Cultura organizacional: o que é e porque é preciso olhar para ela?
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Cultura organizacional: o que é e porque é preciso olhar para ela?

XGEN
16 de novembro de 2021

Diversos são os fatores para bons resultados e sucesso de uma empresa e a cultura organizacional tem muito a ver com isso, portanto, é preciso olhar para ela dentro dos times e setores.

Ter uma cultura organizacional clara, definida e alinhada faz toda a diferença para que os grupos e pessoas caminhem com os mesmos objetivos, vejam valor no negócio e compreendam o seu papel dentro de cada objetivo.

Como você tem olhado para a cultura organizacional de seu negócio? Vamos falar mais sobre ela e como ela pode elevar a sua organização. Acompanhe!

O que é cultura organizacional?

A cultura organizacional é muito citada nos negócios, mas muitas vezes as empresas mal sabem o que ela realmente significa e é importante olhar para seu conceito para que a prática seja de fato bem aplicada.

Sendo assim, a cultura organizacional é a essência das empresas reunindo o conjunto de hábitos e valores que todos compartilham. Isso quer dizer muito mais do que as cores do negócio e as roupas utilizadas pelas pessoas no ambiente, mas tem a ver também com missão, postura, valores, atitudes e forma conjunta de se agir dentro do negócio.

A cultura é presente em todos os lugares, seja em ambientes familiares, escolares, sociais e, claro, organizacionais e ela é moldada por histórias, costumes, valores e tudo o que se é aprendido ao longo das experiências.

Ter uma cultura organizacional bem clara e definida é essencial para guiar as pessoas em suas rotinas, para que os processos seletivos sejam cada vez mais assertivos e para que de fato se criem grupo que compartilhem dos mesmos valores.

Isso não quer dizer que as empresas devem ter as mesmas pessoas, com os mesmos perfis. Muito pelo contrário, inclusive.

É essencial apostar em diversidade e ter pessoas dos mais diferentes estilos, vivências e perfis dentro do negócio e a cultura não molda esse aspecto, mas sim guia como cada pessoa deve se portar dentro de tal ambiente de acordo com os valores pré-definidos, faz sentido?

Componentes da Cultura Organizacional

Além dos elementos, existem os componentes da cultura organizacional. Esses podem ser mais fáceis ou difíceis de serem identificados no dia a dia, mas são cruciais nessa composição da essencial do negócio. Eles são os artefatos, valores compartilhados e pressuposições básicas.

Artefatos

Na camada mais exposta da cultura organizacional estão os artefatos, aquelas características facilmente percebidas e visíveis no negócio.

Podemos falar aqui de organograma e a hierarquia, o grau de formalidade, roupas utilizadas pelos membros, linguagem, produtos, os símbolos e os padrões que indicam como é a cultura da organização.

Valores compartilhados

Esses estão no segundo nível da cultura organizacional, tornando o ambiente mais importante para as pessoas e definindo os motivos pelos quais elas fazem o que fazem.

São gatilhos mentais que servem como justificativas aceitas por todos os integrantes de uma sociedade e podemos dizer que são as regras já fixados pelos fundadores do negócio, as normas, a filosofia da empresa e os valores relevantes que justificam o trabalho realizado.

Pressupostos

As pressuposições básicas formam o nível mais oculto e profundo da cultura organizacional. Nessa camada estão os sentimentos, percepções, crenças inconscientes, pressuposições e sentimentos dominantes pelos quais as pessoas se guiam.

Tipos de cultura organizacional

Agora que você sabe mais sobre a cultura organizacional, seus elementos e componentes, é importante saber que existe diferentes tipos dessa cultura e saber onde sua empresa se enquadra é muito importante para as estratégias.

Os tipos de cultura foram propostos por Charles Handy, filósofo irlandês especializado em comportamento organizacional e que são utilizados no mercado são:

Cultura do poder

Nesse tipo cultura, a organização é voltada ao poder e esse é mantido por apenas algumas pessoas capazes de influenciar toda a organização. Uma empresa com esse tipo de cultura é orientada a resultados e existem poucas regras e regulamentos, visto que o que acontece é dito por aqueles com poder de decisão.

Cultura das tarefas

Nessa cultura, o foco está nos projetos e o poder está nas mãos de quem tem capacidade de resolver o problema, sejam indivíduos ou equipes.

Nesse ambiente há maior flexibilidade e liberdade para a expressão de ideias e de ações. Dessa forma, os colaboradores se sentem mais motivados e estão focados na resolução dos problemas.

Cultura dos papéis

Uma organização com cultura de papel é orientada por regras, cargos e funções definidas. O poder, neste tipo de organização, é determinado pela posição de uma pessoa na estrutura organizacional.

Cultura de pessoas

Em uma organização com cultura de pessoas, o colaborador está sempre em primeiro lugar e independente do cargo que ocupa, suas ideias serão ouvidas. Há a consciência de que a empresa existe porque as pessoas estão ali e constantemente são incentivadas e valorizadas.

A importância da cultura organizacional

Já deu para perceber como a cultura organizacional é crucial dentro de um negócio, certo? Ela e o reflexo da organização e orienta de forma natural os caminhos a serem seguidos. Justamente por isso, uma cultura organizacional forte e bem definida dá diversas vantagens e benefícios para o negócio, como:

Atração e retenção de talentos

Uma cultura sólida e estruturada faz com que pessoas acreditem na marca empregadora e se identifique com ela. Isso significa a atração de talentos que tenham a ver com negócio, o que reduz o esforço na busca de profissionais e passa a ter pessoas que realmente dão “match cultural” com o negócio.

Mais do que atrair, culturas bem definidas fazem com que os talentos continuem no negócio, aumentando da retenção de colaboradores e diminuindo perdas por erros na estrutura do negócio.

Aumenta motivação e pertencimento

Estar em um local de trabalho e se sentir parte dele são coisas diferentes e que fazem toda a diferença na vida do colaborador. Em muitos locais, os profissionais fazem parte da estrutura, mas não dividem objetivos em comum e interesses semelhantes, o que não faz com que o profissional dê o melhor de si.

Por outro lado, quando um profissional se sente identificado com o ambiente em que está e se sente valorizado, ele passa a de fato pertencer o grupo e local. Isso faz com que a motivação aumente e, por consequência, os resultados.

Engajamento e produtividade

Quando o trabalho faz sentido para a equipe, ela se engaja mais facilmente com os desafios diários, direcionando esforços para que as metas sejam alcançadas.

Colaboradores engajados são aqueles que têm um compromisso com o resultado, dando o máximo de si para superar obstáculos e entregar um ótimo trabalho.

Como consequência do pertencimento e do engajamento das equipes de trabalho, temos a produtividade, que é uma característica visível e mensurável, com impacto direto na rentabilidade de um negócio e isso tem muito a ver com cultura organizacional.

Melhoria do ambiente de trabalho

Uma cultura organizacional saudável e bem estruturada torna o ambiente de trabalho melhor em vários sentidos e faz com que o clima organizacional seja melhor para todos os envolvidos no ambiente.

Satisfação do cliente

Outro benefício muito claro da cultura organizacional é o que é repassado para o cliente. Ao ter colaboradores que se sentem mais pertencentes da cultura e que de fato entregam no negócio, é natural que os clientes recebam melhores atendimentos em suas diversas interações.

O colaborador é o ponto de contato entre empresa e cliente e, ao ter culturas bem direcionadas, melhor é esse contato fazendo com que a satisfação do cliente seja aumentada e cada vez mais positiva.

Boas práticas para fortalecer a cultura organizacional

A cultura organizacional não conta com manuais e regras, afinal, ela é construída em cima da realidade de cada negócio, das pessoas e de suas necessidades, porém, algumas boas práticas são fundamentais para que ela se torne ainda mais forte e reunimos alguns tópicos importantes para você ter atenção:

  • Contrate as pessoas certas e que tenham a ver com a cultura do seu negócio;
  • Deixe claro a cultura para todos da empresa;
  • Compartilhe missão, visão e valores;
  • Ouça colaboradores e construa coletivamente. A cultura não é algo escrito em pedra e que não pode ser mudado. É importante atualizar de acordo com as necessidades do negócio.
  • Divulgue as regras expressas definidas;
  • Incentive o bom relacionamento e clima organizacional;
  • Valorize e motive os colaboradores;
  • Repasse a cultura através de treinamentos, conhecimento e faça com que ela esteja presente no dia a dia da empresa e não apenas em papeis ou reuniões sazonais;
  • Invista em comunicação interna e endomarketing.

Ter uma cultura organizacional clara e definida é crucial para que o negócio caminhe da melhor forma e para que os resultados sejam ainda mais alinhados entre as pessoas e grupos.

A cultura organizacional reflete o que de fato é um negócio e o que são suas pessoas e olhar para ela dá muitas vantagens e é necessário para um negócio. Como você tem feito isso dentro de sua organização? Aproveite que agora você sabe mais sobre o tema, reflita sobre sua cultura e conheça um pouco mais sobre endomarketing e sua estratégia!

 

Comunicação organizacional e endomarketing

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Atualizações desta Política

Estamos em constante aprimoramento, por isso esta Política poderá ser atualizada, visando prover ao Usuário mais segurança, conveniência e melhorar o provimento do Site. Sendo assim, recomendamos que o Usuário acesse nossa Política periodicamente, para que tenha conhecimento sobre eventuais modificações.

Ao final desta Política, há o indicativo da data da última atualização e, caso sejam feitas alterações relevantes que ensejem novas autorizações dos Usuários, iremos publicar tal atualização e eventualmente solicitar um novo consentimento.

 

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Esta Política será regida, interpretada e executada de acordo com as Leis da República Federativa do Brasil, especialmente a Lei Federal nº 13.709/2018, independentemente das Leis de outros estados ou países, sendo competente o foro de domicílio do Usuário para dirimir qualquer dúvida decorrente deste documento.

 

Atualizado em 11 de fevereiro de 2021