E-learning: saiba o que é e como criar sua estratégia
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E-learning: saiba o que é e como criar sua estratégia

XGEN
3 de junho de 2022

Se antes da pandemia o e-learning já vinha ganhando uma força notória, depois dessa crise, o cenário se tornou mais propício para essa forma de aprendizagem. As empresas e instituições de ensino vêm se moldando a esse novo modelo, mas as pessoas ainda têm dúvidas sobre essa metodologia.

Tendência cada vez mais presente em nossa rotina, é o formato queridinho de quem investe em gestão de pessoas e por isso é necessário saber mais sobre o que é e como funciona.

De acordo com informações do Panorama do Treinamento no Brasil, o e-learning vem se consolidando dia após dia como uma opção viável no mundo corporativo. O levantamento mostrou que 62% das empresas já fazem o uso esse tipo de ensino para treinar e desenvolver os colaboradores.

Com o intuito de te ajudar a entender melhor sobre essa metodologia de ensino e quais os benefícios para sua empresa, trouxemos um conteúdo completo! Confira.

O que é e-learning?

O e-learning é um formato de educação a distância que utiliza recursos computacionais e audiovisuais, para oferecer aprendizado às pessoas.

Igual muitas expressões usadas na área da tecnologia, o e-learning é um termo em inglês e nada mais nada menos é uma abreviação de “eletrônic learning” ou aprendizado eletrônico.

Como mencionado, esse formato de educação existe por conta da popularização dos computadores e internet, que tornaram possível o compartilhamento de informações instantâneas e tornaram mais fácil a troca de materiais a distância.

Antes da era digital era necessário enviar livros, apostilas, CDs e disquetes por correio para que os alunos pudessem acompanhar o plano de ensino. Porém hoje ele pode baixar arquivos ou acessar os conteúdos através da nuvem.

Nuvem é o nome que se dá para o armazenamento das coisas na internet. Esse espaço é protegido por senhas, criptografia e outros mecanismos de segurança. A nuvem não é uma entidade física, mas sim uma grande rede de servidores ao redor do mundo que se conectam e funcionam como um único ecossistema.

Esses servidores são os responsáveis por arquivar e gerenciar dados, executar aplicativos ou oferecer conteúdos e serviços, como: transmissão de vídeos, webmail, programas de produtividade e redes sociais.

Por meio dos sites, e-mails, aplicativos de mensagens e videoconferências, o e-learning tornou possível não apenas a possibilidade de enviar os conteúdos para os alunos, mas também a oportunidade deles responderem e interagirem com as aulas.

Através da internet o estudante comenta o conteúdo, consegue tirar dúvidas e recebe seus indicadores de desempenho.

Para as empresas, essa estratégia é fundamental, pois dentre tantos benefícios, a modalidade de ensino é economicamente mais viável, permite a personalização dos conteúdos e o acesso ilimitado ao que é compartilhado durante as aulas. Quer saber dos benefícios em implementar essa estratégia em seu negócio durante o home office? Clique no banner abaixo!

E-learning

O início de tudo

E-learning é um termo que foi criado por um guru americano, em novembro de 1999. Elliott Masie é o nome dele e tudo aconteceu quando, em um discurso na Conferência TechLearn, ele disse “e-learning é o uso de tecnologia de rede para projetar, entregar, selecionar, administrar e estender o aprendizado. Foi a primeira vez que o mercado ouviu esse termo.

No ano seguinte, em 2000, o e-learning foi revolucionado como tecnologia quando OLAT, o primeiro sistema de gerenciamento de aprendizagem de código aberto foi lançado. Nesse mesmo período, o mercado presenciou o lançamento da primeira versão do SCORM, uma tecnologia que permite que as pessoas “empacotem” conteúdos e envie-os por LMS, sistema de gestão de aprendizagem.

Os dispositivos móveis também começaram a se tornar populares no mundo nos anos 2000. A partir daí, as pessoas não apenas faziam ligações neles, mas assistiam vídeos, liam livros e jogavam jogos. Tudo isso culminou em as empresas de internet melhorarem cada vez mais a conectividade dos usuários (isso está acontecendo até hoje).

Com muitos benefícios para empresas, o e-learning é o queridinho das pessoas. O relatório de Mapeamento de Edtechs, feito pela ABSstatups junto ao Centro de Inovação para a Educação Brasileira, concluiu que 78% das pessoas preferem estudar online para se aperfeiçoarem e adquirirem novos conhecimentos.

Agora que você sabe que os brasileiros têm encontrado no universo online uma vasta fonte de aprendizados e que essa popularização só tende a se fortalecer nos próximos anos, que tal descobrir quais os benefícios dessa estratégia para a sua empresa? Confira.

Benefícios do e-learning para empresas

A aprendizagem organizacional à distância já revela um dos benefícios para empresas: o ensino não presencial e com horários flexíveis. Mas há muitos outros pontos positivos que revelam o porquê de investir nessa modalidade.

Pode ser acessado em qualquer lugar

Hoje em dia, a maioria das pessoas usam na grande parte da sua rotina o celular como dispositivo principal. Uma pesquisa feita pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, revelou que 99% das pessoas que contam com o aparelho, dizem que usam ele para tudo!

Porém, há muitas outras, como a Atena, nossa especialista digital, que prefere utilizar notebook ou computador de mesa para assistir seus cursos. Então, quanto mais dispositivos o seu curso se adaptar, melhor para a sua empresa.

Vale lembrar também que se o funcionário estiver fora da empresa, como uma reunião com clientes e precisar acessar de outro dispositivo além do computador profissional, o login em outras plataformas, por exemplo o celular, é algo extremamente possível.

Disponibiliza o acesso 24 horas

Uma coisa é certa: não adianta montar toda uma estrutura de treinamento para os funcionários, se eles não poderão consultar o conteúdo novamente, quantas vezes quiser. Por esse motivo também o e-learning é a melhor opção de capacitação de equipes.

Nessa modalidade de ensino, os conteúdos estarão alocados em um único lugar e poderão ser acessados a qualquer momento pelos colaboradores. Tornando assim um conteúdo mais democrático e de fácil acesso a todo mundo!

A democratização das informações e o acesso 24 horas dos conteúdos expostos é um dos principais pontos positivos do e-learning e vai garantir maior engajamento por parte dos colaboradores.

Personaliza as aulas

Outra coisa bem bacana dos treinamentos para funcionários é que você poderá personalizar os conteúdos, de acordo com as necessidades e objetivos da empresa e, é claro, de acordo com as dores dos próprios colaboradores.

A oportunidade de tornar o ensino personalizado vai te ajudar e muito a criar diferentes temas de cursos e treinamentos, ações essas que aumentarão cada vez mais sua base virtual de aprendizagem interna.

A personalização dos cursos servirá também para fazer uma aproximação do funcionário com a empresa, já que todo o conteúdo será construído a partir das necessidades e os funcionários sentirão que todo o material de estudo foi feito especialmente para eles.

Desenvolve nova forma de comunicação

O e-learning, além de promover conhecimento entre os funcionários, servirá também como uma boa troca de informações e aprendizado. Isso fará com que a comunicação entre os colaboradores e a própria empresa como um todo, se torna algo incentivador e inovador.

Quando uma empresa oferece aos seus colaboradores um novo jeito de aprender, através do e-learning, ela automaticamente cria um ambiente com ar de inovador. Isso culmina na elevação do treinamento a um nível sofisticado e avançado.

Além de todas essas coisas boas, beneficia o desenvolvimento de novas capacidades por parte dos funcionários, o engajamento das equipes aumenta e o desempenho da empresa só melhora com o tempo.

Inova tecnologicamente a empresa

Tendência cada vez mais presente nas empresas, os treinamentos online são uma boa vitrine para o mercado ver como o seu negócio está alinhado com as novas tecnologias. Principalmente pelo motivo que elas estão evoluindo cada vez mais.

Então, a dica aqui é: se você quer se destacar no mercado, expandir o seu portfólio de clientes e ainda sair na frente da concorrência, invista na capacitação de funcionários!

Agora que você sabe como o e-learning é importante e como surgiu, chegou o momento de te mostrar todos os passos que você precisa ter para criar a sua própria estratégia. Dá só uma olhadinha!

Como criar a sua estratégia de e-learning

Agora que você sabe o que é essa forma de aprendizagem, sua origem e benefícios para sua empresa, chegou o momento de saber como criar a sua própria estratégia! Continue lendo para ver tudo sobre.

1. Formule o objetivo do curso

Aqui, seu objetivo será mostrar o porquê a participação na capacitação de funcionários será importante para os alunos tanto dentro, quanto fora da empresa.

Exemplo: a comissão e o crescimento profissional dos colaboradores é baseada na quantidade e qualidade de suas vendas. O crescimento profissional será uma via de mão dupla, pois garantirá benefícios econômicos para sua vida pessoal e para seu desenvolvimento na empresa.

Outra parte importante é o objetivo estratégico da sua empresa. Quando você for formular o seu, precisará fazer um que contenha as metas que você precisará atingir. Será aí que o seu projeto de e-learning entrará, para impulsionar alguma delas.

Ao montar o seu curso, ele deverá ser relevante para justificar o investimento dele. Por exemplo: o objetivo desse curso será aumentar as vendas de cartão de crédito em 20%. Uma equipe bem treinada será responsável por alcançar esse objetivo.

Dentro disso, outra pergunta deve ser respondida: “quais os resultados em conhecimento, habilidades e interações se espera do público?”. Os treinamentos nas empresas têm focos em funcionários que se engajam em estudar assuntos de aplicação imediata, na rotina de trabalho.

Como defesa desse tópico, você pode utilizar o exemplo a seguir: o objetivo geral será apresentar informações e argumentos de vendas sobre o nosso produto, que permita uma melhor abordagem de nossa equipe perante os clientes.

Agora, no objetivo geral secundário, a grande questão será defender que o seu curso online não permitirá que erros de comunicação aconteçam. Aqui, o foco será na qualidade das vendas, evitando mal-entendidos com os clientes.

Formule também os objetivos específicos. Eles são pequenas ações que influenciam o objetivo geral e objetivo estratégico da sua empresa. Nesse tópico, você precisa ser bem minucioso em relação a cada conhecimento e competências que se espera dos alunos.

Por exemplo: nesse curso, esperamos quatros objetivos específicos:

  1. Estudar novas funcionalidades
  2. Saber o diferencial competitivo e os argumentos de vendas que deverá realizar
  3. Tornar menor o sentimento de insegurança da equipe sobre os novos argumentos de venda
  4. Acrescentar e esclarecer como o mercado e a tecnologia se ajusta às exigências dos clientes

Por último, mas não menos importante, é imprescindível saber quem será o público-alvo do seu treinamento. O setor ou setores que participarão, os níveis de cargos que terão acesso ao curso, etc.

Exemplo: equipe de vendas e marketing com níveis analista pleno e sênior.

2. Monte uma trilha de aprendizagem

Quando for montar um curso para complementar uma determinada competência dos funcionários, é preciso criar uma trilha de aprendizagem. Descreva também os pré-requisitos que as pessoas deverão ter para fazer o acompanhamento dos conteúdos.

Por exemplo: o curso de como aumentar as vendas cartão de crédito não pertence a nenhuma trilha de aprendizagem, no entanto, como esse treinamento terá como foco garantir um crescimento de vendas em nosso produto, o funcionário terá que ter estudado os módulos 2 e 4 do curso “como vender mais!”.

Dentro da sua trilha, você precisará também formular a estrutura do seu curso, montando os módulos e as aulas. Mensure e aponte o tempo de estudo em cada parte e quais os objetivos de cada uma delas.

Exemplo: como proposta, a estrutura inicial do nosso curso será a seguinte:

  • Introdução
  • Aula 1 – O mercado das televendas e suas novas estratégias (15 min.)
  • Aula 2 – Quais os diferenciais competitivos e argumentação de vendas do nosso nicho
  • Aula 3 – Abordagens de venda para não perder clientes
  • Conclusão

Nessa etapa, escolha também como o conteúdo do curso será escrito e como a construção do roteiro estará.

Por exemplo: a linguagem do nosso treinamento será informal e direta, mas em temas de vendas, nos tópicos 6, 7 e 8, o argumento terá um tom coloquial.

3. Faça a descrição do curso

Outro ponto importante é criar a descrição das suas aulas e, nessa mesma fase, apresentar em qual ambiente o curso será inserido e as justificativas para a sua produção e execução. Mas também descrever o que os alunos deverão aprender em cada um dos módulos.

Exemplo: como título, o curso mostrará como vender cartão de crédito. Abordaremos principalmente a questão econômica atual do mercado, a venda de cartão de crédito e as melhores estratégias para isso.

4. Defina a carga horária e o prazo

Será nesse passo que você terá de definir o tempo que seus alunos se dedicarão aos conteúdos propostos. Considere três momentos da aprendizagem: tempo para pensar nas atividades, anotações e aquele momento de fazer alguma pesquisa.

Logo que medir a carga horária, chegará o momento de encaixar também um bom prazo para a realização do curso. Aqui, você descreverá um cronograma macro e explicará também o motivo para que determinada equipe precisará fazer o treinamento.

Por exemplo: precisamos treinar a equipe de vendas para o workhop de venda de cartão de crédito que ocorrerá em um prazo de 2 dias. Será um evento superimportante e nosso destaque no mercado está em jogo.

5. Apresente as atividades de validação

Aqui, será uma escolha bastante importante para saber quanto do conteúdo o aluno absorveu. Para definir como serão as atividades e a nota com que ele conseguirá passar, veja abaixo como defender em seu plano de curso.

Exemplo: O curso de como aumentar as vendas de cartão de crédito terá, sim, uma nota. Será criado uma landing page com 10 questões (todas alternativas). A nota para passar será 9 e o aluno terá quantas chances precisar para refazer o teste.

Caso você ache necessário um conteúdo complementar para os alunos, descreva-os em seu plano do e-learning.

Exemplo: Mostrar as novas tendências de vendas e tecnológicas do mercado de cartão de crédito no Brasil, para que assim o aluno se motive e reformule toda a sua ação dentro da empresa.

6. Defina uma ferramenta para seu e-learning

De nada adianta todo o processo de planejamento e estratégia e não definir uma boa ferramenta para seu e-learning. Você precisa de uma plataforma que capacite, comunique, engaje os seus colaboradores e tenha ótimas tecnologias.

Com uma ferramenta de gestão do conhecimento, você poderá criar, compartilhar e gerenciar informações e conhecimentos relevantes para sua estratégia e rotina dos funcionários. Além disso, essa plataforma trabalhará para aprimorar o processo de capacitação interno.

A dica aqui é escolher uma solução que contenha as seguintes tecnologias: e-learning, gestão de conteúdo, chatbot e gamificação para engajar cada vez mais os colaboradores. Tudo isso resultará na qualidade e capacitação contínua, focando na autonomia e empoderamento das funções da rotina dos seus profissionais!

O treinamento para empresas será um forte aliado para seu negócio!

Garantir um bom treinamento para seus funcionários é um fator decisivo na hora de garantir os resultados, muitas empresas já entenderam essa necessidade e hoje investem em e-learning. Uma equipe bem capacitada erra menos, garante um bom relacionamento com os clientes e, com isso, vende mais!

Sabemos que todo o processo de criação do e-learning não é algo fácil, mas também não é impossível. O treinamento online já é uma forte tendência no mundo e há quem te ajude a montar a melhor estratégia para o seu negócio.

A XGEN tem mais de 20 anos de experiência no segmento de Educação Corporativa e Gestão estratégica do conhecimento. Já ajudamos várias empresas na revitalização dos processos de capacitação, comunicação e engajamento, por isso somos uma referência neste mercado.

Ainda possui algum tipo de dúvida sobre treinamento e capacitação de funcionários? Fale com um de nossos especialistas. O nosso time está sempre a postos para te atender e tirar todas suas dúvidas!E-learning

 

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Atualizado em 11 de fevereiro de 2021