branding é supernovo e começou justamente com as empresas migrando para o mundo digital, mais precisamente nas redes sociais.

De uns anos para cá a estratégia tem se consolidado cada vez mais, tudo porque, ela garante benefícios incríveis para o negócio. Separamos alguns para você conhecer, confira!

1.   Fortalece a marca

Pilar principal do conceito de branding, o fortalecimento de marca no âmbito das redes sociais, hoje, é muito importante. Uma verdade seja dita: se sua empresa não está ativa no mundo digital, ela não é lembrada. Trabalhar o online é importante, pois dá uma boa força para sua marca.

A presença do seu negócio nas redes sociais é importante, pois é nesse momento que os clientes verão como a empresa se posiciona em relação a assuntos sociais e interações. Isso gera identificação, um passo muito importante para que haja o próximo tópico dessa lista.

2.   Aumenta as vendas

Uma marca forte, que está sempre presente reforçando seus valores nas mídias digitais, pode aumentar expressivamente suas vendas. Primeiro, ao saber muito bem quem é seu público-alvo, você saberá por onde e como se comunicar de forma assertiva para gerar interesse.

Como mencionado anteriormente, atualmente é importante estar presente digitalmente. Para você ter ideia, em um levantamento recente feito pela NuvemCommerce, diz que 21% das vendas em 2021 aconteceram nas redes sociais. Só o Instagram registrou 59% dos fechamentos de compra, e o Facebook ficou com 37% dessa fatia.

Mas atenção! Não adianta apenas existir nas redes sociais, é necessário muito estudo e implementar uma boa estratégia para que seus objetivos sejam alcançados.

3.   Cria vantagem competitiva

Montar sua estratégia de social branding é embarcar em uma verdadeira jornada de autoconhecimento. Ao detectar os pontos fortes, fracos, o que os consumidores preferem, o que mais buscam, fica mais fácil direcionar os esforços da equipe para a vantagem competitiva almejada.

Essa questão do autoconhecimento é importante, pois revela dados valiosíssimos que você pode usar a seu favor. Por isso que os passos iniciais de pesquisa são tão importantes.

4.   Melhora o relacionamento com o cliente

No branding, você irá construir relações fortes e duradouras com o seu público. As suas interações diárias acarretarão a melhora da taxa de fidelização dos clientes, e o relacionamento será mais próximo.

Propósito é o que move o branding, então ao criar essas pequenas identificações com o público, o relacionamento com o consumidor caminhará a seu favor.

5.   Conquista a credibilidade do consumidor

Ao marcar positivamente o consumidor e ganhar um espaço no coração dele, automaticamente gerará uma maior credibilidade das pessoas no produto ou serviço vendido pela empresa.

As pessoas, ao ver seu negócio interagindo constantemente com o público online, aos poucos confiarão mais na empresa e na qualidade do produto vendido, sem falar que ao sentirem necessidade de falar com a empresa, saberão que nos canais digitais eles serão respondidos.

6.   Engaja os colaboradores

O social branding chegou não só para engajar e encantar não só os clientes, mas os colaboradores também.

Pois uma marca bem-posicionada, que pensa em seu colaborador e em como facilitar sua trajetória na empresa, o sentimento de reciprocidade aumentará e ele naturalmente sentirá vontade de estar e se engajar na empresa.

Até aqui já deu para perceber que o social branding é eficiente e muito importante para os dias de hoje, não é mesmo. Continue acompanhando para descobrir como as mídias digitais podem maximizar sua estratégia!

Como as redes sociais podem alavancar a estratégia de branding

Por branding ser uma estratégia que visa criar conexões com as pessoas, nada mais normal do que utilizar as redes sociais para isso. Veja a seguir alguns tópicos de como ela pode alavancar a sua estratégia.

Cria personalidade à sua marca

As redes sociais na estratégia de branding têm o objetivo de criar e fortalecer a personalidade da sua empresa. Isso acontece por conta do contato próximo com o público e a reafirmação diária e ininterrupta dos valores e o que a marca acredita.

Um exemplo de personalização é o posicionamento sobre algumas datas comemorativas, que será importante para acrescentar um toque diferenciado na personalidade e, é claro, para se aproximar ainda mais das pessoas.

Dependendo do segmento, a empresa pode compartilhar memes e gifs que se relacionem com seus produtos, gerando engajamento e um pouco de informalidade para a comunicação.

Mas lembre-se: as redes são direcionadas a persona da empresa, ou seja, os posts devem agradar e fazer sentido para uma estratégia centrada no cliente.

Aumenta a visibilidade digital

Hoje é muito difícil encontrar alguém que não esteja conectado a alguma rede social. Por esse motivo que é importante adicionar mídias digitais em sua estratégia de branding.

Seja por meio de posts de interação com o público ou vídeos com funcionalidades dos produtos, estar visível e disponível para seu público online é essencial hoje em dia. Caso as pessoas precisem de seu serviço, em poucos cliques terão acesso à sua empresa de forma rápida e fácil.

Maximiza o engajamento

O engajamento nas redes sociais acontece quando o usuário realiza algum tipo de ação com a publicação nas redes sociais. Seja uma curtida, compartilhamento ou comentário, cada estímulo que a pessoa faz para aquela publicação ser vista por mais gente é a forma de metrificar o engajamento.

Com conteúdos que falem a língua do cliente, que se aproxima de alguma forma das pessoas, é o que faz o engajamento aumentar e sua empresa ser mais vista.

Ganha destaque no mercado

As redes sociais hoje são uma bela vitrine de como as empresas se posicionam no mundo. Demonstrar isso de acordo com o seu público-alvo é muito importante para ganhar o tão esperado destaque no mercado.

Ao fazer os posts e interações com sua personalidade própria, ela se torna autoridade em seu ramo de atuação e cria vantagem competitiva.

Gera tráfego e conversões

Assim que o seu cliente te avistou e fez uma movimentação para tentar entender os produtos ou serviços que você vende, agora ele espera saber mais do seu negócio.

Se você possui uma boa estratégia de branding, que reafirma seu propósito constantemente e marca presença no cotidiano dos consumidores, consequentemente você terá mais visitas e conversões, pois ao precisar, os clientes saberão onde procurar.

Personaliza e humaniza as interações

Saber como personalizar e humanizar as interações é a forma direta de fazer com que seu branding seja mais identificável e magnético. É a partir das publicações e repostas com os clientes que você ganhará a atenção e respeito deles.

Um bom exemplo de empresa que humaniza e personaliza as interações digitais é a Netflix. A empresa de streaming utiliza muito o humor em sua comunicação, quando publica uma imagem engraçada sobre alguma série ou filme de seu catálogo.

Quando alguém comenta aquele meme, tem uma resposta mais humanizada, humorada e no mesmo tom que foi comentada. Isso faz toda a diferença.

Aumente suas vendas com o social branding!

Uma coisa é certa: quanto mais a sua empresa divulgar seu propósito nas redes sociais, mais ela terá chances de converter interações em vendas. Mas para isso acontecer, é preciso investir não apenas em um bom time de marketing digital, mas também em plataformas que unifiquem e personalize as interações nas mídias digitais.

A XGEN pode te ajudar a unificar e personalizar seus canais digitais. Com a nossa solução de omnichannel, nós proporcionamos uma gestão unificada dos atendimentos nos principais meios disponíveis, como: Chat, E-mail, redes sociais, WhatsApp, Apple Messages for Business e outros canais de mensagens.

Já com o nosso chatbot você pode se beneficiar e automatizar seu atendimento com inteligência artificial. Assim, sua empresa estará mais disponível para os clientes com um bot desenhado e estruturado especificamente para seu negócio e objetivos, oferecendo interação, atendimento 24 horas e experiências de contato valiosas em diversos canais digitais.

Ficou com alguma dúvida? Os nossos consultores estão sempre a postos para explicar mais sobre nossas soluções e seus benefícios. Clique no banner e fale com um especialista XGEN!

Branding

Compartilhe:

Deixe seu comentário

Queremos saber sua opnião sobre nossos conteúdos!

Rua Barão do Triunfo, 427
9º andar - Brooklin Paulista
04602-001 - São Paulo - SP

+55 (11) 3297-4420
Empresa
A XGEN Blog
Apple Messages for Business

Posicione a sua câmera e leia o QR Code para iniciar uma conversa via Apple Messages for Business.

Política de Privacidade

 

A WEB BUSINESS TECHNOLOGY LTDA. (“XGEN”) trata os seus registros eletrônicos e dados pessoais na utilização do website (“Site”), servindo a presente Política de Privacidade (“Política”) para regular, de forma simples e acessível, nossas atividades de tratamento de dados pessoais.

Nossa Política reafirma nosso compromisso com a segurança, a privacidade e a transparência no tratamento de suas informações e dados pessoais, descrevendo como os coletamos e tratamos quando você acessa nosso Site.

A XGEN não registra suas informações pessoais, a não ser que você as forneça voluntariamente por meio de cadastramento no Site, na aba de Contato, por exemplo.

Para melhor ilustrar a forma como realizamos o tratamento de dados pessoais, abaixo está um breve quadro-resumo de nossa Política:

 

Quadro-Resumo

 

Agente de TratamentoWEB BUSINESS TECHNOLOGY LTDA. (“XGEN”), empresa com sede na Rua Barão do Triunfo, nº 427 Conj. 901 a 906, no Bairro Brooklin Paulista, CEP 04.602-001, na Cidade de São Paulo, Estado de São Paulo, inscrita no CNPJ/ME 03.062.507/0001- 68
Papel no TratamentoPredominantemente Controlador
Natureza dos Dados Pessoais tratadosDados pessoais fornecidos pelo Usuário ou coletados pelo site
Finalidade como ControladorUtilização dos dados para atendimento aos clientes e usuários, envio de notícias e avisos, para possibilitar o contato dos usuários e envio de formulários, navegação e uso de funções básicas do website, recebimento de candidaturas à vagas de trabalho, além de cumprir obrigações legais e em seus interesses legítimos, nos termos da LGPD.
CompartilhamentoControladores, Operadores e Fornecedores de serviços essenciais para nossas atividades e pode haver para autoridades/órgãos governamentais competentes, em decorrência de obrigações legais ou regulatórias.
Medidas Empregadas para a Proteção de Dados PessoaisMedidas de segurança físicas, técnicas e administrativas adequadas.
Seus DireitosConfirmação da existência de tratamento e compartilhamento, acesso, correção, portabilidade, eliminação e etc., de acordo com o artigo 18 da LGPD

 

Esta Política poderá ser atualizada a qualquer tempo, pela XGEN , mediante aviso no site e/ou por e-mail, caso o Usuário tenha optado por receber nossas comunicações

 

Que Dados Coletamos

A XGEN  poderá coletar as informações inseridas ativamente pelo Usuário no momento de cadastro e, ainda informações coletadas automaticamente, quando da utilização do website e páginas relacionadas, como por exemplo, características do dispositivo de acesso, IP com data e hora, entre outras.

Desta forma, há o tratamento de dados pessoais i) fornecidos pelo próprio Usuário e ii) os coletados automaticamente.

  1. Informações fornecidas pelo Usuário: a XGEN coleta todas as informações inseridas ativamente pelo Usuário no Site, tais como nome completo, e-mail, número de telefone/celular, quando do preenchimento de formulários pelo Usuário. A XGEN  fará uso dessas informações para promover a divulgação de material institucional, newsletters, convites para palestras e eventos, entre outros, caso o Usuário dê seu consentimento para essa comunicação.
  2. Dados coletados automaticamente: a XGEN também coleta uma série de informações de modo automático, tais como: características do dispositivo de acesso, do navegador, IP (com data e hora), origem do IP, informações sobre cliques, páginas acessadas, as páginas seguintes acessadas após a saída do Site, ou qualquer termo de procura digitado no Site ou em referência a este, dentre outros. Para tal, a XGEN  fará o uso de algumas tecnologias como cookies, pixeltags, beacons e local shared objects, que são utilizadas para otimizar a experiência de navegação do Usuário no iste, de acordo com seus hábitos e preferências.

É possível desabilitar, por meio das configurações de seu navegador de internet, a coleta automática de informações por meio de algumas tecnologias, como cookies e caches, bem como em nosso próprio Site, especificamente quanto a cookies. No entanto, o Usuário deve estar ciente de que, se desabilitadas estas tecnologias, alguns recursos oferecidos pelo site, que dependem do tratamento dos referidos dados, poderão não funcionar corretamente. Para mais informações sobre como proceder em relação à gestão dos cookies nos navegadores:

https://support.microsoft.com/pt-br/help/17442/windows-internetexplorer-delete-manage-cookies

https://support.mozilla.org/pt-BR/kb/ative-e-desative-os-cookies-queos-sites-usam

https://support.google.com/accounts/answer/61416?co=GENIE.Platform%3DDesktop&hl=pt-BR

https://support.apple.com/pt-br/guide/safari/sfri11471/mac

 

As informações coletadas poderão ser compartilhadas pela XGEN  com: i) demais empresas parceiras, quando forem necessárias para a adequada prestação dos serviços objeto de sua atividade; ii) para a proteção dos interesses da XGEN  e qualquer tipo de conflito; iii) mediante decisão judicial ou requisição de autoridade competente.

Ainda, esclarecemos que suas informações poderão ser compartilhadas com parceiros, para fins específicos contratados apenas, tais como provedores de infraestrutura tecnológica e operacional necessária para as nossas atividades, como provedores de armazenamento de informações em nuvem.

O Usuário poderá fazer solicitações relativas a seus dados pessoais tratados pela XGEN encaminhando um e-mail para privacidade@xgen.com.br com o assunto “Meus Dados Pessoais”. Tentamos responder às solicitações legítimas dentro de um prazo de 15 (quinze) dias corridos. Eventualmente, um prazo maior poderá ser necessário caso a(s) solicitação(ões) sejam complexas e/ou numerosas. Neste caso, iremos informá-lo e mantê-lo atualizado acerca do andamento de sua(s) solicitação(ões).

 

Uso das Informações e Dados Pessoais

A XGEN usa suas informações e dados pessoais para adequar o Site às suas preferências, para prover os serviços solicitados pelo Usuário e lhe enviar informações sobre produtos e serviços. Ao se cadastrar no Site da XGEN , você pode optar por receber determinadas informações por e-mail.

Base Legal: todos os tratamentos de dados pessoais realizados pela XGEN são fundamentados em uma das bases legais previstas pelo artigo 7º da Lei Federal nº 13.709/2018, a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (“LGPD”), em especial seus incisos I, V e IX.

 

Com Quem Compartilharemos os Dados

O Usuário do Site sempre poderá optar por não divulgar seus dados pessoais para a XGEN, mas alguns desses dados podem ser necessários para obter alguns dos Conteúdos e Serviços que oferecemos (p. ex. envio de formulário de contato). Independente disso, o Usuário do website sempre possuirá direitos relativos a privacidade e a proteção dos seus dados pessoais.

Eventualmente, a XGEN poderá solicitar informações específicas do Usuário para auxiliar na confirmação de sua identidade e garantir seu direito de acessar seus dados pessoais (ou de exercer seus outros direitos). Esta é uma medida de segurança para garantir que os dados pessoais do Usuário não sejam divulgados a qualquer pessoa que não tenha direito de recebê-los. Podemos também contatar o Usuário.

De toda sorte, a XGEN, para se resguardar e proteger seus direitos, poderá acessar, ler, preservar e fornecer quaisquer dados e informações sobre o Usuário, incluindo interações suas, caso sejam necessários para:

  1. Cumprimento de obrigação legal, ordem judicial ou requisição de autoridades administrativas que detenham a devida competência para tanto;
  2. Cumprir ou aplicar outros Acordos e/ou Contratos; e,

 

Por Quanto tempo os Dados Serão Armazenados

A XGEN manterá os dados pessoais do Usuário do Site somente pelo tempo que for necessário para cumprir com as finalidades para as quais os coletamos, inclusive para fins de cumprimento de quaisquer obrigações legais, contratuais, de prestação de contas ou requisição de autoridades competentes.

Todos os dados coletados serão excluídos de nossos servidores quando o Usuário assim requisitar ou quando estes não forem mais necessários ou relevantes para oferecermos os nossos Serviços, salvo se houver qualquer outra razão para a sua manutenção, como eventual obrigação legal de retenção de dados, ou necessidade de preservação destes para resguardo de direitos da XGEN. Sempre que houver a deleção ou a inutilização de seus dados pessoais, você será informado via e-mail ou outra forma de contato que você escolher dentre as disponibilizadas pela XGEN para este fim.

Para determinar o período de retenção adequado para os dados pessoais, consideramos a quantidade, a natureza e a sensibilidade dos dados pessoais, o risco potencial de danos decorrentes do uso não autorizado ou da divulgação de seus dados pessoais, a finalidade de processamento dos seus dados pessoais e se podemos alcançar tais propósitos através de outros meios, bem como os requisitos legais aplicáveis.

 

Como a XGEN PROTEGE suas Informações de Dados Pessoais

A XGEN emprega medidas técnicas de segurança e organizacionais para proteger suas informações e seus dados pessoais. Os dados serão armazenados em um ambiente operacional seguro que não é acessível ao público.

A XGEN se esforça para proteger a privacidade dos dados pessoais e demais informações que são armazenadas, contudo não se pode garantir total segurança. O uso não autorizado de contas, falha de hardware ou de software, bem como outros fatores podem comprometer a segurança de seus dados pessoais a qualquer momento. Neste sentido, nenhuma transmissão pela Internet pode ser garantida como completamente segura.

Consequentemente, a XGEN, suas empresas parceiras e afins, terceiros, provedores de serviços e seus respectivos escritórios, diretores, empregados e agentes não representam, autorizam ou garantem que informações pessoais estarão protegidas contra invasão de “hackers” ou qualquer outra forma ou dispositivo desautorizado no ambiente da internet.

Por isso, caso o Usuário identifique ou tome conhecimento de algo que comprometa a segurança dos dados pessoais, a XGEN  pede que entre em contato por meio do e-mail privacidade@xgen.com.br ou outra forma de contato que você escolher dentre as disponibilizadas pela XGEN  para este fim.

 

Transferência Internacional

A XGEN não transfere diretamente dados pessoais coletados no Brasil para outros países, contudo os serviços de terceiros que usamos podem realizar transferências para outros países. Utilizamos serviços de terceiros que buscam adotar padrões adequados quanto à privacidade e proteção de dados pessoais.

A XGEN tem sua sede no Brasil e os dados que coletamos são regidos pela Lei brasileira. Ao acessar ou usar nossos serviços, o Usuário do Site entende e concorda com o processamento e a transferência de tais dados para o Brasil e eventualmente para outros países por meio do serviço de terceiros. Os dados pessoais dos Usuários do Site, ao serem transferidos para esses países, poderão estar sujeitos à legislação local e às regras pertinentes.

A XGEN informa que em qualquer momento você pode ter acesso às informações sobre o compartilhamento dos seus dados por meio de solicitação via e-mail para privacidade@xgen.com.br ou outra forma de contato que você escolher dentro das disponibilizadas pela XGEN para este fim.

 

Seus Direitos

Em cumprimento à regulamentação vigente e aplicável, no que diz respeito à proteção de dados pessoais, a XGEN respeita e garante ao Usuário a possibilidade de apresentação de solicitações baseadas nos seguintes direitos:

  1. a confirmação da existência de tratamento;
  2. o acesso aos dados;
  1. a anonimização, bloqueio ou eliminação de dados desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade
  2. a portabilidade de seus dados a outro fornecedor de serviço ou produto, mediante requisição expressa pelo Usuário;
  3. a eliminação dos dados tratados com consentimento do Usuário;
  1. a revogação do consentimento.

 

Caso necessite de qualquer auxílio para exercer seus direitos, o Usuário poderá entrar em contato com a XGEN conforme as orientações constantes nesta Política

A XGEN empreenderá os esforços necessários para atender tais pedidos no menor intervalo de tempo possível. No entanto, mesmo em caso de requisição de exclusão, será respeitado o prazo mínimo de guarda de informações de usuários de aplicações de internet, determinado pela legislação brasileira.

 

Atualizações desta Política

Estamos em constante aprimoramento, por isso esta Política poderá ser atualizada, visando prover ao Usuário mais segurança, conveniência e melhorar o provimento do Site. Sendo assim, recomendamos que o Usuário acesse nossa Política periodicamente, para que tenha conhecimento sobre eventuais modificações.

Ao final desta Política, há o indicativo da data da última atualização e, caso sejam feitas alterações relevantes que ensejem novas autorizações dos Usuários, iremos publicar tal atualização e eventualmente solicitar um novo consentimento.

 

Legislação e Foro

Esta Política será regida, interpretada e executada de acordo com as Leis da República Federativa do Brasil, especialmente a Lei Federal nº 13.709/2018, independentemente das Leis de outros estados ou países, sendo competente o foro de domicílio do Usuário para dirimir qualquer dúvida decorrente deste documento.

 

Atualizado em 11 de fevereiro de 2021